Página Inicial Artigos mais lidos Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas
Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene bucal diária.

Em conjunto com creme e fio dental, auxiliam na manutenção da saúde bucal, removendo a placa bacteriana e prevenindo o desenvolvimento de problemas bucais como cáries, gengivite e periodontite.

Quer saber mais sobre escovas dentais, incluindo as principais características e diferenças entre modelos manuais e elétricos? Continue lendo esse artigo!

Escovas de dente manuais

As escovas dentais manuais são os modelos de escova odontológica mais tradicionais.

Compostas por cabeça, cerdas, haste e cabo, são elas as principais responsáveis pela remoção mecânica do biofilme dental.

De acordo com recomendações da American Dental Association (ADA), uma boa escova de dentes deve apresentar características como:

  • Cabeça pequena e arredondada para alcançar todas as áreas da boca, inclusive dentes posteriores;
  • Cerdas macias para minimizar riscos de abrasão gengival;
  • Haste reta que permite um contato regular das cerdas com toda superfície dentária;
  • Cabo reto e volumoso que proporcione uma boa empunhadura. De preferência, ergonômico e emborrachado.

Vale ressaltar que, além de se atentar às recomendações gerais, o cirurgião-dentista também deve considerar as necessidades de cada caso clínico, sempre indicando um modelo de escova de acordo com o perfil do paciente em questão.

Quais escovas recomendar para pacientes infantis?

Em casos de pacientes infantis, é importante que a escova odontológica infantil possua cabeça compacta – abrangendo de dois a três dentes adjacentes – e cerdas macias.

Em relação ao cabo, é preciso considerar se a escovação será feita pela criança ou adulto responsável.

Para crianças menores de 6 anos – em situações em que o adulto realiza a higienização – o cabo deve ser longo para garantir uma boa empunhadura.

Para crianças maiores e que já realizam a própria escovação, indica-se escovas com cabos menores.

As escovas elétricas também podem ser uma ótima forma de incentivar a escovação dos pequenos e proporcionar uma experiencia divertida.

No entanto, assim como as escovas manuais infantis, os modelos elétricos também devem apresentar características adequadas e serem recomendadas de acordo com a faixa etária da criança.

Escovas de dente elétricas

A evolução das escovas manuais são as escovas dentais elétricas: dispositivos tecnológicos que, por meio de movimentos de rotação, pulsação e vibrações, promovem uma limpeza bucal completa e efetiva.

E com os avanços tecnológicos contínuos na área odontológica, hoje já é possível encontrar escovas elétricas de diferentes modelos, tamanhos e funcionalidades.

Dentre os modelos disponíveis, podemos destacar os três mais comuns:

  • Escova elétrica rotatória: realiza movimentos de rotação, sendo que alguns modelos também combinam pulsações e vibrações.
  • Escova elétrica sônica: possui tecnologia sônica que emite vibrações entre 20 Hz e 20.000 Hz, promovendo um pequeno zumbido na área das cerdas. 
  • Escova elétrica ultrassônica: emite vibrações de alta frequência – acima de 20.000Hz – para uma varredura completa da superfície dental, promovendo escovação extremamente eficiente e silenciosa.

Principais diferenciais da escova elétrica

Além de realizar a remoção de biofilme de forma automatizada, tornando a higiene bucal bem mais prática para os pacientes, as escovas elétricas apresentam uma série de recursos que possibilitam um maior controle e cuidado durante a escovação.

Alguns dos principais diferenciais oferecidos pelas escovas automáticas são:

  • Escovação personalizada: paciente pode escolher o modo de escovação. Alguns exemplos são: remoção de manchas, sensibilidade gengival etc.
  • Temporizador: permite que a escovação seja feita dentro do período recomendado de 2 minutos;
  • Sensor de pressão: sinaliza ao paciente quando a escovação está sendo realizada com força excessiva.
  • Controle via App: alguns modelos apresentam conexão com aplicativos inteligentes para acompanhamento contínuo da escovação e acesso a conteúdo interativo.

