Página Inicial Gestão e Marketing 8 características de um(a) dentista de sucesso
Gestão e MarketingInstitucional

8 características de um(a) dentista de sucesso

dentista de sucesso

Dentista de sucesso

Ser um(a) dentista de sucesso é algo desejado por muitos profissionais em um meio tão concorrida como a Odontologia.  

Hoje são mais de 365 mil cirurgiões-dentistas atuantes no país, dentre as diversas especialidades existentes, e se destacam aqueles profissionais que conseguem desenvolver, da melhor forma possível, as inúmeras características que tornam um profissional bem-sucedido. 

Podemos considerar que para alcançar o sucesso profissional, aspectos como desenvolvimento de carreira, saúde financeira, planejamento estratégico, entre outros, devem ser conquistados e administrados. Tudo isso em conjunto com metas bem definidas, determinação e muita paciência. 

Ao longo do artigo, vamos abordar 8 características fundamentais de um cirurgião-dentista de sucesso. Algumas delas você já até já conhece! Vamos conferir? 

1.  Desenvolvimento de carreira 

Quer ser um dentista de sucesso? O primeiro passo é planejar o seu desenvolvimento de carreira. Todos os profissionais têm sonhos e querem atingir um certo patamar na área odontológica, certo? Mas um grande erro cometido por muitos é de não organizar, planejar e desenvolver a sua carreira para “chegar lá’.  

Veja algumas dicas para auxiliar o seu desenvolvimento de carreira: 

Foque em autoconhecimento – Você precisa se conhecer para saber aonde quer chegar, por isso, reflita sobre os seus sonhos, desejos e motivações. Pense o que “sucesso profissional” significa para você, quais áreas você deseja dominar e que tipo de profissional você quer se tornar.  

Defina metas e objetivos de curto e longo prazo – Sem objetivos e metas bem definidos, ficamos reféns do acaso. Logo, é fundamental planejar o passo a passo para alcançar o seu sucesso. Uma dica é pensar em cenários de 1, 5 e 10 anos e definir pequenas e grandes metas que precisam ser cumpridas para que você alcance seus objetivos.  

Desenvolva suas habilidades – Desenvolvimento de carreira é sinônimo de desenvolvimento de habilidades, sendo assim, o aprendizado deve ser constante, ainda mais na área odontológica, onde os avanços clínicos acontecem de forma rápida. Então, estude, capacite-se, faça cursos e especializações, e esteja sempre por dentro das novidades do mercado. 

Acompanhe referências e inspirações na área – Inspirações são uma ótima forma de se visualizar no futuro. Dentistas referência na área, além de motivarem colegas de profissão a lutarem pelos seus objetivos, mostrando que é possível sim alcançar sucesso profissional, também podem ensinar e instruir, compartilhando os erros e acertos que cometeram ao longo da sua jornada. 

2. Liderança

Parafraseando a famosa frase “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, ser um líder é ser mais o que apenas um chefe, trata-se de ser um exemplo a ser seguido. O dentista de sucesso trabalha acompanhando, auxiliando e guiando sua equipe para que os objetivos e metas sejam alcançados por todos. 

Logo, engana-se quem pensa que um líder já nasce com habilidades para liderar. É claro que muitas pessoas já possuem traços em sua personalidade que auxiliam esse posicionamento, contudo a habilidade de liderar pode, sem dúvidas, ser desenvolvida, assim como demais aspectos citados nesse artigo.  

Existem estilos e diferentes formas de liderar, afinal cada indivíduo é único e cheio de particularidades. Todavia, você pode focar na otimização de alguns atributos fundamentais que um bom líder possui. São eles: 

Inteligência Emocional – Essa é uma das habilidades mais importantes de um bom líder. Ter inteligência emocional significa entender e saber lidar com as suas emoções e com as emoções do seu time. Está relacionado também à empatia pelo próximo, prática da escuta ativa e compreensão do peso de suas decisões. 

Boa comunicação – Saber ouvir a equipe, deixar claro quais são suas expectativas e dar feedbacks são coisas que um bom líder precisa fazer. Para isso a comunicação é essencial. Cada pessoa recebe informações e processa de uma maneira, logo clareza e objetividade são essenciais para que tudo flua conforme o planejado. 

