</html

Guardiões do Sorriso Dental Speed

Conforme a Lei 9.608 de 1998, considera-se como serviço voluntário “qualquer atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.” 

No Brasil, o trabalho voluntário era exercido por cerca 7 milhões de brasileiros, é o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2019, ou seja, apenas 4% da população.  

No entanto, junto à pandemia de Covid-19 surgiu uma grande onda de solidariedade. Um recente estudo feito pela Locomotiva, indica que mais de 70% da população teve alguma atitude de solidariedade em 2020, incluindo trabalhos voluntários, o que evidenciou essa prática de transformação social. 

No artigo a seguir, vamos abordar os principais benefícios de ser um voluntário, seja você dentista, universitário ou outro profissional da área odontológica.  

Além disso, você vai conferir as principais formas de participar de ações sociais e saber mais sobre o Guardiões do Sorriso, um projeto da Dental Speed em parceria com a Colgate. 

Projeto Guardiões do Sorriso Dental Speed

Quais os principais benefícios para o dentista ao atuar em ações sociais? 

De antemão, atuar em ações sociais vai muito além de agregar valor ao currículo ou dar visibilidade à clínica odontológica. Essa prática traz inúmeros benefícios ao profissional voluntário e, consequentemente, à população como um todo.  

Veja a seguir os principais motivos para se tornar um dentista voluntário: 

Ir além do ambiente odontológico 

Participar de ações sociais, permite que o cirurgião-dentista leve seu conhecimento técnico-científico para além do ambiente odontológico, viabilizando uma conexão com uma realidade diferente da sua e uma prática clínica diferenciada. 

Promover a saúde bucal em distintos locais 

Ainda, possibilita que o profissional entre em contato com pessoas e comunidades diversas, reconhecendo os problemas sociais e promovendo a importância dos cuidados com a saúde bucal e a educação, até mesmo em locais onde a população desconhece e/ou não tem acesso a esses serviços de saúde.

Leia matéria completa sobre a importância do dentista em projetos sociais.

Ter acesso a oportunidades 

Outro fator de relevância é que um dentista voluntário está mais acessível a novas oportunidades e projetos. Devido ao fato de estar fora do ambiente odontológico e ter contato com diferentes públicos, ele aumenta seu networking. 

Exercer a cidadania 

Trata-se de um ato de cidadania, onde o cirurgião-dentista, como membro da sociedade, consegue estreitar os laços e se engajar com a comunidade em que está inserido, além, é claro, de ser um exemplo a ser seguido em seu círculo social. 

Ter mais bem-estar 

Do mesmo modo, fazer o bem ao próximo reflete diretamente no bem-estar, autoestima e sensação de pertencimento. O voluntariado proporciona um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Como ser um dentista voluntário? 

Para se tornar voluntário é possível se cadastrar em plataformas de voluntariado. Um ótimo exemplo é a Atados, que conta com cerca de 200 mil voluntários e mais de 3 mil ONGS cadastradas. 

Outra opção é entrar em contato com alguma instituição de sua preferência. Grande parte dos municípios contam com projetos sociais e/ou instituições que precisam de ajuda, como escolas públicas, casas de repouso para idosos, centros de apoio a moradores de rua, etc.  

Além disso, é muito comum que prefeituras disponibilizem um banco de voluntários e instituições. Para participar, é necessário conferir se sua cidade promove esse tipo de ação e realizar um cadastro de voluntário.  

Dentistas também podem participar de programas voltados especificamente para a área odontológica, é o caso do Guardiões do Sorriso, Dentista do Bem, Barco Sorriso, etc. Ao longo do artigo vamos abordar mais informações sobre cada um deles. 

Quem pode se tornar um voluntário na área odontológica?

O voluntariado não se limita aos cirurgiões-dentistas. Existem diversas organizações que prestam assistência odontológica gratuita e contam com o auxílio dos demais profissionais da área. Logo, se você é Técnico em Prótese Dentária, Assistente de saúde bucal – ABS, Técnico em Saúde Bucal -TSB, etc., também pode ser tornar voluntário em algum projeto. 

