Página Inicial Universitários Kit Acadêmico: como escolher o seu?
Universitários

Kit Acadêmico: como escolher o seu?

O kit acadêmico é certamente o primeiro grande investimento do estudante de Odontologia.  

Realizar a compra desse material, que nos acompanha ao longo do curso e também da vida profissional, sem dúvidas fará você se sentir cada vez mais parte do universo da Odonto.  

Para acertar na escolha do kit, nada melhor do que conferir a opinião de quem já passou por essa etapa tão importante do curso. 

Por isso, além de informações relevantes sobre esse equipamento, também aproveito para compartilhar minha experiência acadêmica e te dar dicas sobre cuidados essenciais para manter seu kit sempre pronto para uso! 

O que compõe o kit acadêmico odontológico? 

De antemão, o kit acadêmico é um material odontológico essencial no dia a dia do cirurgião-dentista, pois é composto por instrumentos capazes de atuar em diferentes procedimentos clínicos. 

Antes mesmo de ingressar no curso de Odontologia, você provavelmente já teve contato com um dos componentes do kit acadêmico: a caneta de alta rotação, popularmente conhecida como “motorzinho da odonto” ou “barulhinho do dentista”. 

Dessa forma, o kit acadêmico possui: 

Para que serve o kit acadêmico odontológico? 

Confira a seguir a função de cada um dos instrumentos do kit acadêmico

Caneta de Alta Rotação 

Possui uma série de funcionalidades como: preparo cavitário, profilaxia, dentre outros procedimentos. 

Micromotor 

É um instrumento bem importante, pois com ele é possível acionar mecanicamente os outros itens como peça reta e contra ângulo

Peça Reta ou “Peça de Mão”  

Também é chamado de Peça de Mão e se encaixa no micromotor para realizar procedimentos necessários, dentre eles: etapa de acabamento e polimento de dentes provisórios e placas oclusais, práticas de prótese, procedimentos cirúrgicos, entre outros. 

Você também pode se interessar pelo artigo: Restaurações provisórias: saiba mais sobre esse procedimento!

Contra Ângulo  

Também conhecido como Caneta de Baixa Rotação, é acionado com o micromotor. Existem vários modelos no mercado, os mais comuns são: convencional, multiplicador e redutor.

Cada um deles é indicado para um tipo de procedimento, como exemplo: acabamento de restaurações, procedimentos cirúrgicos, procedimentos protéticos, etc. 

Acessórios  

É comum que os produtos venham acompanhados de alguns acessórios

O principal deles é o lubrificante, que deve ser usado de forma rigorosa na garantia do bom funcionamento das peças que compõem o kit acadêmico

Além disso, o kit também possui manual de instruções, manual de lubrificação e números de série das peças que provam a originalidade dos materiais, item importantíssimo nos dias de hoje, pois a falsificação pode comprometer a qualidade.  

Tudo isso vem dentro de uma bolsa ou maleta que nos acompanha durante todo o curso e serve para transportar o kit acadêmico com segurança. 

Você também pode se interessar pelo artigo: Materiais odontológicos: conheça quais são e suas funções

Principais marcas de kit acadêmico 

Existem diversas marcas odontológicas que comercializam kits acadêmicos. Kavo, Dabi Atlante, NSK, Dentflex e Dentemed, por exemplo, são empresas que estão há muitos anos no mercado e prezam pela qualidade de seus produtos.  

Mas se você ainda tem muitas dúvidas sobre qual marca escolher, uma dica é ouvir o que os seus colegas têm a dizer sobre as marcas.  

Quando fui comprar meu kit acadêmico, por exemplo, peguei algumas dicas com meus familiares, que estão há mais tempo no ramo odontológico, e também conversei com alguns professores e veteranos.  

Lembro que alguns colegas estavam investindo em kits acadêmicos de alto valor, mas eu acabei optando por uma marca de boa qualidade e mais acessível, de acordo com minhas possibilidades financeiras. 

Pois, muito além do preço, precisamos estar atentos aos benefícios que teremos a longo prazo quando adquirirmos nossos materiais.  

Como escolher seu kit acadêmico odontológico? 

Além da marca do produto, existem algumas características que você deve levar em conta na hora de comprar o seu kit acadêmico. Confira! 

Encaixe do kit 

Alguns kits acadêmicos possuem encaixe manual de brocas, onde se faz necessário o uso de saca brocas, outros modelos possuem push botton, um botão que permite retirar a broca com muito mais praticidade. 

Cores 

Se você quer fugir do padrão, é possível encontrar kits acadêmicos em várias opções de cores. Os mais comuns são rosa, azul e lilás. 

Você também pode se interessar pelo artigo: Quanto um universitário de Odontologia gasta com materiais?

