Página Inicial Artigos mais lidos Passo a passo de uma moldagem em Ortodontia
Artigos mais lidosOrtodontia

Passo a passo de uma moldagem em Ortodontia

Passo a passo de moldagem ortodôntica

Técnicas de Moldagem em Ortodontia

A moldagem é um procedimento muito comum nos consultórios e a confecção do modelo ortodôntico é um dos elementos fundamentais para um bom diagnóstico e correto plano de tratamento. Apesar de parecer simples, existem detalhes que fazem toda a diferença. Se você tem alguma dificuldade, principalmente na moldagem de crianças, este post poderá te ajudar.

Moldagem em Ortodontia: Passos para um procedimento mais tranquilo

A moldagem ortodôntica é uma técnica utilizada para a identificação da arcada dentária do paciente. O procedimento é utilizado para orientar a fabricação de implantes dentários, aparelhos ortodônticos e próteses dentárias, além de auxiliar em diagnósticos.

Apesar de ser uma prática comum e simples, a moldagem ortodôntica pode ser um pouco incômoda para o paciente, especialmente aqueles que possuem alta sensibilidade nos dentes ou quando são muito pequenos, como é o caso do público infantil.

Por isso, é importante que o profissional conheça profundamente o assunto, como os tipos de moldeira, os materiais utilizados e, principalmente, o passo a passo da moldagem.

Além de oferecer uma melhor experiência ao paciente, reduzindo o desconforto, também é imprescindível o domínio das etapas para a coleta perfeita da arcada dentária e, consequentemente, da prótese ou implante fabricado.

O que esperar de uma moldagem ortodôntica?

O importante na moldagem é a reprodução exata da anatomia das arcadas, do osso basal, das coroas dos dentes e estruturas vizinhas.

Sou habituada a moldar crianças pequenas, pois atuo na área ortodôntica de pacientes com fissura labiopalatina. Então, essas dicas darei baseadas em minha experiência clínica, com aplicação para adultos e crianças.

Lembrando que existem dois tipos de moldagem ortodôntica: a digital e a tradicional. A moldagem digital usa recursos tecnológicos para a impressão da moldagem em 3D. Apesar da eficiência, é uma técnica mais cara.

A moldagem tradicional é a mais utilizada, não só por causa do custo mais acessível, mas, principalmente, porque oferece precisão de resultados. Claro, desde que o dentista siga todas as etapas corretamente. E é sobre a moldagem tradicional que falaremos a seguir.

Ofertas de produtos de Ortodontia dental speed

Passo a passo para a moldagem ortodôntica

Tão importante quanto o sucesso da operação é o preparo do terreno antes da execução da moldagem. Por isso, começamos o passo a passo do começo. Veja só:

Solicite que o paciente esteja em jejum

É importante falar com o paciente ou com os seus pais, no caso das crianças, para que ele compareça ao consultório em jejum. Não ingerir alimentos por, pelo menos, 1 hora antes da moldagem é o mais recomendado.

A ideia é evitar que o indivíduo tenha ânsia de vômito, muito comum devido à aplicação do molde e por causa da produção de saliva.

Faça uma simulação prévia do procedimento

Antes da manipulação, e do ato em si, recomendo simular com paciência, explicando para os pacientes os passos que serão realizados.

Nesta fase, eu observo a reação do paciente: como ele fecha a boca, qual é a sua rigidez muscular, se ele tem alguma dificuldade de respiração, etc.

Ao identificar a dificuldade eu oriento e faço as correções necessárias. Se for preciso, eu faço mais de uma vez essa simulação, até o paciente sentir tranquilidade e não demonstrar nenhum comportamento de defesa, agonia ou desconforto.

Essa simulação é muito importante porque o paciente não é pego de surpresa. Ele já sabe um pouco como será feito este procedimento e pode se preparar psicologicamente e fisicamente também. Então, é um investimento de tempo que vale a pena.

Eu não costumo ter dificuldades na moldagem. Mas, alguns pacientes se desesperam pelo desconhecido, independentemente da idade. Como não sabem como funciona, ficam nervosos, com medo, o que pode atrapalhar a verificação do molde.

O condicionamento prévio a este procedimento, tão popular por causar enjoos, fará toda a diferença e trará um molde bem realizado, sem a necessidade de repetições desgastantes.

Qual as orientações necessárias ao paciente durante a moldagem?

Além de antecipar e corrigir as dificuldades do paciente em relação à abertura da boca, também é necessário orientá-los sobre as sensações durante a aplicação do molde e como eles devem reagir a isso.

Então, eu os oriento sobre a respiração nasal, o posicionamento da cabeça a 90 graus e com relação à salivação, principal causa da sensação de falta de ar, do enjoo e dos vômitos.

É comum que os pacientes tentem fechar a boca e engolir a saliva produzida, pois sentem os enjoos e asfixiados pelo líquido. Para evitarmos essa sensação, eu peço para o paciente inclinar a cabeça para baixo e respirar apenas pelo nariz.

Digo que ele não tente engolir a saliva, mesmo que esta seja produzida em grande quantidade. Para a sua segurança e maior conforto, ele terá um babador logo abaixo para recolhimento do líquido. Em seguida, peço para ele colocar em prática todos os passos antes simulados.

