Página Inicial Gestão e Marketing Como fidelizar pacientes utilizando o scanner intraoral
Gestão e MarketingOdontologia Digital

Como fidelizar pacientes utilizando o scanner intraoral

A tecnologia, além de fazer parte do nosso dia a dia, trouxe inovação à diversos procedimentos odontológicos, proporcionando uma série de diferenciais na experiência do cliente e otimizando o atendimento clínico.

Por meio dos recursos tecnológicos, o dentista consegue oferecer ao paciente um atendimento mais confortável, rápido e eficaz, sendo o uso da tecnologia na odontologia uma ferramenta para atração e captação de pacientes.

Um dos recursos mais utilizados atualmente é o scanner intraoral, que pode ser associado aos demais equipamentos do fluxo digital na odontologia.

Você pode se interessar também:
Saiba mais sobre a odontologia digital e como utilizar o fluxo digital no consultório.

As estratégias de marketing digital e marketing de relacionamento, associadas à Odontologia Digital, são excelentes canais para captação e fidelização de pacientes.

Neste artigo vamos conversar sobre como o dentista pode utilizar o scanner odontológico como uma ferramenta de marketing, além de todos benefícios clínicos que o equipamento proporciona ao profissional.

Marketing Odontológico e fidelização de pacientes

O objetivo do Marketing Odontológico é captar e fidelizar pacientes. Fidelizar um paciente é torná-lo engajado, para que ele divulgue o consultório através das experiências positivas oferecidas durante o atendimento clínico e retorne para a manutenção da saúde bucal.

Para uma experiência positiva durante a consulta, é importante deixar o paciente seguro, solucionar suas dúvidas e proporcionar conforto durante o tratamento odontológico.

Quando falamos sobre fidelização de paciente, é importante proporcionar as seguintes experiências:

  • Atender as necessidades do cliente;
  • Agregar valor ao atendimento odontológico;
  • Atendimento de qualidade;
  • Atendimento humanizado e criação de vínculo com o paciente.

A tecnologia na Odontologia está transformando a realidade dos dentistas e pacientes, tornando os procedimentos cada vez mais rápidos, eficientes, indolores e menos invasivos.

Desta forma, a tecnologia é uma grande aliada para atrair e fidelizar pacientes. Além disso, o uso de recursos tecnológicos aumenta a visibilidade do dentista, reduz custos, diminui processos internos e aumenta a receita do consultório.

Por isso, é fundamental que o dentista utilize a tecnologia como estratégia de marketing de relacionamento na criação de vínculo e as estratégias de marketing digital para comunicar aos pacientes os diferenciais do consultório.

Você pode se interessar também:
Dicas de marketing Digital para o seu consultório.

Um consultório moderno e com equipamentos tecnológicos demonstra ao paciente que o profissional está atualizado e busca oferecer o melhor em seus procedimentos.

Além da habilidade do dentista, o cliente busca conforto e segurança, para que sinta confiança em manter o vínculo com o profissional.

Tecnologia e a experiência do cliente no consultório odontológico

O scanner intraoral capta imagens precisas da cavidade oral, que são processadas por meio de um software, resultando em uma imagem tridimensional, facilitando a visualização, planejamento do caso clínico e confecção das peças, proporcionando a previsibilidade do caso.

O scanner digital odontológico registra o formato, tamanho, assimetrias e cor do elemento dental, facilitando o planejamento do dentista.

O uso do scanner digital é uma alternativa confortável e precisa aos procedimentos convencionais (como por exemplo à moldagem), que muitas vezes são desconfortáveis e demorados.

Utilizado em conjunto com a tecnologia CAD/CAM, confeccionam trabalhos em uma única consulta (na maioria dos casos), diminuindo o tempo de atendimento clínico, o que proporciona maior possibilidade de ganhos e redução de custos para o dentista e uma excelente experiência para o cliente.

O uso do scanner na Odontologia oferece tempo reduzido de cadeira, diminui a duração do tratamento odontológico e facilita a comunicação entre o paciente e o profissional.

O escaneamento intraoral é uma ferramenta que além de otimizar o atendimento, oferece um recurso visual, auxiliando o dentista à demonstrar as possibilidades de tratamento e orientar o paciente na manutenção da higiene bucal.

Veja os benefícios do scanner odontológico que auxiliam nas estratégias de marketing:

• Conforto:
Como o escaneamento reduz o tempo de cadeira e elimina alguns passos clínicos, como por exemplo a moldagem, o paciente sente maior conforto durante o atendimento.

