Página Inicial Gestão e Marketing 7 motivos para usar uma agenda online na sua clínica
Gestão e Marketing

7 motivos para usar uma agenda online na sua clínica

Motivos para utilizar agenda online na sua clínica

Agenda Online na Clínica

A agenda é um item essencial para a organização dos atendimentos nas clínicas e consultórios odontológicos. E para dentistas que querem modernizar a sua rotina de trabalho, é possível optar pela agenda online de um software odontológico.

O Simples Dental, plataforma oficial da Dental Speed, possui a ferramenta Agenda Online, que traz todos os recursos  necessários para a organização dos atendimentos. 

Com ela é possível cadastrar todos os pacientes, fazer agendamentos, gerenciar prontuários, controlar procedimentos e cadeiras da clínica. 

“Você pode cadastrar os pacientes à medida que eles forem sendo atendidos. Mas também é possível importar a base de dados de pacientes para o Simples Dental, exportados de planilhas de excel ou de outro software”, explica Ramon Maciel, dentista e CEO da Simples Dental.

Além disso, você consegue fazer a gestão da sua clínica de onde estiver, com o aplicativo do Simples Dental. Ele está disponível para sistemas iOS e Android

Quer saber mais sobre as funcionalidades da Agenda Online? Confira sete motivos para aderir à tecnologia!

Sua agenda sempre com você

Já imaginou diminuir a pilha de papéis na sua clínica? Ter menos material impresso de fichas dos pacientes e outros documentos? Agora é possível fazer isso com a agenda online do Simples Dental.

Com a ferramenta você consegue acessar as consultas agendadas direto do aplicativo pelo celular ou pelo desktop, otimizando tempo e espaço físico

Você não precisa mais pensar em deslocamento e se preocupar com os contratempos do trânsito para chegar até sua clínica.

Tendo uma agenda digital, você tem acesso a ela 24h e pode conferi-la de onde estiver, até mesmo da sua própria casa. 

“Já aconteceu de eu estar em um churrasco e alguém pedir para agendar uma consulta. Com o acesso à agenda pelo aplicativo, não tem tempo ruim”, conta a periodontista Cláudia Sens

A Agenda Simples Dental proporciona: 

  • total controle dos horários, 
  • fluxos de atendimento (retornos ou cancelamentos), 
  • cadeiras disponíveis,  
  • marcação de compromissos,
  • a organização por rótulos  das informações dos pacientes. 

E o melhor de tudo isso, é que você pode notificar seus pacientes com o uso de mensagens WhatsApp. Na funcionalidade, é possível enviar confirmação de consultas para seus pacientes e criar rótulos por cor para destacar cada tipo de consulta.

Um exemplo de sucesso com uso do software odontológico Simples Dental é a Clínica Felicittá. A clínica começou com o Simples Dental no plano agenda e hoje utiliza o plano Vendas.

“As funcionalidades do Simples Dental, em ordem de importância para a nossa clínica, são: as confirmações para os pacientes via WhatsApp, que é fantástico; a parte de funil de atendimento, de agendamento e reagendamento; e a própria agenda”, confirma Priscila de Stefani Castro, gestora administrativa na Felicittá.

Em resumo, dentro da ferramenta é possível:

  • Cadastrar pacientes
  • Marcar consultas e compromissos
  • Acompanhar mudanças de horário e cancelamentos
  • Editar e reagendar atendimentos
  • Ter controle das cadeiras, sem duplicar ou deixar horários vazios
  • Enviar confirmações de consulta
  • Visualizar os agendamentos por dia, semana ou por cadeiras
  • Programar alertas de retorno
Simples Dental software odontológico

Agilidade e melhora no atendimento

A facilidade de organização não é o único benefício da Agenda do Simples Dental para a sua clínica. Com ela, você pode ter mais agilidade e melhorar os atendimentos dos seus pacientes. Tudo que você precisa está em um só lugar.

A sua rotina fica mais fácil e prática. Você consegue ter uma visão mais ampla dos atendimentos, sem precisar de inúmeros papéis. Outras vantagens são o aviso de consultas e os alertas de retorno. 

Você não precisa mais ligar para cada paciente, basta utilizar a integração com o Whatsapp e enviar lembretes. Dessa forma você também cria um bom relacionamento com quem está sendo atendido na sua clínica.

Assim também acontece nos retornos. Ao cadastrar o atendimento, o dentista pode criar um alerta de retorno para não esquecer nenhuma data de consulta e diminuir as faltas, melhorando a eficácia dos tratamentos.

Prontuário digital

O prontuário é um documento importante para o atendimento do paciente e reúne o histórico dos tratamentos. Além de trazer dados jurídicos e clínicos.

No prontuário digital do Simples Dental você pode adicionar todos os documentos necessários para o atendimento. 

Por exemplo, a ficha de anamnese, receituários, exames, encaminhamentos, contratos, atestados, orçamentos, dentre outros. Em uma só ferramenta você terá todas as informações necessárias dos seus pacientes.

Para aqueles que ainda não conseguiram abandonar o uso do papel, o prontuário digital do Simples Dental ainda tem mais uma vantagem: ele permite anexar os prontuários físicos no sistema. 

É super simples:

  • Faça uma foto das fichas com o aplicativo do Simples Dental 
  • Anexe a imagem ao cadastro do paciente

Além disso, segundo o Parecer nº. 125/92 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), é preciso manter os documentos físicos em mãos por no mínimo dez anos, a contar da última data de consulta do paciente.

