Página Inicial Gestão e Marketing 5 dicas para garantir que seu paciente sempre volte
Gestão e Marketing

5 dicas para garantir que seu paciente sempre volte

5 dicas para garantir que seu paciente sempre volte

A época em que os consultórios eram frios e eficientes já passou! A experiência do seu paciente é tão importante quanto os procedimentos de qualidade e o atendimento.

Chegar em uma sala confortável, agradável e bem equipada dá uma sensação de dinheiro bem investido (e não gasto!) para o paciente, além de garantir que seu paciente volte futuramente.

Separamos cinco ideias para você tornar o momento da consulta em uma ótima experiência:  

Música Ambiente 

Segundo a British Academy of Sound Therapy, a música tem o poder de diminuir a ansiedade e o mal estar psicológico. Por isso, nada de rádio ou músicas agitadas na sala de espera, uma trilha sonora relaxante, pensada especialmente para os seus pacientes, vai ajudar a criar um clima de tranquilidade e confiança. No Spotify, Youtube Music ou no iTunes já existem playlist prontas para isso. É só escolher e dar o play! 

Cada coisa em seu lugar 

Um ambiente desorganizado passa a impressão de falta de comprometimento e seriedade, e isso é a última coisa que um paciente deve deduzir sobre o seu dentista. Ele procura um profissional competente e comprometido e a primeira oportunidade que ele tem de perceber isso é quando entra na sua sala de espera. Logo, é fundamental ter organização no consultório odontológico. Um lugar específico para cada coisa, uma plaquinha com a senha do Wi-fi e um carregador de celular disponível são toques extras para ir além do organizado e mostrar para o seu cliente que você pensa nele fora da cadeira também.

Cantinho Infantil 

Mesmo que a sua especialidade não seja a Odontopediatria, um cantinho para as crianças que acompanham os pais se distraírem deixa toda a família feliz. Um paciente que precisa entreter os filhos enquanto é atendido é um paciente estressado que aumenta o tempo de cadeira e torna o atendimento ainda mais longo. Receba todos bem e tenha pacientes fiéis por muito tempo! 

Cores harmoniosas 

As cores tem poder no consultório! A escolha da cores do ambiente influenciam na imagem que você passa e até no humor dos seus pacientes. As cores neutras, que passam a ideia de higiene, combinadas com peças mais descontraídas que transmitam tranquilidade e aconchego criam um ambiente gostoso de estar. 

Conforto

Essa palavrinha tão importante abrange muitas coisas! Além das poltronas da sala de estar, que devem ser confortáveis e convidativas para quem vai ficar ali por um tempo, a cadeira odontológica também deve ser um lugar convidativo e aconchegante. Escolha um modelo com design ergonômico e com selo de qualidade do Inmetro para atender com tranquilidade.  

Finalmente, muitas dessas dicas tem um custo baixo, então fica fácil colocar as ideias em prática. Não esqueça de observar o feedback dos pacientes, com certeza eles vão apreciar cada gesto tomado para recebê-los bem. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...