Página Inicial Especialidades Saúde Bucal Saúde bucal além da estética: a importância da Odontologia na promoção da saúde
Saúde BucalSaúde e Bem-estar

Saúde bucal além da estética: a importância da Odontologia na promoção da saúde

Saúde Bucal na prevenção de doenças
Saúde Bucal na prevenção de doenças

O que é Saúde Bucal?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como saúde bucal a ausência de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo as condições de câncer bucal ou câncer na garganta, infecções orais ou de origem dentária, ulcerações bucais e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que a pessoa coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável.

Segundo a OMS, “a maioria dos problemas de saúde bucal são amplamente evitáveis e podem ser tratados em seus estágios iniciais. A maioria dessas condições são cáries dentárias (cáries), doenças periodontais, perda dentária e câncer bucal.”

Outras condições bucais de importância para a saúde pública são fissuras orofaciais e o trauma dental.

Ainda de acordo com a OMS, define-se SAÚDE como “um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades”.

A saúde sistêmica está diretamente relacionada à saúde bucal, pois diversas problemas de saúde apresentam manifestações orais, como por exemplo a diabetes, bem doenças bucais também podem causar doenças sistêmicas, como por exemplo a endocardite bacteriana.

Qual a importância da saúde coletiva na Odontologia?

É nossa obrigação, como Profissionais da Saúde, além de conhecer e dominar técnicas reabilitadoras, informar a população sobre a importância da saúde sistêmica, não somente Saúde Bucal, já que o tratamento dos que nos procuram deve ser de forma integral e multidisciplinar.

Segundo o Código de Ética Odontológico (CEO), “cabe aos profissionais de Odontologia, como integrantes da equipe de saúde, dirigir ações que visem satisfazer as necessidades da saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais que garantem a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade de assistência á saúde, preservação da autonomia dos indivíduos, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político administrativa dos serviços de saúde”.

Também, de acordo com o CEO, é obrigação dos profissionais de Odontologia “promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado”.

Portanto, os princípios preconizados pela saúde bucal coletiva de promoção à saúde, atenção e intervenção precoces, também devem ser aplicados em atendimentos particulares.

O Brasil era pra ser referência em saúde bucal, já que somos umas das maiores populações de Dentistas do mundo.

Segundo o site do CFO, seguem os números de dentistas e profissionais da área odontológica no Brasil no início de 2024:

  • Cirurgiões Dentistas: 402.552
  • Técnicos em Saúde Bucal: 42.654
  • Auxiliares em Saúde Bucal: 173.628
  • Clínicas Odontológicas: 75.929
  • Técnicos em Prótese Dentária: 24.479
  • Auxiliares em Prótese Dentária: 7.362
  • Laboratórios de Prótese Dentária: 3.320

Porém, alguns dados do IBGE (dados de 2019 – data da última pesquisa sobre saúde bucal realizada pelo IBGE) mostram a realidade da saúde bucal no Brasil e a necessidade de Educação em Saúde Bucal no Brasil:

  • 11% da população é de desdentados, cerca de 16 milhões de pessoas;
  • Das pessoas com mais de 60 anos, 41,5% já perderam todos os dentes;
  • Cerca de 23% das pessoas sem instrução ou ensino fundamental concluído são desdentadas;
  • 33% dos brasileiros usam algum tipo de prótese;
  • Maior parte dos atendimentos é feito em consultório particular;
  • 19,6% dos atendimentos acontecem no SUS;
  • Mais da metade da população não procura atendimento odontológico;
  • 53% da população escova os dentes pelo menos 2x ao dia e fazem uso de fio dental;

Estes dados são um contraponto em relação à Odontologia moderna, dos laminados e da jovialidade, porque não está atuando na base de todos os problemas, que é a prevenção e promoção da saúde bucal e a importância da saúde coletiva na odontologia.

Como promover a saúde bucal no consultório odontológico

Podemos realizar a promoção de saúde bucal de diversas formas: no contato direto com nossos pacientes ou através dos canais digitais.

A Internet foi muito importante na complementação das nossas ações de saúde, uma vez que permite difundir conhecimento, orientar pacientes e desmistificar assuntos através de estudos científicos, contribuindo com a sociedade. Ou seja: ficou mais fácil para nós promover saúde, de forma rápida e com amplo alcance.

Além disso, também é uma ferramenta para mostrar a importância da saúde oral na intervenção precoce quando uma doença bucal está instalada e na manutenção do tratamento odontológico

Percebe-se hoje, que o maior problema da Odontologia não é o desenvolvimento de técnicas que reabilitem, de forma conservadora, os pacientes, muito menos o desenvolvimento de materiais que se assemelhem à estrutura dental e confiram resistência e estética aos trabalhos, mas sim a necessidade de conscientizar a importância da higiene bucal e mudanças de hábitos.

Vê-se que a grande falha é a Educação em Saúde, a pouca disseminação da importância da Saúde Bucal e meios de prevenir as doenças bucais, que é a forma mais barata de tratamento que existe.

No consultório, no nosso dia a dia, o momento mais importante do tratamento é tempo empregado na orientação e nos esclarecimentos do paciente em relação aos problemas que resultaram em determinada necessidade de reabilitação.

É importante orientar o paciente sobre a frequência da escovação e qual a técnica adequada ao perfil do paciente, como utilizar fio dental, quando substituir a escova de dente, a importância da mudança de hábitos alimentares, explicar sobre a doença cárie e saúde da gengiva, além da necessidade de retorno ao dentista para a realização de profilaxia, aplicação de flúor e avaliação da saúde oral.

Estes conhecimentos são de extrema relevância que devem ser levados aos pacientes para que, depois de reabilitados, eles entendam a dinâmica do surgimento dos problemas e como agir para preveni-los.

Materiais de apoio, como folders, imagens ilustrativas, animações gráficas e textos complementam nossa fala e motivam o paciente, além de servir como material de consulta em casos de de dúvidas.

Por esta razão, mais uma vez, a Internet se torna aliada do nosso compromisso em educar: blogs, Facebook, YouTube e outras redes possuem informações atrativas e interativas que servirão, de forma moderna, para nos ajudar a disseminar conhecimento, agregando valor à Odontologia.

Além do que, utilizar-se dos meios digitais e de impressos de qualidade reflete positivamente na consolidação da sua marca e maior visibilidade da sua empresa, no que diz respeito a Marketing!

Pense nisso e faça sua parte! Informe e transforme sorrisos!

Aqui na Dental Speed você encontra uma linha completa de produtos para profilaxia e materiais educativos para orientar seu paciente. Clique e confira!


*Juliana Lemes é graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental. Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando – das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis!

Publicado por
Dra. Juliana Lemes

Graduada pela UNESP-SJC e atua em clínica geral e estética dental.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia20
Odontopediatria17
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar20
Universitários28

Artigos relacionados

Saúde Bucal

Outubro Rosa e Odontologia: Qual a atuação do dentista?

Saiba mais sobre a relação entre o Outubro Rosa e a Odontologia...

Saúde BucalSaúde e Bem-estar

Dentifrícios: Tudo que o cirurgião-dentista precisa saber

Os cremes dentais, ou dentifrícios, têm desempenhado um papel terapêutico importante na...

Saúde BucalSaúde e Bem-estar

Saiba como fazer o diagnóstico em Periodontia e ter sucesso no tratamento clínico

Saiba como fazer os diagnóstico em periodontia, tratar as doenças periodontais e...