Página Inicial Gestão e Marketing Marketing para Dentistas: como fazer + 4 ferramentas para começar a aplicar em sua clínica
Gestão e Marketing

Marketing para Dentistas: como fazer + 4 ferramentas para começar a aplicar em sua clínica

O marketing para dentistas é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para promover os serviços odontológicos, com o objetivo de atrair e reter pacientes.

Com o avanço tecnológico reforçado devido à pandemia, hoje em dia a maioria das pessoas que fazem parte da rotina do dentista estão online. Seja a secretária, a pessoa que faz a limpeza, os colegas de profissão e também os pacientes. E o mais importante: pacientes em potencial que ainda não conhecem o seu consultório.

Pensando no potencial que o marketing para dentistas tem de alavancar cada vez mais clínicas e consultórios, neste artigo vamos falar sobre quais são as principais estratégias e como você poderá aplicá-las. Continue a leitura!

O que é o marketing para dentistas?

O conceito principal do marketing é promover produtos, serviços ou marcas, com o objetivo de alcançar ou influenciar o seu público-alvo.

Quando falamos sobre marketing para dentistas, então estamos focando em estratégias específicas para a área odontológica, onde o foco é captar pacientes em potencial e criar relacionamentos duradouros com eles, fortalecendo a reputação da clínica.

Além disso, o marketing para dentistas, diferente do marketing comum, é mediado pelo Código de Ética Odontológica, que estabelece diretrizes específicas para a promoção de serviços odontológicos. 

Quais os pontos de atenção no Código de Ética Odontológica?

O Código de Ética Odontológica foi criado por meio da instituição dos Conselhos Federais e Regionais da categoria, o Conselho Federal Odontológico (CFO)  e o Conselho Regional Odontológico (CRO), e algumas das principais orientações sobre publicidade são:

Fonte: https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica_Atual.pdf

Por outro lado, é preciso ficar atento também com as práticas consideradas infrações éticas:

Fonte: https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica_Atual.pdf

O que não fazer quando o assunto é marketing para dentistas?

Existem alguns erros comuns para quem começa a aplicar técnicas de marketing para dentistas. Vamos falar sobre os principais aqui, para que você possa evitá-los: 

Escrita muito técnica

Evite utilizar terminologias excessivamente técnicas e complexas ao conversar com os pacientes; pelo contrário, busque por uma linguagem clara e acessível, para facilitar a compreensão e criar conexão com eles.

Conversar com outros profissionais da área ao invés de falar com seu público-alvo

Lembre-se: é um equívoco direcionar esforços de comunicação para outros profissionais de saúde, quando o seu foco é atrair o público-alvo para fechar tratamentos com seu consultório. 

É preciso, portanto, criar uma comunicação efetiva com os pacientes, transmitindo informações úteis e relevantes para estas pessoas.

Detalhamento de procedimentos

Sim, falar sobre os procedimentos é importante, mas o foco principal para quem deseja vender tratamentos é falar sobre os benefícios que eles trazem para esses pacientes. 

Ou seja, agregue valor aos seus serviços, ao invés de simplesmente listar qual esforço será aplicado. Afinal, você não vende tratamentos, mas saúde bucal e qualidade de vida para o paciente.

Não oferecer uma solução completa

Limitar as opções do paciente trazendo a solução somente para a sua queixa momentânea poderá restringir as possibilidades de vendas complementares, além de não oferecer uma consultoria e visão completas sobre o bem-estar dessa pessoa. Invista tempo em oferecer uma solução completa para seu paciente.

Quais as principais técnicas do marketing para dentistas?

Dentre as principais técnicas do marketing para dentistas estão:

  • Definição de público-alvo: identificar e segmentar o público-alvo é fundamental para direcionar as estratégias de marketing de forma eficaz, adaptando as mensagens e abordagens às características e necessidades específicas do público desejado.
  • Desenho do cliente ideal: criar uma representação fictícia do cliente ideal, conhecida como Brand Persona, ajuda a compreender melhor quem é o público-alvo, seus interesses, desafios, preferências e comportamentos. Isso permite uma comunicação mais direcionada e personalizada.
  • Pesquisa de mercado: realizar pesquisas para coletar dados e informações sobre o mercado, incluindo tendências, preferências do público, concorrência, oportunidades e desafios. Essa pesquisa ajuda a embasar as decisões de marketing e a adaptar as estratégias de acordo com as necessidades do mercado.
  • Visão local: considerar o contexto local é importante para compreender a cultura, os hábitos e as características específicas da região ou comunidade em que o consultório atua ajuda a adaptar as mensagens e a abordagem para melhor atender às necessidades e preferências dos consumidores locais.
  • Análise de concorrentes: avaliar a concorrência é crucial para identificar pontos fortes e fracos, entender as estratégias utilizadas e as tendências do mercado. Isso permite posicionar a clínica ou serviço odontológico de forma diferenciada, destacando os benefícios e vantagens competitivas.
  • Estratégias de marketing digital: utilizar técnicas de marketing digital, como SEO (um conjunto de técnicas de criação de conteúdo e otimizações, para que os buscadores possam encontrar seu site/página web), marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing e anúncios online, para promover a marca, alcançar o público-alvo e aumentar a visibilidade e o engajamento.
  • Marketing de relacionamento: focar em construir relacionamentos duradouros com os pacientes por meio de um atendimento personalizado, acompanhamento pós-tratamento, programas de fidelidade e comunicação regular, visando fortalecer a confiança e a lealdade dos pacientes, incentivando indicações e retornos.