Espírito de equipe – Um líder precisa ter espírito de equipe e passar isso aos seus liderados. Dessa forma, o papel de cada membro do time deve ser bem esclarecido e valorizado. As pessoas precisam entender que precisam umas das outras para que o trabalho seja executado da melhor maneira, e que naquele ambiente a colaboração e as relações de parceria são reais. 

Saber delegar – No consultório há inúmeras tarefas a serem realizadas, e é comum que muitos líderes, na tentativa de ter controle sobre tudo, acabem por centralizar o trabalho. Todavia, tarefas não só podem como devem ser delegadas, a fim de desenvolver a autonomia e confiança do seu time. 

Ser inspiração – Um bom líder é um exemplo a ser seguido, por isso, é preciso ter a mesma postura que espera do seu time, ciente de que suas atitudes influenciam o trabalho de toda a equipe, seja de forma positiva ou negativa.

3. Planejamento estratégico   

Quando se pensa em um cirurgião-dentista, a primeira imagem é de um profissional da saúde atendendo seus pacientes no consultório, colocando a “mão na massa”. Mas a gente sabe que ser um dentista não é apenas isso e, na rotina de trabalho, ele desempenha muitos papéis ao gerir seu negócio e desenvolver sua carreira.  

Um profissional de Odontologia, além da prática clínica, que envolver as questões operacionais do consultório, também precisa desenvolver habilidades voltadas para a área de negócios. 

Além de lidar com questões administrativas, financeiras e jurídicas do consultório, o dentista precisa ser um bom vendedor, ou seja, saber vender seu negócio, sua imagem profissional e seus serviços, saber como prospectar pacientes, etc. Além disso, é preciso pensar também em ações de marketing que trarão visibilidade para o consultório e despertarão o interesse do público-alvo. 

Saiba mais sobre como atrair mais pacientes e alavancar suas vendas.

Ciente disso, é fundamental que seja feito um planejamento estratégico. Confira abaixo o passo a passo:  

Planejamento estratégico do consultório

4. Tecnologia nos tratamentos odontológicos 

A tecnologia é uma grande aliada dos cirurgiões-dentistas nos tratamentos odontológicos e deve ser utilizada por dentistas que querem ter sucesso. 

O uso de novas tecnologias permite maior assertividade na avaliação e diagnóstico dos casos clínico, tornando essa atividade cada vez mais criteriosa e contribuindo para o sucesso do tratamento com um todo. 

Do mesmo modo, produtos tecnológicos desenvolvidos para a prática odontológica tem a premissa de otimizar os tratamentos, ou seja, reduzem tempo de cadeira, trazem maior qualidade e garantem melhores resultados. 

Além disso, não podemos esquecer do impacto do uso de produtos e equipamentos tecnológicos em relação à imagem profissional do cirurgião-dentista e de seu consultório odontológico.  

O uso de novas tecnologias, além de transmitir que você é um dentista que se atualiza constantemente e que está por dentro das inovações da área, também mostra que você se preocupa em oferecer o que há de melhor no mercado para os seus pacientes.

Isso passa credibilidade, transmite autoridade na área e demonstra o nível de Odontologia que você exerce, gerando valor para o seu consultório e para o trabalho que você executa.  

Dentre as principais tecnologias utilizadas nos tratamentos odontológicos atualmente estão: 

Quer saber mais sobre cada um deles? Leia o Artigo Consultório produtivo: novas tecnologias odontológicas para 2022. 

5. Tecnologia na gestão 

O uso de novas tecnologias não precisa se limitar apenas a produtos e equipamentos. Um dentista de sucesso também deve utilizar de inovações para otimizar a gestão do seu negócio. 

O uso de softwares odontológicos é um ótimo exemplo de como você pode economizar tempo em tarefas que podem ser automatizadas e focar em questões que exigem relacionamento humano, como oferecer um atendimento personalizado, promover um tratamento de qualidade, criar um relacionamento duradouro com seus pacientes. 

Hoje, ferramentas de gestão odontológicas estão cada vez mais evoluídas. O Simples Dental, por exemplo, não é apenas mais uma agenda online. O software, que hoje já é utilizado por mais de 45 mil dentistas, conta com diversas facilidades para tornar a gestão do consultório mais prática e automatizada. 