Luzes 

É possível optar por canetas com led, algo muito interessante e que ajuda em alguns procedimentos onde a luz do equipo não consegue chegar. Essa função tende a melhorar a visualização do campo de trabalho. 

Peso 

O peso da caneta também é algo que conta muito na hora de escolher o modelo ideal. Afinal, ninguém merece ficar trabalhando com um kit acadêmico pesado. 

Garantia e Assistência Técnica 

Ter uma assistência técnica próxima de você pode ser uma boa pedida. Lembre-se: você não pode perder o dia de trabalho por problemas no seu equipamento e, se perder, que sejam poucos e de fácil solução. 

Dicas de cuidados necessários com o Kit Acadêmico 

Atualmente estou no oitavo período da faculdade de Odontologia e meu kit acadêmico está em perfeitas condições. Sempre atende muito bem as minhas demandas nas clínicas durante o curso e nos projetos de extensão. 

Mas isso só aconteceu devido aos cuidados que tive desde que adquiri o produto. Por isso, confira algumas dicas para uma boa manutenção e aumento da vida útil. 

Como limpar meu kit acadêmico? 

Alguns pontos são bem importantes! Limpar seu kit acadêmico somente com álcool, por exemplo, é algo totalmente errado. 

As canetas de alta rotação, assim como peças de mão em geral, são consideradas artigos semicríticos (entram em contato com mucosas íntegras) ou críticos (em que há probabilidade de atingir o sistema vascular). 

Por essa classificação, elas devem ser processadas por desinfecção de alto nível ou esterilização.  

O álcool 70% é um desinfetante de nível intermediário, portanto não alcança o nível de destruição de microrganismos desejados. 

Passo a passo 

Os protocolos mais bem aceitos consideram o mesmo processamento indicado para os demais produtos da área da saúde, porém, no caso do kit acadêmico, utiliza-se compressa de gaze para realizar o procedimento. 

Veja as etapas de limpeza e desinfecção: 

  1. Acionar linha de água; 
  1. Envolver canetas com solução diluída de detergente enzimático e deixar agir (tempo e diluição recomendados pelo fabricante do detergente); 
  1. Após o tempo indicado, escovar com escova de cerdas macias todas as superfícies em água tratada para remover o detergente enzimático;  
  1. Secar com compressa de gaze seca; 
  1. Lubrificar e tirar excesso de lubrificante
  1. Acionar linha de ar; 
  1. Embalar em papel grau cirúrgico
  1. Esterilizar em autoclave

Devemos sempre cuidar e fazer bom uso das peças do kit acadêmico para assegurar que elas durem bastante tempo. A lubrificação realizada de forma correta, garante a qualidade das canetas.  

Lembre-se que temos um motor nas mãos e que esse rolamento precisa estar lubrificado para que funcione bem. Por isso, use o lubrificante sempre antes de colocar na autoclave. 

Por fim, já deu para notar que independente do kit acadêmico, esses pontos de lubrificação e desinfecção serão fundamentais para garantir a longevidade das suas peças.  

Ah, e tenha cuidado para não derrubar seu kit. Use sempre a maleta para transporte! 

Pense em todas essas dicas e faça sua escolha consciente. Investir numa marca de qualidade é a certeza de ter esse material na sua vida profissional por muitos anos! 

Na Dental Speed você encontra várias opções em Kits Acadêmicos e pode conferir as avaliações dos clientes que já compraram esses produtos. Acesse aqui

Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com seus colegas de turma! E se você deseja mais dicas sobre esse assunto, deixe nos comentários. 

Até a próxima. 

 

Referências: 

COMO ESCOLHER um kit acadêmico odontológico. I9, [S. l.], p. 1-1, 28 jun. 2022. Disponível em: http://blog.i9equipamentos.com.br/2018/06/28/como-escolher-um-kit-academico-odontologico/. Acesso em: 19 jul. 2022. 

Texto escrito originalmente no dia 10 de dezembro de 2016 por Dra. Juliana Lemes, reescrito no dia 22 de julho de 2022 por Erick Queiroz e revisado por Gabrielli Nery Wandscheer.

Publicado por
Erick Queiroz

Graduando em Odontologia pela UFRN, produz conteúdos voltados para acadêmicos e profissionais da Odontologia no perfil @estudantiario.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Universitários

Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia 

Quais materiais devo priorizar? Qual a melhor marca? Vou usar todo esse...

Universitários

Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!

O kit acadêmico é o primeiro equipamento odontológico com o qual um...

Universitários

Manequim Odontológico: Como escolher o seu?

O manequim Odontológico é indicados para treinamento da prática odontológica. Conheça quais...

Universitários

Passei no vestibular de Odontologia, e agora?

Passou para a faculdade de Odontologia? Se você é calouro, saiba tudo...