Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data Instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) a fim de reforçar a importância dos cuidados com a higiene bucal diária. 

A data também coloca em pauta discussões importantes, como a influência da saúde bucal na qualidade de vida da população e formas de levar prevenção, tratamento e controle das doenças orais a quem não tem acesso à atendimentos odontológicos. 

Confira neste conteúdo mais informações sobre esse tema, bem como as ações que você pode realizar em seu consultório odontológico, e também fora dele, para promover a saúde bucal. 

Saúde bucal integrada com a saúde do corpo 

O Cirurgião-Dentista, melhor do que ninguém, sabe que a frase “a saúde começa pela boca”, não é um mero clichê.   

Ao longo dos anos, diversos estudos e publicações foram feitos com o objetivo de estabelecer uma relação entre saúde bucal e saúde sistêmica dos indivíduos. 

Hoje já existem evidências de que a higiene bucal inadequada além de causar inúmeros problemas bucais, também favorece o desenvolvimento de várias patologias como: 

  • Doenças autoimunes; 
  • Doenças cardiovasculares, 
  • Diabetes; 
  • Anemia; 
  • Partos prematuros; 
  • Entre outros.   

Isso nos leva a refletir sobre a importância de tratar a saúde do paciente de forma integral e da atuação dos Cirurgiões-Dentistas na promoção de ações voltadas a saúde bucal e prevenção destas doenças.   

A importância da Odontologia Preventiva 

Quando o assunto é saúde bucal, não podemos deixar de falar sobre Odontologia Preventiva, a área da Odontologia responsável pela prevenção de doenças bucais. 

Extremamente importante para o Dentista, a Odontologia Preventiva além de contribuir para a saúde bucal, também é uma forma de aumentar a satisfação dos pacientes com os resultados obtidos. 

Ao adotar medidas preventivas nos tratamentos odontológicos, o Cirurgião-Dentista previne o desenvolvimento de problemas bucais, reduzindo a necessidade de realizar procedimentos invasivos e melhorando a qualidade de vida destes indivíduos. 

Além disso, é uma excelente maneira de se destacar no mercado de Odontologia, visto que pacientes têm valorizado cada vez mais os profissionais que utilizam uma abordagem integrativa e moderna para prevenção de doenças bucais. 

Como motivar os pacientes a realizarem a higiene bucal diária? 

A educação e conscientização de pacientes em relação aos cuidados diários com a saúde bucal deve ser parte integrante de qualquer atendimento odontológico.  

É papel do Cirurgião-Dentista garantir a saúde bucal de seus pacientes, a curto e longo prazo, seja qual for a sua especialidade clínica. 

Diante disso, trouxemos algumas ações que podem ser realizadas pelo profissional, a fim de promover a prevenção. 

Ensine as técnicas de higiene bucal 

A educação em higiene oral é uma das formas mais efetivas de prevenção.  

É comum atender pacientes que não sabem realizar a higiene bucal de forma correta ou que desconhecem os riscos de negligenciá-la. Por isso, reforce para seus pacientes a importância dos hábitos de higiene bucal diários.  

Ensine a técnica adequada para o uso de escovas dentais, fio dental e enxaguante bucal. E, dependendo do caso clínico, envolva a família do paciente para que possam apoiar uns aos outros e garantir a saúde de todos. 

Forneça conteúdo sobre prevenção 

Outra forma de divulgar os benefícios da higiene bucal diária é fornecendo conteúdos sobre o tema. 

Você pode disponibilizar em sua clínica folders sobre saúde bucal contendo dicas de higiene oral, cuidados com os aparelhos ortodônticos e demais recomendações para cada tipo de procedimento.  

Ao mesmo tempo, pode aproveitar as redes sociais para criar conteúdo e levar informação de qualidade sobre saúde bucal ao máximo de pessoas possível. 

Ofereça produtos de higiene oral como brindes 

Uma excelente forma de incentivar os pacientes a cuidarem da saúde da boca é oferecendo produtos de higiene oral como brindes. Inclusive, o mercado odontológico já disponibiliza diversos produtos para essa finalidade.  

Na Dental Speed, por exemplo, você encontra uma ampla variedade de brindes para pacientes. Desde kits de saúde bucal completos, cartões versáteis e criativos em forma de fio dental e, até mesmo, escovas dentais personalizadas com os dados do seu consultório. 

Vale ressaltar que, além de promover a saúde bucal, esse tipo de ação aproxima o Dentista do paciente e favorece a fidelização. 

Como a Dental Speed incentiva a saúde bucal? 