• Menor tempo de atendimento clínico:
Com o uso do dispositivo, alguns passos são simplificados, reduzindo o número de consultas e o tempo de conclusão do tratamento odontológico. A maioria dos tratamentos pode ser realizada em uma única sessão.

• Previsibilidade do resultado final:
O scanner digital na Odontologia permite o planejamento 3D, facilitando a visualização das etapas e a previsibilidade do resultado final.

• Precisão:
O uso do scanner associado à tecnologia CAD/CAM garante a melhor adaptação das peças, como por exemplo as restaurações indiretas e os alinhadores ortodônticos.

• Comunicação paciente e profissional:
A imagem ampliada na tela facilita a visualização e entendimento sobre o tratamento.

Imagem com 3 scanners intraorais um ao lado do outro em um fundo cinza.

O processo digital com scanner odontológico é mais rápido em relação às técnicas convencionais e permite que os dentista realize os procedimentos com mais eficiência, evitando retrabalhos, reduzindo o tempo total do tratamento, e desta forma, aumentando o fluxo de pacientes.

Como utilizar o scanner intraoral na estratégia de marketing para fidelizar pacientes

A escolha do fluxo digital na odontologia, promove benefícios tanto para o paciente como para o profissional.

Por esses motivos, é importante o dentista comunicar aos pacientes fidelizados o uso da tecnologia e utilizar o recurso para atrair e fidelizar novos pacientes.

Por meio de e-mail marketing, site, redes sociais e WhatsApp o dentista pode criar diversas estratégias de comunicação.

Em relação aos benefícios para o paciente, o dentista deve comunicar os seguintes diferenciais do uso do scanner/fluxo digital:

  • Divulgar a aquisição do equipamento;
  • Explicar os procedimentos que podem ser realizados com a tecnologia;
  • Mostrar os diferenciais da tecnologia em relação à técnica convencional e como isso mudou o tratamento clínico;
  • Abordar sobre os benefícios, como por exemplo o tempo de atendimento clínico;
  • Biossegurança do recurso tecnológico;
  • Convidar os pacientes cadastrados no CRM do consultório à conhecer a tecnologia para avaliação da saúde bucal e realização de procedimentos odontológicos.

Postar conteúdos informativos é uma forma de agregar valor ao seu consultório e passar credibilidade ao público-alvo.É importante postar conteúdos diversificados, apresentando os diferenciais e aplicabilidade do fluxo digital.

Imagem com paciente deitada sobre a cadeira odontológica e olhando para uma tela onde mostra um sorriso escaneado e um dentista ao lado apontando para essa mesma tela.

Criar campanhas de impulsionamento em redes sociais, e-mail marketing, ações no Google, vídeos no Youtube e lista de transmissão no WhatsApp são exemplos de ações assertivas no ambiente digital.

As ações de marketing e a experiência positiva do cliente aumentam as indicações de pacientes e são um diferencial em relação à concorrência.

Os benefícios gerados pela utilização dos equipamentos costumam gerar curiosidade em conhecer os diferenciais da tecnologia e aumentam a recorrência dos pacientes no consultório.

Como cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas, ter um consultório tecnológico é um ótimo diferencial no processo de captação e fidelização de pacientes.

Além de agilizar as consultas e garantir excelentes resultados, as novas tecnologias proporcionam maior precisão, previsibilidade e rapidez nos procedimentos.

Já para o paciente, os benefícios são um procedimento confortável, seguro e indolor, recebendo o que há de melhor no mercado odontológico.

Aqui na Dental Speed temos uma linha completa de equipamentos para Odontologia Digital e uma equipe de consultores especializados para solucionar todas as suas dúvidas e orientá-lo a montar um consultório com recursos tecnológicos.

Clique aqui para conhecer nosso produtos e converse com nossa equipe pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Gestão e MarketingOdontologia

Dentista, entenda como sair do papel e digitalizar sua clínica

A gestão clínica na odontologia tem experimentado uma evolução notável, impulsionada pelo...

flux-digital-no-laboratorio
LaboratórioOdontologia Digital

Odontologia Digital como solução para o Técnico em Prótese Dentária

Já imaginou receber um arquivo digital de alta precisão para confecção de...

LaboratórioOdontologia Digital

Saiba como utilizar o fluxo digital no laboratório de prótese

A odontologia digital e o fluxo digital estão revolucionando a forma como...

sensor-digital-odontologico
OdontologiaOdontologia Digital

Raio – X Portátil e Sensor Digital: saiba mais sobre o uso na Odontologia

A radiologia digital, além de revolucionar o diagnóstico na Odontologia, também é...