Simples Dental software odontológico

Dentre os benefícios estão: 

Agenda online – que pode ser acessada de qualquer lugar e ainda tem integração com SMS e WhatsApp. 

Prontuário digital – que permite acesso rápido ao histórico do paciente, bem como ficha clínica, orçamentos e imagens, tudo de forma online. 

Gestão e Controle financeiro – com gestão de fluxo de caixa, automação de boletos, integração com maquininha de cartão e controle de comissões. 

Marketing e Vendas para Dentistas – com opção de funil de vendas e automação de WhatsApp e SMS para envio de campanhas aos clientes. 

Além disso, neste ano novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas para tornar a experiência ainda melhor. São elas: 

  • Assinatura Eletrônica; 
  • Orçamento Parcial; 
  • Odontograma; 
  • App Simples Dental; 
  • App Meu doutor. 

Para conferir todas as novidades do Simples Dental, leia o conteúdo que preparamos para você: Simples Dental: lançamentos 2022 

6. Estrutura e espaço 

O ambiente do seu consultório é um fator demasiado importante para o sucesso do seu negócio. Ele deve transmitir a essência da sua marca e proporcionar aos clientes conforto e segurança. 

Você já deve ter ouvido a expressão: “a primeira impressão é a que fica”. A estrutura e espaço do seu consultório possui muita relação com essa frase, afinal, quem não quer estar em um ambiente agradável e acolhedor? Assim, o consultório deve ser pensado no público-alvo que você deseja atender, além de ser compatível com os tratamentos que você oferece e o valor dos seus serviços.  

Temos um artigo aqui no blog, escrito pela Dra. Ariely Caramori em conjunto com uma designer especialista em projetos voltados para a área da saúde. Leia na íntegra e veja dicas exclusivas sobre como tornar seu consultório mais atrativo, usando e abusando de cores, pisos, mobiliário e iluminação. 

Leia matéria completa: Consultório odontológico moderno e decorado: Dicas do especialista 

Da mesma forma, o espaço pode se tornar um diferencial e fazer de você um dentista único em sua região. Oferecer algo além do comum para seus pacientes é uma forma de surpreender na consulta e fidelizar pacientes. Esse grande atrativo também pode se tornar um chamariz, pois gera curiosidade e a promessa de uma experiência diferenciada.

Um exemplo disso é o uso de camas odontológicas no consultório, uma novidade na área que é sensação entre os pacientes. O produto traz inúmeros benefícios, com foco no máximo conforto, proporcionando uma experiência única. 

Confira o relato sobre a experiência de atendimentos com a cama odontológica durante procedimentos de Harmonização Orofacial, por Dr. Thales Cardoso:

7. Saúde financeira 

Sabemos que as faculdades de Odontologia, em geral, focam apenas na parte técnica, e ao se deparar com a complexidade que é administrar um negócio e fazê-lo se tornar lucrativo, os cirurgiões-dentistas acabam cometendo muitos erros nessa área até acertar. 

A Saúde Financeira é um aspecto importantíssimo para ter sucesso no mercado odontológico. Aqui estão alguns pontos que você deve se atentar a fim de manter a saúde financeira do seu negócio: 

Mapeamento de custos – Todos os custos do consultório precisam ser mapeados, sejam eles fixos ou variáveis, desde o aluguel, até o cafezinho que você oferece para o seu paciente. 

Separação das contas – Contas pessoais e do consultório não devem ser misturadas, por isso, defina seu pró-labore e inclua ele nos custos mensais. 

Controle do fluxo de caixa – É preciso registrar todas as movimentações consultório, ou seja, entradas (receitas) e saídas (despesas).  

Precificação dos serviços – Defina o preço dos seus serviços levando em conta todos os gastos com material, hora clínica, estrutura, equipamentos e público que você deseja atender.  

Reserva de caixa – Em casos de emergência ou em períodos mais desafiadores, ter uma reserva de dinheiro é essencial.  

Se tiver dificuldade em desenvolver alguns dos pontos citados, uma ótima solução é utilizar softwares de gestão financeira e contratar uma consultoria para te ajudar na organização.  

É importante também que o seu consultório tenha uma assessoria contábil, por isso, não abra mão de um bom contador. 