De acordo com o último relatório sobre Saúde Bucal no Mundo, fornecido pela Organização Mundial da saúde (OMS), quase metade da população mundial – cerca de 3,5 bilhões de pessoas – sofre com alguma doença bucal. 

Já uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) aponta que quase 90% dos brasileiros não realiza a higiene bucal de forma correta. 

Diante de dados tão alarmantes a Dental Speed, sendo uma das principais empresas do setor odontológico brasileiro, se preocupa em ajudar os Dentistas e demais profissionais a mudarem esse cenário. 

Por isso, apoiamos campanhas e projetos sociais que propagam a cultura da prevenção e levam a Odontologia para os quatro cantos do país.  

Saiba mais sobre eles a seguir. 

Sorrir Muda Tudo e Movimento Março Brilhante 

Criado em 2019, o Sorrir Muda Tudo é uma campanha de valorização à Odontologia, cujo objetivo é incentivar a população a visitar o dentista frequentemente.  

Através do compartilhamento de informações e da realização de ações educativas, a iniciativa mostra a importância da saúde bucal para a manutenção da saúde de todo o corpo. 

Neste mês, por exemplo, a campanha está realizando o Movimento Março Brilhante, com o slogan “a vida passa pela boca”. 

Em parceria com patrocinadores e instituições parceiras, planeja realizar uma campanha mais completa ao oferecer atendimentos odontológicos iniciais gratuitos e com foco em prevenção.  

A ação em 2023, programada para o Dia Mundial da Saúde Bucal – 20 de março, acontecerá em frente ao prédio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Paulo. 

E conta com a Dental Speed como um dos patrocinadores ouro da campanha! Para saber mais, acesse: sorrirmudatudo.com.br/ 

Projeto Guardiões do Sorriso 

O Guardiões do sorriso é um projeto da Dental Speed, em parceria com a Colgate que apoia dentistas e universitários de Odontologia em ações sociais. 

O principal objetivo do projeto é fornecer os recursos necessários para que os profissionais realizem seus projetos sociais e levem educação em saúde bucal para crianças das mais diversas regiões do Brasil. 

E isso é feito por meio de kits de saúde bucal da Colgate, contendo itens para higiene oral infantil, como escovas e cremes dentais, além de materiais informativos sobre saúde bucal. 

Em 2022, mais de 140 mil crianças foram atendidas pelo Guardiões do Sorriso e esse número pode ser ainda maior em 2023. 

Se você deseja saber mais sobre o projeto, leia a matéria completa aqui no Blog: 

Por outro lado, se você já possui um projeto social voltado para prevenção e educação em saúde bucal, cadastre o seu projeto no site dentalspeed.com/guardioes, aguarde nossa análise e se torne um Guardião do Sorriso. 

Projeto Guardiões do Sorriso Dental Speed

Aproveite o Dia Mundial da Saúde Bucal para propagar a importância da Odontologia.  

Avalie e compartilhe esse conteúdo com seus colegas Cirurgiões-Dentistas para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. 

E vamos juntos promover uma sociedade mais saudável, de sorriso a sorriso! 

Referências: 

MARÇO Brilhante – Campanha Sorrir Muda Tudo e ComSaude promovem ação na calçada da FIESP. ABIMO, [S. l.], p. 1-1, 1 mar. 2023. Disponível em: https://abimo.org.br/noticias/marco-brilhante-campanha-sorrir-muda-tudo-e-comsaude-promovem-acao-na-calcada-da-fiesp/. Acesso em: 16 mar. 2023. 

CUIDADO e higiene bucal interferem diretamente na saúde de todo o corpo. Ministério da Saúde, [S. l.], p. 1-1, 19 ago. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/cuidado-e-higiene-bucal-interferem-diretamente-na-saude-de-todo-o-corpo. Acesso em: 16 mar. 2023. 

NÃO DEVEMOS separar a saúde da boca da saúde do corpo. Veja Saúde, [S. l.], p. 1-1, 16 dez. 2019. Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/nao-devemos-separar-a-saude-da-boca-da-saude-do-corpo/. Acesso em: 16 mar. 2023. 

SORRIR Muda Tudo. [S. l.], 1 jan. 2019. Disponível em: https://www.sorrirmudatudo.com.br/. Acesso em: 16 mar. 2023. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Saúde Bucal

Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana

Saiba como o Clinpro Prophy Paste 3M pode otimizar a profilaxia dentária,...

OdontologiaSaúde Bucal

Saúde Bucal em Pacientes com Câncer

No mês de outubro nos mobilizamos para a conscientização sobre o câncer...