Página Inicial Especialidades Saiba como fidelizar pacientes realizando profilaxia dental
EspecialidadesSaúde e Bem-estar

Saiba como fidelizar pacientes realizando profilaxia dental

Você sabia que a profilaxia dentária, além de ser um procedimento preventivo, pode ser um dos serviços mais rentáveis do consultório odontológico?

Além de ser utilizada como um protocolo prévio ao exame clínico, a profilaxia odontológica pode ser realizada para a manutenção do tratamento dental e por consequência, para a fidelização do paciente.

Por meio da profilaxia, é possível manter a saúde periodontal durante o tratamento ortodôntico com aparelhos fixos e após a instalação da contenção, promover a longevidade das restaurações diretas e indiretas e manter a saúde periodontal em pacientes com implante dentário.

O que é profilaxia dental?

A profilaxia dental é um procedimento indicado para a remoção do biofilme, do biofilme calcificado e de manchas superficiais.

A profilaxia na odontologia tem os seguintes objetivos:

  • Remoção do biofilme da superfície dental;
  • Prevenir doenças bucais e sistêmicas;
  • Manutenção do tratamento odontológico, prevenindo gengivite, periodontite, cáries e cárie secundária;
  • Criação do hábito de higiene oral pelo paciente.

A profilaxia é um método mecânico para remoção de biofilme dental composta praticamente por três etapas: tartarectomia, polimento e aplicação de flúor, se necessário.

O objetivo da técnica é promover a limpeza profissional, complementando a remoção mecânica feita pelo paciente por meio da escovação e uso do fio dental.

A importância da profilaxia dental e da prevenção na manutenção do tratamento odontológico

A profilaxia, além de promover a saúde bucal, contribui para a saúde geral do paciente.

Em relação à saúde oral, o procedimento previne cáries, gengivite, periodontite e promove a longevidade dos procedimentos realizados.

O cuidado com a saúde bucal também previne doenças sistêmicas, pois diversos estudos comprovam sua influência no desenvolvimento ou agravamento de doenças como endocardite bacteriana, complicações da diabetes, artrite, pneumonia, hipertensão, risco de acidente vascular cerebral (AVC), entre outras patologias.

Qual a importância da profilaxia dental?

O procedimento apresenta diversos benefícios:

  • Promove o diagnóstico de cáries e doença periodontal, impedindo seu avanço;
  • Previne cáries recorrentes e prolonga a longevidade do tratamento realizado;
  • Remove manchas superficiais, contribuindo para a estética e autoestima do paciente;
  • Manutenção da saúde bucal e sistêmica.

Além disso, a profilaxia é importante para promover a consciência da saúde oral e ensinar o paciente sobre técnicas de escovação, como usar o fio dental e da necessidade de manter bons hábitos alimentares.

Durante o atendimento, é importante o dentista considerar alguns pontos, por exemplo, se o paciente possui marca-passo (é contraindicado o uso de ultrassom porque pode causar interferências no dispositivo), se o paciente é alérgico à bicarbonato ou algum outro componente da pasta profilática, alérgico ao látex ou se possui outras alergias.

Em relação à outros procedimentos clínicos, é importante utilizar pontas de ultrassom específicas para implantes e peças protéticas metálicas para prevenir rugosidades na superfície, não realizar profilaxia e procedimentos adesivos no mesmo dia para não interferir na adesão e ficar atento ao tipo de material utilizado nas restaurações, para prevenir rugosidades na superfícies ou manchas definitivas no caso de usar instrumentos metálicos em alguns materiais utilizados em restaurações diretas e indiretas.

Desta forma, o dentista irá identificar os produtos e procedimentos mais adequados e o grau de polimento que poderá realizar.

Como valorizar a profilaxia no consultório 

Muitos pacientes têm receio de procedimentos odontológicos por associá-los à sensações ruins como dor, sangramento e desconforto. Por causa disso, é muito comum o paciente não ter o hábito de realizar consultas frequentes e procurar o dentista somente em caso de dor ou necessidade.

A profilaxia é um procedimento que pode reverter essa opinião e criar o hábito de consultas frequentes para manutenção da saúde bucal, fidelizando o cliente.

É importante explicar ao paciente que a profilaxia é uma limpeza profissional, que além do biofilme, remove o tártaro (biofilme calcificado), que não pode ser removido na escovação.

O paciente precisa ter consciência que a profilaxia odontológica previne diversos problemas de saúde, além de promover a manutenção do procedimento realizado, resultando em saúde e economia.

Para isso, o dentista utiliza equipamentos e produtos que podem contribuir para a experiência positiva do paciente, proporcionando conforto e segurança durante a consulta.

O principal diferencial da profilaxia é a sensação de limpeza após o atendimento. Quanto melhor for a experiência do cliente, mais frequentes serão os retornos.

Para o paciente valorizar a experiência da profilaxia, é importante:

  • Aplicar o evidenciador de placa para o paciente visualizar a necessidade de melhorar a higienização e a importância do procedimento em consultório;
  • Pastas profiláticas com sabor;
  • Alguns aparelhos de ultrassom odontológico possuem água aquecida, proporcionando conforto durante o atendimento;
  • Usar escovas ultrasoft, soft e semisoft;
  • Utilizar lixas/cintas profiláticas nas faces interproximais, se necessário;
  • Ser detalhista e dedicar um tempo maior durante a consulta, para valorizar a importância do procedimento;
  • Ensinar técnicas de escovação e como usar o fio dental.

