Página Inicial Gestão e Marketing O poder do Planejamento Digital do Sorriso na odontologia moderna
Gestão e MarketingOdontologia Digital

O poder do Planejamento Digital do Sorriso na odontologia moderna

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, as clínicas odontológicas têm se adaptado à realidade moderna. Com isso, ficou cada vez mais fácil para você, dentista, começar a fazer o Planejamento Digital do Sorriso (PDS) de seus clientes.

Essa abordagem une todo o conhecimento clínico seu, como profissional, com o que há de melhor na tecnologia para mapear o sorriso de cada pessoa e, com isso, abre a possibilidade para você indicar os tratamentos mais adequados para cada caso e fortalecer o relacionamento com o paciente.

Hoje em dia, é difícil encontrar alguma clínica ou consultório odontológico que não utilize as ferramentas digitais como aliadas. Além disso, o PDS se adapta conforme o tempo passa, adicionando novas funcionalidades e facilidades na rotina.

Quer entender mais a respeito dessa inovação para a prática odontológica? Continue a leitura para conhecer as vantagens e desafios por trás dessa tecnologia.

Quais os principais benefícios do Planejamento Digital do Sorriso para dentistas?

Assim como o diagnóstico clínico convencional, o Planejamento Digital do Sorriso traz diversos benefícios que buscam facilitar tanto a sua vida, dentista, quanto a de seus pacientes. Veja alguns deles a seguir:

Aumento de precisão e previsibilidade

Imagine só ter uma prévia de como ficará o resultado do sorriso de seu cliente com muita antecedência? Com o PDS, isso é uma realidade! Nele, você pode ver o tratamento final antes mesmo de iniciá-lo.

Com isso, a sua precisão para efetuar técnicas como próteses dentárias e cirurgias de implantes ficam mais fáceis, aumentando o domínio e noção do espaço a ser tratado, o que, consequentemente, diminuirá o seu estresse e tensão no momento da realização do procedimento.

Comunicação facilitada com paciente

Além da precisão, um benefício essencial que você obtém por meio do Planejamento Digital do Sorriso é uma maior troca de informações e comunicação com seu cliente. Ao demonstrar o panorama de como vai ficar o sorriso dele de maneira visual, por exemplo, ele se sentirá mais confiante e disposto a fazer parte do processo.

Com essa tecnologia, o paciente passa a entender mais sobre os cuidados que você precisará ter e o que é exigido para cada procedimento, permitindo uma comunicação mais clara e transparente nessa relação.

Eficiência e redução de tempo

Outro ponto importante que o uso do PDS pode oferecer é a melhora da gestão de tempo nos processos internos de sua clínica ou consultório odontológico. A tecnologia pode facilitar o andamento de procedimentos que antes eram burocráticos, como moldagem de implantes e ajustes, por exemplo.

Além disso, o contato com outros membros da equipe e com profissionais da mesma área torna-se mais facilitado, permitindo uma maior imersão nos processos odontológicos e na troca de experiências entre diferentes grupos de trabalho.

Atração de novos pacientes

Por fim, mas não menos importante, o investimento desse tipo de tecnologia garante um diferencial mais competitivo de mercado, tornando sua clínica ou consultório odontológico mais atrativo para novos clientes.

Ao apresentar novas ferramentas e tendências aos pacientes, eles podem se interessar pelo seu negócio e se fidelizar em programas de indicação, por exemplo.

Tecnologias envolvidas no Planejamento Digital do Sorriso

Agora que você já conhece os benefícios que o Planejamento Digital do Sorriso pode oferecer à sua clínica, que tal ver algumas das ferramentas tecnológicas envolvidas nesse processo? Confira a lista a seguir:

  • Escaneamento intraoral: ferramenta que registra, com auxílio de uma câmera, toda a parte interna da boca do paciente, captando ângulos de difícil acesso para transmitir em forma de imagens computadorizadas.
  • Impressão 3D: tecnologia que permite criar próteses e equipamentos sob medida para moldar o sorriso do paciente.
  • Software de Design do Sorriso: artifício que projeta, digitalmente, como ficará o design do sorriso do paciente após a realização dos procedimentos odontológicos.
  • Fotografia e vídeo de alta qualidade: garantem uma maior dimensão de detalhes para facilitar o entendimento de cada caso.
  • CAD/CAM: união de duas tecnologias que permite criar próteses personalizadas para confecção prática e quase instantânea.
  • Realidade Aumentada (RA): tecnologia que utiliza elementos virtuais em meio ao ambiente real para criar uma experiência intuitiva e facilitar o mapeamento dentário.

