Passei no vestibular de Odontologia, e agora?

Universitários

Passar no vestibular e ingressar na tão sonhada graduação em Odontologia é um momento único na vida de qualquer universitário, pois significa que mais um passo está sendo dado em direção ao seu futuro como cirurgiã-dentista ou cirurgião-dentista. 

Essa nova etapa vai provocar diversas mudanças em sua vida, afinal estamos falando de longos e importantes 5 anos de curso, repletos de novos aprendizados, desafios e muita prática odontológica. 

E como é normal bater aquela ansiedade com tudo o que vem pela frente, preparamos essa matéria com as principais informações que todo calouro de Odontologia precisa saber para começar o curso com o pé direito! 

A seguir você vai saber tudo sobre documentação de matrícula, lista de materiais odontológicos, principais matérias, dicas exclusivas e muito mais! 

Matrícula do curso

O primeiro passo após ser aprovado no vestibular é realizar a matrícula do curso, etapa que pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida.  

No caso das universidades públicas, é comum que haja um edital com todas as informações, incluindo os prazos que devem ser cumpridos para garantir a sua vaga.  

Já as universidades privadas costumam ser um pouco mais flexíveis quanto aos prazos de matrícula, mas é importante ficar atento.

Documentação

A documentação de matrícula normalmente inclui: 

  • Fotos 3×4; 
  • Documento de Identidade (RG); 
  • CPF; 
  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio; 
  • Certidão de Nascimento; 
  • Comprovante de Residência; 
  • Título de Eleitor; 
  • Certificado de Reservista. 

Lembrando que a maioria das faculdades solicita o documento original e, no mínimo, uma fotocópia de cada documento. Por isso, você já deve ir preparado. 

Em alguns casos, também é solicitado o Comprovante de Vacinação. Confira se a sua faculdade solicita esse documento e esteja em dia com todas as vacinas! 

Indo estudar longe de casa: e agora? 

É comum que o curso de Odontologia seja oferecido por faculdades ou universidades maiores, localizadas em grandes cidades. Então, se você passou em uma faculdade longe de casa, é hora de se preparar para as mudanças que estão por vir na sua vida pessoal. 

Encontrando um local para morar  

Existem algumas opções ao escolher a sua nova casa: você pode morar sozinho, dividir um local com os amigos ou viver em uma república estudantil. 

Antes de tomar essa decisão, é importante considerar questões relacionadas a privacidade, gastos, limpeza e convivência, e avaliar o que faz mais sentido para sua rotina, estilo de vida e condição financeira.  

Morar sozinho 

Ao morar sozinho, lembre-se de que, além do aluguel, você terá outras despesas, incluindo condomínio, luz, alimentação, transporte e lazer. Sendo assim, é importante fazer um bom planejamento financeiro.  

Por outro lado, ter um cantinho só seu, além proporcionar mais privacidade, permite que você organize a casa do seu jeito e receba seus familiares sempre que desejar. 

Morar com colegas ou amigos 

Morar com amigos/colegas costuma ser uma opção mais econômica, afinal de contas as despesas serão divididas entre os moradores da casa.  

Em contrapartida, você terá uma rotina compartilhada com outras pessoas, e precisará se adaptar a essa nova realidade.  

Para isso dar certo, é necessário muito respeito, tolerância e algumas regras básicas de convivência definidas pelo próprio grupo. 

Morar em uma república estudantil 

A experiência é bem parecida com a de morar com os amigos, a diferença é que as repúblicas estudantis costumam ter regras pré-definidas para os moradores.  

Morar em uma república costuma ser a escolha mais econômica, além de permitir residir em um local próximo da faculdade.  

Se você gosta de uma vida mais agitada, conhecer pessoas novas e curtir uma festa, vai amar essa opção! 

Leia também “Quanto um universitário de Odontologia gasta com materiais?

O que levar para o primeiro dia de aula?

O primeiro dia de aula da faculdade costuma ser memorável! É hora de conhecer seus professores, colegas de turma e ter o primeiro contato real com a Odontologia. 

Muitos calouros têm dúvidas sobre o que levar neste dia, contudo é comum que a faculdade use esse primeiro momento para orientar os alunos sobre as matérias, atividades, vestimentas e materiais obrigatórios do curso. 

O que você já pode adquirir são itens básicos de papelaria, como cadernos, canetas, pastas organizadoras etc. Os demais materiais serão solicitados em uma lista acadêmica

O trote: participar ou não? 

Amado por alguns, odiado por outros, os trotes universitários são um assunto um pouco polêmico.  

É claro que você já deve ter ouvido histórias sobre o tema, mas não se preocupe! Atualmente, o número de faculdades que aboliram o trote universitário é grande. 

