Página Inicial Artigos mais lidos Odontologia do Esporte – Tudo sobre a especialidade 
Artigos mais lidosOdontologiaSaúde e Bem-estar

Odontologia do Esporte – Tudo sobre a especialidade 

Em época de Copa, grande parte da população acompanha as melhores seleções de futebol do mundo, com jogadores de alto nível em busca do título mundial. 

E quando o assunto é o rendimento de um atleta, é preciso considerar que diversos fatores estão envolvidos neste contexto, como treinamento, dieta nutricional, controle emocional e, até mesmo, questões relacionadas à saúde sistêmica, como a saúde bucal. 

Diante disso, uma emergente especialidade odontológica se destaca: a Odontologia do Esporte, responsável pelo acompanhamento odontológico de atletas, sejam eles profissionais ou amadores. 

A seguir, confira mais informações sobre a especialidade, as responsabilidades de um cirurgião-dentista da área e como se tornar um profissional especialista! 

Odontologia do Esporte como especialidade odontológica  

Odontologia do Esporte foi reconhecida como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2015. 

O reconhecimento da especialidade foi feito por meio da resolução CFO 160/2015, juntamente com as especialidades de Homeopatia e Acupuntura.  
 
De acordo com o artigo 4º: “Odontologia do Esporte é a área de atuação do cirurgião-dentista que inclui segmentos teóricos e práticos da Odontologia, com o objetivo de investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte.“ 

A título de curiosidade, embora a especialidade tenha sido reconhecida há poucos anos, no Brasil já havia dentistas atuando nesta área desde a década de 50. 

Dr. Mario Trigo (1911-2008), por exemplo, foi um grande nome da Odontologia do Esporte, conhecido por seu trabalho como cirurgião-dentista da seleção brasileira de futebol

O profissional não só integrou as comissões técnicas das Copas de 58, 62, 66 e 70, como também presenciou a conquista do Brasil de três títulos mundiais. 

Principais competências da Odontologia do Esporte  

Como vimos anteriormente, Odontologia do Esporte é a área responsável pelo acompanhamento, tratamento, reabilitação e proteção de atletas profissionais e amadores, com foco na adequação da saúde bucal e, consequentemente, alto desempenho físico. 

Ao passo que o dentista, além de compreender as necessidades específicas de cada atleta, deverá investigar alterações bucais prejudiciais ao seu rendimento físico e eventuais lesões decorrentes da própria prática desportiva. 

O cirurgião-dentista especialista costuma compor uma equipe esportiva multidisciplinar, atuando em conjunto com outros profissionais da saúde como nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc. 

Ou seja, é preciso tratar a saúde do paciente de forma integral, em busca de uma elevada performance. 

Outras peculiaridades desta profissão estão relacionadas ao entendimento de regras e normas da modalidade esportiva a qual o atleta pratica e ao conhecimento e acompanhamento de determinações da Agência Mundial Antidoping (WADA) em relação a substâncias proibidas. 

As principais competências de um especialista nesta área são: 

  • Prevenção, controle e tratamento de doenças e infecções bucais; 
  • Identificação e tratamento de disfunções temporomandibulares; 
  • Acompanhamento do atleta em competições e pronto atendimento em caso de acidentes orofaciais; 
  • Administração e prescrição de substâncias e medicamentos autorizados pela WADA, seguindo rigorosamente as políticas antidoping
  • Orientação e controle sobre ingestão de alimentos suplementares, isotônicos e repositores energéticos; 
  • Indicação e confecção de equipamentos de proteção próprios para sua modalidade esportiva.  
  • Tratamento de problemas relacionados à respiração bucal, prática extremamente prejudicial ao rendimento de um atleta; 
  • Orientações e educação em saúde bucal como forma de prevenção de doenças e lesões bucais. 

Problemas bucais e o desempenho do atleta  

Estudos realizados na área apontam que distúrbios bucais podem afetar em até 21% o rendimento de um atleta, reforçando a importância do acompanhamento odontológico de um especialista em Odontologia do Esporte. 

A seguir confira as principais complicações bucais observadas em atletas profissionais. 

Cáries e lesões erosivas 

A identificação e eliminação de focos infeciosos é uma das prioridades do cirurgião-dentista ao atender pacientes atletas. 

Cárie dentária e lesões erosivas, por exemplo, estão entre as alterações bucais mais comuns que acometem esta população. 

Isso ocorre, principalmente, devido ao elevado consumo de bebidas isotônicas e repositores energéticos, que possuem PH ácido capaz de alterar a capacidade de remineralização do esmalte dental. 

Doenças periodontais 

Outras infecções bucais que também merecem atenção no acompanhamento odontológico de um atleta são as doenças periodontais, como gengivite e periodontite. 

Se não erradicadas, as bactérias podem contaminar a corrente sanguínea e desencadear complicações sistêmicas, como doenças musculares e cardíacas, comprometendo a saúde geral do atleta. 

Má oclusão 

A má oclusão – alinhamento anormal da arcada superior e inferior – também é um distúrbio altamente prejudicial ao rendimento de um atleta. 

Umas das principais consequências de uma má oclusão é a dificuldade mastigatória, que pode prejudicar a absorção de nutrientes. Também são comuns desgastes e perdas de elementos dentários, dores faciais, problemas nas articulações e cáries recorrentes. 

Respiração bucal 

Cansaço, dores musculares e insuficiência respiratória são alguns dos problemas que podem ser observados em pacientes respiradores bucais. E para um atleta profissional este distúrbio traz diversas complicações. 

Sabe-se que a prática da respiração bucal pode causar um déficit de oxigênio e provocar até mesmo alterações no metabolismo do atleta, ocasionando problemas posturais, de visão e dificuldades em se recuperar de lesões. 