Como é feita a profilaxia dental: passo a passo

A profilaxia dental pode ser realizada de diversas formas, com instrumentos manuais e automatizados, de acordo com a preferência do profissional, mas de qualquer forma, apresenta 4 passos básicos:

1. Tartarectomia:

É a remoção de tártaro supra e subgengival. Pode ser realizada com equipamentos sônicos, ultrassônicos ou curetas manuais, de acordo com a escolha do dentista.

2. Jateamento:

O jato de bicarbonato de sódio pode ser utilizado para auxiliar na remoção do biofilme, detritos da tartarectomia e manchas superficiais.

Essa etapa pode ou não ser parte do tratamento, conforme a necessidade do paciente.

O bicarbonato também pode ser substituído por produtos à base de glicina, que possuem menor poder abrasivo.

3. Polimento

O polimento é realizado com caneta de baixa rotação , escova de Robinson e taça de borracha em conjunto com a pasta abrasiva (pasta profilática ou pedra pomes). A escova é indicada para a face oclusal e a taça é indicada para as superfícies lisas (vestibular, língua e palatina).

O objetivo do polimento dental é deixar a superfície lisa para dificultar a adesão do biofilme e a formação do tártaro.

4. Aplicação tópica de flúor:

O flúor é aplicado para remineralizar o esmalte dentário e proteger a superfície de uma nova desmineralização, que pode levar à formação de cáries.

Quais os materiais e técnicas utilizados para profilaxia dental?

De acordo com a necessidade do paciente, o dentista pode utilizar a técnica manual ou utilizar equipamentos automatizados.

Inicialmente, é utilizado o evidenciador de placa, para o paciente visualizar as áreas que necessita aprimorar a higienização.

Para a tartarectomia, o dentista pode utilizar os seguintes materiais e instrumentos:

  • Curetas;
  • Aparelho de ultrassom;
  • Cavitador sônico.

Para realizar o jateamento, o dentista pode utilizar o jato de bicarbonato acoplado à cadeira odontológica ou ao aparelho de ultrassom.

Na etapa de polimento com a caneta de baixa rotação, o dentista pode utilizar os seguintes produtos:

  • Escova de Robinson;
  • Taça de borracha;
  • Pó para profilaxia;
  • Pasta profilática;
  • Pedra pomes.

Para finalizar o procedimento, é indicada a aplicação tópica de flúor.

👉 Veja a lista completa de materiais para profilaxia!

Outra forma de realizar a profilaxia e gerar uma excelente experiência para o cliente é utilizando o Protocolo GBT.

O que é o protocolo GBT?

O Protocolo GBT ou Guided Biofilm Therapy, é um protocolo de higiene oral desenvolvido pela empresa Suíça EMS, através de um time de especialistas após anos de investigação clínica.

Utilizando o protocolo GBT da EMS, é possível pigmentar o biofilme de três cores diferentes (rosa, azul e roxo), de acordo com o tempo que está aderido na superfície dental.

Assim o paciente consegue visualizar as áreas que tem maior dificuldade para higienização, como por exemplo a face interproximal, palatina ou a região cervical.

A pigmentação do protocolo Guided Biofilm Therapy é aplicado pelo equipamento AIRFLOW® Prophylaxis Master, também da EMS.

Para a remoção do biofilme pigmentado, é realizado o jateamento e polimento com Eritritol, que é derivado da frutose, proporcionando um sabor adocicado. Outro diferencial é que o Eritritol apresenta partículas 5 vezes menores que o bicarbonato odontológico, podendo ser utilizado em pacientes com implantes ou bolsas periodontais de até 9 mm.

O jato funciona com uma pressão certa, controlada e água morna, proporcionando conforto ao paciente. O equipamento AIRFLOW® Prophylaxis Master promove um procedimento até 30% mais rápido que a profilaxia convencional.

Se houver necessidade de realizar a tartarectomia, o dentista utiliza o PIEZON® Led presente no equipamento, que faz movimentos lineares e libera água morna, diminuindo a possibilidade de sensibilidade durante o procedimento. A ponta do ultrassom tem um LED que facilita a visualização do cálculo.

O equipamento é sem fio e a potência do equipamento é controlada no pedal, evitando o contato manual com o AIRFLOW® da EMS e diminuindo a possibilidade de contaminação cruzada.

A profilaxia dental é um procedimento muito procurado pelos pacientes. Se realizado com as técnicas corretas, pode ser utilizado tanto para atração como para fidelização de clientes, gerando uma receita recorrente no consultório.

A profilaxia pode refletir diretamente no resultado do tratamento odontológico e na retenção do paciente.

Em relação à frequência, pode ser realizada a cada seis meses ou de acordo com a necessidade de manutenção do tratamento e condições sistêmicas do paciente.

Aqui na Dental Speed temos uma linha completa de produtos para profilaxia e de equipamentos de alto desempenho, incluindo o AIRFLOW® Prophylaxis Master da EMS. Clique e confira!

Publicado por
Dra. Fernanda Skupien

Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

EspecialidadesGestão e MarketingOdontologia Digital

Atua na odontologia? Saiba como se preparar para 2024 

O mercado odontológico tem se expandido nos últimos anos e a tendência...

Atendimento odontológico de pacientes hemofílicos
EspecialidadesOdontologia

Atendimento odontológico a pacientes com hemofilia e doença de Von Willebrand

Veja os principais cuidados que o Cirurgião-Dentista deve tomar ao realizar o...

Artigos mais lidosOdontologiaSaúde e Bem-estar

Odontologia do Esporte – Tudo sobre a especialidade 

Em época de Copa, grande parte da população acompanha as melhores seleções...