Ao mesmo tempo, as instituições de ensino que ainda permitem essa prática costumam estabelecer regras bem rígidas para que esse seja apenas um momento saudável de interação entre calouros e veteranos. 

Além disso, muitas delas transformaram essa recepção dos calouros em trotes solidários, que incluem doação de sangue, arrecadação de alimentos e demais ações sociais.  

Vale entender se a sua instituição possui algum tipo de trote, e de acordo com a atividade proposta decidir participar ou não. 

O que eu preciso saber sobre a Odontologia? 

Diferentemente do que muita gente pensa, a Odontologia não se limita aos estudos dos dentes.  

O curso engloba um amplo aprendizado do sistema estomatognático dos seres humanos, incluindo arcadas dentárias, mandíbula, maxilar, tecidos moles, articulações, músculos, etc. 

Conta com uma grande carga horária de aulas teóricas e muita prática clínica. E se você acha que para por aí, não se engane! O curso também requer muitas horas de estudo extra, revisando e absorvendo tudo o que foi passado em sala de aula. 

Há outras peculiaridades em cursar Odontologia, como usar roupas brancas em laboratórios e atendimentos, carregar mochilas e malas lotadas de materiais pela faculdade e formar uma dupla com alguém que será sua parceria de todas a horas.

Quais as principais matérias da faculdade de Odontologia? 

A grade curricular de Odontologia conta com diversas disciplinas que preparam o cirurgião-dentista clínico geral. De antemão, os primeiros semestres costumam englobar matérias do ciclo básico, é o caso de Anatomia, Bioquímica, Histologia, Fisiologia, entre outras. 

Após essa introdução, ao decorrer dos semestres o estudante passa a ter matérias específicas da Odontologia, como Materiais Dentários, Farmacologia, Prótese, Cirurgia Buco-Maxilo Facial, Periodontia etc., tudo isso atrelado à prática clínica.  

Todas as disciplinas do curso são de extrema relevância para a formação acadêmica, mas é comum que algumas delas exijam mais dedicação.  

Dentre as matérias consideradas mais “difíceis” do curso, podemos citar: 

Anatomia – é necessário gravar muitas informações complexas sobre a anatomia humana, principalmente de cabeça e pescoço; 

Farmacologia – São muitas interações medicamentosas para se estudar; 

Endodontia – Além de ficar expert em anatomia do canal radicular, é preciso aprender tudo sobre os instrumentais endodônticos, que são muitos; 

Anestesiologia – Vai exigir muita prática clínica e máxima atenção ao fazer uma anestesia

Cirurgia – Planejamento cirúrgico, assepsia, pós-operatório, complicações etc. Prepare-se, você vai saber tudo sobre cirurgia odontológica.

Lista de Materiais de Odontologia 

Outro ponto importante sobre o curso diz respeito à lista de materiais de Odontologia. Afinal tudo o que você aprende na teoria deve ser colocado em prática. 

Na lista acadêmica constam diversos itens, desde instrumentais odontológicos, materiais descartáveis e equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais de uso contínuo e até mesmo alguns equipamentos

É importante se preparar financeiramente, pois as listas de materiais são solicitadas pela faculdade a cada novo semestre. 

Quer saber Quanto um universitário de Odontologia gasta com materiais? Leia a matéria completa aqui no blog.

Quais materiais são essenciais para o curso de Odontologia? 

Vale salientar que muitos materiais odontológicos são essenciais e vão te acompanhar não apenas durante a graduação, mas também ao longo de sua carreira como cirurgião-dentista. 

Kit acadêmico 

Um deles é o kit acadêmico, composto pelas principais peças de mão odontológicas: Caneta de Alta Rotação, Peça Reta, Contra ângulo e Micromotor

Kit Acadêmico - Universitários

É usado diariamente pelo cirurgião-dentista em procedimentos que envolvem preparos de cavidade, limpezas, desgastes, polimentos, entre outros, o que o torna um dos materiais mais desejados pelos estudantes de Odontologia. 

Leia mais em “O tão esperado “Kit Acadêmico”

Manequim Odontológico 

Já os manequins servem para a simulação da prática odontológica e desenvolvimento da destreza manual, preparando o estudante para atender um paciente real. 

São basicamente cópias fiéis de arcadas dentárias, incluindo dentes que encaixam, gengiva flexível e sistema de articulações, que permitem o treinamento de procedimentos como remoção de cáries, preparos cavitários, cortes e suturas, raspagem etc. 

Jaleco  

Outro item essencial é o jaleco odontológico, um dos principais equipamentos de proteção individual (EPI).  

Durante o curso, o jaleco é usado em laboratórios e na clínica-escola da faculdade, então costuma ser branco e conter o logo da instituição, símbolo da Odontologia, nome do aluno etc. 

