A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Saúde Bucal

Saúde Bucal na prevenção de doenças

A cavidade bucal exerce um papel fundamental na vida de um indivíduo, seja relacionado a aspectos funcionais, como fala, mastigação, alimentação, respiração, ou a questões sociais e psicológicas, como imagem pessoal, aparência e autoestima.  

Segundo a OMS, cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo têm sido afetadas por doenças bucais. No Brasil, esse número também é elevado, mesmo se tratando de um dos países com maior número de cirurgiões-dentistas formados.  

Logo, é fundamental que os profissionais da área odontológica sempre busquem orientar e instruir seus pacientes sobre a importância dos cuidados com a cavidade bucal para um tratamento eficiente e, principalmente, para a prevenção de doenças. 

Neste artigo vamos abordar as principais patologias relacionadas à higiene bucal dos pacientes, a importância da educação como medida de prevenção de doenças e os diferentes produtos e soluções de higiene bucal com foco em prevenção. 

Principais distúrbios da má higiene bucal

Dentre os principais distúrbios causados pela falta de higiene da cavidade bucal, a cárie em dentes permanentes é o mais frequente, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017. Contudo, também é muito comum que pacientes apresentem gengivite, periodontite, afta, halitose e placa bacteriana. 

Ao mesmo tempo, a má higiene bucal também está atrelada ao início e progressão de diversas outras patologias que não se limitam à cavidade bucal. Problemas periodontais, por exemplo, são os que mais evoluem para outras partes do organismo, validando ainda mais a importância do dentista como profissional multidisciplinar.  

Logo, uma anamnese completa torna-se essencial para identificação dos demais tratamentos que o paciente esteja realizando, bem como sua história médica pregressa. Essas informações serão de grande valia para o cirurgião-dentista, pois influenciarão na escolha do tratamento, de acordo com o perfil do paciente. 

A seguir, abordaremos as principais doenças que possuem relação com a saúde oral dos pacientes. Confira: 

Câncer de boca

Dentre as neoplasias que mais acometem a população, o câncer de boca está em 12ª posição, tendo 14 mil novos casos a cada ano. 

A má higiene bucal associada ao uso de próteses mal ajustadas, ao tabagismo e ao consumo de álcool são os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.  

O cirurgião-dentista possui, ainda, papel fundamental no diagnóstico precoce, bem como acompanhamento odontológico de pacientes em tratamento oncológico, como radioterapia e quimioterapia, a fim de minimizar eventuais alterações bucais ocasionadas pelo tratamento. 

Os melhores produtos em higiene oral estão aqui na dental speed

Partos prematuros

O Controle da doença periodontal durante a gestação é essencial para que a paciente não desenvolva problemas gestacionais, incluindo um parto prematuro.  

Segundos estudos feitos nos EUA, mulheres portadoras de periodontopatias possuem maior chance de darem à luz antes do término da gestação e conceberam bebês prematuros e de baixo peso, dependendo, é claro, da severidade da doença.  

Dessa forma é possível perceber a importância do pré-natal odontológico, onde o cirurgião-dentista terá um foco maior no controle e prevenção da placa bacteriana da paciente gestante a fim de evitar possíveis complicações. 

Doenças cardiovasculares 

A má higiene bucal também é responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tal como a endocardite bacteriana, uma infecção na válvula do coração, ocasionada, em 40% dos casos, por bactérias presentes nas cáries bucais difundidas na corrente sanguínea do paciente.  

Ainda, é possível identificar diversas outras bactérias, oriundas de doenças periodontais, nas paredes dos vasos sanguíneos de pacientes com doenças cardiovasculares, podendo afetar desde os tecidos vasculares, bem como a coagulação e função das plaquetas. 

Por isso, o acompanhamento periodontal de pacientes com histórico de doenças cardiovasculares é fundamental no consultório odontológico. 

Diabetes

É fato que pacientes diabéticos possuem uma pré-disposição para o desenvolvimento de alterações bucais. Por outro lado, pesquisas afirmam que a gengivite e periodontite, já instaladas, podem afetar o controle de glicose e, dessa forma, contribuir para a progressão da Diabetes.   

A anamnese é uma das formas de identificar se o paciente é diabético, juntamente com o exame clínico e medição dos níveis de glicose, visto que é comum o desconhecimento do diagnóstico por grande parte dos portadores. 