Leia matéria completa sobre as diferenças entre auxiliar de dentista, ASB, TSB e secretária.

Do mesmo modo, estudantes do curso de Odontologia podem contribuir para programas sociais. As próprias clínicas universitárias costumam promover atendimentos gratuitos à comunidade. Ao mesmo tempo, projetos de voluntariado odontológico costumam ter vagas destinadas aos estudantes. 

Todavia, para os universitários que queiram ir além, é possível sugerir parcerias entre a universidade e plataformas de voluntariado, que possibilitam a criação e desenvolvimento de novos projetos sociais. 

Como encontrar programas de voluntariado odontológico?

Existem diversos tipos de ações sociais voltadas para a área odontológica. A maioria delas com foco na promoção da saúde bucal, educação da população e atendimento odontológico gratuito.   

A seguir, vamos conferir alguns desses projetos:

Dentista do Bem – Trata-se do principal projeto da Turma do Bem, onde cirurgiões-dentistas voluntários atendem em seu consultório, de forma gratuita, crianças de famílias em situação de vulnerabilidade, até atingirem a maioridade.  

Barco Sorriso – O projeto voluntário Barco Sorriso leva a odontologia às comunidades litorâneas isoladas. As ações englobam atendimento médico e odontológico para crianças e idosos, além de próteses dentárias e recreação.  

Operação Sorriso – A Operação Sorriso é uma entidade sem fins lucrativos que oferece cirurgias e tratamentos odontológicos gratuitos para crianças e adultos com fissura labiopalatina. 

Por1Sorriso – A ONG Por1Sorriso tem como Presidente o Dr. Felipe Rossi e oferece serviços odontológicos e médicos em regiões de vulnerabilidade social. 

Como funciona o projeto Guardiões do Sorriso da Dental Speed? 

O Guardiões do Sorriso surgiu em 2017 com uma parceria entre a Colgate e a Dental Speed. O objetivo do projeto é contribuir com ações sociais realizadas por cirurgiões-dentistas de todo o Brasil.   

As ações devem ter foco na educação de crianças de 06 a 12 anos, onde a Dental Speed disponibiliza, de forma gratuita, kits infantis Dr. Dentuço Colgate para os dentistas voluntários.  

Cada kit contém: 1 Sacolinha, 1 Escova de dentes e 1 Creme dental Colgate NeutrAçúcar™ 30g.
Cada kit contém: 1 Sacolinha, 1 Escova de dentes e 1 Creme dental Colgate NeutrAçúcar™ 30g.

O atendimento odontológico não é acessível para grande parte da população. Ser um guardião do sorriso, é levar educação em saúde bucal para crianças de famílias com baixa renda.  

Para a Dra. Ana Paula dos Reis Torres, participante do projeto, a prevenção é a principal forma de combater doenças como cárie e câncer de boca e ela deve ser difundida. 

O projeto te dá uma orientação, um suporte. Começa com as crianças, e elas levam essas informações aos pais”. 

Do mesmo modo, Gabriela Eloisa, estudantes de Odontologia do 7º período, relata que além de as crianças terem uma boa escovação e uma orientação correta sobre os cuidados com a higiene bucal, elas também se sentem amparadas e reconhecidas. 

“É importante a gente ver o quanto as crianças se sentem valorizadas e o quão importante foi o dia de voluntariado para elas”.

Mais de 600 mil crianças já foram beneficiadas pelo programa, e esse número pode se tornar ainda maior.  

Se você deseja se tornar um Guardião do Sorriso, é bem simples: 

Basta acessar o site dentalspeed.com/guardioes e cadastrar o seu projeto social. Após análise, o time responsável entrará em contato para o envio dos kits infantis.

Guardiões do Sorriso

Avalie-nos no Google Dental Speed
Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Compressor de ar odontológico: como escolher

Compressor de ar odontológico: como escolher

Odontologia
Está em dúvida sobre qual compressor escolher? Veja como escolher o compressor de ar ideal para o seu consultório e quais cuidados necessários você deve adotar para garantir uma maior vida útil do seu equipamento!

Education Template