Depois de formado, o jaleco se tornará a principal vestimenta no dia a dia do consultório, e finalmente você poderá escolher os modelos e cores que mais combinam com o seu estilo pessoal

Leia mais em “Materiais odontológicos: conheça quais são e suas funções

Dicas para ir bem no curso de Odontologia 

Passar no vestibular de Odontologia é apenas o começo de uma intensa jornada acadêmica. Para ter sucesso em sua graduação, além de muito foco em sala de aula, você deverá se dedicar a outras atividades fora dela.  

Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira! 

Aproveite as monitorias 

A monitoria tem como objetivo auxiliar os estudantes na revisão dos conteúdos vistos em sala de aula, sendo uma atividade oferecida em diversas matérias. Ao se tornar um monitor de turma, além de agregar conhecimento, você terá uma experiência pedagógica durante a graduação. 

Faça estágios 

Você já deve ter ouvido a expressão “A prática leva à perfeição”. Fazer um estágio é a oportunidade de viver novas experiências e ampliar o seu olhar clínico, colocando em prática o que aprendeu em sala de aula. 

Programa Universitários

Se envolva em iniciativas acadêmicas 

Ser voluntário, fazer parte da liga acadêmica, participar de projetos de extensão, são várias as opções de atividades durante a faculdade. Veja qual delas faz mais sentido para o que você busca em seu futuro profissional e participe! 

Priorize sua saúde 

Conciliar os estudos e todas as demais atividades não é uma tarefa fácil. Por isso, cuidado para não negligenciar sua saúde física e mental. Para dar conta de todas essas atividades é importante incluir em sua rotina uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e boas noites de sono. 

Não passei para a faculdade de Odontologia, e agora?  

Se você ainda não passou, não desanime. Passar no vestibular é um grande desafio, principalmente para um curso tão concorrido como Odontologia.  

Identifique os obstáculos que não te permitiram passar de primeira e veja formas de superá-los, seja adotando novas técnicas de estudo, escolhendo instituições com menos concorrência ou buscando alternativas de ingresso. 

É normal que muitos estudantes demorem para conseguir a tão sonhada vaga na universidade, mas se esse realmente é o seu sonho, continue tentando! 

Enfim, já deu para perceber que a Odontologia possui um universo de oportunidades, e você vai poder aproveitar todas elas!  Quer saber mais? Leia nossa matéria sobre 15 curiosidades sobre estudantes de Odontologia.

E se você deseja economizar muito na compra da sua lista de materiais, precisa conhecer o Programa Universitários da Dental Speed.  

No site você encontra os melhores produtos, promoções e brindes exclusivos, cupons de desconto e muitos outros benefícios em sua lista acadêmica. Aproveite já! 

Referências:

Passei no vestibular, e agora? O que devo fazer? Faculdade de Rondônia (FARO). Disponível em: https://faro.edu.br/blog/passei-no-vestibular-e-agora-o-que-devo-fazer/

DAMÁZIO, Malú. Passei em uma universidade longe de casa. E agora? Guia do Estudante, 13 de fev. 2018. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/passei-em-uma-universidade-longe-de-casa-e-agora/

Vida de universitário: 19 erros que você não deve cometer na faculdade. Complexo Educacional São Judas Tadeu, 04 de maio de 2021. Disponível em: https://www.usjt.br/blog/vida-de-universitario-19-erros-que-voce-nao-deve-cometer-na-faculdade/

Passei no vestibular, e agora? Veja como se preparar! Fundação Instituto de Administração, 03 de abril de 2019. Disponível em: https://fia.com.br/graduacao/blog/passei-no-vestibular/

8 dicas para se dar bem na faculdade de Odontologia. Dentista Organizado, 10 de ago. de 2017. Disponível em: https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=49&8-dicas-para-se-dar-bem-na-faculdade-de-odontologia.htm

O que se estuda em Odontologia? Guia de Carreira. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/o-que-se-estuda-em-odontologia/

5 dicas para se preparar para a faculdade de Odontologia. DFL, 17 de dez. de 2021. Disponível em: https://www.dfl.com.br/5-dicas-para-se-preparar-para-a-faculdade-de-odontologia/

Morar sozinho, com colegas ou em república? BLI Net Imovéis. Disponível em: https://pages.bli.com.br/morar-sozinho-com-colegas-ou-em-republica/

Morar em república ou morar sozinho? Entenda as diferenças. Uliving Student Housing, 29 de jan. de 2021. Disponível em: https://uliving.com.br/blog/morar-em-uma-republica-ou-morar-sozinho-entenda-as-diferencas/

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer

Artigos relacionados

Education Template