Página Inicial Especialidades São João x Higiene bucal: a importância da orientação aos pacientes 
EspecialidadesSaúde e Bem-estar

São João x Higiene bucal: a importância da orientação aos pacientes 

No Brasil, os meses de junho e julho são marcados pelas tradicionais festas de São João e suas deliciosas comidas típicas. Contudo, apesar de ser uma época muito festiva, é também um período de alerta para os profissionais de odontologia.

Isso porque é comum ocorrer um aumento no número de pacientes que procuram o consultório devido a fraturas dentais, queda de obturações, descolamento de bráquetes e demais problemas bucais relacionados ao consumo de alimentos.

Continue a leitura para conferir os cuidados que devem ser tomados durante essa época do ano e como orientar seus pacientes a aproveitarem a festança com a saúde bucal em dia!

O papel do dentista: como orientar os pacientes nessa época do ano? 

Além das bandeirinhas, das danças e dos trajes típicos caipiras, as festas juninas também são famosas pelas suas comidas, como o pé de moleque, pipoca e a maçã do amor.

Contudo, é fato que o consumo desses alimentos em excesso pode acarretar prejuízos à saúde bucal, sendo papel do dentista orientar os pacientes sobre como prevenir o surgimento de problemas bucais e evitar acidentes durante as festas.

A seguir, explicamos como você pode fazer isso, seja no consultório ou de forma digital.

Orientações durante os atendimentos

O atendimento odontológico é sempre uma oportunidade para orientar os pacientes em relação às boas práticas de higiene oral.

Nessa época do ano, ofereça orientações específicas sobre como higienizar os dentes após consumir alimentos muito açucarados, reduzir os riscos de quebras ou lascas nos dentes e, até mesmo, o que fazer em caso de fratura dental.

Posts em redes sociais

As publicações nas redes sociais são uma ótima forma de conscientizar os pacientes e o público sobre cuidados com a saúde bucal durante as festas juninas.

Invista em conteúdos educativos, como vídeos de técnicas adequadas de higienização, posts sobre os cuidados que devem ser tomados ao consumir alimentos rígidos e crocantes, caixinhas de perguntas para responder dúvidas relacionadas ao tema, dentre outros.

Cards de WhatsApp

O WhatsApp é outra ferramenta que pode ser usada para comunicar e estreitar o relacionamento com seus pacientes em datas sazonais.

Aproveite para enviar cards temáticos com orientações sobre como manter a saúde bucal durante as festas típicas de São João.

Além disso, se você usa o Simples Dental em seu consultório, a função Campanhas Automáticas oferecida pelo software pode facilitar essa tarefa.

Lembretes para os pacientes em tratamento

Pacientes em tratamento ortodôntico, com dentes endodonticamente tratados ou que usam facetas, próteses e implantes requerem uma atenção especial nesse período do ano.

Informe-os sobre os cuidados necessários durante as festividades, sobretudo, para evitar problemas como descolamento, deslocamentos e fraturas que possam prejudicar o tratamento.

Leia também 👉 Veja como decorar o seu consultório para entrar no clima de festa junina

Doenças bucais devido aos quitutes de festa junina

Apesar de deliciosas, as comidas típicas de festa junina são ricas em açúcar e muitas vezes difíceis de mastigar, tornando-se verdadeiros vilões da saúde bucal.

O consumo excessivo desses alimentos pode acarretar prejuízos a saúde oral, incluindo:

  • Fraturas dentárias, causadas pelo consumo de doces rígidos, como pé de moleque, rapaduras, quebra-queixo etc.;
  • Descolamento de restaurações, coroas ou facetas, ao comer alimentos pegajosos e consistentes, como balas e doce de leite;
  • Danos ao esmalte dentário provocados por substâncias ácidas;
  • Surgimento de cáries, por conta do excesso de açúcares e amidos somado à higiene bucal inadequada;
  • Infecções bucais, também causadas pelo açúcar contido nos alimentos e bebidas típicas.

