A importância do reforço positivo na Odontopediatria

Odontopediatria

Para muitos adultos, a consulta com o dentista é motivo de grande desconforto e apreensão. A causa desse sentimento desconfortável, na maioria das vezes, vem de “traumas” que esses adultos tiveram no dentista, na infância.

Muitos pais postergam o tratamento das crianças com medo de que elas venham passar por experiências desagradáveis e na boa intenção de mantê-las sem a experiência odontológica desde cedo, acabam contribuindo para uma evolução negativa de saúde bucal. Mas felizmente o Odontopediatra está capacitado e habilitado para fazer do momento da consulta da criança um momento de descontração e segurança.

Em meu consultório, sempre ouço: “Se na minha época fosse assim como é hoje, eu não teria medo de dentista” e realmente, os estudos mostram que a experiência e o primeiro conceito que formamos diante de uma determinada situação, é o que predomina.

Na Odontopediatria, nós prezamos muito pelo conforto da criança, sua satisfação e segurança. A qualidade entre a relação entre a criança e o Odontopediatra é considerada uma condição importante e eficaz para tratamento odontológico. Além do carinho, paciência e psicologia que o Odontopediatra tem, lançamos mão de uma técnica chamada reforço positivo que promove colaboração e redução de ansiedade por meio de uma recompensa.

A criança é recompensada pelo bom comportamento ou ajuda durante o atendimento. As crianças tendem a se sentir “impotentes” durante o tratamento, e quando o profissional consegue manter a atenção da criança e deixá-la sentir que “venceu” o tratamento proposto e ser merecedora de um presente no final, os faz sentir capazes e importantes, melhorando a autoestima e a cooperação, os deixando ansiosos para cooperar novamente na próxima consulta.

Como Odontopediatra, eu sempre faço muito reforço positivo verbal (com elogios) e não abro mão depois do atendimento de oferecer um presentinho para aqueles que cooperaram! Eles adoram, os pais também e tudo flui muito melhor!

Tenho uma gaveta cheia de mimos, onde deixo a criança escolher o que ela quer, e eles gostam muito!

Dos presentes de reforço positivo, sempre tem os que as crianças gostam mais, que são:

  • Tatuagem
  • Medalha de corajoso / finalização de tratamento
  • Borracha de dentinho
  • Adesivos temáticos
  • Bexigas

Antigamente tinha muita dificuldade em encontrar presentes tematizados somente 1vez por ano os encontrava nos congressos de odontologia. Agora, você consegue encontrar todos esses produtos da Dental Speed, com a linha Dentfun Kids, no conforto da sua casa! Não é maravilhoso?

Então, faça já sua gavetinha de reforço positivo ou uma caixinha de recompensas e veja como seu tratamento com os baixinhos irá fluir bem melhor! Conte com a Dental Speed para deixar seu atendimento mais lúdico!


Dra Alessandra Souza Linares Silva é especialista em odontopediatria pela ACDBS e Ortopedia Funcional pela ABO. Atualmente cursa o Mestrado em Excelência para especialistas em odontopediatria e pacientes especiais pela SLM.