Página Inicial Odontologia 14 aplicativos sobre saúde bucal para dentistas, universitários e pacientes
OdontologiaOdontopediatriaUniversitários

14 aplicativos sobre saúde bucal para dentistas, universitários e pacientes

Aplicativos que se transformam em sorrisos - Dental Speed

Aplicativos sobre saúde bucal

De uma coisa todos nós temos certeza: a tecnologia facilita a vida de quem anda sempre conectado. Com a popularização de smartphones e tablets, muitas atividades do dia a dia se tornaram mais práticas e agradáveis.

Os aplicativos para Odontologia, por exemplo, ajudam na prevenção e conscientização sobre os cuidados com a higiene bucal, uma tarefa exigida diariamente, mas que nem sempre recebe a atenção que deveria.

A grande vantagem dos aplicativos odontológicos é que todo o processo educativo acontece de uma maneira lúdica, de fácil compreensão, agradável e muito divertida, usando vídeos, personagens, música, jogos, testes, premiações e disputas saudáveis, promovendo a interação entre pacientes e dentistas.

Abaixo, apresentamos uma lista de apps selecionados, disponíveis para as plataformas Android (Google), iOS (Apple) e web, com técnicas e orientações sobre uma boa escovação, as idas ao dentista e explicação do tema para as crianças, um público um pouco mais exigente. Saiba mais a seguir!

14 aplicativos para odontologia

Reunimos aqui os melhores aplicativos odontológicos que atendem às mais diversas funções. São ferramentas que auxiliam crianças, jovens e adultos a aperfeiçoar os seus cuidados com os dentes, mantendo-os sempre higienizados.

Além disso, temos apps que funcionam como grandes parceiros do dentista, ou do estudante de Odontologia, na gestão do consultório, no diagnóstico de problemas bucais, no tratamento de cada paciente e na absorção do conteúdo estudado na faculdade.

1. Aquafresh Brush Time (iOS)

O Aquafresh Brush Time trata-se de um app simples e inteligente, mostrando para os pequenos uma forma divertida e adequada de escovar os dentes. Oferece contagem regressiva de dois minutos, simulando quanto tempo o usuário deve gastar para limpar cada dente. Além disso, fica disponível uma agenda que indica os dias em que o dente foi escovado e a quantidade devezes, com um espaço para comentários.

2. Brush DJ (Android e iOS)

Com esse aplicativo não é só a escovação que deixa os dentes mais limpos e o sorriso mais bonito. A música também é uma grande aliada e acompanha todo o processo de limpeza bucal.

A ideia do Brush Dj é tornar o momento de escovar os dentes mais divertido. O Brush DJ acessa a biblioteca de música do paciente e escolhe aleatoriamente uma delas para tocar durante dois minutos, tempo médio para uma boa escovação.

O aplicativo ainda tem lembretes para a hora da higiene bucal, como o momento de passar fio dental, visitar o dentista e a época certa para trocar a escova de dentes. Por fim, o app é personalizável com as cores favoritas do usuário e também disponibiliza pequenos vídeos animados orientando a execução correta das tarefas.

O Brush Dj é um dos apps mais queridinhos do público jovem, mas pode ser usado por pessoas de todas as idades. Basta gostar de música!

3. Desencoste seus dentes (Android)

O Desencoste seus dentes é um aplicativo indicado para pessoas que sofrem com bruxismo, condição comum a crianças e adultos cuja principal característica é o apertamento dos dentes, causando dores de cabeça, fraturas, lesões e outras alterações dentárias.

O app disponibiliza dicas sobre o bruxismo e permite ao usuário configurar como e com que frequência quer ser alertado para se lembrar de não apertar os dentes, com alertas aleatórios ou uma frase programável. A ferramenta também dá a opção de um aviso para colocar o protetor bucal na hora de dormir.

Por ser uma condição clínica que nem todas as pessoas sabem que a possuem e também por ocorrer costumeiramente durante o sono, o bruxismo exige dos pacientes um controle maior do hábito de apertar os dentes. Por isso, o aplicativo é um grande aliado nessa tarefa.

4. Simples Dental – Software de gestão de agenda e consultório (Android e iOS)

Para profissionais de odontologia que também fazem a gestão da clínica ou consultório e precisam de uma ajudinha nessa tarefa, que é bastante exigente, uma excelente opção é o Simples Dental.

