Página Inicial Universitários Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!
Universitários

Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!

O kit acadêmico é o primeiro equipamento odontológico com o qual um estudante de odontologia tem contato, e também o mais utilizado ao longo da carreira como cirurgião-dentista. 

Mas, para que você possa usá-lo por muitos anos, é importante adotar algumas medidas preventivas, que incluem desde lubrificações periódicas ao correto acondicionamento dos componentes. 

A seguir, veja quais são os cuidados essenciais com seu kit acadêmico para mantê-lo sempre em excelente estado de conservação. 

Realize a limpeza e desinfecção de todas as peças  

A limpeza das peças de mão, além de fazerem parte das medidas de biossegurança de um consultório odontológico, também são fundamentais para a manutenção do seu kit acadêmico. 

Por isso, após a utilização em procedimento odontológico, a caneta de alta rotação, peça reta, micromotor e contra ângulo devem ser limpos, desinfetados e esterilizados cuidadosamente.  

Para remoção de sujidade, use um pano limpo e macio embebido com álcool 70º, sabão neutro ou algum produto similar, desde que este não possua base ácida, cloro ou amônia. 

Quanto ao processo de esterilização, leve as peças à autoclave com vapor úmido a 135°C, e nunca utilize vapor seco (estufa elétrica). 

Não negligencie a lubrificação 

Tão importante quanto ter um kit acadêmico limpo e esterilizado é mantê-lo lubrificado.  

A lubrificação é a chave para o bom funcionamento das suas peças de mão, tanto que o óleo lubrificante (spray) já é um dos itens que compõe o kit acadêmico. 

Negligenciá-la pode provocar danos graves aos rolamentos, pinças e engrenagens. Há, também, o risco de perder a garantia de fábrica devido à falta de lubrificação. 

A maneira mais adequada de lubrificar as peças do seu kit acadêmico é seguindo as orientações disponíveis no manual de instruções do produto, pois essas informações variam de acordo com cada fabricante. 

O Kit Acadêmico Gnatus Prime, por exemplo, possui um passo a passo específico de lubrificação para cada um dos componentes. Confira: 

Passo a passo para lubrificação da Peça de mão de Alta Rotação Gnatus: 

  • Remova a broca da alta rotação e cubra a parte frontal com papel toalha; 
  • Posicione a lata do lubrificante na vertical e introduza o bico injetor na parte traseira da peça, onde há entrada de ar. 
  • Aplique o lubrificante, pressionando o spray por 2 segundos. Se o lubrificante apresentar aspecto escuro, repita o processo até atingir uma aparência clara; 
  • Com o registro de água ainda fechado, acione a peça de mão por 15 segundos para remover o excesso de óleo. 

Passo a passo para lubrificação de Contra Ângulo e Peça Reta Gnatus: 

  • Remova a broca/fresa e cubra a parte frontal da peça com papel toalha; 
  • Encaixe o bico adaptador de silicone na saída do spray; 
  • Posicione a lata do lubrificante na vertical e introduza o bico no orifício central da peça reta ou contra ângulo; 
  • Aplique o lubrificante, pressionando o spray por 2 segundos. Se o lubrificante apresentar aspecto escuro, repita o processo até atingir uma aparência clara; 
  • Coloque a fresa ou instrumento odontológico similar na peça reta e a broca no contra ângulo. 
  •  Encaixe o contra ângulo ou a peça reta no micromotor e gire o instrumento para que todas as tubulações sejam atingidas pelo óleo lubrificante. 
  • Retire a broca ou fresa e, com o registro de água fechado, acione a linha de ar por 15 segundos a fim de remover o excesso de óleo. 

Passo a passo para lubrificação do micromotor Gnatus: 

  • Gire o anel direcional do micromotor no sentido horário até que ele atinja o limite; 
  • Posicione o óleo lubrificante na vertical, encaixando-o na parte posterior do micromotor; 
  • Aplique o óleo lubrificante por 2 segundos; 
  • Gire no sentido anti-horário até atingir o limite e aplique novamente o óleo lubrificante; 
  • Conecte o micromotor em seu equipo, envolva-o com um papel ou pano e acione alternando o sentido horário e anti-horário do anel; 
  • Faça isso até que o resíduo escuro do óleo lubrificante seja eliminado das palhetas internas. 

Vale ressaltar que a etapa de lubrificação deve ser feita após a limpeza e desinfecção das peças e antes de serem esterilizadas em autoclave. 

Além disso, para manter os componentes íntegros, sempre os lubrifique com o óleo original fornecido pelo fabricante. 

Armazene e transporte o kit com segurança 

Os cuidados com o kit acadêmico também estão relacionados à forma como você manuseia e armazena os componentes. 

Neste caso, para evitar quedas e impactos que poderão danificar o aparelho, as peças do kit acadêmico devem ser acondicionadas e transportadas sempre em sua embalagem original. 

A boa notícia é que a maioria dos kits acadêmicos já são comercializados em maletas, cases ou nécessaires que acomodam as peças e ajudam a proteger o equipamento. 

Faça manutenções periódicas 

Assim como qualquer outro equipamento odontológico, o kit acadêmico também precisa de manutenções periódicas. 

O ideal é realizá-las ao fim do período letivo ou após ficar um longo período sem utilizar o kit acadêmico. 

As manutenções preventivas devem ser feitas com assistência técnica autorizada da marca fabricante para não perder a garantia do produto.  

