10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Ortodontia

Copiar o formato das estruturas bucais com detalhes suficientes para a confecção de réplicas fiéis dessas estruturas, que permitem confeccionar próteses funcionais e bem adaptadas à moldagem é um dos procedimentos clínicos mais realizados pelos dentistas.

Mas você sabe o que é necessário para realização de uma moldagem com excelência?

Confira 10 dicas importantes e que vão lhe ajudar na hora do procedimento:

Selecione as viscosidades adequadas do material fluido, de acordo com a técnica de moldagem e instruções de uso. Use moldeiras com o tamanho adequado, rígidas e resistentes.

  • Garanta o afastamento gengival adequado e, se necessário, estanque qualquer hemorragia para obter condições limpas e secas. Se utilizar agentes hemostáticos, enxágue e seque completamente.
  • Aplique adequadamente o adesivo de moldeira e deixe-o secar de maneira adequada para garantir que o material
  • Garanta uma mistura uniforme e homogênea do material de moldagem, preenchendo a moldeira com quantidade suficiente de material. Com todos os materiais de moldagem da 3M Oral Care, as misturas automáticas irão garantir uma mistura adequada.
  • Use luvas que não inibam a polimerização do material de moldagem. As luvas de látex podem inibir a polimerização dos materiais de moldagem à base de VPS. São indicadas as luvas nitrílicas.
  • Mantenha a ponta submersa no material durante a inserção intraoral do material fluido, para evitar a incorporação de bolhas de ar.
  • Insira lentamente a moldeira carregada de forma paralela ao longo eixo dos dentes preparados. Aplique pressão controlada ao inserir a moldeira, para evitar o contato dos dentes/tecidos e o fundo da moldeira. Siga o tempo exato de polimerização dos materiais denso e fluido. Mantenha a moldeira em posição sem exercer pressão e evite qualquer movimento que possa muda-la de posição ou causar distorções.
  • Ao remover a moldeira da boca, evite rotação unilateral. Siga as instruções de uso sobre os tempos de polimerização recomendados pelos fabricantes antes de remover a moldagem.
  • Verifique as margens do preparo e certifique sua completa captura. Caso contrário, resultados imprecisos poderão ser obtidos: bolhas de ar, rasgamentos, distorções dos materiais, defeitos de escoamento, soltura da moldeira, delaminação entre pastas densa e fluida, visualização da moldeira.
  • Desinfete a moldagem seguindo as instruções de uso dos fabricantes. Enxágue as moldagens com água antes e depois de desinfetá-las e as seque antes de enviá-las ao laboratório.

Ficou bem mais fácil com essas dicas, né? Se você tem alguma duvida ou sugestão (dica) deixa nos comentários.

Produtos mostrados:
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Kit Resina Protemp 4 + Moldagem + Pasta Adstringente de Afastamento Gengival

3M
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Luva Nitrílica Pink

Supermax
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Luva Nitrílica p/ Procedimento s/ Pó Azul

Supermax
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Luva Nitrílica p/ Procedimento s/ Pó Black

Supermax

Conteúdo relacionado

Passo a passo de uma moldagem em Ortodontia

Passo a passo de uma moldagem em Ortodontia

Ortodontia
A moldagem é um procedimento muito comum nos consultórios e a confecção do modelo ortodôntico é um dos elementos fundamentais para um bom diagnóstico e correto plano de tratamento. Apesar de parecer simples, existem detalhes que fazem toda a diferença.
12 dicas de instalação do Aparelho Ortodôntico

12 dicas de instalação do Aparelho Ortodôntico

Ortodontia
Olá colegas leitores! Conforme salientamos na ultima matéria, abordarei aqui os itens que julgo essenciais para se aplicar com qualidade e excelência em cada etapa da instalação do aparelho ortodôntico.