Guardiões do Sorriso
O trabalho voluntário é um conjunto de ações realizadas espontaneamente e de forma não remunerada, com o intuito de contribuir tanto para o bem comum quanto para interesses coletivos da sociedade.
No Brasil, a cultura do voluntariado vem ganhando força, e de acordo com a pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Datafolha, o número de pessoas que realizaram algum tipo de trabalho voluntário no último ano é surpreendente: cerca de 57 milhões de brasileiros.
Com essa prática de transformação social em evidência, o voluntariado é uma excelente oportunidade para desenvolver senso de coletividade, empatia e cuidado ao próximo, seja você cirurgião-dentista ou universitário.
Por isso, ao longo deste artigo vamos mostrar os principais motivos para realizar trabalho voluntário na área odontológica, além de apresentar o Guardiões do Sorriso, um projeto social da Dental Speed em parceria com a Colgate, que somente em 2022 já transformou a vida de mais de 138 mil crianças.
O que é trabalho voluntário?
Conforme a Lei 9.608 de 1998, considera-se como serviço voluntário:
“qualquer atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.”
Contudo, o trabalho voluntário é algo mais significativo do que uma mera atividade sem fins lucrativos. Ele está relacionado à solidariedade, altruísmo e reponsabilidade social.
Trata-se da capacidade de transformar a realidade a sua volta, doar-se, de forma genuína, por algo ou alguém.
E, em contrapartida, aprender com as situações, histórias e pessoas as quais você encontra ao longo dessa jornada.
Por que atuar em ações sociais na Odontologia?
Já deu para notar que o voluntariado beneficia não apenas a sociedade, como também quem se voluntaria, não é mesmo?
E na Odontologia isso não seria diferente, afinal, fazer parte de ações sociais vai muito além de dar destaque ao currículo acadêmico ou mais visibilidade à clínica odontológica, trata-se de um ato de empatia.
A seguir selecionamos 5 excelentes motivos para se tornar um voluntário em projetos sociais:
- Ir além do ambiente odontológico
Participar de ações sociais permite que o dentista ou estudante universitário leve seu conhecimento técnico-científico para além do ambiente odontológico, viabilizando uma conexão com uma realidade diferente da sua e uma prática clínica diferenciada.
- Promover a saúde bucal em distintos locais
Ainda, possibilita que o profissional entre em contato com pessoas e comunidades diversas, reconhecendo os problemas sociais e promovendo a importância dos cuidados com a saúde bucal e a educação, até mesmo em locais onde a população desconhece e/ou não tem acesso a esses serviços de saúde.
- Acesso a oportunidades
Outro fator de relevância é que um dentista ou estudante voluntário está mais acessível a novas oportunidades e projetos. Devido ao fato de estar fora do ambiente odontológico e ter contato com diferentes públicos, ele aumenta seu networking.
- Exercer a cidadania
Trata-se de um ato de cidadania, onde o cirurgião-dentista, como membro da sociedade, consegue estreitar os laços e se engajar com a comunidade em que está inserido, além, é claro, de ser um exemplo a ser seguido em seu círculo social.
- Bem-estar pessoal
Do mesmo modo, fazer o bem ao próximo reflete diretamente no bem-estar, autoestima e sensação de pertencimento. O voluntariado proporciona um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Como se tornar um dentista ou estudante universitário voluntário?
Existem diversos tipos de ações sociais voltadas para a área odontológica. A maioria delas com foco na promoção da saúde bucal, educação da população e atendimento odontológico gratuito.
Para se tornar voluntário, além de se cadastrar em plataformas de voluntariado, você pode participar de programas voltados especificamente para a área odontológica.
É o caso do Guardiões do Sorriso, uma iniciativa desenvolvida pela Dental Speed em parceria exclusiva com a Colgate, que apoia projetos sociais com foco em educação em higiene bucal.
Projeto Guardiões do Sorriso da Dental Speed
O Guardiões do Sorriso nasceu em 2017 com a premissa de contribuir com ações sociais realizadas por cirurgiões-dentistas e universitários de Odontologia de todo o Brasil.
O principal público desta iniciativa são crianças de 06 a 12 anos em famílias de baixa renda ou que vivem em regiões menos favorecidas.
As ações atendidas pelo projeto incluem:
- Palestras educativas em escolas e instituições sociais;
- Doações para comunidades carentes;
- Atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social no próprio consultório;
- Entre outras.
Assim, o projeto Guardiões do Sorriso, disponibiliza gratuitamente aos voluntários kits Infantis Dr. Dentuço e material de apoio digital para as ações.

Dra. Ana Paula dos Reis Torres, participante do projeto em 2021, explica que, como o atendimento odontológico não é acessível para grande parte da população, a prevenção é a principal forma de combater doenças como a cárie e o câncer bucal.
“O projeto te dá uma orientação, um suporte. Começa com as crianças, e elas levam essas informações aos pais”, relata.
A cirurgiã-dentista acredita que a informação é o ponto chave para a prevenção de doenças e deve ser difundida, a começar pelas crianças.
Já a estudante de Odontologia Gabriele Louise, voluntária do projeto, conta que além de as crianças terem uma orientação correta sobre os cuidados com a higiene bucal para uma melhor escovação, elas também se sentem reconhecidas.
“É importante a gente ver o quanto as crianças se sentem valorizadas e o quão importante foi o dia de voluntariado para elas”.
Significa que o projeto não só aproxima as crianças da Odontologia e de uma rotina bucal mais saudável, mas também oferece acolhimento.
Quer saber mais sobre a experiência de ser um profissional parceiro do Projeto Guardiões do Sorriso? Assista ao vídeo: Como é ser um dentista voluntário?
Como participar do Guardiões do Sorriso?
No último ano, mais de 200 projetos foram beneficiados pelo nosso programa, e esse número pode crescer ainda mais.
Então, se você é dentista ou universitário de Odontologia e deseja se tornar um Guardião do Sorriso, é muitos simples: basta acessar o site dentalspeed.com/guardioes e cadastrar o seu projeto social.
Vale salientar que os projetos os quais podem ser inscritos no Guardiões do Sorriso devem ter foco em doação, educação e conscientização sobre saúde bucal de crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos.
Após curadoria interna, análise e aprovação, o time responsável entrará em contato para o envio de kits infantis. Em caso de dúvidas, leia o regulamento completo aqui.
Tornando-se um Guardião do Sorriso você estará pronto para uma importante missão: transformar vidas a partir de um sorriso.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com um colega de profissão.
Desse modo, mais profissionais poderão conhecer o projeto e contribuir para uma sociedade cada vez mais solidária e sorridente.
- Tudo sobre evidenciadores de placa bacteriana - 23 de maio de 2023
- Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo! - 14 de abril de 2023
- Dia Mundial da Saúde Bucal - 20 de março de 2023