Página Inicial Decoração de consultório Consultório odontológico moderno e decorado: Dicas do especialista
Decoração de consultório

Consultório odontológico moderno e decorado: Dicas do especialista

Consultório odontológico moderno e decorado

Consultório odontológico moderno

Estamos na era da experimentação, onde é cada vez mais comum que pessoas busquem uma experiência diferenciada ao consumir um produto ou serviço. Na área odontológica isso não seria diferente. 

Ao abrir um consultório, o cirurgião-dentista deve levar em conta essa mudança de comportamento dos consumidores, criando um ambiente moderno, acolhedor, confortável e que atenda as expectavas do seu público-alvo.  

À primeira vista, tornar o consultório mais acolhedor e confortável pode ser um tanto desafiador, afinal, para muitos pacientes, o ambiente odontológico é um tanto hostil e até mesmo apavorante. 

É muito comum, até mesmo em adultos, a existência de uma certa ansiedade odontológica. Por isso, ao projetar o consultório, um dos objetivos será deslocar o foco da dor e do medo e promover um ambiente agradável de se estar presente. 

Igualmente, nos quesitos modernidade e tecnologia, a escolha dos equipamentos, a estrutura da clínica e os serviços oferecidos também são fatores importantes para criação de uma experiência positiva. 

Ao longo deste artigo, vamos abordar os principais elementos de um consultório odontológico moderno e diferenciado. 

3shape Dental Speed

Por onde começar a decoração? 

O primeiro passo para montar um consultório moderno é investir em um projeto com um profissional especialista em ambientes de saúde. Esse profissional irá alinhar as exigências técnicas e funcionais com a estética do ambiente.  

O segundo passo é definir uma estética de acordo com o público-alvo do consultório. Ou seja, toda a escolha de soluções de arquitetura e design deve ser estratégica para o paciente que irá frequentar o consultório.  

Recepção e sala de espera 

Como a recepção e sala de espera será o primeiro ponto de contato com o paciente, é necessário ter um cuidado especial para criar um ambiente humanizado. 

As recepções acolhedoras podem ser parecidas com salas de estar residenciais, contendo uma copa que dá acesso à água fresca e café, espaço kids e aromaterapia. Além disso, invista em poltronas confortáveis e espaçosas, elas farão toda a diferença. 

Por outro lado, nos casos em que sala de espera é muito pequena, priorize somente aquilo que é realmente essencial. Neste caso, as poltronas e cadeiras costuram ser mais flexíveis e ocupar menos espaço, e você pode apostar em cores claras que trazem a sensação de ampliação do espaço. 

O banheiro dos pacientes deve estar sempre limpo e abastecido. Lembre-se também das dimensões necessárias para proporcionar acessibilidade, seguindo as medidas das normas ABNT de, no mínimo, 1,50 x 1,70. 

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: Implants Clínicas
Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: APSP Arquitetos

Mobiliários e acabamentos 

Para escolher o mobiliário e acabamentos é necessário observar quais são os materiais aceitos pela vigilância sanitária.  De forma geral, devem ser materiais de fácil higienização e que facilitem as rotinas de biossegurança do consultório. 

Para o mobiliário da sala de tratamento de materiais, quando for isolada, pode-se optar por acabamentos mais baratos, como MDF branco e tampos de granito claros impermeabilizados. Neste local prioriza-se a funcionalidade. 

Para o piso, uma ótima sugestão é o uso de porcelanato com acabamento acetinado. Há também opções de porcelanatos polidos, entretanto podem dificultar a mobilidade de idosos e crianças por serem bem escorregadios. 

Outra solução muito utilizada são os pisos vinílicos em régua, onde a maioria tem acabamento em madeira. No caso de pisos vinílicos em madeira para o consultório, é necessário escolher um modelo com poucas ranhuras.   

Vale salientar que a madeira é sempre bem-vinda em ambientes da área da saúde, pois o material consegue estabelecer uma conexão de aconchego e proximidade.  Uma opção é fazer o uso da madeira em painéis de MDF na recepção, por exemplo. 

Quer saber como adaptar o seu consultório para atendimentos odontopediátricos. Leia a matéria completa: Odontopediatria: Adaptando o consultório para receber os baixinhos

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: APSP Arquitetos
Confira um vídeo da Dra. Aline Manfro sobre como escolher a cadeira ideal para o seu consultório.

