15 curiosidades sobre estudantes de Odontologia

Universitários

Curiosidades sobre estudantes de Odontologia

O curso de Odontologia é um dos cursos da área da saúde mais procurados no Brasil, além de ser um dos mais concorridos nas Universidades de todo o país. As diferentes possibilidades de atuação e o impacto causado na sociedade atrai cada vez mais pessoas a este mercado de trabalho, aumentando também a busca por aperfeiçoamento e atualização a fim de se oferecerem diferenciais para se destacar. Mas, o que poucos sabem é que para se tornar um bom dentista, é preciso ter disposição para as maratonas de aulas práticas e atendimentos.

Se você é uma dessas pessoas que se interessou pelo mundo da Odontologia e está começando agora, prepare-se para conhecer 15 fatos sobre universitários de Odontologia e sua rotina, que selecionamos para você se preparar para essa fase super emocionante e garantir que você crie memórias inesquecíveis. Confira:

1 – Um mochileiro ou universitário de Odontologia?

Prepare-se para ser reconhecido pelo seu curso de longe, afinal, as maletas, mochilas e sacolas farão parte da sua rotina. São vários instrumentais que são utilizados nas aulas práticas e é muito importante que seus materiais estejam sempre com você. Cuidar com o armazenamento e transporte correto dos seus materiais irá ajudar você a ter eles por muito mais tempo!

2 – A famosa “lista de materiais”

Uma coisa é certa: o universitário de Odontologia tem diversas despesas. Além dos gastos previsíveis (aluguel, transporte, alimentação, entre outros), existe também as despesas variáveis (materiais, cópias, livros, jalecos, entre outros).

Com o grande número de disciplinas práticas, as listas de materiais são guias com os itens necessários para as aulas dos semestres e são enviadas pela instituição de ensino no início de cada período. O valor completo pode variar conforme as marcas escolhidas para cada produto e suas quantidades, é justamente por isso que existem as “dentais”, como a Dental Speed, pra você encontrar tudo o que precisa pelo melhor preço.

Garantir que os seus instrumentos, tão essenciais para a prática, sejam de qualidade é muito importante para o seu futuro profissional. Mas, calma, cada centavo é um investimento para se tornar o profissional que sempre sonhou!

Leia matéria completa sobre Materiais odontológicos: conheça quais são e suas funções.

Programa Universitários

3 – 8 horas de sono pra quem?!

Pode ser que as olheiras façam parte do seu look, e está tudo bem. A semana de provas pode tirar um pouco o seu sono, talvez você não consiga acompanhar sua série preferida, mas quem disse que seria fácil?! O final do semestre chega pra todos os cursos e o acúmulo de trabalhos, provas, apresentações e clínicas será inevitável.

Organize seu dia a dia com os Odonto Planners disponíveis no site da Dental Speed, clique e confira!

planejamento semanal para consultorio odontológico

4 – Se perde nas anotações dos pacientes

Anotações com nome de pacientes, número de telefone e tipo de procedimento serão comuns na sua vida.

Conhecida como “papelaria odontológica“, as fichas, prontuários, receituários, entre outros, são itens utilizados para ajudar que o cirurgião-dentista organize as informações de cada paciente de forma a ter sempre em fácil acesso durante o processo de tratamento. Até você se acostumar com a organização dessas informações, é comum se perder um pouco no começo. Dica: concentre todas as informações no mesmo lugar para facilitar sua organização sem afetar na agilidade do atendimento.

5 – Look do dia: roupa branca

Já imaginou um guarda-roupa cheio de looks em branco? Bem comum nos cursos da área da Saúde, na Odontologia não é diferente. Prepare-se para se sujar como uma criança, sempre terá algo que irá cair na sua roupa sem querer, principalmente quando for um jaleco novo.

Já aproveite para atualizar a lista de Natal com muita calça e blusa branca, esse é um presente que o universitário e cirurgião-dentista graduado sempre precisa!

Jalecos odontológicos Dental Speed

6 – Mordidinhas de amor

Independente se for um atendimento odontopediátrico ou uma profilaxia em paciente adulto, sempre há o risco de você levar uma mordidinha do seu paciente. A situação pode ser um pouco embaraçosa na hora, mas é extremamente comum!

Imagina levar uma mordida no dedão por um paciente? Brincadeiras à parte, uma boa alternativa é você passar os comandos do que deseja que o seu paciente faça de maneira calma e devagar, uma orientação antes do atendimento ajuda a evitar que você saia machucado. Mas, se ainda assim você acabar levando uma mordidinha, nada melhor que deixar o clima mais leve e rir junto com o seu paciente!

7 – EPI, seu parceiro de atendimento

Os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) são itens obrigatórios e que fazem parte da rotina das aulas práticas, afinal, o contato direto com o paciente demanda de segurança para ambos. Por isso, óculos, luvas, máscaras, etc, serão suas companheiras fiéis de atendimento.

