Página Inicial Especialidades Ortodontia Ortodontia: 10 dicas para uma colagem direta eficaz
Ortodontia

Ortodontia: 10 dicas para uma colagem direta eficaz

Tratamento Ortodôntico 10 Dicas para contribuir com o êxito

Sabemos que uma excelente ortodontia, inicia-se lá no planejamento do nosso caso ortodôntico, mas mais que isso, a primeira impressão, a primeira conversa, entender as expectativas do paciente e a forma que podemos contribuir com o tratamento.

Foi-se o tempo em que as pessoas procuravam o dentista para resolver uma dor. Cada vez mais informados, eles nos procuram, para elevar sua qualidade de vida. Seja para melhorar o sorriso, o desempenho respiratório e físico e auto- estima.

A ortodontia, assim como as demais especialidades da odontologia, visam saúde e função em primeiro lugar, mas também a estética e o bem-estar são muito procurados, para assim agregarmos valor em sua vida.

Sabemos que o bom relacionamento com nosso paciente é primordial para desenvolvermos um tratamento tranquilo, eficaz e de qualidade. Mas além dessa questão interpessoal, o tratamento ortodôntico, quando fixo, apresenta detalhes cruciais ditados lá no início do tratamento, que farão diferença ao longo dos meses. Que é a atenção e cuidado da primeira consulta orientação de dieta e higiene, conscientização de suas responsabilidades e o desenvolvimento de uma colagem eficaz.

Porque a colagem é tão importante assim? E é sobre ela que falaremos hoje!

Uma colagem adequada, respeitando os passos, trará paz ou a ausência de atritos com o paciente. Nossa ortodontia é cheia de detalhes. Braquetes quebrando, gengiva inflamando, não são bem vindos, e isso vai além do cuidado que o paciente deve ter (ele deve ter!, mas é além disso).  O que está ao nosso alcance para contribuir com esse sucesso?

Vamos passar 10 dicas para uma colagem direta eficaz! Anote aí

  1. A estrutura do esmalte deve estar sadia, com ausência de placas, exsudato inflamatório ou lesões de manchas brancas, então antes de se pensar em Especialidade ortodontia, devemos ver a saúde bucal. O paciente deve ter passado pela periodontia (raspagem supra, profilaxia, orientação de higiene e controle e ausência de placa) pela dentística e prevenção (ausência de cáries e focos infecciosos).
  2. Correta profilaxia pré-colagem: Sempre recomendado nos artigos científicos a profilaxia com água e pedra-pomes ou pastas isentas de óleos.
  3. Atenção ao condicionamento do esmalte: antes de iniciar a aplicação do adesivo ortodôntico, devemos verificar se todas as etapas anteriores estão adequadas e se realmente a estrutura fora desmineralizada.
  4. Aplicação do sistema adesivo para colagem de Bráquete e não para restauração. Os adesivos ortodônticos foram desenvolvidos com uma função distinta dos adesivos e resinas de dentística. Eles são eficazes, porém mais gentis com o esmalte, pois futuramente passarão pela etapa da descolagem e o esmalte por baixo dos braquetes devem continuar com o padrão de qualidade inicial.
  5. Respeito do posicionamento dos braquetes em cada dente. Além de trabalhar na estética do sorriso, o correto posicionamento, evitará descolagens ou reposicionamentos desnecessários.
  6. Desoclusão. Além de contribuirmos com o alinhamento e nivelamento inicial, promover a desoclusão, evita quebras de Bráquete/tubos e bandas. Pensando sempre no padrão facial do paciente, podemos aplicar na região anterior ou posterior, com cimento ionômero de vidro, ou adesivos coloridos específicos para isso. Com altura suficiente para desocluir, sem exageros.
  7. Utilizar materiais ortodônticos de qualidade: Resinas, adesivos,Bráquete e tubos.
  8. Utilizar instrumentais e materiais adequados durante o processo de colagem.
  9. Remover os excessos de resina ao redor dos braquetes, evitando assim retenção de placa e consequente gengivite e/ou manchas brancas.
  10. Ter controle da placa bacteriana a cada consulta, para assim, evitar manchas brancas e consequentes lesões cariosas.

Em uma próxima matéria, abordaremos os instrumentais e os materiais recomendados. Fiquem de olho.

Cirurgiã- Dentista, Especialista em Ortodontia

Professora e Digital Influencer

Membro da Comissão de Mídias Digitais e Sociais em Odontologia do CROSP

Compartilhando conhecimento e o amor pela profissão nas mídias.

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição....

Ortodontia

Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária

A oclusão dental é a relação funcional estabelecida entre os dentes superiores...

Ortodontia

Mitos e verdades da Ortodontia

Conheça os maiores mitos envolvendo a Ortodontia e como você, cirurgião-dentista, pode...

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso
Ortodontia

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso

Confira tudo que você precisa saber sobre fios ortodônticos para fazer a...