É possível contratar uma empresa especializada em marketing para dentistas para desenvolver e implementar cada uma dessas estratégias, mas é fundamental que o gestor da clínica tenha conhecimento básico sobre o assunto para garantir uma contratação e parceria eficazes com um bom profissional ou empresa.

Ao entender os princípios básicos do marketing odontológico, o dentista poderá avaliar as propostas e recomendações da empresa contratada, fazer perguntas relevantes, acompanhar o progresso das estratégias e medir os resultados alcançados. 

Esse conhecimento permite que o dentista esteja mais envolvido no processo de marketing e tome decisões mais informadas.

Quais os canais que precisam ser trabalhados no marketing odontológico?

Existem diversos canais para serem trabalhados dentro da estratégia de marketing para dentistas, e a recomendação é que, quanto mais canais o dentista estiver ativo, criando seu posicionamento e presença digitais, melhor.

Mas, atenção: cada canal precisa ser estudado minuciosamente, pois ao depender do cliente ideal desenhado, um canal pode ter mais peso do que outro.

Por exemplo, se o público-alvo de sua clínica costuma consumir muitas notícias online, busca por artigos de blog e está presente principalmente no Instagram, você deve priorizar a utilização de site, blog e redes sociais.

E como fazer isso? Vamos falar melhor sobre cada um deles a seguir, acompanhe:

Site

Ter um site é fundamental para fornecer informações detalhadas sobre a clínica, serviços oferecidos, equipe profissional e formas de contato. 

Um site bem estruturado e otimizado para mecanismos de busca ajuda a atrair visitantes interessados e a convertê-los em pacientes.

Blog

Um espaço de blog é uma excelente ferramenta para compartilhar conteúdo relevante e informativo, como dicas de cuidados bucais, novidades na área odontológica e respostas a perguntas frequentes dos pacientes. 

Isso ajuda a posicionar a clínica como uma autoridade no assunto e atrai potenciais pacientes que procuram informações confiáveis.

Redes sociais

São canais poderosos para interagir com os pacientes, compartilhar conteúdo, fornecer dicas de saúde bucal e humanizar a imagem da clínica. 

Estar presente nas redes sociais adequadas ao público-alvo da clínica ou consultório ajuda a ampliar a visibilidade, engajamento e relacionamento com os pacientes.

Outros meios de comunicação com seu público-alvo que podem ser trabalhados são o disparo de e-mail marketing e a criação ou manutenção de um CRM de vendas.

4 ferramentas disponíveis para fazer marketing odontológico

As principais ferramentas que serão imprescindíveis para as estratégias de marketing para dentistas são:

1. WordPress

Uma plataforma de criação de sites e blogs amplamente utilizada em diversos tipos de mercados. Ele oferece uma ampla variedade de temas e plugins para personalizar o site da clínica, tornando-o atraente e funcional.

Com o WordPress, é possível criar páginas informativas, blog de conteúdo relevante e até mesmo integrar recursos de agendamento de consultas.

2. Canva

Utilizado para o desenvolvimento de peças de design gráfico, o Canva é uma ferramenta importante para o marketing odontológico.

É fácil de usar e acessível, que permite criar materiais visuais atraentes, além de imagens para redes sociais, posts de blog, folhetos, cartões de visita e outros materiais promocionais.

Possui variedade de modelos, elementos gráficos e opções de personalização para criar peças profissionais mesmo sem conhecimentos avançados de design.

3. Meta Business

Para gerenciar as redes sociais do grupo Meta, o Meta Business é a melhor plataforma, pois trata da gestão das atividades da clínica e no relacionamento com os pacientes. 

Ele oferece recursos como agenda online, prontuário eletrônico, controle financeiro, envio de mensagens e campanhas de marketing por e-mail, além de gerar relatórios e análises para acompanhar o desempenho da clínica.

4. Simples Dental

O Simples Dental é um software de gestão odontológica criado especificamente para clínicas ou consultórios, com recursos completos para gerenciar todas as áreas da clínica, incluindo:

  • Agendamento de consultas;
  • Prontuário eletrônico;
  • Controle financeiro;
  • Envio de lembretes de consultas;
  • Armazenamento de imagens ilimitado.

O Simples Dental também possui funcionalidades de marketing, como o envio de mensagens automáticas para os pacientes e gestão de campanhas de marketing, além de um guia completo ensinando a criar a fidelização de pacientes, dentro da ferramenta.

Conheça ainda mais sobre marketing para dentistas!

Neste artigo, falamos sobre como fazer o marketing para dentistas, o que é preciso evitar, por onde começar e os principais canais e ferramentas para garantir que a sua clínica ou consultório trace voos altos.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar ainda mais no assunto, baixe agora o nosso material completo de Marketing para Dentistas:

Conheça nosso material especialmente feito para você!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

Gestão e MarketingInstitucional

O que considerar na hora de escolher uma dental?

É essencial escolher uma dental parceira que ofereça qualidade, entrega eficiente e...

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...