Complemente sua leitura 👉 Saiba mais sobre a odontologia digital e como utilizar o fluxo digital no consultório

Essas e outras tecnologias podem fazer a diferença na prática no consultório. Veja o depoimento do dentista Rafael Andreiuolo (@rafael.andreiuolo) sobre como as ferramentas de PDS o ajudaram:

planejamento digital do sorriso

Desafios e considerações para implementar o PDS

Apesar de todos os benefícios e tecnologias apontados, é inegável que implementar tudo o que o Planejamento Digital do Sorriso tem a oferecer não é uma tarefa fácil. É algo que envolve desafios diários e informações que precisam ser levadas em consideração antes de serem aplicadas.
Entenda a seguir o que avaliar antes de incluir essas novidades à sua rotina:

Alto custo

Os valores para cada tecnologia e implementação podem variar, mas ainda assim, é preciso entender que haverá novos gastos. Isso pode ocorrer não apenas no investimento de novos equipamentos, mas também em software.

Por isso, é importante optar por uma ferramenta que una essas duas questões em um só lugar, permitindo que a economia seja mais visível no final do mês e que os esforços para um bom investimento estão valendo a pena.

planejamento digital do sorriso

Curva de aprendizado

Entender mais a respeito de como funciona cada tecnologia e suas aplicações no dia a dia nem sempre é simples, e requer prática. Ainda mais se você precisar capacitar sua equipe para esse novo desafio. Por isso, tenha em mente que será necessário tempo e estudo para isso.

Aceitação dos clientes

Mesmo que seja um caminho promissor para a sua clínica, nem todo cliente vai entender, de imediato, que as ferramentas do PDS são a melhor opção para ele. Alguns, inclusive, irão preferir as abordagens tradicionais por se sentirem mais seguros.

Fatores como receio de fazer um procedimento desconhecido e o custo também podem interferir na tomada de decisão do paciente. Portanto, é importante encontrar os argumentos certos para convencê-lo de que é a melhor saída para o seu caso.

Comece a revolucionar o seu consultório odontológico!

Que tal começar a ingressar no mundo de possibilidades que o Planejamento Digital do Sorriso pode oferecer na sua clínica? Para isso, nada melhor do que optar pelo maior software odontológico da América Latina nessa jornada!

O Simples Dental é a escolha certa para a sua clínica, pois somos uma empresa que investe e acredita no poder da tecnologia como forma de investir no futuro e alavancar novos clientes.

É por isso que apoiamos as clínicas e consultórios odontológicos a praticarem o PDS e a investirem nessas novas tecnologias. Por termos um software com tecnologia de ponta, somos capazes de oferecer o que há de melhor para o seu negócio. Veja alguns dos nossos benefícios:

☑️ Agenda integrada com a Alexa por comando de voz;
☑️ Possibilidade de fazer assinaturas eletrônicas;
☑️ Prontuário digital com todas as informações dos pacientes em um só lugar;
☑️ App Meu Doutor para aproximar e fidelizar clientes;
☑️ E muito mais!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Odontologia Digital

Fluxo Digital x Suporte: A importância de um helpdesk eficiente 

Entrar para o fluxo digital é um grande passo e é importante...

Gestão e MarketingLaboratório

Unindo forças: A parceria essencial entre TPD e Dentista

A parceria entre TPD e dentista garante o sucesso das reabilitações protéticas...

Uma forma de conquistar seus pacientes é investir em Marketing de Relacionamento. Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar na fidelização
Gestão e Marketing

Marketing de Relacionamento na Odontologia: fidelize pacientes no consultório ou clínica

Uma forma de conquistar seus pacientes é investir em Marketing de Relacionamento....