Essa palavra tão em pauta no mundo das empresas e negócios – empreendedorismo – atualmente está também sendo tratada com muita seriedade na odontologia, afinal os consultórios e clínicas odontológicas nada mais são do que negócios e empresas que necessitam que seus gestores empreendam para se desenvolverem. Mas, o que é empreendedorismo? Nada mais do que a atitude, disposição de idealizar e implementar projetos, serviços e negócios. Empreendedorismo é agir por uma causa!

E como o empreendedorismo pode ajudar você dentista a melhorar seu negócio, seu consultório ou clínica?

Nos dias atuais o mercado odontológico está cada vez mais concorrido, são muitos dentistas e empresas buscando um cliente cada vez mais difícil, por isso empreender, ou seja, agir para a melhoria de todas as áreas de seu negócio passa a ser essencial e em muitos casos, até questão de sobrevivência.

Um consultório ou clínica odontológica, independente do tamanho e estrutura, possui áreas as quais necessitam uma atuação empreendedora de seu gestor – o dentista dono da clínica – que são principalmente:

  • Atendimento ao cliente
  • Vendas
  • Marketing
  • Financeiro

Ao pensar, criar e implementar melhorias nestas áreas você estará empreendendo.

O que você acha de criar um processo de confirmação de consultas que diminua o índice faltas? Isso pode ser feito treinando sua secretária, implementando lembranças e confirmações automáticas através de softwares de gestão e melhorando a comunicação com o cliente.

A venda pode ser impulsionada por uma comunicação mais eficaz do dentista com o paciente, levando em consideração treinamentos de PNL e Coaching.

Através do marketing seu consultório ou clínica pode criar campanhas nas quais os potencias clientes conheçam novos serviços, inovações, se aproximando de pessoas as quais talvez não iriam conhecer seu negócio sem estas ações.

O financeiro de um consultório ou clínica precisa estar organizado e gerido de uma maneira que seja visível o levantamento de dados, qual a lucratividade do negócio, seu faturamento e despesas e assim gerar retorno a seu dono.

Há muito o que se falar sobre empreendedorismo na odontologia, detalhes de cada área e como buscar atingir os objetivos de desenvolvimento de um negócio, porém a principal tarefa sempre é e será: ação. Vamos agir?

Quer saber mais sobre Empreendedorismo na Odontologia? Acesse www.grupoqualidadeemsaude.com.br e faça parte do maior grupo de dentistas da América Latina.

Autor: Thales Ferrari

Diretor Executivo e Fundador do Grupo Qualidade em Saúde, Presidente do Instituto Qualidade em Saúde, especialista em marketing, atua a mais de 20 anos na área de comunicação desenvolvendo projetos inovadores para pequenos e médios empreendedores.

Artigos Relacionados

Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Conteúdo Especial
Além de ser dentista, você também é um consumidor em potencial e é constantemente escolhido para fazer parte de estratégias no marketing de relacionamento de alguma empresa que fornece um serviço que você precisa. A pergunta é: se você é procurado para viver essas experiências por que ainda não faz o mesmo com seus pacientes?
Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber?

Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber?

Conteúdo Especial
A região do palato é um dos locais mais favoráveis para a instalação de mini-implantes. Fatores como fácil acessibilidade, cobertura total de gengiva queratinizada e boa qualidade óssea em sítios específicos contribuem para a redução do risco de inflamação e aumento da estabilidade primária