Página Inicial Institucional Guardiões do Sorriso – A Importância da Presença do Dentista em Projetos Sociais
Institucional

Guardiões do Sorriso – A Importância da Presença do Dentista em Projetos Sociais

A Importância da Presença do Dentista em Projetos Sociais

O trabalho voluntário é um conjunto de ações realizadas espontaneamente e de forma não remunerada, com o intuito de contribuir tanto para o bem comum quanto para interesses coletivos da sociedade.   

No Brasil, a cultura do voluntariado vem ganhando força, e de acordo com a pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Datafolha, o número de pessoas que realizaram algum tipo de trabalho voluntário no último ano é surpreendente: cerca de 57 milhões de brasileiros.  

Com essa prática de transformação social em evidência, o voluntariado é uma excelente oportunidade para desenvolver senso de coletividade, empatia e cuidado ao próximo, seja você cirurgião-dentista ou universitário. 

Por isso, ao longo deste artigo vamos mostrar os principais motivos para realizar trabalho voluntário na área odontológica, além de apresentar o Guardiões do Sorriso, um projeto social da Dental Speed em parceria com a Colgate, que somente em 2022 já transformou a vida de mais de 138 mil crianças. 

O que é trabalho voluntário? 

Conforme a Lei 9.608 de 1998, considera-se como serviço voluntário: 

“qualquer atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.” 

Contudo, o trabalho voluntário é algo mais significativo do que uma mera atividade sem fins lucrativos. Ele está relacionado à solidariedade, altruísmo e reponsabilidade social. 

Trata-se da capacidade de transformar a realidade a sua volta, doar-se, de forma genuína, por algo ou alguém.  

E, em contrapartida, aprender com as situações, histórias e pessoas as quais você encontra ao longo dessa jornada.  

Por que atuar em ações sociais na Odontologia?  

Já deu para notar que o voluntariado beneficia não apenas a sociedade, como também quem se voluntaria, não é mesmo?  

E na Odontologia isso não seria diferente, afinal, fazer parte de ações sociais vai muito além de dar destaque ao currículo acadêmico ou mais visibilidade à clínica odontológica, trata-se de um ato de empatia. 

A seguir selecionamos 5 excelentes motivos para se tornar um voluntário em projetos sociais: 

  1. Ir além do ambiente odontológico  

Participar de ações sociais permite que o dentista ou estudante universitário leve seu conhecimento técnico-científico para além do ambiente odontológico, viabilizando uma conexão com uma realidade diferente da sua e uma prática clínica diferenciada.  

  1. Promover a saúde bucal em distintos locais  

Ainda, possibilita que o profissional entre em contato com pessoas e comunidades diversas, reconhecendo os problemas sociais e promovendo a importância dos cuidados com a saúde bucal e a educação, até mesmo em locais onde a população desconhece e/ou não tem acesso a esses serviços de saúde. 

  1. Acesso a oportunidades  

Outro fator de relevância é que um dentista ou estudante voluntário está mais acessível a novas oportunidades e projetos. Devido ao fato de estar fora do ambiente odontológico e ter contato com diferentes públicos, ele aumenta seu networking.  

  1. Exercer a cidadania  

Trata-se de um ato de cidadania, onde o cirurgião-dentista, como membro da sociedade, consegue estreitar os laços e se engajar com a comunidade em que está inserido, além, é claro, de ser um exemplo a ser seguido em seu círculo social.  

  1.  Bem-estar pessoal 

Do mesmo modo, fazer o bem ao próximo reflete diretamente no bem-estar, autoestima e sensação de pertencimento. O voluntariado proporciona um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.  

Como se tornar um dentista ou estudante universitário voluntário?  

Existem diversos tipos de ações sociais voltadas para a área odontológica. A maioria delas com foco na promoção da saúde bucal, educação da população e atendimento odontológico gratuito.   

