Manequim Odontológico: Como escolher o seu?

Universitários

Tanto na graduação como na pós-graduação em Odontologia, antes de iniciar as atividades clínicas, os alunos realizam aulas em laboratório utilizando manequins odontológicos para treinar os procedimentos estudados em aulas teóricas.

Portanto, responderemos as dúvidas mais comuns para facilitar a escolha do manequim. 

O que é um manequim odontológico? 

O manequim odontológico é um manequim utilizado por alunos de graduação e pós-graduação em odontologia para auxiliar os alunos no aprendizado da anatomia, oclusão dentária e na realização de procedimentos utilizando instrumentais odontológicos, como limas endodônticas, brocas de alta ou baixa rotação e materiais restauradores.

Quais os modelos de manequim odontológico? 

Os manequins são preparados para o aluno treinar os procedimentos odontológicos de diversas especialidades clínicas, tanto na graduação como no curso de especialização. 

Por outro lado, os alunos podem adquirir separadamente os dentes para manequim odontológico. 

Contudo, existem também os macromodelos, indicados para o profissional explicar ao paciente o tratamento que será realizado. 

Sendo assim, vamos detalhar quais são os modelos de manequins disponíveis no mercado e quais os procedimentos são possíveis de realizar com cada um deles: 

Materiais Dentários: 

Apresenta cavidades em diferentes profundidades para o aluno aprender a manipulação dos produtos odontológicos e treinar as diferentes técnicas restauradoras; 

Dentística:

Com dentes preparados ou dentes artificiais sem preparo para treinamento de preparos cavitários e técnicas restauradoras.

Periodontia: 

Apresenta dentes recobertos com tinta para realização de raspagem uniforme. Este manequim também é indicado para simular procedimentos cirúrgicos periodontais; 

Prótese Total

Apresenta base desdentada em resina rígida, não aderente ao material de moldagem, para simular os procedimentos realizados em prótese total.

Odontopediatria

Com dentes artificiais decíduos ou dentição mista para treinamento de procedimentos em odontopediatria.

Prótese Fixa

Possui dentes artificiais sem preparo para treinar preparos de prótese fixa.

Prótese Removível

Indicado para treinar procedimentos realizados em prótese parcial removível.

Endodontia

Permite a adaptação de dentes naturais e artificiais para realizar a instrumentação de canais radiculares.

Manequim para técnicas cirúrgicas menores

Indicado para treinar procedimentos realizados em cirurgia oral menor.

Implante

Utilizado para treinamento de procedimentos realizados em implantodontia.

Ortodontia: 

Também chamado de typodont, é indicado para simular movimentos ortodônticos;.

Modelo para treinamento de sutura:

Modelo indicado para treinamento de sutura pós extração de enxerto conjuntivo e treinamento de sutura em corte gengival.  

Manequim multidisciplinar:

Apresenta diversos tipos de simulação, que vão desde remoção de cáries, preparação de cavidades, até mesmo preparação para próteses, é indicado para o estudo de diversas disciplinas. 

Encontre o manequim odontológico perfeito para sua prática clínica ou especialização

Assim, o manequim pode representar somente uma arcada (superior ou inferior), como também representar as duas arcadas simultaneamente, sendo chamado de manequim articulado. 

Por fim, o manequim articulado é formado pelo articulador com o refil da arcada e os diferentes tipos de dentes. É utilizado fixado à cabeça do simulador de paciente, para treinar o procedimento odontológico em diversos ângulos. 

Como escolher um manequim odontológico? 

Os professores indicam as opções de manequins odontológicos que serão utilizados nas aulas práticas. 

Nesse sentido, a com a quantidade de manequins utilizados na graduação depende de cada matéria estudada em um semestre. Sendo assim, é possível utilizar a base de um manequim e trocar somente os dentes. 

Além disso, outro fator importante são os manequins multidisciplinares, que podem ser utilizados em outras disciplinas do curso de Odontologia. 

Por isso é importante guardar seu manequim, para utilizá-lo durante o curso de graduação ou no curso de especialização, pois você pode aproveitá-lo somente repondo os dentes. 

Para saber mais sobre como otimizar os custos no curso de odontologia, leia: Afinal, quanto gasta um estudante de Odontologia?

Aqui na Dental Speed você encontra manequins e macromodelos para diversas especialidades odontológicas! 

Você tem alguma dúvida sobre como escolher seu manequim? Escreva para nós nos comentários. 

Compra de produtos odontológicos através do aplicativo dental speed

Conteúdo relacionado