Saiba mais sobre Biossegurança no atendimento odontológico e Biossegurança e retorno das aulas práticas.

8 – Ops! Manchou de revelador

Um dos temas abordados durante o curso de Odontologia é Radiografias, já que muitos procedimentos odontológicos precisam de um raio X da boca, dentes, gengiva, maxilar, entre outros para um diagnóstico mais preciso. O que poucos falam é que, em algum ponto do seu jaleco certamente terá uma macha típica de revelador.

Leia mais na matéria “Radiografia Odontológica: saiba tudo!

9 – Uma aguinha pra refrescar

Fique de olhos bem abertos durante a aula prática! Uma brincadeira comum (e refrescante) entre os colegas é molhar um ao outro com ela, a seringa tríplice. Mas não se preocupe, é só pra conferir se você está atento mesmo ao que está acontecendo.

10 – Limpa, limpa, limpa

Sim, seu material esterilizado encontrará uma forma de cair justamente quando você está finalizando o procedimento. Lembre-se de sempre ter materiais reservas esterilizados para poder dar seguimento ao atendimento com total segurança. 

11 – É errando que se aprende

Seus primeiros modelos em gesso, certamente terão bolhas e você terá que repetir a moldagem. Mas tudo bem, afinal a prática leva a perfeição. Além disso, esse procedimento será comum na rotina do consultório, pois o molde serve como base para planejar os procedimentos ortodônticos. Por isso, nada de se cobrar se precisar refazer várias vezes o processo de moldagem na sua dupla.

organizador odontológico dental speed

12 – Paciência com o isolamento absoluto

Como o próprio nome já diz, essa técnica serve para isolar o dente durante o atendimento, facilitando para que seja tratado com mais precisão e os resultados sejam mais vantajosos. Parece complicado, mas é essencial. É importante lembrar que: se o lençol rasgar, respire fundo e faça de novo!

13 – Dupla: uma história de amor e ódio

Logo no início do curso, você deverá escolher uma dupla para algumas aulas práticas. Este vínculo criado pode se tornar tão forte que existem vários depoimentos de duplas que acabaram abrindo sociedade ao começarem o consultório próprio. (Consultório Odontológico como acertar na escolha do sócio)

É importante escolher bem quem irá ocupar esse cargo na sua vida, afinal, você poderá dividir sua lista de materiais com essa pessoa, boas risadas, uma amizade além da faculdade e experiências únicas durante a graduação, como a Curiosidade 14.

14 – Cobaia de primeira anestesia

Já pensou virar uma cobaia de primeira anestesia? E, normalmente, isso acontece com quem você mais confia: a sua dupla. As primeiras aulas de clínica sempre exigem cobaias e, apesar de bater um medinho, é sempre muito divertido colocar em prática os conhecimentos teóricos. O máximo que pode acontecer é você ficar com o sorriso travado em um lado por alguns minutos, mas isso é charme, e com sorte, você nem irá sentir nada!

15 – Brindes? Quero!

Por último, mas nunca menos importante, qual estudante de Odontologia não ama brindes?! Depois de comprar sua lista de materiais, um brinde sempre cai bem, não é mesmo? A Dental que pensa nisso, com certeza tem o coração de todos os estudantes de Odontologia. E não é que a Dental Speed pensou nisso pra você? Conheça o Programa Universitários, feito sob medida pensando nos universitários. Vem dar uma olhadinha:

Se você se identificou com alguma dessas curiosidades, precisamos dizer que: sua carteirinha de Dentista na empresa Odontologia está mais que disponível. Afinal, é inevitável não passar alguns perrengues e situações engraçadas durante a graduação.

O importante é viver essa fase da melhor forma possível, afinal como diria Steve Jobs: “Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro deixando de existir”. 

Gostou deste artigo? Leia também o artigo completo sobre Como organizar os materiais da faculdade de Odontologia?

Lembrou de mais algum fato marcante da vida de um Estudante de Odontologia enquanto lia esse artigo? Deixe seu comentário!

Ebook como aprimorar o desempenho na prática clínica
Redatora em Dental Speed
Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFN Universidade Franciscana, especialista em Produção de Conteúdo para Web.
Liane Vellozo
Últimos posts por Liane Vellozo (exibir todos)
Produtos mostrados:
15 curiosidades sobre estudantes de Odontologia

Alta Rotação Extratorque 503C

Kavo
15 curiosidades sobre estudantes de Odontologia

Alta Rotação Extratorque 505

Kavo
15 curiosidades sobre estudantes de Odontologia

Alta Rotação Extratorque 505C

Kavo

Artigos relacionados

AllPrime: qualidade no mercado odontológico

AllPrime: qualidade no mercado odontológico

Odontologia
Conheça mais sobre a marca de produtos odontológicos AllPrime, fique por dentro dos últimos lançamentos e saiba porquê a marca tem se tornado a queridinha de cirurgiões-dentistas e universitários de Odonto.

Education Template