Comece a aplicação das moldeiras

Agora, vamos à aplicação da moldeira. Primeiro, eu faço a moldagem da arcada inferior. Insiro a moldeira e peço para o paciente levantar a ponta da língua e levá-la para frente, evitando qualquer interferência lingual.

Aqui vale uma observação: a moldeira deve entrar com uma certa folga, alcançar a região posterior e a altura do fundo de saco. Gosto muito das moldeiras mais altas, porém se você não tem adaptação com elas individualize a moldeira com cera 7.

Após a moldagem inferior, vamos à superior. Neste momento, eu recorro às técnicas usadas na Psicologia e digo que este momento será mais fácil por não termos a língua para interferir e atrapalhar o encaixe do molde.

Então, aplico os mesmos procedimentos realizados na parte inferior e inclino a cabeça do paciente para frente.

Caso ele demonstre desconforto, eu o oriento a se concentrar, manter a respiração nasal e respirar mais rápido, o que também ajuda a controlar a ansiedade do momento e aliviar a sensação de asfixia.

Em seguida, mantenho a moldeira firme na posição correta, acalmando o paciente e confirmando que o procedimento é rápido e logo vai acabar. Quando estou atendendo uma criança, costumo fazer junto com ela a contagem regressiva. Sempre funciona e a criança fica mais tranquila.

Moldagem de transferência

Caso seja uma moldagem de transferência, removo as bandas dos dentes e posiciono no molde. Gosto de colocar uma bolinha de algodão umedecida na região palatina, onde receberá a solda, e fixo as bandas nos moldes por aplicação de cola Super Bonder ao redor das mesmas. Espero alguns instantes para secar.

Desinfecção e vazamento do molde

O próximo passo da moldagem é a desinfecção e o vazamento do molde. Para a moldagem ortodôntica, eu tenho algumas marcas prediletas: Hidrogum e Cavex

Gosto de respeitar a medida do fabricante e fazer uma boa espatulação. Assim o material ficará com um escoamento recomendado, o que contribui muito para a fidelidade da impressão e para a densidade correta da inserção. É um cuidado valioso porque ajuda a evitar enjoos e faz a geleificação no tempo correto. É importante também ficar atento à temperatura ambiente. Quando está muito calor, recomendo utilizar água gelada para não catalisar o procedimento.

Registro da oclusão

Após a moldagem, faço o registro da oclusão, que pode ser oclusão registrada ou oclusão funcional, em rc e/ou em mih. O diagnóstico prévio responderá a essas questões.

Resumo dos passos principais para um bom molde

Podemos resumir todos os passos anteriores em três tópicos, que são o básico e não podem faltar:

  • Copiar todo o fundo de saco e toda a região posterior, incluindo os dentes e acessórios ortodônticos.
  • Habituar-se a moldar superior e inferior e fazer o registro da oclusão, independentemente do tipo de aparelho ou aplicação para o modelo.
  • Fazer a desinfecção dos moldes e seguir para o vazamento do molde.

Moldagem com alginato

O alginato é o material mais usado na moldagem ortodôntica. É um produto com ótimo custo-benefício, fácil de usar, garante precisão na coleta do formato dos dentes do paciente e dos demais tecidos que envolvem a região bucal.

Entretanto, exige uma dose a mais de cuidados. Isso porque o alginato tem uma fluidez mais fácil que os demais produtos e oferece resistência para se separar dos tecidos mais sensíveis e maleáveis. É possível que o molde rasgue durante a retirada, o que exige uma atenção redobrada do dentista.

Outra característica da moldagem com o alginato é a pressão que ele sofre com a moldeira, que faz com que ele perca ou absorva a umidade muito facilmente, comprometendo a moldagem. Por causa disso, o seu vazamento deve ser feito imediatamente.

Além do alginato, os moldes também podem ser fabricados como silicone e com godiva, cujo material é feito a partir de resina.

Tipos de moldeiras

Existem basicamente dois tipos de moldeiras. Cada tipo se adequa à necessidade particular do paciente. São elas:

Moldeiras de estoque

São moldeiras em tamanho padrão. Por terem esta característica, não são indicadas para moldagem de toda a arcada, uma vez que podem apresentar distorções no resultado. É uma boa opção para restauração de dentes unitários.

Moldeiras individuais

As moldeiras individuais são feitas com base na arcada dentária individual do paciente. Oferecem resultados mais precisos e são mais indicadas para uma quantidade maior de dentes.

Com o passo a passo da moldagem, ficou muito mais fácil para você, dentista, realizar este procedimento com segurança, passando para o paciente a tranquilidade necessária.

Como vimos, a moldagem ortodôntica é fundamental para a fabricação de produtos usados na correção da arcada dentária, como os implantes e os aparelhos ortodônticos, por exemplo.

Mas, para aumentar a precisão da coleta destes dados, é imprescindível que haja a colaboração do paciente, além do conhecimento aprofundado do dentista no manuseio das peças e na escolha de cada produto a ser utilizado.

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição....

Artigos mais lidosEndodontia

Conheça as Principais Técnicas de Obturação Endodôntica

A busca pelo sucesso endodôntico inicia-se com um correto diagnóstico e planejamento...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...