Página Inicial Gestão e Marketing Como o Simples Dental evolui a gestão financeira da sua clínica
Gestão e Marketing

Como o Simples Dental evolui a gestão financeira da sua clínica

Com o Simples Dental você consegue ter uma gestão financeira simples do começo ao fim, tendo controle do seu fluxo de caixa, boletos e comissão de dentistas. 

Dificuldades em entender e controlar seu fluxo de caixa? Com o uso de um software odontológico você pode ter todas as informações do seu antigo livro caixa em um só sistema.  

No Simples Dental, o menu financeiro garante uma gestão financeira de forma simples, segura e mais organizada. 

Quanto maior for o controle financeiro da sua clínica, mais chances de você ter um maior faturamento. A informação é da última Pesquisa de Mercado 2021 do Simples Dental* e, segundo as pessoas entrevistadas, controlar os gastos e separar as despesas pessoais ajudam dentistas a faturarem 40% a mais do que as pessoas que não fazem esses processos financeiros na clínica. 

Com o uso de um sistema fica mais claro saber quanto você gastou e recebeu no último mês, gerar relatórios e investir seu faturamento para o sucesso do seu negócio. Além de possibilitar a integração no sistema com outros meios de pagamento e oferecer como diferencial para seus pacientes.  

Quer entender como o Simples Dental ajuda a melhorar suas finanças? Confira os benefícios do sistema para sua gestão financeira.   

Como funciona o menu financeiro do Simples Dental 

O menu financeiro do Simples Dental está disponível a partir do plano Gestão. Com ele é possível gerenciar fluxo de caixa, comissionamento de dentistas e gerar boletos para os pacientes efetuarem os pagamentos dos tratamentos.  

Outra ferramenta do financeiro é a integração com a maquininha da Saúde Service. Essa forma de pagamento facilita o recebimento dos débitos da pessoa paciente, pois oferece a escolha de pagamento em débito ou crédito, atendendo a necessidade de quem está abrindo um orçamento na clínica. E o melhor de tudo: o dinheiro cai direto no software Simples Dental. 

Além disso, o financeiro está integrado com o sistema por meio do menu orçamento do Prontuário Digital. Então quando os orçamentos são aprovados na clínica, eles automaticamente aparecem no fluxo de caixa em receitas. Em poucos cliques você consegue visualizar de forma ampla o que entra e sai do financeiro. 

Essas são só algumas vantagens ao optar pelo financeiro do Simples Dental. Abaixo explicamos cada benefício desse recurso para que você não pense duas vezes na hora de trocar seu livro caixa por um software odontológico.  

Benefícios para sua gestão financeira com o Simples Dental 

O menu financeiro do Simples Dental tem como objetivo tornar realmente simples o controle dos gastos, mais organizado e fácil de gerir. Assim como todos os recursos do software odontológico, o menu financeiro é muito fácil de usar e serve como um espelho da sua gestão financeira. 

O menu financeiro é o seu livro caixa digital. Mas, muito além de um espaço de organização, ele auxilia no acesso rápido aos dados financeiros da sua clínica e ao cumprimento de suas obrigações financeiras, evitando riscos de inadimplência de pacientes. 

O uso do menu financeiro ajuda você a se preparar para qualquer eventualidade financeira. Com uma rotina acelerada na clínica, a pessoa dentista pode esquecer de anotar uma despesa, ficar em dúvida se o pagamento foi efetuado pela pessoa paciente, dentre outras situações que geram transtornos financeiros. 

Entenda melhor como o menu financeiro do Simples Dental funciona e quais os benefícios dele para você e sua clínica! 

Integração com os orçamentos aprovados no Prontuário Digital 

Já parou para calcular todo o tempo gasto para anotar e fazer os cálculos do seu financeiro no livro caixa?  

Dependendo de como estão organizadas as informações, usar o papel como meio para gestão financeira fica difícil entender exatamente as datas de pagamento, quem está em débito na clínica ou quais os planos de tratamentos aprovados.  

É um trabalho oneroso que pode ser otimizado com um software odontológico. Com a integração do financeiro do Simples Dental com o menu orçamentos no prontuário do paciente, fica mais fácil você compreender quando entra determinada receita e não perder as datas de pagamento.  

Sabendo exatamente quanto irá ganhar, é possível ter mais facilidade para aplicar seu faturamento em manutenção da clínica, investimento em tecnologias, dentre outros recursos. 

No Simples Dental, todo orçamento aprovado aparece no menu financeiro como receita. Com essa visão do sistema, você consegue ter acesso a toda listagem de orçamentos aprovados dos pacientes em um único lugar e o valor do tratamento a ser recebido.  

Pode ainda clicar em cada paciente de forma individual e conferir seus planos de tratamentos no Prontuário Digital, e visualizar de forma detalhada cada procedimento e os débitos da pessoa atendida.  