Que mais dicas? Assista 10 Dicas de gestão financeira para o seu consultório

8. Marketing Odontológico na era digital 

Não é novidade que o Marketing Odontológico precisa estar presente no dia a dia de qualquer dentista que busca ter sucesso em sua carreira.  

É uma das formas mais assertivas de chamar a atenção e atrair potenciais clientes para o seu consultório. Ao mesmo tempo, é também uma forma de se tornar uma autoridade na área e fazer contatos importantes para seu destaque profissional. 

As pessoas estão cada vez mais imersas no mundo digital e as redes sociais se tornaram uma “vitrine”, onde o cliente em potencial pode antecipar a experiência que terá ao ir em seu consultório.  

Logo, ao ingressar na área digital, você precisa criar estratégias para promover a sua imagem profissional e o seu negócio. 

Por isso, reflita sobre as seguintes questões: 

  • O que faz seus clientes escolherem você? 
  • Qual é o seu diferencial como profissional? 
  • Qual o diferencial da sua clínica/consultório? 
  • Qual o seu foco em questão de procedimentos e tratamentos? 
  • No que você quer se tornar autoridade? 

Esse é um bom começo para que você defina seu posicionamento digital e promova conteúdos estratégicos que mostrem quem você é profissionalmente e o que você tem a oferecer dentro da Odontologia 

A presença digital permite que você se conecte com o público, evidencia sua autoridade, entregando conteúdo de valor, e desperte em seus potenciais clientes a vontade de se tornar um paciente.  

Contudo, engana-se quem acha que isso acontece do dia para a noite. Para se destacar no meio digital é preciso ter consistência, afinal, trata-se de um trabalho de longo prazo, algo que deve ser construído. 

Assista à Jornada do Marketing Pessoal com Dra. Quésia Cardoso e veja dicas sobre como atrair, conquistar e fidelizar seus pacientes. 

Se tornar um dentista de sucesso exige que o cirurgião-dentista se desenvolva em diversas áreas. Além de ser um profissional de excelência no que tange a parte prática da profissão, é preciso se empenhar em um desenvolvimento de carreira concreto. 

Não se deve medir esforços para o desenvolvimento de habilidades na área de gestão, se posicionando como um líder e inspirando sua equipe, planejamento e agindo de forma estratégica em sua empresa, usando de novas tecnologias na prática clínica e operacional do seu negócio e, por fim, promovendo todos os seus diferenciais como profissional no meio digital. 

Gostou do conteúdo? Envie para um(a) colega de profissão, assim cada vez mais profissionais poderão colocar essas dicas em prática para se tornarem dentistas de sucesso. 

Referências:

TUDO o que você precisa saber para se tornar um dentista de sucesso. Blog da Yller, Https://www.yller.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-se-tornar-um-dentista-de-sucesso/, p. 1-1, 10 ago. 2019. Disponível em: https://www.yller.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-se-tornar-um-dentista-de-sucesso/. Acesso em: 28 fev. 2022. 

O CAMINHO para ser um dentista de sucesso. Dentista Organizado, [S. l.], p. 1-1, 17 jan. 2019. Disponível em: https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=195&O-caminho-para-ser-um-dentista-de-sucesso…. Acesso em: 28 fev. 2022. 

PASSO a passo do planejamento estratégico empresarial em 7 etapas fundamentais. Blog – Setting Consultoria, [S. l.], p. 1-1, 21 jan. 2020. Disponível em: https://www.setting.com.br/blog/estrategia/etapas-planejamento-estrategico-empresarial. Acesso em: 28 fev. 2022. 

SAIBA O QUE É PRECISO PARA SER UM DENTISTA DE SUCESSO. Sorridents, [S. l.], p. 1-1, 6 abr. 2021. Disponível em: https://sorridents.com.br/business/saiba-o-que-e-preciso-para-ser-um-dentista-de-sucesso/. Acesso em: 28 fev. 2022. 

7 passos para elaborar um plano de carreira. Unibh, [S. l.], p. 1-1, 22 maio 2020. Disponível em: https://www.unibh.br/blog/7-passos-para-elaborar-um-plano-de-carreira-eficiente/. Acesso em: 28 fev. 2022. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....