Página Inicial Odontologia Fotopolimerização: boas práticas no consultório odontológico
Odontologia

Fotopolimerização: boas práticas no consultório odontológico

0806 Capa Fotopolimerização  boas práticas no consultório odontológico  min
0806 Capa Fotopolimerização boas práticas no consultório odontológico min

Fotopolimerização no consultório

Quando pensamos em longevidade de restaurações e cimentações a associamos diretamente ao seu processo de fotopolimerização. Este por sua vez, traz muitos pontos importantes que devem ser compreendidos pelo profissional para o sucesso da técnica executada. 

Antes de falarmos diretamente sobre a polimerização é preciso entender sobre a composição do material a ser polimerizado.

Ao pensarmos na composição das resinas, sabemos que além do BIS-GMA (seu monômero principal), o fotoiniciador, que na maioria das resinas é a canforoquinona e o co-iniciador denominado amina, também fazem parte de seus constituintes.

Assim, a presenças dessas substâncias permitem que as resinas compostas sejam polimerizadas com a luz. 

Toda luz é passível de polimerizar as resinas? 

Não, a luz que realmente é capaz de polimerizar as resinas é a luz azul no comprimento de 468 nanômetros, a qual reage diretamente ativando o iniciador de canforoquinona.

Já a luz branca é capaz apenas de endurecer a resina, mas não polimeriza-la de fato, justificando assim o armazenamento destas em tubos escuros e evitando o início do processo de polimerização por exposição. 

Requisitos fundamentais da fotopolimerização

Dessa forma, existem alguns requisitos fundamentais para que a fotopolimerização aconteça: luz azul 468nm; potência; tempo.  

A luz azul, como dito anteriormente, precisa de um comprimento específico para ativar a canforoquinona. A potência do aparelho está diretamente relacionada a sua proximidade com a fonte de luz que esteja polimerizando e se o fotopolimerizador encontra-se carregado; por sua vez, o tempo está relacionado com a quantidade de miliwatts de potência do aparelho.  

Portanto, diferentemente do que muitos pensam, o que importa não é apenas a potência do aparelho, mas sua irradiância, ou seja, a quantidade de luz que realmente esteja chegando onde se deseja polimerizar. 

De maneira mais simplificada, como posso inserir essas informações e melhorar a fotopolimerização do meu dia a dia? 

Primeiramente, deve ser levado em conta qual aparelho você irá investir, afinal há inúmeros no mercado. A dica é: invista em um aparelho que não lhe trará problemas futuros e tire da cabeça a ideia de tentar compensar a polimerização de um aparelho de baixa potência o aplicando por um tempo maior sobre o dente.  

É preciso haver equilíbrio entre o tempo e a potência de seu aparelho. Quando aumentamos o tempo de ativação de um fotopolimerizador de baixa potência, estamos promovendo a redução de polímeros de ligações cruzadas e gerando a formação de polímeros não resistentes.

Em contra partida, quando temos um aparelho de alta potência, por exemplo 3000-5000mws/cm² teremos muitas ligações cruzadas, mas também sem resistência. 

encontrar opções de fotopolimerizadores ideais para o seu consultório odontológico na dental speed

Por qual aparelho de fotopolimerização devo optar? 

Primeiramente, escolha um aparelho com potência entre 1200mws/cm² a 1600mws/cm² pois será suficiente para iniciar a polimerização com eficácia já que, ao longo dos segundos e por conta da distância mínima natural de 3mm em relação ao dente, há uma perda de 30% da potência durante a fotoativação. 

Ademais, nos casos de cimentação de coroas e laminados cerâmicos, é de extrema importância ter um aparelho com a potência adequada para que não haja influência na polimerização diante a espessura destes materiais além de conseguir que a luz atravesse e atinja o material abaixo adequadamente. 

Quer saber mais, leia o artigo: Fotopolimerizador e assista ao vídeo.

Quais cuidados devo ter com meu fotopolimerizador? 

Aparelhos com alta potência possivelmente podem gerar um superaquecimento da polpa. Os estudos apontam visões diferentes sobre o tema, o que aconselho como dica clínica é: durante a polimerização resfrie o dente com jatos de ar. 

Outro ponto a ser abordado é que o aparelho seja posicionado perpendicularmente e bem próximo ao dente. Ademais, quando a superfície a ser polimerizada for maior que a “cabeça” do fotopolimerizador, a polimerização deve ser feita em duas etapas, a dividindo. 

Existem dicas clínicas que facilitem a prática e eficácia do aparelho? 

Sim, podemos iniciar pela ponteira do aparelho que precisa estar limpa (sem resina), íntegra (sem riscos e fraturas) e em casos de acidentes ou retenção de material, que não seja passível de remoção, a ponteira deve ser substituída. Além disso, é importante que a ponteira não seja transparente para não dissipar a luz e que ela esteja estabilizada sobre o dente, podendo ser segurada em forma de pinça com as mãos e bem próxima a restauração. 

O profissional nesse momento precisa estar atento quanto a maior quantidade de luz que possa incidir sobre o dente sem dissipar, de preferência com um fotopolimerizador que também tenha boa colimação da luz, ou seja, que ela esteja direcionada de modo a aproveitar mais a potência daquele aparelho. 

Sendo assim, agora que já sabe como escolher um aparelho e usa-lo de forma adequada, ficou muito mais fácil otimizar sua hora clínica. Essas informações são valiosas e espero poder ajudar no seu dia a dia.

E para finalizar, confira o quadro abaixo com os lembretes mais importantes da fotoativação:

  POTÊNCIA    TEMPO 
400 mWs/cm²       40s 
800 mWs/cm²       20s 
1600 mWs/cm²       10s 

Vale salientar que coroas e laminados cerâmicos devem ter maior tempo de fotoativação, em média 20s a 40s em aparelhos com potência mínima de 1200mWs/cm². 

Na Dental Speed você encontra diversas opções em fotopolimerizadores, quer encontrar o seu equipamento ideal? Acesse o site e aproveite!

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....