Em caso de manutenção corretiva, quando há necessidade de substituir alguma peça, sempre solicite componentes de reposições originais. 

Conheça o Programa Universitários Dental Speed e surpreenda-se! 

Agora que você já sabe como aumentar a vida útil das suas peças de mão, saiba que é possível economizar muito na compra do kit acadêmico e demais produtos da lista de materiais. 

A Dental Speed, por exemplo, possui um Programa Universitário repleto de benefícios, onde você compra a sua lista acadêmica de forma rápida, fácil e com descontos exclusivos. 

Confira, a seguir, todos os benefícios do programa! 

Lista acadêmica fácil  

Na Dental Speed você encontra a lista acadêmica da sua universidade pronta e pode personalizá-la como preferir.  

Para consultá-la, acesse dentalspeed.com/universitarios/lista e confira as listas acadêmicas previamente cadastradas. Caso a sua lista acadêmica não esteja disponível, basta inseri-la! 

Além disso, o site conta com uma funcionalidade que te ajuda a economizar ainda mais ao sugerir produtos odontológicos similares e de menor valor.  

É possível comparar preços, substituir produtos e comprar a lista acadêmica do seu jeito! 

Cupons, brindes e parcelamento exclusivos  

Além de muita praticidade para comprar a sua lista acadêmica, a Dental Speed oferece cupons de descontos exclusivos para universitários, tanto na primeira compra quanto em demais pedidos. 

O parcelamento é feito com exclusividade para os estudantes que precisam de parcelas de menor valor. E a lista acadêmica pode ser paga em até 10 vezes no cartão de crédito ou em até 6 vezes no boleto – mediante análise de crédito. 

Os brindes do Programa Universitários também são um sucesso entre os estudantes. Materiais e utensílios odontológicos que facilitam a rotina clínica na faculdade e levam um pouco de cor e estilo às aulas e práticas. 

Embaixadores Dental Speed 

Participar do Embaixadores é outra forma de você ganhar ainda mais descontos em sua lista acadêmica. 

Cadastrando-se como Embaixador, você se torna responsável pelas cotações e tudo o que envolve a comunicação entre sua turma e a Dental Speed. 

Divulgando o Programa Universitários para os seus colegas e incentivando-os a fechar a lista acadêmica com a gente, há, inclusive, a possibilidade de levar a sua lista de graça! 

Quanto mais colegas comprarem suas respectivas listas na Dental Speed, mais créditos você acumula e maior é a chance de você ganhar 100% de desconto em sua lista. 

Se interessou? Acesse a Área do Embaixador no site da Dental Speed e confira o regulamento completo do programa. 

Atendimento especializado para universitários 

A Dental Speed também conta com uma equipe de especialistas dedicada a atender os universitários de Odontologia.  

É possível montar a lista acadêmica, tirar dúvidas sobre produtos e realizar negociações pelo 0800 701 6870 (ligação gratuita).  

Nosso time estará pronto para te auxiliar em todas as etapas de compra da sua lista para que você tenha a melhor experiência! 

Neste conteúdo abordamos algumas medidas que, se inseridas na rotina dos universitários de odontologia, podem prolongar a vida útil do kit acadêmico e garantir atendimentos odontológicos de qualidade por muitos anos. 

Quer mais dicas úteis e que vão descomplicar a sua jornada acadêmica? Confira alguns conteúdos disponíveis aqui no Eu Amo Odonto: 

Referências: 

O QUE vem no Kit acadêmico Gnatus e como cuidar dele. Gnatus, [S. l.], p. 1-1, 16 mar. 2023. Disponível em: https://www.gnatus.com.br/o-que-vem-no-kit-academico-gnatus-e-como-cuidar-dele/. Acesso em: 11 abr. 2023. 

COMO LUBRIFICAR corretamente sua peça de mão. Gnatus, [S. l.], p. 1-1, 28 set. 2021. Disponível em: https://www.gnatus.com.br/spray/. Acesso em: 11 abr. 2023. 

PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE MÃO ODONTOLÓGICAS. Woson, [S. l.], p. 1-1, 28 set. 2021. Disponível em: https://www.blogwoson.com.br/artigo/procedimentos-para-limpeza-e-lubrificacao-de-pecas-de-mao-odontologicas. Acesso em: 11 abr. 2023. 

KIT Acadêmico Odontológico: Saiba Como Escolher O Seu. Empreendedor Dentista, [S. l.], p. 1-1, 8 abr. 2021. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/kit-academico/. Acesso em: 8 abr. 2021. 

10 Dicas para conservação do seu Kit Acadêmico. In: Dentflex. [S. l.], 12 abr. 2023. Disponível em: https://www.dentflex.com.br/10-dicas-para-conservacao-do-seu-kit-academico. Acesso em: 10 abr. 2023. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Universitários

Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia 

Quais materiais devo priorizar? Qual a melhor marca? Vou usar todo esse...

Universitários

Manequim Odontológico: Como escolher o seu?

O manequim Odontológico é indicados para treinamento da prática odontológica. Conheça quais...

Universitários

Passei no vestibular de Odontologia, e agora?

Passou para a faculdade de Odontologia? Se você é calouro, saiba tudo...

Afinal, quanto gasta um estudante de Odontologia?
Artigos mais lidosUniversitários

Quanto um universitário de Odontologia gasta com materiais?

Quer saber quanto custa para ingressar no curso de Odontologia? Confira os...