Como empreender na odontologia?

Gestão e Marketing

Empreendedorismo na odontologia

Atualizado em 05/11/2021

Essa palavra tão em pauta no mundo das empresas e negócios – empreendedorismo – atualmente está também sendo tratada com muita seriedade na odontologia, afinal os consultórios e clínicas odontológicas nada mais são do que negócios e empresas que necessitam que seus gestores empreendam para se desenvolverem.  

Dessa forma, é fundamental estar atento ao mercado e acompanhar as tendências, principalmente investindo em inovação e criatividade. Mas, o que é empreender, afinal? 

Segundo a definição do dicionário, empreender está associado ao ato de realizar uma tarefa e tomar uma iniciativa. Em outras palavras, trata-se de uma atitude ou disposição de idealizar e implementar projetos, serviços e negócios.  

Nesta matéria, vamos falar mais sobre os skills necessários para ser um dentista empreendedor, abordando os primeiros passos parar abrir o consultório ou clínica, bem como, as principais áreas de negócio que necessitam de uma atuação mais empreendedora do profissional de odontologia. 

Papelaria completa para a sua clínica odontológica na dental speed

Características de um Dentista Empreendedor

Uma clínica odontológica é como qualquer outra empresa: deve ser bem gerenciada e oferecer serviços de qualidade para fidelização de clientes. 

Contudo, é comum dentistas encontrarem dificuldade em aliar administração com a prática odontológica. Isso se dá, principalmente, pelo fato de não serem ofertadas nos cursos de graduação em odontologia disciplinas que ensinem os profissionais a gerirem seu próprio negócio. 

Dessa forma, para cirurgiões-dentistas que desejam se tornar empreendedores, abrindo um consultório ou clínica, além de oferecer um atendimento clínico diferenciado e de qualidade, são necessárias as seguintes características: 

Organização

A organização é algo essencial em qualquer negócio. Sem organização, tempo, energia e dinheiro são desperdiçados, além, é claro, de afetar a qualidade dos serviços oferecidos. Um dentista empreendedor precisa ser muito organizado: ter foco em produtividade, trabalhar com prazos e metas e tornar o ambiente funcional para todos.  

Liderança

Para gerenciar uma equipe, a liderança é uma característica fundamental e de constante desenvolvimento. Para ser um bom líder e manter a equipe motivada, o dentista precisa aprender sobre inteligência emocional, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Um bom líder sabe, ainda, delegar tarefas e se comunicar de forma assertiva, sendo um exemplo a ser seguido dentro do consultório ou clínica.  

Atualização constante

Ficar de olhos nas tendências de mercado é algo que deve fazer parte da rotina de um dentista empreendedor.  Esteja sempre se atualizando em relação a produtos e equipamentos, procedimentos e protocolos, novas tecnologias, inovações e diferenciais para o seu negócio. 

Responsabilidade

Um empreendedor precisa ter responsabilidades em relação à clientes, sempre buscando atender as expectativas e cumprir com o combinado. Isso também vale para fornecedores e parceiros do seu negócio.

Empatia

A empatia é uma skill de um dentista empreendedor. Trata-se da habilidade de se colocar no lugar do outro ao lidar com determinadas situações. Essa característica pode estar relacionada à equipe que você gerencia ou até mesmo aos pacientes que você atende. 

Empreender na odontologia: Por onde começar?

Ciente das habilidades necessárias de um profissional empreendedor, o próximo passo é focar nos pontos principais para abertura de um consultório ou clínica.

Investimento

Todo negócio precisa de um capital inicial, por isso, é necessário calcular e planejar os investimentos necessários para abertura da clínica ou consultório. Empresas demoram um certo tempo para chegar ao equilíbrio financeiro, ou seja, conseguir se manter sozinha.  Por outro lado, também é importante estipular um capital de giro. Trata-se de uma reserva de dinheiro para bancar os custos e despesas do dia a dia, enquanto o seu negócio não estiver dando lucro. 

Público-alvo

A escolha do público-alvo é, de fato, muito importante, afinal é algo que irá definir diversos outros aspectos do seu negócio. A localização, os procedimentos oferecidos, a decoração do ambiente, o valor dos seus serviços etc.,  tudo deve ser pensado de forma que atraia o seu cliente ideal. 

Localização do seu negócio

A escolha da localização deve ser feita de forma racional. Você deve levantar algumas questões, por exemplo: 

  • Quem frequenta este bairro? 
  • Há circulação de pedestres? 
  • Há concorrentes próximos? 
  • O local é de fácil acesso? 
  • Qual o meu diferencial? 
  • Dentre outras. 

As respostas destas perguntas precisam ter coerência com a escolha do público que você deseja atender. Quer saber mais sobre como escolher o ponto do seu consultório? Leia a matéria completa.

Documentação

É preciso providenciar a documentação necessária para abertura de uma empresa. Primeiramente faça o registro de autônomo no site da prefeitura da cidade, nessa etapa, você deverá apresentar seus documentos pessoais, incluindo o IPTU do local onde será o consultório. Além disso, outros documentos são essenciais para a abertura da clínica, confira:

  • Inscrição no INSS; 
  • Contrato Social; 
  • Inscrição estadual; 
  • ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza; 
  • Alvará da vigilância sanitária; 
  • Laudo do corpo de bombeiros. 
  • Laudo radiométrico (quando há uso de aparelho de Raio X); 
  • Registro em uma empresa de coleta de resíduos. 

Leia mais sobre os Primeiros passos para montar um consultório odontológico.

Identidade visual

O seu consultório precisa de uma identidade visual, pois é ela que representará o conceito da sua marca. É necessário criar um logo, definir a paleta de cores, pensar em um slogan que represente a missão da sua empresa ou seus diferenciais etc. 

 Sabe-se que nem todos os profissionais priorizam a criação de uma identidade visual, ou não acham relevante investir nisso. No entanto, ela é parte fundamental da criação do seu negócio, pois estará presente na sua fachada, nos cartões de visita, nos receituários e atestados, no uniforme da sua equipe, no seu site e nas redes sociais. 

Como o empreendedorismo na odontologia pode ajudá-lo a melhorar seu consultório ou clínica?

Nos dias atuais o mercado odontológico está cada vez mais concorrido, são muitos dentistas e empresas buscando um cliente cada vez mais difícil, por isso empreender, ou seja, agir para a melhoria de todas as áreas de seu negócio passa a ser essencial e em muitos casos, até questão de sobrevivência. 

Por isso, existem alguns fatores que podem ser mais bem explorados ao administrar o seu consultório, veja algumas dicas:

  • Faça um planejamento com metas e objetivos;  
  • Mantenha-se motivado;  
  • Capacite-se sobre marketing e administração; 
  • Faça treinamentos sobre ferramentas de gestão;  
  • Atualize seu conhecimento: frequente feiras e eventos odontológicos. 
eBook sobre odontologia lateral para baixar na dental speed

Exemplos de Empreendedorismo na odontologia

Um consultório ou clínica odontológica, independentemente do tamanho e estrutura, possui áreas as quais necessitam uma atuação empreendedora de seu gestor – o dentista dono da clínica – que são principalmente: 

  • Atendimento ao cliente;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Financeiro. 

É necessário criar melhoria nos processos internos de gestão, faturamento, financeiro, contratação e montagem de equipe, conhecimento em vendas, noção de mercado e tendências de marketing.  
 
Ao pensar, criar e implementar melhorias nestas áreas você estará empreendendo. Saiba como inovar e empreender nessas áreas:

Atendimento ao cliente

O que você acha de criar um processo de confirmação de consultas que diminua o índice faltas? Isso pode ser feito treinando sua secretária, implementando lembranças e confirmações automáticas através de softwares de gestão e melhorando a comunicação com o cliente.  
 
A venda pode ser impulsionada por uma comunicação mais eficaz do dentista com o paciente, levando em consideração treinamentos de PNL e Coaching.

Marketing e Vendas

Através do marketing de relacionamento e do marketing digital, seu consultório ou clínica pode criar campanhas nas quais os potenciais clientes conheçam novos serviços, inovações, se aproximando de pessoas as quais talvez não iriam conhecer seu negócio.  
 
Desta forma você aumenta o faturamento do seu consultório, pois o marketing aumenta o seu potencial de vendas.

Financeiro

O financeiro de um consultório ou clínica precisa estar organizado e gerido de uma maneira que seja visível o levantamento de dados, qual a lucratividade do negócio, seu faturamento e despesas e assim gerar retorno a seu dono.  
 
É importante ficar atento à carga tributária e ter controle do fluxo de caixa. Especialistas na área podem ajudá-lo a administrar sua clínica ou consultório.  

Quer saber mais, confira um vídeo com dicas sobre gestão financeira: 

Por fim, é preciso de muito planejamento na hora de abrir o seu consultório e é nesta hora que muitos profissionais falham. Por isso, nada melhor do que aprender com quem já passou por inúmeros desafios na hora de empreender.

Quer saber quais são os erros mais comuns ao abrir um consultório? A Dra. Carla Lohn fala mais sobre o tema em uma matéria completa aqui no blog: Principais erros ao abrir seu consultório.

Quer saber mais sobre Empreendedorismo na Odontologia? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Fontes: 

https://www.agenciatucano.com.br/qual-a-importancia-da-organizacao-nos-negocios/ 
https://www.agendor.com.br/blog/como-ser-bom-lider-trabalho/ 
https://forbes.com.br/carreira/2021/06/10-passos-para-se-tornar-um-lider-empatico/ 

Cirurgiã-dentista em Blog Dental Speed
Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.
Dra. Fernanda Skupien
Últimos posts por Dra. Fernanda Skupien (exibir todos)

Artigos relacionados

Education Template