Ataque Vascular Cerebral 

Não há uma confirmação científica de que a má higiene bucal contribua para um ataque vascular cerebral (AVC). Contudo, são inúmeros os estudos que trazem uma associação entre o AVC e a Doença Periodontal, abordando-a como fator de risco.  

Isso se dá, principalmente, pelo fato de que a doença periodontal produz micro-organismos que promovem alterações na resposta inflamatória dos indivíduos, contribuindo para a evolução de um quadro de AVC. Alguns estudos ainda estão sendo realizados para compreender a real relação entre essas patologias. 

Além das doenças citadas, a literatura também indica que as toxinas liberadas pelas bactérias, nos casos de higiene bucal precária, também podem contribuir para o desenvolvimento de patologias como pneumonia, artrite reumática, Alzheimer e, até mesmo, impotência sexual. 

Educação do paciente como forma de prevenção

Um dos maiores objetivos dos profissionais na área odontológica é auxiliar os pacientes a atingirem uma excelente saúde oral ao longo da vida. Dessa forma, além do tratamento das doenças bucais, o profissional deve realizar atividades de promoção de saúde bucal e prevenção destas doenças. 

Veja 14 aplicativos sobre saúde bucal para dentistas, universitários e pacientes 

É comum que pacientes negligenciem os cuidados com a saúde bucal ou o façam de maneira incorreta. Logo, a educação é uma das formas mais efetivas de prevenir o desenvolvimento de alterações bucais. Englobando desde mudanças de hábitos para uma rotina de higiene bucal, técnicas corretas de escovação e uso de fio dental, até dicas sobre qual escova odontológica é a mais indicada para cada tipo de paciente. 

Por outro lado, devem ser levadas em conta as características de cada paciente. Sabemos que a abordagem em pacientes adultos, por exemplo, é diferente da abordagem feita em pacientes infantis, pacientes idosos, pessoas com deficiência, etc.  Por isso uma relação de confiança entre dentista e paciente é fundamental para um bom diálogo sobre prevenção e educação. 

No caso dos pacientes infantis, uma excelente forma de ensinar os cuidados com a higiene bucal, é utilizar elementos lúdicos, como arcadas de pelúcia e brinquedos didáticos. Outra forma de incentivar o cuidado com os dentes é utilizar brindes e recompensas. 

Já na abordagem de pacientes idosos e pacientes especiais, outros pontos precisam ser considerados, como dificuldades motoras, uso de medicamentos e doenças sistêmicas das quais eles podem ser portadores.  

A presença da família também é fundamental nos cuidados com a higiene bucal, em casos onde não há discernimento por parte do paciente. Por isso, o cirurgião-dentista deve incluir os familiares ao fazer as devidas orientações sobre prevenção. 

Outra maneira de educar os seus pacientes é fornecendo materiais que tragam informações sobre uma higiene bucal correta. Na Dental Speed, por exemplo, é possível adquirir folders informativos que abordam o tema de forma didática, trazendo dicas de escovação, informações sobre doenças causadas pela má higiene bucal, orientações sobre cuidados pós-cirúrgicos, etc.  

Desse modo, também é valido presentear seus pacientes com Kits de Saúde Bucal. Os kits já vêm com todos os itens de higiene necessários e ainda contribuem para o marketing e fidelização. 

Produtos e soluções para a Saúde bucal 

A escolha dos produtos certos também é essencial para uma higiene oral de excelência. Existem diversas opções de produtos no mercado e muitas vezes os pacientes podem ficar em dúvida sobre quais produtos utilizar. Portanto, é relevante que o cirurgião-dentista oriente o paciente sobre quais tipos de produtos são ideais de acordo com as necessidades do caso.   

A Escova de dentes ideal para a higiene bucal 

O mais importante ao indicar o uso de uma escova dental, é que ela se adapte bem ao tamanho da boca do paciente e que ela consiga alcançar todos os dentes. 

As escovas mais indicadas são as de cerdas macias, que auxiliam na remoção dos resíduos e da placa bacteriana; e com cabeça pequena que, no caso, ajudam na limpeza de todos os dentes.    

