Página Inicial Gestão e Marketing Marketing de Relacionamento na Odontologia: fidelize pacientes
Gestão e Marketing

Marketing de Relacionamento na Odontologia: fidelize pacientes

Uma forma de conquistar seus pacientes é investir em Marketing de Relacionamento. Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar na fidelização
Uma forma de conquistar seus pacientes é investir em Marketing de Relacionamento. Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar na fidelização

O marketing na Odontologia é uma realidade cada vez mais consolidada e que precisa ser implementada com cuidado e assertividade para atingir os resultados esperados para sua clínica ou consultório odontológico.

Quando aplicada com as estratégias bem elaboradas ela é um divisor de águas entre a fidelização dos seus pacientes e perdê-los para a concorrência.

Vista sua importância, falaremos especialmente sobre esse assunto para que você comece hoje mesmo a implantar o Marketing de relacionamento no seu cotidiano de trabalho no meio odontológico.

Marketing de relacionamento e seus preceitos principais

O Marketing de Relacionamento voltado para a Odontologia engloba estratégias tais como:

  • construção de uma marca consolidada e disseminação desta;
  • fidelização do seu público;
  • criação de autoridade no seu nicho de mercado;
  • manutenção constante do contato com o público;
  • tornar-se uma referência no mercado;
  • comunicação de cada pessoa com o Perfil de Cliente Ideal (ICP);
  • automação de Marketing com a rede de contatos;
  • aumentar o volume de procedimentos eletivos;
  • melhorar a imagem da sua clínica ou consultório;
  • atingir níveis altos de qualidade no atendimento;
  • aumentar a satisfação do paciente;
  • ser uma empresa diferenciada no mercado odontológico;
  • elevar de forma exponencial os resultados do seu negócio como um todo.

Esse marketing tem o foco principal em estabelecer um relacionamento positivo cujo objetivo é conquistar e fidelizar pacientes, para que eles se tornem defensores da sua marca pelas experiências positivas oferecidas a eles.

Brides para pacientes (odontopediatria)

Ou seja, seu consultório basicamente estabelece um relacionamento em que oferece vantagens para seus clientes e também para os potenciais clientes utilizando-se de ações de comunicação estruturadas com assertividade.


Mas para que ele serve, como atua na área da Odontologia? Qual a sua importância? Explicaremos a seguir. 

Para que serve o Marketing de Relacionamento?

Mais profundo do que apenas aumentar o rol de pacientes no seu consultório, o Marketing de Relacionamento na Odontologia visa não apenas conquistar pacientes, mas sim fãs. 


E para alcançar esse resultado, é necessário que você ofereça algo único, que seus pacientes não poderão obter em nenhuma outra clínica odontológica que não seja a sua.


Essa estratégia de marketing é planejada para obtenção de resultados de médio a longo prazo e se consolida através da construção de uma relação contínua e progressiva com cada pessoa, podendo levar até mesmo um paciente de um produto ou serviço básico seu evoluir para opções mais avançadas.

Marketing de Relacionamento odontológico traz o paciente para próximo da clínica, e isso beneficia não só a clientela – que ganha soluções rápidas, assertivas e personalizadas – mas também você e seu estabelecimento, que recebe feedbacks que lhe possibilitam uma melhora contínua.


Ao investir em ações de Marketing de Relacionamento, seus pacientes podem obter uma aproximação da sua clínica e conhecer a fundo e com detalhes o que você faz e todas soluções que oferece – percebendo assim o valor da sua solução e a chance de comprar/adquirir seus produtos e/ou serviços se torna bem maior.


Também, ao oferecer uma boa experiência, é provável que os pacientes satisfeitos queiram divulgar para outras pessoas, o que influencia diretamente na aquisição de novos clientes.

Você pode se interessar também pelo artigo: 8 características de um(a) dentista de sucesso

Por que é importante manter o relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia complementar a várias outras que você pode utilizar, entretanto, vale lembrar que ele é um pouco distinto da abordagem do marketing tradicional, que apenas divulga alguma coisa sem se preocupar com o momento do seu cliente.

Papelaria completa para a sua clínica odontológica na dental speed


Numa clínica ou consultório que não preza pelo relacionamento, o paciente, caso se sinta insatisfeito pode não voltar ao estabelecimento no futuro ou pode até mesmo desistir de realizar o procedimento.

