Ortodontia: Dicas para encantar os pacientes

Especialidades

Se você é Ortodontista ou deseja trabalhar com a Ortodontia, é essencial que a cada atendimento, mesmo quando se trata apenas da manutenção do aparelho ortodôntico, você possa proporcionar uma experiência única e encantadora ao paciente.

Temos que pensar que, quando um paciente escolhe um tratamento ortodôntico, na maior parte dos casos, ele está buscando a melhoria da aparência e isso está diretamente relacionado à sua autoestima.

Por isso, para que ele se sinta satisfeito do começo até o final do tratamento, darei algumas dicas de como pequenas atitudes poderão trazer grandes benefícios e fazer a diferença no seu atendimento.

Agregando valor ao atendimento ortodôntico

Provavelmente você já ouviu falar ou presenciou algum paciente insatisfeito com o tratamento, alegando, por exemplo, que durante a manutenção só trocam a cor da borrachinha.  Será que nestes casos o ortodontista está sendo negligente ou não está conseguindo fidelizar o paciente?

É um verdadeiro dilema, pois ninguém quer ficar muito tempo com a “boca aberta” durante uma consulta. Contudo, quando o atendimento é muito rápido o paciente pode achar que não obteve aproveitamento suficiente.

Será que é possível agregar valores ao seu atendimento mesmo que a consulta dure poucos minutos, sem passar aquela impressão que foi um procedimento improdutivo?

Banner com produtos Orthometric

 

Atitudes simples podem elevar seu padrão de atendimento

Atingir a expectativa do paciente e tornar o atendimento encantador vai, desde o primeiro contato por telefone com a secretária, até o momento em que ele vai embora da consulta.

Por isso, logo na recepção é fundamental criar alguns hábitos como chamar o paciente pelo nome, olhar nos olhos, recebe-lo e deixá-lo à vontade no ambiente. Todas essas ações fazem com que o paciente se sinta bem, proporcionando o sentimento de estar sendo recebido e acolhido.

Outro fator que também pode ajudar é o entretenimento na sala de espera. Já pensou que um simples investimento faz com que o paciente nem perceba o tempo passar?

Por isso, uma ótima dica é disponibilizar revistas atuais, televisão, wi-fi, brinquedos e jogos, sendo estas algumas alternativas de entretê-los. Em alguns consultórios, até mesmo um espaço para a crianças, por exemplo, já pode ser um diferencial.

Surpreender de forma positiva durante a consulta

O paciente projeta no ortodontista o sonho de ter os dentes perfeitos e, na maioria das vezes, espera ansiosamente pelo dia da manutenção.

Logo, elevar a autoestima do paciente com um simples elogio de uma boa escovação e celebrar os pontos positivos, estimula os cuidado com a higiene bucal, motivando a preservação do aparelho. Afinal, quem não gosta de receber um elogio?

Uma forma de engajar o paciente é apresentando alguns dos materiais que você trabalha e ostentar a tecnologia que eles possuem. Essa atitude, além de agregar valor ao seu trabalho, transmite também conhecimento para quem está sendo atendido.

Outro ponto importante é projetar os resultados do tratamento para o seu paciente. Explicar de forma simples as movimentações que irão ocorrer durante o próximo, mês geram boas expectativas e ansiedade para o retorno da próxima manutenção.

Dra. mostrando produtos de Ortodontia

 

A escolha das cores das “borrachinhas do aparelho”

Para quem usa aparelho fixo convencional a escolha da cor das ligaduras individuais, as famosas “borrachinhas de aparelho”, é um dos momentos mais aguardados pelo paciente, pois elas são as responsáveis por deixar o sorriso dele ainda mais bonito e divertido.

É fundamental criar um vinculo com o paciente e essa pode ser uma grande oportunidade de descontração. O dentista pode participar de forma ativa da escolha dessa nova cor que ira acompanhar o seu paciente durante o próximo mês. Dar opiniões, dicas e ter muita paciência torna esse momento ainda mais especial.

 

Ligaduras bengalinha

 

Por fim, o principal segredo para encantar e fidelizar o paciente é realizando um bom trabalho e colocando amor em todos os detalhes. Pois entenda, você pode ter vários pacientes, mas o seu paciente só tem um Ortodontista.

Então se torne único e insubstituível, eleve seu padrão de atendimento, seja surpreendente e encantador!

Jamais se esqueça que o seu principal cartão de visita é o sorriso do paciente e que realizar um tratamento ortodôntico com excelência é o mínimo que um profissional deve fazer.

Seja diferenciado dos demais e faça além! Encante, transmita felicidade e empatia para que toda consulta seja uma experiência inigualável.

 

Dra. Laís Lara Andreoti

 

Ortodontia: Dicas para encantar os pacientes