Consultório odontológico moderno

Estamos na era da experimentação, onde é cada vez mais comum que pessoas busquem uma experiência diferenciada ao consumir um produto ou serviço. Na área odontológica isso não seria diferente. 

Ao abrir um consultório, o cirurgião-dentista deve levar em conta essa mudança de comportamento dos consumidores, criando um ambiente moderno, acolhedor, confortável e que atenda as expectavas do seu público-alvo.  

À primeira vista, tornar o consultório mais acolhedor e confortável pode ser um tanto desafiador, afinal, para muitos pacientes, o ambiente odontológico é um tanto hostil e até mesmo apavorante. 

É muito comum, até mesmo em adultos, a existência de uma certa ansiedade odontológica. Por isso, ao projetar o consultório, um dos objetivos será deslocar o foco da dor e do medo e promover um ambiente agradável de se estar presente. 

Igualmente, nos quesitos modernidade e tecnologia, a escolha dos equipamentos, a estrutura da clínica e os serviços oferecidos também são fatores importantes para criação de uma experiência positiva. 

Ao longo deste artigo, vamos abordar os principais elementos de um consultório odontológico moderno e diferenciado. 

Por onde começar? 

O primeiro passo para montar um consultório moderno é investir em um projeto com um profissional especialista em ambientes de saúde. Esse profissional irá alinhar as exigências técnicas e funcionais com a estética do ambiente.  

O segundo passo é definir uma estética de acordo com o público-alvo do consultório. Ou seja, toda a escolha de soluções de arquitetura e design deve ser estratégica para o paciente que irá frequentar o consultório.  

Recepção e sala de espera 

Como a recepção e sala de espera será o primeiro ponto de contato com o paciente, é necessário ter um cuidado especial para criar um ambiente humanizado. 

As recepções acolhedoras podem ser parecidas com salas de estar residenciais, contendo uma copa que dá acesso à água fresca e café, espaço kids e aromaterapia. Além disso, invista em poltronas confortáveis e espaçosas, elas farão toda a diferença. 

Por outro lado, nos casos em que sala de espera é muito pequena, priorize somente aquilo que é realmente essencial. Neste caso, as poltronas e cadeiras costuram ser mais flexíveis e ocupar menos espaço, e você pode apostar em cores claras que trazem a sensação de ampliação do espaço. 

O banheiro dos pacientes deve estar sempre limpo e abastecido. Lembre-se também das dimensões necessárias para proporcionar acessibilidade, seguindo as medidas das normas ABNT de, no mínimo, 1,50 x 1,70. 

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: Implants Clínicas
Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: APSP Arquitetos

Mobiliários e acabamentos 

Para escolher o mobiliário e acabamentos é necessário observar quais são os materiais aceitos pela vigilância sanitária.  De forma geral, devem ser materiais de fácil higienização e que facilitem as rotinas de biossegurança do consultório. 

Para o mobiliário da sala de tratamento de materiais, quando for isolada, pode-se optar por acabamentos mais baratos, como MDF branco e tampos de granito claros impermeabilizados. Neste local prioriza-se a funcionalidade. 

Para o piso, uma ótima sugestão é o uso de porcelanato com acabamento acetinado. Há também opções de porcelanatos polidos, entretanto podem dificultar a mobilidade de idosos e crianças por serem bem escorregadios. 

Outra solução muito utilizada são os pisos vinílicos em régua, onde a maioria tem acabamento em madeira. No caso de pisos vinílicos em madeira para o consultório, é necessário escolher um modelo com poucas ranhuras.   

Vale salientar que a madeira é sempre bem-vinda em ambientes da área da saúde, pois o material consegue estabelecer uma conexão de aconchego e proximidade.  Uma opção é fazer o uso da madeira em painéis de MDF na recepção, por exemplo. 

Quer saber como adaptar o seu consultório para atendimentos odontopediátricos. Leia a matéria completa: Odontopediatria: Adaptando o consultório para receber os baixinhos

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: APSP Arquitetos
Confira um vídeo da Dra. Aline Manfro sobre como escolher a cadeira ideal para o seu consultório.

Iluminação 

Ainda com o propósito de criar um ambiente com boas experiências, a iluminação tem um papel muito importante no consultório odontológico.  Logo, opte por utilizar iluminação quente, em que a luz é mais amarelada acalma e cria um ambiente convidativo. 

Use-a em ambientes como: recepção, circulação, sanitários de pacientes e áreas de espera. Em contrapartida, a iluminação fria gera uma sensação de alerta, então deve ser utilizada na sala de atendimento, CME, DML.  

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: Clínica Simone Leal

Outros artigos sobre decoração:

Para ficar ainda mais moderno, é possível misturar a iluminação. Por isso, lembre-se sempre de ter uma iluminação difusa, sendo a iluminação geral do ambiente e uma iluminação pontual, que dá destaque para algum elemento. 

Desta forma, a iluminação geral pode ser feita com plafons, luminárias e placas de LED e a iluminação pontual através de spots com dicroicas, fitas de led e pendentes. 

Importante citar que até mesmo na sala de atendimento do consultório, onde se exige uma iluminação fria, é possível utilizar a iluminação quente, dando destaques para quadros e demais elementos de decoração. 

equipamentos para seu consultório odontológico

Consultório moderno e tecnológico 

Se tratando de modernidade e tecnologia, existem algumas soluções interessantes que podem ser implantadas nos consultórios, é o exemplo de uma televisão para o paciente ou som ambiente.  

A posição da TV, por exemplo, dependerá muito do tamanho do espaço e estrutura da sala. Um diferencial é instala-la no teto, permitindo que o paciente assista até quando a cadeira estiver mais reclinada.  Entretanto, a instalação só é viável se fixada na laje.  

Em consultórios onde o teto é rebaixado em gesso, um diferencial é criar uma moldura para ocultar a fiação da TV. Além disso, toda a fiação e conexões precisam ser pensadas previamente.  

Outros investimentos, como a compra de equipamentos tecnológicos que auxiliem e melhorem sua prática clínica, também devem ser levados em consideração. Na Dental Speed, por exemplo, você encontra uma linha completa de equipamentos e periféricos que atenderão as necessidades do seu consultório. Acesse e confira.  

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: APSP Arquitetos

Existem inúmeras soluções de materiais no mercado, cada uma direcionada para o público-alvo que se pretende atingir. Para públicos de alto poder aquisitivo, é possível explorar materiais mais sofisticados, como mármore. Se o intuito for criar proximidade, a madeira é essencial.  

Contudo, se o orçamento é mais limitado, o uso de pintura também é muito válido. Opte por cores quentes em tons claros e lembre-se que cores muito vivas se tornam cansativas e podem causar repulsa de forma inconsciente. Se quiser saber mais sobre o poder das cores no consultório, leia a matéria completa: O poder das cores no consultório odontológico

eBook de organização e biossegurança no consultório da dental speed

Em suma, o mais importante ao abrir ou reformar o seu consultório é, de forma antecipada, entender quem será o seu público-alvo e quais são os diferenciais que atenderão ou, até mesmo, superarão as expectativas destes clientes. Isso fará toda a diferença! E, se possível, contratar um design de interiores especializado em projetos na área da saúde.  

Conteúdo relacionado