Na via contrária, dentistas que combinam elementos do marketing tradicional com o foco no relacionamento conseguem colocar seu paciente no papel mais importante para o sucesso da empresa.

Você pode se interessar também pelo artigo: 5 dicas para garantir que seu paciente sempre volte


Portanto, quando se fala em Odontologia, a abordagem de relacionamento se torna ainda mais importante, já que por ser um serviço de saúde é ideal que seu paciente se sinta bem atendido, com seus problemas resolvidos, por profissionais simpáticos e cordiais, que oferecem um atendimento de excelência.

Benefício do relacionamento positivo com o seu paciente

Fazer o paciente lembrar da sua clínica quando necessitar de atendimento odontológico deve ser o objetivo central – de forma a:

  • manter o relacionamento com seu cliente, mesmo com aquele que já fechou um tratamento ou finalizou-o;
  • manter o relacionamento com seu público,a fim de educá-lo e ajudá-lo a identificar uma necessidade que antes não era tão visível.


Essas abordagens são importantes já que o custo de relacionamento para manter seus pacientes antigos é muito menor  do que para atrair novos.

Construir um relacionamento positivo é tão importante que pode ser o fator que faltava no momento de decisão dos seus pacientes, sendo capaz de gerar não só mais atendimentos pelo mesmo cliente, como também indicações deste para familiares e conhecidos.

Marketing de Relacionamento na Odontologia: como aplicar na prática?

Há inúmeras formas de se aplicar o Marketing de Relacionamento. Você pode fazer uso de metodologias do:
 

  • Marketing Digital; 
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Entre outros.


Todos integrados ao Marketing de Relacionamento – além de ações online como ter um blog, postagens nas mídias sociais e envio de e-mail marketing – complementando com as ações off-line – por exemplo, como o envio de brindes.

Já deu para notar que para aplicar o Marketing de Relacionamento podem ser empregadas muitas estratégias, por isso selecionamos uma sequência de passos bem certeiros para implementá-lo na sua clínica ou consultório.

Passo 1: Tenha os dados de seus pacientes

Com base nesses dados, seu consultório irá analisar os dados demográficos e históricos dos seus pacientes buscando compreender quem eles são, o que gostam, e entender por que ele retornará ao seu estabelecimento para atendimentos odontológicos futuros.


Sem olhar os dados não poderemos saber ao certo o motivo do retorno e da lealdade do paciente, por isso nunca é demais analisar essas informações de forma a desenvolver um plano de Marketing de Relacionamento que seja assertivo desde o seu início.

Passo 2: Saiba tudo sobre sua audiência e monte os Perfis Ideais de Clientes

Com os dados dos clientes, seu consultório pode começar a realizar a segmentação dos seus potenciais clientes e desenvolver estratégias de marketing específicas para cada grupo, de acordo com suas características.


Para tal, faz-se necessário que você crie as personas da sua clínica – as representações dos melhores clientes e desenvolva seu relacionamento com esse público-alvo, atraindo para que seja seu paciente.

Simples Dental software odontológico


Obtendo essas informações estratégicas sobre seu público você terá em mãos dados de contatos que serão utilizados para estabelecer um relacionamento eficaz – é essencial portanto que tais dados estejam sempre atualizados – para que você não erre nas ações de comunicação.


As ações do seu Marketing de Relacionamento serão direcionadas com base nesses perfis, então crie um acompanhamento personalizado e busque se aproximar deles para aí  elaborar as ferramentas que utilizará para estreitar o relacionamento. 

Passo 3: Crie uma papelaria personalizada

A qualidade dos serviços prestados e os cuidados com sua imagem são peças fundamentais para o sucesso.

É essencial que o profissional propague sua marca e tudo o que a represente de forma única e clara. A papelaria completa é o primeiro passo para construir uma excelente imagem profissional, pois representará você dentro e fora do consultório.

Invista em cartões de visitas, receituários, recibos, envelopes e outros produtos que possam te auxiliar na padronização de sua comunicação e organização das consultas.

Destaques em Impressos odontológicos Dental Speed

Isso passará para os pacientes credibilidade, segurança e certeza de que os serviços prestados são confiáveis

Passo 4: Utilize folders informativos

É importante também promover ações para educar os seus pacientes, com o intuito de terem uma saúde bucal de qualidade.