Orientações importantes durante o período de São João

É claro que ninguém quer deixar de aproveitar o arraiá e provar gostosuras como maçã do amor, pipoca e pé de moleque, mas é importante evitar consumi-los em excesso ou de maneira inadequada para não prejudicarem a saúde dos dentes.

Confira algumas orientações importantes que vão ajudar seus pacientes a manterem a saúde bucal em dia:

Cuidados ao comer comidas típicas

Pacientes em tratamento ortodôntico devem ter cuidado redobrado durante o consumo de pratos típicos juninos, evitando alimentos duros e pegajosos que possam causar danos ao aparelho, como a quebra ou o descolamento de peças (bráquetes, arcos).

Essa orientação também vale para pacientes que possuem dentes com obturação, coroa ou canal, pois as estruturas podem estar fragilidades, aumentando o risco de fraturas.

A mastigação é outro fator que pode contribuir para a ocorrência de acidentes envolvendo fraturas dentárias, devendo ser feita com cuidado, usando preferencialmente os dentes molares.

Em alguns casos, o uso de talheres também é indicado.

Cuidados especiais com as crianças

Durante as festividades, é importante dar uma atenção maior à saúde bucal dos pacientes infantis para evitar o acúmulo de placa bacteriana e desenvolvimento de cáries.

Converse com os pais ou responsáveis sobre a importância de controlar a quantidade de açúcar consumido pela criança durante as festas juninas.

Outra recomendação é aumentar o consumo de água para reduzir o índice de açúcar presente na boca e melhorar o fluxo salivar.

Higiene bucal reforçada

A higiene bucal é outra atividade indispensável nessa época do ano, tanto para adultos quanto para crianças.

É preciso orientar os pacientes a realizarem uma higiene bucal adequada, incluindo a escovação dos dentes e língua após o consumo de alimentos, além do uso do fio dental.

A utilização de produtos de qualidade que complementam a escovação, como escovas elétricas, escovas interdentais, cremes dentais e enxaguantes com flúor, também é essencial para garantir uma limpeza efetiva.

Visitas regulares ao dentista

As idas ao dentista após as festividades juninas são bem importantes para garantir a saúde bucal a longo prazo.

Aproveite o período pós festas para convidar os pacientes a retornarem ao consultório para realizar uma profilaxia dentária.

Além de eliminar o tártaro, a placa bacteriana e as manchas presentes nos dentes, o procedimento ajuda a repor minerais que foram perdidos durante a ingestão de alimentos ácidos.

Nesta matéria vimos que, além de realizar os procedimentos odontológicos comuns da rotina, o cirurgião-dentista desempenha um importante papel na promoção da saúde bucal.

Isso se torna ainda mais relevante durante as festividades juninas, período em que o consumo de doces e alimentos duros ou ácidos aumenta significativamente, o que pode causar danos aos dentes, como fraturas, cáries e infecções.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com outros profissionais de odontologia, dessa forma, mais pessoas terão acesso a orientações relevantes durante as festas de São João.

Antes de ir, acesse o site dentalspeed.com e confira nossa linha completa de produtos para higiene oral. Abasteça o seu estoque e ofereça as melhores soluções para a saúde bucal de seus pacientes.

Talvez você também se interesse por:

Referências:

https://simpatio.com.br/festa-junina

https://clinprosorriso.com.br/cuidados/arraia-no-consultorio-festas-juninas-e-os-cuidados-com-a-saude-bucal

https://dentalclean.com.ar/festa-junina-cuidados-com-a-boca-que-voce-precisa-saber-durante-esse-periodo/

https://coifeodonto.com.br/comidas-tipicas-das-festas-juninas-e-o-cuidado-com-a-saude-bucal/

https://crosp.org.br/noticia/higiene-bucal-reforcada-garante-a-diversao-nas-festas-juninas/

https://www.trbn.com.br/materia/I84822/sao-joao-saiba-como-saborear-as-delicias-sem-prejudicar-os-dentes

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados