5 dicas para garantir que seu paciente sempre volte

Gestão e Marketing

A época em que os consultórios eram frios e eficientes já passou! A experiência do seu paciente é tão importante quanto os procedimentos de qualidade e o atendimento.

Chegar em uma sala confortável, agradável e bem equipada dá uma sensação de dinheiro bem investido (e não gasto!) para o paciente, além de garantir que seu paciente volte futuramente.

Separamos cinco ideias para você tornar o momento da consulta em uma ótima experiência:  

Música Ambiente 

Segundo a British Academy of Sound Therapy, a música tem o poder de diminuir a ansiedade e o mal estar psicológico. Por isso, nada de rádio ou músicas agitadas na sala de espera, uma trilha sonora relaxante, pensada especialmente para os seus pacientes, vai ajudar a criar um clima de tranquilidade e confiança. No Spotify, Youtube Music ou no iTunes já existem playlist prontas para isso. É só escolher e dar o play! 

Cada coisa em seu lugar 

Um ambiente desorganizado passa a impressão de falta de comprometimento e seriedade, e isso é a última coisa que um paciente deve deduzir sobre o seu dentista. Ele procura um profissional competente e comprometido e a primeira oportunidade que ele tem de perceber isso é quando entra na sua sala de espera. Logo, é fundamental ter organização no consultório odontológico. Um lugar específico para cada coisa, uma plaquinha com a senha do Wi-fi e um carregador de celular disponível são toques extras para ir além do organizado e mostrar para o seu cliente que você pensa nele fora da cadeira também.

Cantinho Infantil 

Mesmo que a sua especialidade não seja a Odontopediatria, um cantinho para as crianças que acompanham os pais se distraírem deixa toda a família feliz. Um paciente que precisa entreter os filhos enquanto é atendido é um paciente estressado que aumenta o tempo de cadeira e torna o atendimento ainda mais longo. Receba todos bem e tenha pacientes fiéis por muito tempo! 

Cores harmoniosas 

As cores tem poder no consultório! A escolha da cores do ambiente influenciam na imagem que você passa e até no humor dos seus pacientes. As cores neutras, que passam a ideia de higiene, combinadas com peças mais descontraídas que transmitam tranquilidade e aconchego criam um ambiente gostoso de estar. 

Conforto

Essa palavrinha tão importante abrange muitas coisas! Além das poltronas da sala de estar, que devem ser confortáveis e convidativas para quem vai ficar ali por um tempo, a cadeira odontológica também deve ser um lugar convidativo e aconchegante. Escolha um modelo com design ergonômico e com selo de qualidade do Inmetro para atender com tranquilidade.  

Finalmente, muitas dessas dicas tem um custo baixo, então fica fácil colocar as ideias em prática. Não esqueça de observar o feedback dos pacientes, com certeza eles vão apreciar cada gesto tomado para recebê-los bem. 

Equipe Dental Speed
Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Infecções Fúngicas na Odontologia

Infecções Fúngicas na Odontologia

Artigos mais lidos
Confira as principais infecções fúngicas que acometem a cavidade bucal – Candidíase (sapinho), Paracoccidioidomicose e Histoplasmose – e a importância do cirurgião-dentista para o diagnóstico precoce, tratamento e encaminhamento médico.

Education Template