Uma boa opção é a utilização de folders informativos que trarão orientações de como deverá ser realizada a escovação, quais os cuidados que um paciente de ortodontia, por exemplo, deve ter ao usar o aparelho, entre outros.

Você pode entregá-los no final da consulta e mostrar a seus pacientes que se preocupa com eles dentro e fora do consultório.

Passo 5: Redes Sociais como aliadas do Marketing de Relacionamento

As redes sociais se popularizaram muito mais do que apenas uma opção de lazer,  tornando-se uma ferramenta muito útil quando o assunto é aproximar pacientes de empresas odontológicas. 


A presença da sua clínica nas principais redes é também uma das estratégias básicas do Marketing de Relacionamento, já que elas permitem que você divulgue seus serviços – alcançando uma audiência cada vez maior – consequentemente conquistando novos públicos. E o melhor de tudo isso é que as ações nas redes sociais em geral trazem resultados em curto prazo.


Utilize as redes sociais para divulgação e produção de conteúdo relacionado à Odontologia. Porém, invista em conteúdo qualificado e personalizado para que seus clientes se sintam únicos e importantes para seu estabelecimento.


Nas redes sociais, a gama de conteúdos é bem ampla e variada, portanto você também pode abordar:

  • ofertas de produtos e serviços;
  • promoções, descontos, novidades;
  • datas comemorativas;
  • conteúdos que gerem valor e agreguem conhecimento
  • materiais que mostrem a consolidação da marca;
  • pesquisas de satisfação;
  • formulário de sugestões;
  • entre outros.

Você pode se interessar também pelo artigo: Dentista: o que pode postar nas suas redes sociais?

Apesar de serem democráticas, as redes sociais têm um perfil inerente a cada uma delas, por isso evite criar o mesmo tipo de estratégia de relacionamento em todas elas, pois aí você cairá na armadilha da comunicação massificada, que infelizmente poderá ter pouco engajamento.


Por isso, confira essas dicas:

  • Facebook e o LinkedIn são redes utilizadas para trabalhar a oferta de conteúdo;
  • Instagram e o Pinterest já são bastante eficientes para construção de marca;
  • Twitter funciona muito bem como uma forma rápida de conversar com seus clientes  sobre dúvidas e reclamações e também prospectar novos clientes .

Passo 6: Tenha bons canais de comunicação

Os canais de comunicação de seu consultório ou clínica devem estar sempre abertos para os pacientes, de forma a garantir que eles estejam cientes do que está acontecendo, evitando incongruências e desentendimentos. 

Portanto, sua clínica deve sempre informar o público quando houver alterações, como:

  • mudança nos horários e/ou dias de atendimento;
  • retirada ou inclusão de novas modalidades no rol da clínica;
  • aviso de alterações nos portais de comunicação com o paciente.

Brindes para fidelizar os pacientes

É crucial que você se mantenha presente nos momentos importantes nutrindo este relacionamento e fazendo seus pacientes se sentirem especiais. Os brindes são uma ótima opção para fidelização. Use-os para criar laços e fazer com que seu nome esteja sempre presente.

Escovas Personalizadas

Você pode oferecer escovas personalizadas que levam o nome e contato da sua marca. Imagine que toda a vez que o seu paciente escovar os dentes, as suas informações estarão visíveis para ele.

Além disso, as escovas precisam ser trocadas com frequência e a chance é grande do paciente vincular a troca de escovas à ida ao dentista.

Kits de Saúde Bucal

O Kit de Saúde Bucal é brinde prático e útil que irá estimular seus pacientes a manterem seus cuidados de saúde bucal, além de ter diversas opções de desenhos temáticos e exclusivos para você escolher o que mais combina com eles.

Brindes Infantis

As crianças amam ganhar brindes e eles servirão tanto para a fidelização, quanto para ajudar na colaboração da criança durante o tratamento.

Logo, existem várias opções como balões, tatuagens temáticas, bem como medalhas e certificados que são muito utilizados nas técnicas de manejo.

Quer saber mais sobre Fidelização? Confira o vídeo abaixo:

Benefícios do Marketing de Relacionamento para clínicas e consultórios de Odontologia

Os benefícios alcançados com o marketing de relacionamento em Odontologia são inúmeros, mas selecionamos os principais e falaremos deles a seguir.