Quer saber mais sobre essas funcionalidades?  Complemente aqui sua leitura sobre escovas elétricas!

Escova Manual ou Elétrica: qual a melhor e quando indicar?

Nas últimas décadas, diversos estudos foram realizados com o intuito de comprovar a eficácia das escovas manuais versus escovas elétricas (automáticas).

No entanto, ainda não há um consenso entre os profissionais sobre qual tipo de escova – manual ou elétrica – apresenta o melhor desempenho durante a escovação.

Ou seja, ambas são excelentes para a higiene bucal diária, desde que sejam usadas de maneira adequada pelos pacientes.

As escovas dentais manuais ainda são os modelos mais utilizadas pela população, por serem mais acessíveis e baratas.

Mas, aos poucos, os modelos automáticos vêm ganhando espaço no mercado odontológico brasileiro, conquistando cada vez mais adeptos.

Embora exijam um valor mais alto de investimento, são produtos versáteis, duráveis e que proporcionam uma experiencia diferenciada na hora da escovação.

Extremamente inclusivos, auxiliam a escovação de pacientes com incapacidades motoras, como idosos e pessoas com deficiência (PcD).

Além disso, podem ser excelentes para casos de sensibilidade gengival, períodos pós-cirúrgicos e estímulo à escovação de pacientes infantis.

Escovas Colgate: Conheça a linha completa de higiene oral!

A Colgate®, uma das mais reconhecidas marcas do mercado odontológico, está sempre inovando para oferecer aos cirurgiões-dentistas as melhores soluções em higiene oral.

A seguir, conheça os principais modelos de escovas manuais e elétricas da marca, e veja como esses produtos podem fazer a diferença nas rotinas de higiene oral de seus pacientes.

Escova Dental Pro Cuidado

A escova Colgate® Pro Cuidado oferece ao paciente um cuidado diário avançado.

O produto possui cerdas espirais e cabeça compacta, para uma limpeza efetiva de toda a cavidade bucal, alcançando dentes posteriores.

Também conta com um limpador de língua Twister que auxilia na remoção de sujidades e bactérias da superfície da língua, contribuindo para redução de mau hálito.

Escova Dental Slim Soft Black

O modelo Colgate® Slim Soft Black é ideal para pacientes que precisam de uma limpeza profunda e ao mesmo tempo delicada.

(Fonte imagens: Dental Speed)

Suas pontas arredondadas com 0,01mm de espessura e cerdas 17X mais finas* conseguem alcançar os espaços interdentais com mais eficiência.

Além disso, promovem uma limpeza abaixo da linha da gengiva pelo menos 6x mais profunda*.

*Com base em estudos in vittro realizados pela Colgate.

Escova Dental Slim Soft Advanced

Colgate® Slim Soft Advanced é uma escova dental durável e flexível. Fabricada com tecnologia Dual Core ™, apresenta cerdas com filamentos duplos e pontas 17x mais finas.

Tais atributos facilitam a limpeza em áreas de difícil acesso, removendo resíduos de alimentos entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.

escovas dentais manuais

Escova Dental Ultra Soft

Fabricada na Suíça, Colgate® elmex® Ultra soft oferece uma escovação suave, precisa e eficaz.

escovas dentais manuais
(Fonte imagem: Colgate. Disponível em: colgate.com.br/ultra-soft)

Disponível em 08 opções de cores, conta com uma cabeça compacta e cerdas ultra macias e de alta densidade — com mais de 5.500 pontas ultrafinas — as quais não prejudicam a gengiva.

Escova Dr. Dentuço

Indicada para crianças acima de 2 anos, a escova Colgate® Dr. Dentuço é o modelo de escova infantil mais popular entre os pequenos.

Possui cabeça compacta, cabo ergonômico e cerdas extras macias que oferecem proteção superior às gengivas sensíveis.