Mas para os pacientes novos, você pode cadastrá-los diretamente no sistema, sem precisar de armazenamento físico.

Ficou com alguma dúvida? Confira o vídeo detalhado de como criar uma ficha de paciente no Simples Dental:

Redução de custos

A instalação de uma clínica necessita de gerenciamento de custos com investimento em espaço físico, equipamentos, equipe, manutenção, móveis, dentre outros. 

Com o uso do Simples Dental nas clínicas odontológicas há automatização de serviços e, consequentemente, a redução dos custos da impressão de papéis. 

Em resumo, a Agenda online do Simples Dental facilita no agendamento de consultas, diminuição de custos com material de escritório, o fim de inúmeras fichas físicas e a melhoria no relacionamento com o paciente. 

Por exemplo, hoje na Clínica Felicittá, 80% dos pacientes atendidos chegam por indicação e 20% são de campanhas de Facebook Ads e Google Ads. Ou seja, tendo um bom relacionamento com o paciente, você gera retornos e indicações para sua clínica.

Otimização de tempo 

Quando falamos de tecnologia, também estamos falando em economia de tempo e dinheiro. Com o Simples Dental Agenda podemos otimizar o espaço físico e a distribuição de tempo perdido na realização de tarefas diárias. 

Para exemplificar, o uso de papel despende mais tempo na busca das fichas de cada paciente e na compreensão de quais procedimentos cada paciente irá realizar na clínica. 

Com a agenda digital evita-se perder tempo em separar diariamente os prontuários dos atendimentos e armazená-los ao final do dia. Ou seja, agora está tudo consolidado em um só lugar: na agenda digital!

Ao buscar alguma consulta, basta acessar o menu PACIENTES e buscar pelo nome da pessoa a ser atendida. Depois clicar na aba Sobre e em seguida em Consultas, assim como a imagem abaixo:

Simples dental agenda

E caso ainda queira conferir quais são as datas das consultas, clique no ícone de calendário:

simples dental consultas

Outra forma de otimizar tempo é prever a duração de cada consulta na Agenda.

Assim você mantém os horários organizados e diminui o tempo de espera dos pacientes ou direciona melhor os atendimentos, evitando que as cadeiras fiquem ociosas.

Integração da gestão da clínica

A boa gestão da sua clínica também depende da organização de horários e fluxos de trabalho entre a equipe. Para que as funcionalidades da agenda sejam bem administradas, é essencial que todos da equipe tenham acesso à ela.

Na Clínica Felicittá, a gestão do software odontológico e suas funcionalidades ficam sob a responsabilidade de duas profissionais, que também gerenciam estratégias. 

E a Clínica ainda conta com uma secretária, para fazer os agendamentos e retornos gerados através de campanhas no Google. 

Se todos souberem administrar a agenda digital, pode facilitar na fluidez dos atendimentos, na marcação de consultas por qualquer profissional e de onde estiver e, no futuro, melhorar na conversão de pacientes.

Com uma agenda online, todos podem ter acesso aos agendamentos, as informações e documentos dos pacientes, cadeiras disponíveis, entre outras funções.

Outra novidade é poder aproveitar a tecnologia para investir em marketing de vendas, para criar um bom relacionamento com o paciente, confiança e valor de marca.

Durante a Pandemia tivemos que nos reinventar com campanhas de Marketing, posicionamento de marca e atuação profissional. Com o Simples Dental, buscamos potencializar nossos dentistas em fechamento de vendas e formar a equipe para nos tornarmos cada vez melhores nos processos que oferecemos, entregando excelência e sendo um diferencial para o cliente”, destaca Priscila de Stefani.

simples dental agenda marketing

Todos podem ser treinados para ter domínio do Simples Dental e da ferramenta Agenda Online para não perder oportunidades de vendas.

Agenda online Simples Dental

Quer entender porque você precisa de uma agenda online? Faça uma avaliação da rotina da sua clínica odontológica:

  • Avalie a quantidade de horas diárias gastas em um dia de atendimento
  • Quantos pacientes são atendidos por dia
  • Com qual frequência seus pacientes costumam se consultar
  • Qual a duração média das consultas para cada tipo de tratamento

Após a avaliação você terá certeza de que a compilação dessas informações ficariam mais organizadas se estivessem em um software odontológico.

“O Simples Dental facilita muito na gestão do consultório, não somente a parte de agenda, mas também a parte financeira, de gestão, cobrança, confirmações. É um sistema muito completo que traz tudo que uma clínica precisa para fazer sua gestão”, indica Priscila de Stefani, gestora administrativa na Clínica Felicittá.

A Agenda online do Simples Dental possui um layout simples e intuitivo, que mantém todas as informações organizadas dos pacientes. É um sistema fácil de usar e você consegue administrar todos os estágios nos quais os pacientes estão, sem a necessidade da secretária entrar em contato com cada um. 

Invista em tecnologia. Conheça mais sobre a ferramenta no site do Simples Dental e faça um teste grátis.

Publicado por
Suelen Rocha

Redatora da Simples Dental, formada em Jornalismo pela UFSC e em Letras pela UFPA.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

Gestão e MarketingInstitucional

O que considerar na hora de escolher uma dental?

É essencial escolher uma dental parceira que ofereça qualidade, entrega eficiente e...

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...