Página Inicial Universitários Como organizar os materiais da faculdade de Odontologia?
Universitários

Como organizar os materiais da faculdade de Odontologia?

Como organizar os materiais da faculdade

Organização dos materiais da faculdade de Odontologia

A organização na área odontológica é algo indispensável. Trata-se de um hábito que precisa ser desenvolvido já na graduação e permanecer durante a vida profissional do cirurgião-dentista.

Por diversas vezes os estudantes de odontologia são pegos de surpresa pelas enormes listas de materiais de todo o semestre, e então surge a dúvida: como organizar os materiais de forma prática e que facilite a rotina?

Pensando nisso, separamos super dicas que irão te ajudar nesta tarefa. Veja quais são elas!

Uso de caixas organizadoras

Para começar, uma boa alternativa para facilitar a organização é utilizar caixas organizadoras plásticas com tampa. Elas são facilmente encontradas em lojas de utilidades e por um preço bem acessível. Na sequência, é necessário definir a forma de organização dos materiais. Não existe uma regra, o importante é que seja fácil e prático de encontrar o que você precisa para sua prática clínica.

Organização por disciplina

Durante o semestre, várias disciplinas práticas ocorrem simultaneamente. Logo, uma dica que pode facilitar bastante é separar uma caixa para cada disciplina da faculdade. Você pode ter uma caixa apenas para disciplina de dentística, outra só para a disciplina de cirurgia, outra para endodontia e assim sucessivamente.

Disciplinas com pouco material

Temos também algumas disciplinas nas quais são utilizados bem poucos materiais, então não vale a pena comprar uma caixa individual para cada uma delas. Neste caso, você pode juntar todos esses materiais em apenas uma caixa, otimizando o espaço.

materiais da faculdade de Odontologia
Exemplo de organização de materiais odontológicos.

Caixa organizadora para materiais diversos

Outra dica é usar uma caixa para organizar os EPIs, materiais de consumodescartáveis. Geralmente esses materiais são utilizados em várias disciplinas, então é interessante mantê-los separados em local de fácil acesso.

Dica: Você pode separar em mini potes os itens de consumo mais usados como: algodão rolete, sugadores e papel carbono (que você já pode cortar previamente).

Organização de materiais odontológicos pequenos

Para organizar materiais pequenos e que se perdem facilmente como: matrizes, grampos, cápsulas de amálgama e afins, utilize caixas ou frasqueiras organizadoras com divisórias. Você pode usar organizadores de bijuteria, por exemplo, que costumam ter divisórias pequenas.

Outra opção é o uso de saquinhos “Zip Lock”, aqueles que possuem um fechamento na embalagem. Desta forma, você mantém os materiais pequenos guardados, sem risco de perdê-los, além de ter acesso a eles de forma rápida.

Exemplos saquinho zip lock e caixas para odontologia
Caixa com divisórias para guardar pequenos objetos.

Uso de etiquetas para organização

Uma alternativa interessante é etiquetar as caixas plásticas para identificar a qual disciplina pertencem aqueles materiais. Nomeando as caixas organizadoras, você não se perde e consegue diferenciar o conteúdo das caixas de forma rápida sem precisar ficar abrindo todas elas.

O ideal é que você também use etiquetas de identificação em todos os seus materiais no curso de odontologia, informando seus dados pessoais e assim evitando perdas ou trocas na clínica.  

Organização de estojos e broqueiros

Para as brocas e pontas diamantadas, é possível fazer o uso de broqueiros, afinal eles são uma excelente alternativa para armazenar esses instrumentos cortantes rotatórios.

Para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”. Além das limas ficarem organizadas, isso facilitará os atendimentos na clínica e o processo de esterilização.

Para as curetas, uma alternativa interessante é usar estojos esterilizáveis com divisórias. Neles há um espaço destinado para cada cureta, mantendo assim uma organização prática durante os atendimentos e novamente durante o processo de esterilização.

Organização e manutenção do kit acadêmico

O kit acadêmico é um equipamento que vai te acompanhar até depois da graduação, então é importante mantê-lo em excelente estado. Realize a limpeza e lubrificação do kit a cada uso, sempre seguindo as instruções do fabricante e quando for necessário levá-lo para a clínica, mantenha-o na caixa ou bolsa do kit.

Cuidados com o jaleco

O jaleco odontológico também faz parte da lista de materiais da faculdade de odontologia. Esse EPI – Equipamento de proteção individual – promove a proteção durante o atendimento, bem como auxilia na imagem profissional do dentista na clínica. É importante que o estudante cuide do seu jaleco, mantendo-o limpo e íntegro.

Como retirar mancha de revelador do jaleco?

Quem nunca manchou o jaleco com revelador? Isso é bem comum na clínica da faculdade, afinal inúmeros materiais exigem manipulação. Mas aí vai uma dica sobre como remover manchas de revelador de jalecos brancos:

  • Cubra a mancha com sal de cozinha;
  • despeje água sanitária* diluindo o sal na mancha;
  • deixe repousando durante alguns segundos e depois esfregue;
  • você pode também esfregar com o auxílio de uma escova, mas tome cuidado para não estragar o tecido;
  • por fim, lave o jaleco normalmente.

*A dica só é válida para jalecos brancos, pois água sanitária não deve ser usada em roupas coloridas!

Outra ótima opção para estudantes é adquirir jalecos com repelência a líquidos e óleos. Na Dental Speed existem diversos modelos de jalecos com tecidos tecnológicos, sem necessidade de lavagem recorrente e de fácil limpeza.

Maleta Odontológica, vale a pena?

É muito comum ver os universitários da odontologia com malas e mochilas carregando todos os materiais da prática clínica.

Similar a uma mala de viagem, a maleta odontológica foi desenvolvida para o transporte, organização e proteção dos seus materiais da faculdade. Seu principal diferencial é que ela possui diversos compartimentos que podem ser personalizados conforme a sua necessidade, além de ser leve e fácil de ser transportada.

O curso de odontologia dura 5 anos, logo serão 10 semestres em que você precisará carregar diferentes tipos de materiais. A maleta odontológica é uma ótima opção a longo prazo!

Organização de instrumentais

A rotina de limpeza e desinfecção dos instrumentais já precisa começar na clínica da faculdade, afinal, ela fará parte do dia a dia do consultório odontológico.  

Muitas universidades solicitam que o aluno leve os próprios materiais para serem usados na limpeza e desinfecção dos instrumentos, então é importante ter uma caixa separada com as luvas de limpeza, escova, etc, além, é claro, da caixa onde serão armazenados os materiais pré-embalados para esterilização.

Potes plásticos menores e as caixas organizadoras são ideais para essa função, afinal, podem ser limpos e desinfetados com muita facilidade.

Essas foram as dicas de hoje. Esperamos que elas sejam úteis para você tornar sua rotina mais prática e organizada!

Aproveite e conta pra gente como você costuma armazenar os seus materiais. Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe nos comentários!

Obrigada e até a próxima!

Publicado por
Hurian Machado

Graduando em Odontologia pela UNIG. Criador do @doutorsorriso, onde ajuda outros estudantes de Odontologia a descomplicarem a graduação.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Universitários

Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia 

Quais materiais devo priorizar? Qual a melhor marca? Vou usar todo esse...

Universitários

Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!

O kit acadêmico é o primeiro equipamento odontológico com o qual um...

Universitários

Manequim Odontológico: Como escolher o seu?

O manequim Odontológico é indicados para treinamento da prática odontológica. Conheça quais...

Universitários

Passei no vestibular de Odontologia, e agora?

Passou para a faculdade de Odontologia? Se você é calouro, saiba tudo...