Software odontológico: o que é e como funciona

Gestão e Marketing

Com o crescimento do mercado odontológico no Brasil, a tecnologia ganha cada vez mais espaço na gestão de clínicas e consultórios com a utilização de softwares para dentistas. 

Muito além de digitalizar os registros de pacientes, essas ferramentas otimizam o fluxo de informações na rotina de agendamento de consultas, controle financeiro e até estratégias de marketing. 

Confira abaixo como funciona o sistema e quais os benefícios de contratar o serviço. 

O que é um software odontológico?

Um software odontológico é um programa desenvolvido para otimizar os processos e atividades envolvidos na gestão de uma clínica ou consultório. 

Tendo como principal característica a organização e agilidade, esses sistemas visam simplificar as rotinas diárias, principalmente com relação à gestão de consultas, substituindo os inúmeros papéis, planilhas e agendas impressas. 

Na prática, a ferramenta trabalha a partir de funcionalidades próprias do produto e as configurações definidas pelo cliente, além de variar de acordo com os planos específicos oferecidos por cada empresa. 

Simples Dental

Diferença entre um software online e um offline

Os softwares online são sistemas que precisam estar conectados à internet para funcionarem. Alguns exemplos são: e-mail, aplicativos, sites e ferramentas do google.

As vantagens dessa modalidade são as constantes atualizações automáticas da ferramenta e o acesso em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. 

Em geral, são gratuitos ou pagos por mês ou por ano, de acordo com o plano contratado. 

Já os softwares offline são programas que não precisam de internet para funcionar, mas necessitam ser instalados em um computador, o que impossibilita a mobilidade. 

Alguns exemplos são: sistemas de PDV, pacote Office e programas da Adobe. É interessante ressaltar que muitos já estão sendo descontinuados ou mesmo substituídos por versões online. 

A aquisição desse tipo de produto é feita por meio da compra de uma licença por máquina para uso anual. 

Quais os benefícios de um software de odontologia?

Além de reduzirem os custos com papéis, materiais de escritório e até espaços físicos, softwares odontológicos ajudam a otimizar em 30% o tempo gasto nas atividades de uma clínica, de acordo com um levantamento da Simples Dental.

Dessa forma, as principais vantagens são: 

Gestão de consultas: com a possibilidade de marcar consultas, ter controle de faltas e cancelamentos, reagendar atendimentos, programar alertas de retorno e enviar confirmações automáticas aos pacientes de forma muito mais rápida e fácil. 

Gestão financeira: com controle de pagamentos e fluxo de caixa, além de integração com máquina de cartão. 

Gestão administrativa: para controle de estoque e automação de rotinas administrativas, como emissão de receitas, atestados, encaminhamentos e demais documentos, além do tratamento de dados de pacientes de forma segura e unificada. 

Marketing: que permite personalizar comunicações e campanhas específicas com o objetivo de fortalecer o relacionamento e fidelizar pacientes. 

Vendas: com emissão de orçamentos detalhados e personalizados, além de automação de comissionamentos de profissionais. 

Como escolher o melhor software para a sua clínica

A melhor opção de software é sempre aquela que vai atender às necessidades específicas da sua clínica ou consultório. 

Portanto, para definir qual ferramenta utilizar, leve em consideração as demandas do seu negócio e quais pontos precisam de mais atenção. A partir disso, verifique quais as soluções do mercado podem auxiliar nestes aspectos. 

Alguns tópicos relevantes a serem levados em conta são: 

  • Foco no segmento odontológico;
  • Modalidade online, facilitando o acesso de qualquer lugar;
  • Interface intuitiva e responsiva;
  • Suporte e central de ajuda;
  • Emissão de relatórios e indicadores.

Com a ferramenta escolhida, confira suas avaliações no Google e a nota no Reclame Aqui, para saber se são positivas antes de contratar o serviço. 

Conheça o Simples Dental 

A Simples Dental faz parte da Henry Schein, maior grupo de Odontologia do mundo,  e atua no segmento há quase 10 anos com o software homônimo mais utilizado na América Latina.

Entre suas funcionalidades, a ferramenta disponibiliza: 

  • Agenda online;
  • Prontuário digital;
  • Gestão e controle financeiro; 
  • Marketing e vendas.

O Simples Dental oferece três planos que atendem a demandas distintas, indo desde um sistema de controle e organização de agenda a um modelo mais robusto para gestão de agenda, controle financeiro e vendas.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Simples Dental!

Faça um teste gratuito por 7 dias sem a necessidade de cadastrar cartão de crédito, e conheça todos os benefícios que o Simples Dental oferece. Acesse o site e saiba mais.

Conteúdo relacionado