Disponível para todos os smartphones, o Simples Dental é um aplicativo fácil de usar, bastante intuitivo e com serviços que facilitam a vida do dentista, como gestão de agenda, gestão das finanças, ações de marketing, vendas e gestão de prontuários.

Qual dentista nunca ficou em dúvida se tinha alguma vaga disponível para encaixar algum paciente? Com esse app, ele consegue visualizar todos os seus horários já preenchidos e os que ainda não estão, aumentando também as chances de expandira cartela de clientes. E tudo em tempo real e a qualquer momento.

Outros pontos positivos do Simples Dental são:

  • Emissão de avisos de cobrança;
  • realização de orçamentos;
  • acesso rápido ao histórico do paciente;
  • gestão de fluxo de caixa;
  • indicadores de desempenho;
  • emissão de boletos bancários;
  • automatização de vários tipos de serviços, aumentando a produtividade e os resultados também.
Simples Dental software odontológico

5. Bucal (Android e iOS)

Bucal é um aplicativo que também está disponível para smartphones com sistema Android e iOS. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar o cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamento de patologias dentárias, facilitando o seu estudo e a sua compreensão.

O app não tem a intenção de substituir a realização de exames clínicos ou de qualquer outro tipo, mas sim facilitar o entendimento das lesões, reforçar dados e informações já identificados e, dessa forma, garantir um diagnóstico mais sólido e eficaz.

As informações são disponibilizadas de forma bastante organizada, com fotos e características de cada uma das patologias, funcionando como uma grande bibliografia digital muito fácil de consultar.

6. BoneBox (Android e iOs)

O BoneBox é um aplicativo que pode ser usado não apenas por profissionais de graduação e pós-graduação na área odontológica, mas por qualquer outro especialista da área médica ou indivíduo que se interesse pelo tema, incluindo estudantes do ensino médio.

O app oferece a visualização em tempo real da arcada dentária do paciente, ou de apenas um dente específico, na versão 3D com extrema qualidade estética e visual, facilitando a compreensão e o aprendizado daquelas informações em destaque.

O app foi desenvolvido por uma equipe de médicos, designers, animadores e programadores, o que confere mais profissionalismo e qualidade das informações. O BoneBox também realiza testes interativos para medir o conhecimento do usuário da plataforma, uma excelente maneira de fixar o conhecimento adquirido.

7. Colgate Connect (Android e iOS)

O Colgate Connect pertence à Colgate, marca de produtos de higiene bucal. É um aplicativo que conquista não só crianças, mas adultos também. Por meio de conexão bluetooth, o app apresenta um grande mapa da boca indicando os pontos que mais exigem atenção durante a escovação.

Outro ponto interessante é a possibilidade de rever as sessões anteriores de mapeamento bucal, importante para saber se a escovação atingiu todos os dentes. O app também tem dicas, jogos e muitas outras orientações para quem ainda tem dúvidas se está fazendo o certo na hora de higienizar boca, língua e dentes.

8. Disney Magic Timer (Android e iOS)

O Disney Magic Timer pertence à marca de produtos de higiene bucal, Oral B. Também é um aplicativo voltado para crianças e oferece mais de 20 personagens infantis da Disney para acompanhar a criança na hora da escovação dentária.

Com o aplicativo, a criança ganha adesivos digitais a cada dois minutos de escovação, conquista medalhas e verifica sua posição em um quadro de monitoramento. Por ser um app bem intuitivo, as crianças um pouco maiores conseguem utilizá-lo tranquilamente, com uma breve orientação dos pais.

9. Pokémon Smile (Android e iOS)

Com o Pokémon Smile, escovar os dentes vai deixar de ser uma tarefa chata para se tornar uma grande aventura de caça aos pokémons. E adivinha só: a chave para capturar os pokémons é completar a escovação dentária.

O aplicativo oferece medalhas e adereços e também captura fotos da criança durante a escovação, deixando o momento tão divertido que ela nem vai perceber que está cumprindo uma obrigação diária. Sem dúvidas, um dos apps dentários mais importantes para prender a atenção do público infantil durante a higienização dos dentes.

