O Marketing Odontológico é parte fundamental do planejamento estratégico de um dentista, afinal o Brasil conta com mais de 300 mil cirurgiões dentistas, resultando em uma grande concorrência neste mercado. Logo, os profissionais da odontologia precisam encontrar formas de se destacar para a conquista e  fidelização de pacientes

Em contrapartida, durante a faculdade de Odontologia, disciplinas que abordam esse tema infelizmente não fazem parte da grade curricular, o que no futuro pode acarretar limitações para os Dentistas quando o assunto for Marketing. Consequentemente, aqueles que decidem empreender, precisam aprender do zero a criar estratégias de marketing, ou seja, ações que darão mais visibilidade para o seu negócio.

Uma forma dos Dentistas conquistarem e fidelizarem seus pacientes é o Marketing de Relacionamento, ele parte do princípio de que o paciente não está somente querendo resolver um problema quando procura a sua empresa, e sim, querendo algo a mais. Seja um atendimento diferenciado, um tratamento personalizado ou algo que o faça se sentir especial. O grande objetivo do marketing de relacionamento, de forma sucinta, é fazer com que seus pacientes se tornem fãs do seu serviço.

Selecionamos algumas dicas de marketing de relacionamento que irão te ajudar!

 

Criar uma papelaria personalizada

A qualidade dos serviços prestados e os cuidados com sua imagem são peças fundamentais para o sucesso. É essencial que o profissional propague sua marca e tudo o que a represente de forma única e clara. A papelaria completa é o primeiro passo para construir uma excelente imagem profissional, pois representará você dentro e fora do consultório.

Invista em cartões de visitas, receituários, recibos, envelopes e outros produtos que possam te auxiliar na padronização de sua comunicação e organização das consultas. Isso passará para os pacientes credibilidade, segurança e certeza de que os serviços prestados são confiáveis


Usar fichas e formulários

A organização e atualização das informações dos seus pacientes é muito importante. Desta forma, mantenha o controle disso com documentos personalizados e armazene informações relevantes e técnicas, assim como todos os exames complementares necessários. O uso da anamnese, por exemplo, é essencial para você conhecer os seus pacientes.

Além da anamnese clínica você pode também implementar uma anamnese social, onde você pode descobrir gostos musicais, revistas favoritas, saber o que seus pacientes fazem no tempo livre, etc. Isso tudo vai te ajudar a entender quem são as pessoas que você atende e a personalizar os atendimentos de acordo com seus gostos.

 

Utilizar folders informativos

É importante também promover ações para educar os seus pacientes, com o intuito de terem uma saúde bucal de qualidade. Uma boa opção é a utilização de folders informativos que trarão orientações de como deverá ser realizada a escovação, quais os cuidados que um paciente de ortodontia, por exemplo, deve ter ao usar o aparelho, entre outros.  Você pode entregá-los no final da consulta e mostrar a seus pacientes que se preocupa com eles dentro e fora do consultório.

conta com a gente

 

 Brindes para fidelizar os pacientes

É crucial que você se mantenha presente nos momentos importantes nutrindo este relacionamento e fazendo seus pacientes se sentirem especiais.  Os brindes são uma ótima opção para fidelização. Use-os para criar laços e fazer com que seu nome esteja sempre presente.

Escovas Personalizadas

Você pode oferecer escovas personalizadas que levam o nome e contato da sua marca. Imagine que toda a vez que o seu paciente escovar os dentes (pelo menos três vezes ao dia) as suas informações estarão visíveis para ele. Além disso, as escovas precisam ser trocadas com frequência e a chance é grande do paciente vincular a troca de escovas à ida ao dentista.

Kits de Saúde Bucal

O Kit de Saúde Bucal é brinde prático e útil que irá estimular seus pacientes a manterem seus cuidados de saúde bucal, além de ter diversas opções de desenhos temáticos e exclusivos para você escolher o que mais combina com eles.

Brindes Infantis

As crianças amam ganhar brindes e eles servirão tanto para a fidelização, quanto para ajudar na colaboração da criança durante o tratamento. Logo, existem várias opções como balões, tatuagens temáticas, bem como medalhas e certificados que são muito utilizados nas técnicas de manejo.

Quer saber mais sobre Fidelização? Confira o vídeo abaixo:

 

Finalmente, agora você já pode começar a planejar ações voltadas para Marketing de Relacionamento. No entanto, não esqueça que um atendimento de qualidade é peça fundamental para conquistar e fidelizar os seus pacientes e junto com essas dicas, com certeza, proporcionarão uma experiencia inesquecível.

 

Até mais!

Equipe Dental Speed

Marketing de Relacionamento: Dicas para fidelização de pacientes