Iluminação 

Ainda com o propósito de criar um ambiente com boas experiências, a iluminação tem um papel muito importante no consultório odontológico.  Logo, opte por utilizar iluminação quente, em que a luz é mais amarelada acalma e cria um ambiente convidativo. 

Use-a em ambientes como: recepção, circulação, sanitários de pacientes e áreas de espera. Em contrapartida, a iluminação fria gera uma sensação de alerta, então deve ser utilizada na sala de atendimento, CME, DML.  

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: Clínica Simone Leal

Outros artigos sobre decoração:

Para ficar ainda mais moderno, é possível misturar a iluminação. Por isso, lembre-se sempre de ter uma iluminação difusa, sendo a iluminação geral do ambiente e uma iluminação pontual, que dá destaque para algum elemento. 

Desta forma, a iluminação geral pode ser feita com plafons, luminárias e placas de LED e a iluminação pontual através de spots com dicroicas, fitas de led e pendentes. 

Importante citar que até mesmo na sala de atendimento do consultório, onde se exige uma iluminação fria, é possível utilizar a iluminação quente, dando destaques para quadros e demais elementos de decoração. 

equipamentos para seu consultório odontológico

Consultório moderno e tecnológico 

Se tratando de modernidade e tecnologia, existem algumas soluções interessantes que podem ser implantadas nos consultórios, é o exemplo de uma televisão para o paciente ou som ambiente.  

A posição da TV, por exemplo, dependerá muito do tamanho do espaço e estrutura da sala. Um diferencial é instala-la no teto, permitindo que o paciente assista até quando a cadeira estiver mais reclinada.  Entretanto, a instalação só é viável se fixada na laje.  

Em consultórios onde o teto é rebaixado em gesso, um diferencial é criar uma moldura para ocultar a fiação da TV. Além disso, toda a fiação e conexões precisam ser pensadas previamente.  

Outros investimentos, como a compra de equipamentos tecnológicos que auxiliem e melhorem sua prática clínica, também devem ser levados em consideração. Na Dental Speed, por exemplo, você encontra uma linha completa de equipamentos e periféricos que atenderão as necessidades do seu consultório. Acesse e confira.  

Consultório odontológico moderno e decorado
Fonte | Imagem: APSP Arquitetos

Existem inúmeras soluções de materiais no mercado, cada uma direcionada para o público-alvo que se pretende atingir. Para públicos de alto poder aquisitivo, é possível explorar materiais mais sofisticados, como mármore. Se o intuito for criar proximidade, a madeira é essencial.  

Contudo, se o orçamento é mais limitado, o uso de pintura também é muito válido. Opte por cores quentes em tons claros e lembre-se que cores muito vivas se tornam cansativas e podem causar repulsa de forma inconsciente. Se quiser saber mais sobre o poder das cores no consultório, leia a matéria completa: O poder das cores no consultório odontológico

Em suma, o mais importante ao abrir ou reformar o seu consultório é, de forma antecipada, entender quem será o seu público-alvo e quais são os diferenciais que atenderão ou, até mesmo, superarão as expectativas destes clientes. Isso fará toda a diferença! E, se possível, contratar um design de interiores especializado em projetos na área da saúde.  

Publicado por
Dra. Ariely Caramori

Cirurgiã-dentista pela Universidade Positivo, especialista em Odontopediatria e Saúde da família. Digital influencer e Mentora de marketing digital (CRO 25.234)

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Festa Junina Dicas para decorar consultório
Decoração de consultórioGestão e Marketing

Festa Junina: Dicas para decorar o consultório

Divirta seus pacientes e torne seus atendimentos ainda mais inesquecíveis com essas...

Dicas de decoração do consultório para o carnaval
Decoração de consultório

Dicas de decoração do consultório para o carnaval

Veja dicas de decoração que você pode utilizar durante o carnaval e...

Halloween no consultório odontológico
Decoração de consultório

Halloween no consultório odontológico

Halloween no consultório Você costuma enfeitar seu consultório ou clínica em datas...

Dicas para decoração de Natal no consultório
Decoração de consultório

Natal no consultório: Dicas de decoração e brindes para pacientes

Separamos algumas dicas simples e fáceis para você decorar o consultório e...