Com essa funcionalidade você tem mais controle das inadimplências porque consegue entender quais pacientes estão em débito e realizar as cobranças.  

Também tem mais agilidade nas tarefas da clínica, otimização de tempo e mais segurança no armazenamento de dados de pacientes.  

Agilidade e centralização dos controles financeiros no seu fluxo de caixa 

Com a rotina acelerada, você pode encontrar dificuldades em acompanhar o fluxo de caixa da sua clínica.  

Porém, usando o menu financeiro do Simples Dental, você tem a possibilidade de registrar todas as transações do seu negócio e saber exatamente quanto está faturando na clínica.  

“O Simples Dental facilitou concentrar as informações e integrá-las aos prontuários, porque antes eu precisava anotar no papel e depois na planilha. Agora eu tenho tudo no digital e automaticamente organizado no fluxo de caixa, então eu ganho em organização, agilidade e, lógico, em diminuição do risco de erros”, conta Bruno Ecco, sócio e ortodontista na clínica Odontowix 

Essa possibilidade é realizada por várias ferramentas disponíveis no seu fluxo de caixa, como: 

Lembrete de despesas da clínica 

Todas as despesas da sua clínica podem ser cadastradas no financeiro do Simples Dental, como, por exemplo: fatura de luz, internet, aluguel e outras consideradas custos fixos na sua clínica.  

Ao fazer isso, você tem uma visão exata de quanto é o retorno financeiro da sua clínica ao final do mês com as quitações de despesas.   

Dessa forma, o menu serve como um lembrete de despesas da clínica e você tem um olhar atento para suas dívidas e não corre o risco de esquecer os pagamentos. 

Ao cadastrar a despesa no sistema você pode ainda anexar a fatura a ser paga e anotar no sistema o valor e a data de vencimento. Essa funcionalidade ajuda você ter clareza dos gastos da clínica e fazer um gerenciamento a longo prazo do que está sendo investido.  

Como a funcionalidade é mais para controle visual e serve também para a geração de relatórios de despesas, você precisa realizar os pagamentos pelos modos convencionais, baixando a fatura (caso tenha anexado no sistema) e pagar em seu banco de preferência.  

Integração com maquininha de cartão  

Com a opção de integração da maquininha de cartão da Saúde Service você tem taxas mais baixas e atrativas para parcelar os tratamentos da pessoa paciente. Pode ainda diversifica seus meios de pagamento, ajudando a aumentar as chances de fechar mais orçamentos na sua clínica. 

Entre as vantagens com a maquininha, você ganha praticidade e agilidade para aprovar mais orçamentos em seu negócio e pode oferecer tanto a opção de pagamento em débito quanto em crédito.  

Quando seu paciente efetua o pagamento, esse dinheiro fica automaticamente retido no sistema do Simples Dental para posterior saque dos administradores da clínica. É menos burocracia e menos juros para ter acesso ao seu faturamento.  

Pagamento de boletos de pacientes 

Assim como acontece na maquininha da Saúde Service, quando seu paciente efetua o pagamento usando o boleto do Simples Dental, automaticamente esse valor vai ficar retido no sistema para eventual saque.  

Com a opção de boleto integrada ao sistema, você pode emitir quantos boletos quiser e fazer a transferência do dinheiro direto para sua conta bancária.  

Caso você possua uma conta pelo banco Bradesco, a transferência é gratuita; caso contrário, você paga uma taxa baixa por transferência. Para entender melhor quais são esses valores confira o artigo sobre as principais dúvidas sobre boleto bancário.  

Fernando Trigueiro, ortodontista clínico e gestor da Clínica It.odonto, escolheu o boleto do Simples Dental pela facilidade de emissão e envio para o paciente, como também pela baixa automática do dinheiro e por ser integrado ao sistema.  

Ele também aplica a técnica de vendas dos três preços com os boletos do Simples Dental. A técnica simplifica a negociação para você aplicar com seus pacientes e para aplicá-la basta entender seus custos e qual preço aplicar.  

Segundo o dentista, na clínica você tem o custo fixo, custo variável, lucro e impostos. Em relação aos preços, o primeiro é aquele que você vai apresentar para o cliente, o preço dois é o valor que você quer receber na sua conta e o preço três seria o valor mínimo a ser cobrado de entrada quando resolver parcelar o tratamento para o paciente. Para entender na prática, confira o vídeo sobre a técnica de três preços, produzido pelo dentista.  

“É uma forma eficaz de pagamento que aumentou nossa venda de tickets altos em 30% desde que começamos a utilizar com o boleto do Simples Dental”, confirma Fernando.  