Uma das escovas mais indicadas e que atende a todos estes requisitos é a Slim Soft Black da Colgate. Além de ser uma das mais vendidas, costuma ser bem aceite pelos pacientes.  

Contudo, para quem deseja um melhor custo-benefício, a escova Pro Cuidado da Colgate é perfeita, pois além de atender aos requisitos, também é mais acessível.  

Logo, é preciso explicar aos pacientes que a escova dental deve ser substituída com frequência. De preferência, a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas.  

Neste caso, uma ótima dica de Marketing de Relacionamento é oferecer escovas personalizadas como um brinde em seu consultório. Uma vez que personalizá-las com os seus dados de contato, somado ao fato de o paciente utilizá-la diariamente, faz com que você seja sempre lembrando e aumenta as chances de um retorno. 

Produtos especiais que auxiliam na higiene oral 

Colgate, uma das marcas líderes no mercado de produtos de higiene bucal, vem diversificando seus produtos e criando soluções para as diferentes necessidades dos pacientes.  

Linha de higiene oral Orthogard

Linha Orthogard, por exemplo, foi criada especialmente para pacientes em tratamento ortodôntico.  Dentre os produtos estão:

Escova Dental Orthogard, que dispõe de cerdas multiníveis, perfeitas para dentes com aparelho dental e para a limpeza entre os bráquetes. 

 O Creme Dental Orthogard, que contém três vezes mais flúor do que um creme dental regular, auxiliando na remoção de manchas brancas.  

E a Solução Bucal Orthogard que alcança as áreas da boca onde a escova e o fio dental não chegam, proporcionando a limpeza completa.  

Linha de higiene oral Periogard

Já a Linha Periogard é perfeita para os pacientes que possuem sangramento gengival, pois atua na prevenção da gengivite e da periodontite. As cerdas da Escova Periogard promovem uma limpeza suave e profunda, sem machucar a gengiva do paciente.  

Creme Dental Periogard, conforme estudos realizados, é capaz de reduzir o sangramento gengival em até 68,2%.  Já o Enxaguante Bucal Periogard possui Clorexidina em sua fórmula, eliminando os germes que causam a gengivite, bem como a progressão das doenças periodontais.   

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas de profissão e comente quais novos temas você deseja ler aqui no blog Eu Amo Odonto! 

Fontes:  

Buczynski, Ana Karla, Castro, Glória Fernanda e Souza, Ivete Pomarico Ribeiro deO impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças infectadas pelo HIV: revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2008, v. 13, n. 6 [Acessado 7 Dezembro 2021] , pp. 1797-1805. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000600014>. Epub 30 Set 2008. ISSN 1678-4561. 

Gloria, V. F. V. (2011). Relações entre condições bucais e saúde geral. (Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Familia/Agora). Universidade Federal de Minas Gerais, para obtenção do Certificado de Especialista, Eunápolis-BA, 6-28. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3393.pdf 

Organización Mundial de la Salud  – https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/oral-health 

Blog – Saúde.gov – http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53813-saude-bucal-aprenda-a-se-prevenir-de-doencas-que-acometem-a-boca 

Blog Sorrisologia – https://www.sorrisologia.com.br/noticia/descubra-as-doencas-que-podem-ter-relacao-com-sua-saude-bucal_a3325/1 

Website – Colgate – https://www.colgate.com.br/oral-health/basics/selecting-dental-products/choosing-the-right-toothbrush 

Website – Colgate Profissional https://www.colgateprofissional.com.br/products/products-list/creme-dental-colgate-periogard 

FCECON  – http://www.fcecon.am.gov.br/cancer/cancer-de-boca/ 

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)
Produtos mostrados:
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Dental Colgate

Colgate
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Dental Elétrica Philips Colgate Sonicpro 50

Colgate
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Dental Elétrica Philips Sonicare Easyclean

Philips Sonicare
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Colgate Slim Soft Ultra Compacta - Personalizada

Colgate
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Dental Infantil Life Pro

Colgate
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Dental elmex SENSITIVE

Elmex
A importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Escova Dental Slim Soft Black

Colgate

Artigos relacionados

Níveis de Prevenção na Odontologia

Níveis de Prevenção na Odontologia

Odontologia
Entenda a origem dos níveis de prevenção, as ações praticadas em cada um dos níveis, e a importância deste tema para a saúde da população.

Education Template