Para se tornar voluntário, além de se cadastrar em plataformas de voluntariado, você pode participar de programas voltados especificamente para a área odontológica. 

É o caso do Guardiões do Sorriso, uma iniciativa desenvolvida pela Dental Speed em parceria exclusiva com a Colgate, que apoia projetos sociais com foco em educação em higiene bucal. 

Projeto Guardiões do Sorriso da Dental Speed 

O Guardiões do Sorriso nasceu em 2017 com a premissa de contribuir com ações sociais realizadas por cirurgiões-dentistas e universitários de Odontologia de todo o Brasil.   

O principal público desta iniciativa são crianças de 06 a 12 anos em famílias de baixa renda ou que vivem em regiões menos favorecidas. 

As ações atendidas pelo projeto incluem: 

  • Palestras educativas em escolas e instituições sociais; 
  • Doações para comunidades carentes; 
  • Atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social no próprio consultório; 
  • Entre outras. 

Assim, o projeto Guardiões do Sorriso, disponibiliza gratuitamente aos voluntários kits Infantis Dr. Dentuço e material de apoio digital para as ações.  

Cada kit contém: 1 Escova de dentes e 1 Creme dental Colgate NeutrAçúcar™ 30g. 
Projeto Guardiões do Sorriso Dental Speed

Dra. Ana Paula dos Reis Torres, participante do projeto em 2021, explica que, como o atendimento odontológico não é acessível para grande parte da população, a prevenção é a principal forma de combater doenças como a cárie e o câncer bucal. 

O projeto te dá uma orientação, um suporte. Começa com as crianças, e elas levam essas informações aos pais”, relata. 

A cirurgiã-dentista acredita que a informação é o ponto chave para a prevenção de doenças e deve ser difundida, a começar pelas crianças. 

Já a estudante de Odontologia Gabriele Louise, voluntária do projeto, conta que além de as crianças terem uma orientação correta sobre os cuidados com a higiene bucal para uma melhor escovação, elas também se sentem reconhecidas.  

“É importante a gente ver o quanto as crianças se sentem valorizadas e o quão importante foi o dia de voluntariado para elas”.  

Significa que o projeto não só aproxima as crianças da Odontologia e de uma rotina bucal mais saudável, mas também oferece acolhimento. 

Quer saber mais sobre a experiência de ser um profissional parceiro do Projeto Guardiões do Sorriso? Assista ao vídeo: Como é ser um dentista voluntário? 

Como participar do Guardiões do Sorriso? 

No último ano, mais de 200 projetos foram beneficiados pelo nosso programa, e esse número pode crescer ainda mais. 

Então, se você é dentista ou universitário de Odontologia e deseja se tornar um Guardião do Sorriso, é muitos simples: basta acessar o site dentalspeed.com/guardioes e cadastrar o seu projeto social. 

Vale salientar que os projetos os quais podem ser inscritos no Guardiões do Sorriso devem ter foco em doação, educação e conscientização sobre saúde bucal de crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos. 

Após curadoria interna, análise e aprovação, o time responsável entrará em contato para o envio de kits infantis. Em caso de dúvidas, leia o regulamento completo aqui.  

Tornando-se um Guardião do Sorriso você estará pronto para uma importante missão: transformar vidas a partir de um sorriso. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com um colega de profissão.  

Desse modo, mais profissionais poderão conhecer o projeto e contribuir para uma sociedade cada vez mais solidária e sorridente. 

Avalie-nos no Google Dental Speed
Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....

Institucional

Programa de fidelidade Mais Speed: conheça as vantagens!

Saiba mais sobre o programa de fidelidade da Dental Speed!

InstitucionalOdontologia

Venha se preparar para o CIOSP 2024 – Dental Speed

Venha se preparar com a gente para o Congresso Internacional de Odontologia...

Institucional

Black Friday na Dental Speed: tudo o que você precisa saber

Já conferiu a Black Friday da Dental Speed? Confira as respostas para...