Além disso, apresenta cerdas coloridas que indicam a quantidade ideal de creme dental que deve ser utilizada durante a escovação.

Escova Dental PerioGard

A escova Colgate® PerioGard atua na prevenção de sangramento gengival, cálculo dental e doenças como gengivite e periodontite.

Apresenta cabo ergonômico, cabeça emborrachada e cerdas PerioSoft ultra macias para uma escovação suave e profunda.

O produto é parte da Linha Colgate PerioGard, também composta por creme dental PerioGard à base de citrato de Zinco e os enxaguantes PerioGard Original sem álcool, PerioGard Hortelã e PerioGard Extra Mint com Clorexidina 0,12%.

Escova Dental Orthogard

A escova Colgate® OrthoGard foi desenvolvida especialmente para pacientes ortodônticos.

Suas cerdas multiníveis permitem diferentes alcances, favorecendo a escovação ao redor de braquetes e fios ortodônticos e removendo a placa próximo a linha da gengiva.

Também fazem parte da linha Colgate® para Ortodontia os produtos: Creme dental Colgate® Orthogard com 500 ppm de Flúor e Enxaguante Bucal Colgate® OrthoGard sem álcool em sua fórmula.

Escovas Elétricas Philips Colgate® SonicPro

As escovas elétricas Philips Colgate® SonicPro são produtos inovadores que prometem transformar as rotinas de higiene oral de seus pacientes odontológicos.

Estão disponíveis em cinco diferentes modelos: Philips SonicPro 10, SonicPro 30, SonicPro 50, a SonicPro 70, e uma versão infantil, a SonicPro Kids.

Todos eles desenvolvidos com tecnologia ultrassônica, para uma limpeza dental suave e ao mesmo tempo profunda.

Além disso, apresentam os seguintes recursos:

  • Diferentes modos de escovação;
  • Bateria com duração de até 14 dias;
  • Cabo à prova d’água;
  • Sensor de pressão para informar o paciente se a escovação está sendo realizada com muita força;
  • Temporizador inteligente para o tempo de escovação recomendado de 2 minutos.

Alguns modelos – como a SonicPro 70 – são capazes de realizar até 62.000 movimentos por minuto, pulsando a água entre os dentes e quebrando as cadeias bacterianas.

Assista ao vídeo de Dra. Mariana Dabus, dentista parceira da Dental Speed, e veja como a Colgate Philips Sonic Pro funciona na prática!

Os melhores produtos em higiene oral estão aqui na dental speed - importância da Saúde Bucal

Agora que você já conferiu as principais características de escovas manuais e elétricas, aproveite para abastecer o seu consultório com escovas dentais Colgate®.

Na Dental Speed você encontra um portfólio completo de higiene oral  com diversos produtos da marca, incluindo escovas manuais, escovas elétricas e até mesmo modelos de escovas personalizadas para investir em marketing de relacionamento.

Acesse a superloja Colgate em nosso site e ofereça aos seus pacientes o que há de mais moderno em higiene oral!

Referências:

1; Zaze, A. C. S. F., Oliveira, E. R. de, Melão, M. de J. A. da S., & Alves, E. (2016). EFICÁCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ESCOVAS DENTAIS NA REMOÇÃO DO BIOFILME BUCAL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5395

2. https://marciadeoliveira.com.br/blog/item/281-qual-usar,-escova-el%C3%A9trica-ou-manual

3. https://www.colgate.com.br/oral-health/brushing-and-flossing/escova-de-dente-eletrica

4. https://blog.odontocompany.com/sabe-como-escolher-escova-de-dente-aprenda/

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosEndodontia

Conheça as Principais Técnicas de Obturação Endodôntica

A busca pelo sucesso endodôntico inicia-se com um correto diagnóstico e planejamento...

Artigos mais lidos

Lesões benignas x Lesões malignas na cavidade bucal

A cavidade bucal é sede de diversas patologias de etiopatogenias variadas. Dentre...