Outro motivo que fez Fernando optar pelo boleto do Simples Dental em vez de um banco foi a diminuição de burocracia no uso.  

“Eu não gosto de boletos de bancos, os juros são mais difíceis de negociar, mais burocracia para o cancelamento e é necessário pagar para emissão de boleto, dependendo do banco utilizado”, explica.   

Controle de comissão de dentistas em um único lugar 

O sistema otimiza seu tempo na execução de tarefas de cálculo e pagamento das comissões, ou seja, torna a sua gestão financeira mais organizada e ágil. 

Para usar a ferramenta, basta configurar no financeiro as regras de comissão de cada profissional para ser realizado o pagamento pelo software. Você pode escolher duas regras de pagamento: quando o tratamento é finalizado ou quando o débito é pago pelo paciente

Configurando essa regra, o sistema faz o cálculo automático das comissões com os valores referentes aos tratamentos e parcelas. Após pago, esse valor é lançado nas despesas da clínica e você consegue visualizar o valor exato que cada dentista vai receber pelos seus serviços. 

Na Central de Ajuda do Simples Dental você pode entender melhor como configurar as regras de pagamento, como é feito o cálculo de cada comissão e como pagar os dentistas na clínica

Filtrar informação para reduzir a inadimplência  

O menu financeiro também oferece filtragens de informações por semana, mês, últimos 30 dias ou de outro período a sua escolha e por receitas ➡ não pagas ➡  em atraso. Usando essa funcionalidade, você tem uma visão ampla dos pagamentos que faltam ser efetuados e pode usar essas informações para o sucesso do seu negócio.  

Além de encontrar uma informação específica no seu financeiro, com os filtros você ganha uma ferramenta para criar uma rotina de análise das receitas e despesas da clínica, mantendo organizada a sua gestão. Outra vantagem é poder usar o filtro como estratégia para diminuir a inadimplência de pacientes.  

Com esses dados você pode criar lembretes via WhatsApp em campanhas de marketing para  pacientes que estiverem com débitos em atraso. Como o software odontológico possui diversos recursos para melhorar a gestão da sua clínica, você pode utilizar o menu Comunicação do Simples Dental para enviar essas campanhas de inadimplência.  

Filtragem por caixa 

Na opção de filtros em seu fluxo de caixa você pode ainda criar quantos caixas quiser para o controle dos valores que entrarão na sua clínica e saber exatamente de qual caixa o dinheiro saiu. Ao final, você pode exportar essa filtragem como um relatório financeiro para o seu e-mail e ter salvo um backup das suas finanças.  

Para Fernando Trigueiro, essa ferramenta ajudou a diminuir eventuais furos de caixa ao final do mês.  

“Como alimentamos o fluxo de caixa com todas as transações financeiras, como entrada e saída, e ainda dividimos os caixas, conseguimos ter um relatório bem interessante do que estamos gastando e qual área estamos tendo mais gastos”, explica o dentista. 

Na Clínica It.odonto, a pessoa responsável pela área faz a checagem do financeiro por uma filtragem diária do fluxo de caixa: das entradas de cada caixa, da conta bancária da clínica, do cartão e dos valores descritos nos recibos dos pagamentos.  

Por que eu devo investir na gestão financeira com um software? 

Ao optar pelo financeiro de um software odontológico você economiza tempo, reduz gastos com papéis e agendas, e sabe exatamente o que ganha porque consegue automatizar todos os processos financeiros de fluxo de caixa, comissionamento de dentistas e boletos.  

Em resumo, com o menu financeiro do Simples Dental você pode ter: 

  • Controle completo do fluxo de caixa e sabe quanto está faturando; 
  • Não esquece os vencimentos das despesas; 
  • Consegue gerar relatórios para pensar em estratégias de redução de inadimplência e controle de gastos; 
  • Visualiza todos os orçamentos aprovados; 
  • Oferece mais oportunidades de meios de pagamentos e, consequentemente, fatura mais; 
  • Não paga juros para emissão de boletos e as taxas de transferências são baixas. 

Ficou ainda com dúvida sobre o financeiro do Simples Dental? Confira o vídeo abaixo que explica como funciona o menu financeiro: 

Simples Dental

Além da gestão financeira automatizada, com um software odontológico você ganha recursos que vão diminuir gastos e tornar mais práticas as atividades na clínica. Por exemplo, você tem acesso rápido à ficha do paciente, controle da agenda online, pode analisar indicadores e relatórios, confirmação automática de consulta e aplicativo para seu paciente.  

Se interessou pelo Simples Dental? Conheça outros recursos do sistema e suas futuras atualizações.

Fale com um dos consultores da marca e esclareça suas dúvidas. 

Publicado por
Suelen Rocha

Redatora da Simples Dental, formada em Jornalismo pela UFSC e em Letras pela UFPA.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...