Página Inicial Gestão e Marketing 10 Dicas para ser um Digital Influencer Odontológico
Gestão e MarketingUniversitários

10 Dicas para ser um Digital Influencer Odontológico

Digital Influencer Odontológico

Todos nós somos influenciadores e influenciados em certo grau, seja dentro ou fora das redes sociais. Estamos conhecendo uma geração de pessoas que está disposta a dividir momentos de suas vidas nas redes sociais como uma maneira de espalhar dicas, modos de fazer, pontos de vista, histórias, conhecimento e experiências. Algumas dessas pessoas acabam se tornando mais famosas, com mais seguidores e acabam se tornando uma referência que vai balizar e influenciar um grande número de pessoas pelos meios digitais. Eis aí os “Digitais Influencers”.

Esse fenômeno muito presente na moda e no entretenimento, considerado como uma evolução do marketing de influência, está ganhando força na Odontologia. São cirurgiões-dentistas com grande engajamento digital, seja ele com o público em geral ou formado também por cirurgiões-dentistas, seus pares, ávidos por orientações, dicas, novos produtos e sugestões. São geradores de tendências e formadores de opinião por sua forte presença nas mídias, às vezes tratados como celebridades ou representantes da classe em peças publicitárias. O Influenciador Digital pode começar como um hobby e até se tornar uma profissão.

Algumas empresas do mercado odontológico já perceberam e já lidam muito bem com este tipo de marketing, valorizando e tratando como uma relação comercial onde ambos podem sair beneficiados – empresa e influenciador. Outras ainda engatinham ou caminham no sentido oposto. O interessante é que o mercado da Odontologia é extremamente amplo. O Brasil é o 2º ou 3º maior mercado de Oral Care do mundo, com uma das maiores populações de dentistas. Basta ver o número crescente de perfis ligados a Odontologia no Instagram, para se ter uma noção do alcance.

O mais bacana de ser um Digital Influencer é poder recomendar aqueles produtos que a gente realmente usa e confia, sem forçar a barra. Seria a mesma recomendação que você daria aos seus amigos porque você gosta da marca de verdade e ela traz as vantagens que você procura. Desse modo a recomendação é real, sincera e crível. Talvez por isso que ela tenha grande credibilidade e permite às empresas atingirem mais dentistas baseadas exclusivamente na facilidade, preço ou efetividade do seu produto ou serviço.

Segundo recentes pesquisas, 4 em cada 5 pessoas procuram informações sobre saúde na Internet. Desse modo, podemos angariar um engajamento enorme, considerando que é possível trabalhar tanto dentro do nicho da Odontologia, direto com os cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese dentária e equipe auxiliar, como com o público em geral. Se você tem vontade de seguir por este caminho, deixo algumas recomendações baseadas em minha experiência diária de quase 8 anos trabalhando com o mercado odontológico na Internet.

  1. Seja criativo, seja único, não copie – Para ser um bom influenciador você precisa se destacar e isso significa que você não deve ser igual aos outros. E acredite, tem “muitos iguais”! Ficar copiando imagens de outros perfis é péssimo porque as pessoas conversam entre si e identificam aqueles que usam conteúdos de outros como se fossem seus.
  2. Antes de criar seu nome, pesquise – quantas vezes a gente não se depara com perfis que têm nomes iguais ou quase iguais? Isso vai servir também quando você for criar sua marca ou nome da sua clínica fora das redes sociais. Use o Google ou os mecanismos de busca das redes sociais para ver se o nome que você pretende usar já não existe ou é muito parecido com um que já existe. Faça uma pesquisa no site do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
  3. Crie conteúdo inédito – eu sei que dá trabalho criar conteúdo. Demanda tempo e dedicação. A criação e o conteúdo inédito são grandes diferenciais.
  4. Dê os créditos ao repostar – é muito comum compartilharmos aquilo que gostamos e nada melhor do que dar reconhecimento àquele perfil. Use apps de “repost” e marque o perfil repostado. Assim ele fica sabendo que você gostou do conteúdo dele e você dá os créditos a quem merece. Nunca cole sua marca d´água sobre fotos alheias.
  5. Tenha bom relacionamento com as empresas – mande e responda e-mails e mensagens. Negocie. Hoje muitas empresas possuem profissionais que cuidam especificamente do marketing digital. Esses serão seus parceiros.
  6.  Siga o Código de Ética Odontológico – obviamente a gente precisa seguir o Código, mesmo discordando dele e achando que ele está desatualizado. Brigamos por mudanças, mas continuamos respeitando as regras.
  7. Crie sua identidade visual – se você ainda não tem, está na hora de começar a pensar num logotipo ou logomarca. Nessa hora vale consultar um profissional da área do marketing para que você esteja nos conformes do que se preza nos dias de hoje. Isso pode até ser usado para sua clínica fora das redes sociais. Mais uma vez, esse investimento vai te trazer diferenciação, memorização do público e credibilidade.
  8. Poste com frequência – você já deve ter percebido que o engajamento vem com a frequência. Não caia na armadilha do “overposting” (postar com muita frequência), mas é preciso ter uma regularidade. Ache a sua.
  9. No Instagram, você pode tornar o seu perfil comercial. Isso vai trazer vantagens como uma análise de dados sobre suas postagens. Engajamento, curtidas, comentários, público e informações como melhores horários para fazer suas postagens.
  10. Não se venda por brindes bobos – as empresas e as pessoas te tratarão de acordo com suas atitudes. No início é legal fazer trocas de postagens por produtos pequenos, mas você precisa traçar uma meta se o seu objetivo é fazer da influência digital uma profissão. Seja profissional para ser tratado como tal.

Lembre-se que a primeira valorização começa sempre por nós mesmos. Deixo meus parabéns para a Dental Speed que desde o início do meu Blog e da minha presença nas redes sociais é uma grande parceira.

Um Abraço,

Cirurgião dentista, formado pela Universidade Paulista, UNIP, em 2011, Especialização na área de Periodontia e em Implantodontia, assumiu em 2016 a Coodernação da comissão de Mídias Sociais e Odontologia do CROSP, é palestrante na área de Mídias Sociais e Saúde Bucal. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...