Dia internacional da mulher

No Dia Internacional da Mulher, quero falar sobre a nossa presença na Odontologia e como nossa história começou a ser escrita.

Na verdade, parabenizar cada uma que contribui com a pesquisa, excelência e promoção de saúde na nossa profissão.

Ainda temos uma participação relativamente pequena em eventos científicos, em cargos de destaque nos Conselhos Estaduais e Federal de Odontologia e na grade científica dos Congressos no mundo inteiro.

A presença masculina é muito mais efetiva do que a nossa e não era para ser, já que estamos em maior número que os homens nas estatísticas da Odontologia no Brasil.

O ingresso da primeira mulher num curso de Odontologia ocorreu por “acaso”.

Na verdade, Lucy Beaman Hobbs Taylor (1833-1910) queria cursar medicina em Ohio, mas, foi impedida pela faculdade e lhe sugeriram o curso de Odonto.

Começou a trabalhar com um dentista, que era diretor da Universidade e, após mais uma tentativa, foi recusada pela faculdade de Odontologia.

Aí, creio eu que como a maioria das mulheres, ela deu um grito em casa e disse: QUERO VER QUEM MANDA EM MIM (gente, isso é brincadeira tá?) e decidiu abrir o próprio consultório, sem formação na área, pois na época isso era permitido.

Lucy foi a primeira mulher a se formar Dentista nos EUA, ensinou o marido o que aprendeu e juntos eles trabalharam por muitos anos!

No Brasil ainda existem muitas mulheres como Lucy, que são impedidas de exercerem as atividades que querem, seja na Odontologia ou não.

Raio X Odontológico em Promoção - Equipamentos e Periféricos Dental Speed

Muitas ainda sofrem com a discriminação pelo simples fato de serem mulheres, por ganharem menos que os homens e por acumularem funções em suas casas e trabalho, o que dificulta os estudos e progresso profissional. Muitas sofrem agressões físicas e psicológicas por quererem ser alguém na vida e, ultimamente, muitas morrem de formas brutais.

Nossa realidade é marcada por muita luta e por muita dor. Por isso, eu venho incentivar cada uma a batalhar e ser o que quiser! De Dentista a piloto de avião, podemos ser o que quisermos!

Feliz Dia a todas!

Conteúdo relacionado