Fidelizar os pacientes antigos

O grande benefício do marketing de relacionamento na Odontologia é a fidelização de pacientes que já realizam consultas na sua clínica ou consultório odontológico.

Essa estratégia tem um alcance bastante amplo, pois não ajuda apenas os pacientes que estão no momento passando por tratamentos odontológicos, mas também aqueles que já resolveram seu problema, de forma que eles retornem para realização de procedimentos futuros.

Engajar novos pacientes

Quando a fidelização é positiva e envolve o paciente – de forma a este retornar no futuro e/ou indicar a sua clínica a outras pessoas, isso melhora a imagem da sua marca.

Isso acontece pois esses clientes já fidelizados, juntamente com a sua visibilidade online, conseguem atrair novos pacientes para sua clínica, aumentando o número de consultas, e consequentemente o faturamento.

Aumentar a visibilidade no meio digital

Como dito acima, um marketing de relacionamento bem implantado traz também maior visibilidade online para sua clínica ou consultório odontológico

Você também pode se interessar pelo artigo: Marketing digital para dentistas: o que pode ser explorado?


Hoje a maioria das pessoas busca por dentistas na internet antes de marcarem suas consultas e também escolhem o profissional de acordo com sua reputação online.

Portanto, também é positivo ter avaliações positivas dos seus pacientes no Google.

Atingir a satisfação plena dos pacientes

Os sistemas de benefícios para pacientes fidelizados torna o relacionamento cirurgião-dentista e paciente muito mais agradável. Por isso os novos e antigos clientes se sentem mais satisfeitos e isso aumenta as chances de novas indicações.

Para tanto, os feedbacks são necessários – e sua clínica deve estar preparada para recebê-los, pois feedbacks dos pacientes são importantes para avaliar o andamento das atividades e promover possíveis mudanças.

Essas informações auxiliam a manter a qualidade do serviço prestado.

Ter um serviço de qualidade é fator determinante

Um bom relacionamento entre sua instituição e o paciente deve ser sempre construído e mantido, mas lembre-se que se o serviço oferecido não for de qualidade, ele muito provavelmente deixará de indicar seus serviços.

Portanto, invista em promover agilidade evitando esperas muito prolongadas pelo atendimento, e também foque em colocar a sua clínica num patamar de excelência com a utilização de equipamentos e materiais de qualidade, profissionais capacitados e aperfeiçoamento constante.

Estratégias bem estruturadas podem alçar sua clínica odontológica a um patamar completamente novo na relação com seus pacientes.

E nesta construção de um bom relacionamento todos saem ganhando.  Afinal, oferecendo conveniência, qualidade e praticidade para seus clientes, sua clínica ou consultório será sempre indicado como referência no âmbito da Odontologia.

Até mais!

Referências

Blog iMedicina. O Passo A Passo Para Criar O Marketing De Relacionamento Ideal Para O Seu Consultório. Disponível em: https://blog.imedicina.com.br/artigo-pe-37-marketing-de-relacionamento-do-consultorio-fundo-mkt/

Vydence Medical. Marketing de relacionamento para clínicas: por onde começar? Disponível em: https://www.vydence.com/pt/marketing-de-relacionamento/

MedX. Como integrar o Marketing de Relacionamento na sua clínica. Disponível em: https://info.medx.med.br/como-integrar-o-marketing-de-relacionamento-na-sua-clinica/

Resultados Digitais. Marketing de relacionamento: tudo o que você precisa saber para vender mais e fidelizar seus clientes. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-marketing-de-relacionamento/

Dental Clean Pro. Marketing de relacionamento na Odontologia: saiba o que fazer! Disponível em: https://dentalcleanpro.com.br/2021/11/22/marketing-de-relacionamento-na-odontologia/

Odonto Clinic. 5 dicas de marketing de relacionamento para clínicas odontológicas. Disponível em: https://empreenda.odontoclinic.com.br/marketing-de-relacionamento/

iClinic. Como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 8 passos. Disponível em: https://blog.iclinic.com.br/marketing-de-relacionamento-na-clinica/

Texto escrito originalmente no dia 07 de maio de 2020 por Gabrielli Nery Wandscheer e reescrito no dia 13 de junho de 2022.

Publicado por
João Pedro Figueiró

Formado em Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí e conteudista na área odontológica.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...