Não é de hoje que os Dentistas precisam se desdobrar para tornar uma consulta de Odontopediatria mais tranquila e sem tabus.
As formas para garantir que a criança se sinta segura em uma consulta são muitas e se renovam a cada ano com a mudança da rotina das crianças, tecnologia e comportamento social.O medo nas crianças é frequente e em alguns casos pode se estender até a vida adulta, para evitar que isso ocorra é preciso compreender o que pode estar desenvolvendo essa fobia, que chamamos de odontofobia.
Separamos algumas dicas para você tirar de letra essa experiência dos baixinhos e conquistar um paciente que deixará a saúde bucal em suas mãos.
Converse com o responsável:
Conversar com os pais ou responsáveis sobre o que está sendo falado em casa sobre a ida ao Dentista é essencial para atender a expectativa que a criança tem desse momento. Isso vai mudar sua preparação sobre o que falar e como agir.
Prepare o ambiente:
Um ambiente claro e alegre é muito mais receptivo, lembre-se que geralmente, os ambientes em que a criança é recebida como seu quarto e a sala de aula da creche, possuem cores vibrantes, personagens e itens infantis. Sendo assim, um consultório com essas características fará a criança se sentir em casa.
Mini Jalecos:
Os mini Jalecos são uma GRACINHA, as crianças se apaixonam e você se coloca em posição de igualdade com o paciente. Esse pequeno passo dá ao paciente a sensação de fazer mais parte disso, se colocando em um papel importante da consulta.
Invista em itens idealizados para tratar esse problema:
Existem diversos produtos que foram pensados e desenvolvidos após pesquisas de comportamento, que facilitam esse primeiro ( talvez segundo ou terceiro) encontro! Tatuagens temáticas, balões, medalhas, quebra-cabeças, etc. Em nosso site você encontra uma página especial com atividades criativas para te ajudar
Faça uma pré-consulta:
Na chegada do paciente ao consultório, separe 5 ou 10 minutos para se apresentar, brincar com as atividades descritas acima, até que ele sinta confiança no seu trabalho para sentar na cadeira e começar de fato a consulta.
Bom, com essas dicas com certeza a adaptação dos pacientinhos será mais divertida e sua rotina mais fácil. Se você já passou por isso, deixe nos comentários sugestões ou outras dicas para os profissionais que estão se preparando.
- Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas - 29 de setembro de 2023
- Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia - 1 de setembro de 2023
- Silicone de adição: a melhor escolha para moldagens de alta precisão - 10 de agosto de 2023