10. Dental Coach (Android)

O Dental Coach é um aplicativo completo para ajudar o paciente a cuidar da higiene bucal. Com ele, é possível cronometrar o período da escovação, monitorar a troca da escova de dentes, lembrar de usar fio dental e, claro, lembrar de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.

O app também faz uma avaliação prévia dos hábitos orais do indivíduo dando a ele uma noção geral de como estão os cuidados e a atenção dele com os seus dentes. É possível compartilhar as tarefas com os amigos no ranking geral do app.

11. Brush Teeth Reminder (Android)

Brush Teeth Reminder é um aplicativo usado para monitorar a escovação diária necessária ao paciente. A ferramenta emite avisos para lembrar o usuário de escovar os dentes, uma tarefa necessária, mas nem sempre lembrada.

O app também possui um cronômetro e exige que o indivíduo dedique, ao menos, 4 minutos do seu dia para higienizar os dentes. Outro ponto positivo é o registro de ações em que o paciente pode analisar o seu histórico de escovação e verificar se vem cumprindo a meta direitinho.

Como oferece apenas dois horários, uma dica interessante é usar esses dois lembretes para aqueles períodos do dia em que você sempre esquece de escovar os dentes e precisa de um alerta.

12. Dental 3D Illustrations (Android)

Com as ilustrações dentárias para consulta ao paciente, o profissional de odontologia consegue ter uma visão ampla e aprofundada da cavidade bucal e de diversos tratamentos dentários, todas em formato 3D, sem precisar de acesso à internet.

O acesso ao banco de dados acontece de forma rápida e as imagens possuem muita qualidade e precisão. É útil não só para estudo e compreensão do dentista, mas também para o entendimento do paciente, além de não gerar o impacto negativo de fotografias reais de procedimentos dentários.

13. RadioXtudy (Android e iOS)

RadioXtudy é um aplicativo que pode ser baixado por aparelhos com sistema Android e iOS. É indicado para estudantes de odontologia e facilita o estudo e a compreensão das radiologias odontológicas e, claro, a interpretação das mesmas.

É um aplicativo bem simples de usar, totalmente intuitivo e com um extenso banco de dados e imagens, contendo figuras referentes à patologias dentárias, alterações bucais e anatomia dos dentes.

Por fim, o aplicativo oferece uma série de exercícios para fixar o conhecimento e ainda promove a interação dos demais usuários da plataforma. É um grande auxiliar no processo de aprendizagem do estudante durante os estudos.

14. Mam Brushy Time (Android)

O Mam Brushy Time é um aplicativo desenvolvido para o cuidado oral de bebês a partir de 1 ano de idade. O app tem um jogo interativo, histórias e cronômetro para monitorar a escovação dos dentes da criança, tarefas executadas pelos pequenos e pelos pais ao mesmo tempo.

Para crianças muito pequenas que ainda não entendem a necessidade e a importância da escovação dentária, é um aplicativo que ajuda pais e mães nessa missão, por vezes, difícil.

Por que usar os aplicativos para odontologia?

Os aplicativos são ferramentas muito úteis em vários aspectos. Para profissionais ou estudantes de odontologia, os apps auxiliam no entendimento dos temas, no diagnóstico de doenças e tratamento dessas patologias.

Também são ferramentas extremamente úteis na gestão geral do consultório e das informações dos pacientes, atuando como verdadeiros assistentes e parceiros operacionais.

Para usuários e pacientes, os aplicativos estimulam a escovação correta principalmente durante o tempo recomendado para que ela seja realmente eficaz. A higiene bucal deve durar, pelo menos, dois minutos a cada escovação.

Quando se trata de crianças, esse cuidado é ainda mais importante, visto que são pacientes mais resistentes à higiene bucal diária. O aspecto lúdico e divertido dos aplicativos transformam uma tarefa considerada pouco agradável em um momento divertido e, até mesmo, esperado pelos pequenos.

Agora que você já conhece os aplicativos para odontologia mais divertidos e úteis da sua loja de apps, já pode escolher aquele que vai ajudar o seu paciente a ter um sorriso mais bonito e saudável e aprender de vez a cuidar da saúde bucal. E para quem precisa de uma ajudinha nos estudos, com certeza, uma dessas opções será muito útil dentro da sala de aula ou no consultório odontológico.

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....

Universitários

Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia 

Quais materiais devo priorizar? Qual a melhor marca? Vou usar todo esse...