Traumas na região facial e o uso de protetores bucais 

Os traumas na região facial são alguns dos problemas mais comuns em atletas, e dependendo do esporte praticado as chances de lesões aumentam consideravelmente. 

Para evitá-las, o uso de protetores bucais como equipamentos de proteção é altamente indicado, pois protegem não só os dentes e tecidos moles do atleta como também cabeça e pescoço. 

Estes dispositivos, antes comumente utilizados por atletas em esportes de combate, hoje tem se popularizado nas demais modalidades esportivas que envolvem colisões, como futebol, surfe e basquete. 

Seu uso durante a prática desportiva, de acordo com pesquisas, reduz em até 80% o risco de um trauma dental. Já dados da Associação Americana de Odontologia (ADA) apontam que, com o uso do acessório, mais de 200 mil lesões são evitadas anualmente. 

Para uma proteção realmente eficaz, é fundamental que o protetor bucal seja individualizado, confeccionado pelo cirurgião-dentista ou laboratório a partir de modelo em gesso do arco dental do atleta. 

Além disso, é importante que o acessório não atrapalhe a respiração, fala e ingestão de líquidos durante treinos e campeonatos. 

Onde atuar como profissional da Odontologia do Esporte  

No Brasil, a área esportiva ganha cada vez mais destaque, sendo um mercado muito promissor para profissionais que buscam novos rumos na Odontologia. 

O dentista especialista em Odontologia do Esporte pode atuar em diferentes esferas. 

Como em Clubes, Federações e Confederações esportivas, em uma equipe de profissionais responsável pela saúde dos atletas e acompanhamento em treinamentos e competições.  

Também pode atender atletas profissionais e recreativos em consultórios particulares ou consultório próprio e, até mesmo, atuar em instituições públicas e filantrópicas de incentivo ao esporte. 

Além disso, sendo mestre ou doutor na área, é possível ministrar aulas em universidades, escolas de pós-graduação e cursos de extensão em Odontologia do Esporte. 

Como se especializar em Odontologia do Esporte 

Hoje, é possível encontrar diversas opções de cursos de aprimoramento e pós-graduações em Odontologia do Esporte, tanto presenciais como à distância. 

A pós-graduação na área, que costuma ter duração de 12 a 20 meses, aborda todas as particularidades do atendimento odontológico de um atleta. 

Bioética, Legislação Odontológica, Protetores Bucais, Farmacologia e Doping, Emergências Odontológicas e Protocolos de atendimento ao atleta em diferentes modalidades esportivas são algumas das disciplinas que costumam compor a grande curricular. 

Algumas instituições de ensino que oferecem o curso de Pós – graduação em Odontologia do Esporte são: UNESC, Unyleya e Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic. 

Saiba mais sobre como se especializar nesta área: assista ao vídeo da Dra. Neide Coto, Especialista em Odontologia do Esporte. 

Me formei, e agora? | Odontologia do Esporte 

Por fim, pudemos perceber que a Odontologia do Esporte é uma importante especialidade odontológica para atendimento de atletas profissionais e amadores. 

O dentista especialista neste setor deverá trabalhar junto à equipe multidisciplinar, a fim de proporcionar melhores condições para a prática desportiva e rendimento físico dos atletas. 

É ainda uma especialidade que vem crescendo desde seu reconhecimento pelo CFO em 2015, sendo uma excelente alternativa para universitários de Odontologia e dentistas que buscam novos desafios na área odontológica. 

Quer saber mais sobre especialidades odontológicas? Leia aqui no blog: 

Gostou do conteúdo? Avalie e compartilhe!  

Referências

QUAL a importância da odontologia do esporte para os atletas?. Sanar, [S. l.], p. 1-1, 8 jan. 2021. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/colunista-odontologia-qual-a-importancia-da-odontologia-do-esporte-para-os-atletas. Acesso em: 25 nov. 2022. 

“ODONTOLOGIA do Esporte” agora é especialidade!. CFO, [S. l.], p. 1-1, 18 nov. 2015. Disponível em: https://website.cfo.org.br/%E2%80%9Codontologia-do-esporte%E2%80%9D-agora-e-especialidade/. Acesso em: 25 nov. 2022. 

ODONTOLOGIA do Esporte como especialidade. FOUSP, [S. l.], p. 1-1, 13 ago. 2020. Disponível em: http://www.fo.usp.br/?p=27220. Acesso em: 23 nov. 2022. 

Pastore GU, Moreira M, Bastos R, Galotti M, Leonardi MFP. ODONTOLOGIA DO ESPORTE – UMA PROPOSTA INOVADORA. Rev Bras Med Esporte. 2017;23(2):147-151 

SAÚDE bucal e a performance nos esportes. Bianco Oral Care, [S. l.], p. 1-1, 17 dez. 2020. Disponível em: https://biancooralcare.com.br/blog/esportes/saude-bucal-e-a-performance-nos-esportes/. Acesso em: 22 nov. 2022. 

Lima, A. C. A., Cardoso, E. L. de O., Ferreira Junior, P. R. L., Bento, G., & Haddad, M. F. (2020). Odontologia do esporte: revisão de literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 8(12). https://doi.org/10.21270/archi.v8i12.4646 

ODONTOLOGIA Do Esporte: Qual A Importância E Vantagens Dessa Especialidade. CFO, [S. l.], p. 1-1, 13 ago. 2020. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/odontologia-esporte/#:~:text=O%20dentista%20do%20esporte%20pode,quais%20esta%20popula%C3%A7%C3%A3o%20est%C3%A1%20sujeita. Acesso em: 23 nov. 2022. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

EspecialidadesSaúde e Bem-estar

Saiba como fidelizar pacientes realizando profilaxia dental

Entenda como a profilaxia pode ajudar na fidelização de pacientes do seu...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...