Como organizar os materiais da faculdade?

Universitários

Ter organização na odontologia é algo indispensável, tanto para a graduação quanto para a vida clínica.

Por diversas vezes os estudantes de odontologia são pegos de surpresa pelas enormes listas de materiais de todo o semestre, e então surge a dúvida: como organizar os materiais de forma prática e que facilite a rotina?

Pensando nisso, separamos 6 super dicas que irão te ajudar nesta tarefa:

1 – Organizar os materiais por disciplinas

O primeiro passa é definir a forma de organização, uma dica que pode facilitar bastante é separar uma caixa para cada disciplina da faculdade. Uma boa alternativa é utilizar caixas plásticas com tampa, que são facilmente encontradas em lojas de utilidades e por um preço bem acessível.

Por exemplo: separe uma caixa para disciplina de dentística, outra só para a disciplina de cirurgia, outra para endodontia e assim sucessivamente.

2- Utilizar etiquetas

Uma alternativa interessante para organizar os materiais é etiquetar as caixas plásticas para identificar de qual disciplina pertencem aqueles materiais. Identificando as caixas organizadoras você não se perde e consegue diferenciar o conteúdo das caixas de forma rápida sem precisar ficar abrindo todas elas.

 

Materiais separados em caixa

3- Disciplinas com pouco material

Contudo, temos algumas disciplinas onde são utilizados bem poucos materiais, então não vale a pena comprar uma caixa individualmente para cada, neste caso você pode juntar esses materiais em uma caixa apenas.

4 – Ter uma caixa para materiais diversos

Outra dica é separar uma caixa para organizar os EPIs, materiais de consumo e para os descartáveis. Geralmente esses materiais são utilizados em várias disciplinas, então é interessante mantê-los separados em uma caixa destinada só para eles.

 5 – Organizar os materiais pequenos

Para organizar materiais pequenos e que se perdem facilmente, como por exemplo as matrizes, grampos, cápsulas de amálgama e afins, utilize caixas organizadoras com divisórias, tipo as caixas que são usadas para  guardar bijuteria.  Outra opção é o urso de saquinhos “Zip Lock”, aqueles que possuem um fechamento na embalagem. Desta forma, você mantém os materiais pequenos guardados, sem risco de perder e com fácil acesso.

 

Exemplos saquinho zip lock e caixas

 

 

6 – Utilizar estojos e broqueiros

Para as brocas e pontas diamantadas, é possível fazer o uso de broqueiros, afinal eles são uma excelente alternativa para armazenar esses instrumentos cortantes rotatórios.

Já para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”, onde as limas podem ser organizadas, além disso, isso facilitará os atendimentos nas clínicas e durante o processo de esterilização.

Uma alternativa interessante para as curetas utilizadas em periodontia são os estojos esterilizáveis com divisórias, onda há um espaço destinado para cada cureta, mantendo assim uma organização prática durante os atendimentos e novamente durante o processo de esterilização.

 

Endobox

 

Essas foram as dicas de hoje e esperamos que elas sejam úteis para você tornar sua rotina mais prática e organizada.

Obrigada e até a próxima!

 

Como organizar os materiais da faculdade?

Artigos sobre Odonto