Página Inicial Odontologia Saiba como escolher o anestésico odontológico para pacientes com comprometimento sistêmico
Odontologia

Saiba como escolher o anestésico odontológico para pacientes com comprometimento sistêmico

1610 capa blog
1610 capa blog
  1. Introdução:

Os anestésicos são fármacos que possuem a capacidade bloquear temporariamente a geração e transmissão de estímulos nervosos, permitindo a realização de procedimentos sem o paciente sentir dor.


Na odontologia, a maioria dos procedimentos utilizam anestesia local, ou seja, ocorre o bloqueio do estímulo nervoso local sem a perda de consciência.


Os anestésicos locais na odontologia são usados diariamente nos consultórios odontológicos, em diferentes situações clínicas. No entanto, geralmente, os profissionais têm dúvidas na hora de escolher o anestésico ideal diante de pacientes com algum comprometimento sistêmico.


É consenso na literatura que não se pode indicar o mesmo anestésico para todos os pacientes, dadas suas características individuais, sua condição sistêmica normal, gestacional ou patológica. O uso inadequado do anestésico pode levar a sérios riscos para a saúde do paciente e até mesmo ao óbito.


Para auxiliar o dentista na escolha do anestésico ideal para seu paciente, neste artigo vamos conversar sobre os anestésicos odontológicos indicados para gestantes, pacientes cardiopatas, hipertensos e asmáticos.

  1. Anestesia local na Odontologia

Os anestésicos odontológicos são drogas capazes de bloquear de forma reversível a transmissão de impulsos nervosos, sendo essenciais na odontologia para o controle da dor.


Para proporcionar conforto ao paciente e diminuir a sensação dolorosa no momento da aplicação do anestésico, é importante aquecer o tubete anestésico com o calor das mãos, penetrar a agulha lentamente, aspirar o anestésico e injetar a solução lentamente.


Outra opção para o dentista é realizar o procedimento com equipamentos de anestesia computadorizada, que um procedimento rápido e indolor.

banner vestuario

Quais os anestésicos utilizados na odontologia?

A anestesia local em odontologia é promovida pelo conjunto sal anestésico e vasoconstritor.
Vamos descrever brevemente sobre os anestésicos mais utilizados na Odontologia e quais os vasoconstritores associados ao sal anestésico.


Devido à propriedade vasodilatadora dos anestésicos, é comum a associação de vasoconstritores ao sal anestésico.
Os vasoconstritores diminuem a toxicidade sistêmica do anestésico, aumentam a duração da anestesia, promovem um tempo maior de anestesia local e auxiliam na hemostasia.


No Brasil, o vasoconstritor mais utilizado é a adrenalina (epinefrina), seguido de noradrenalina (norepinefrina), corbadrina (levonordefrina), fenilefrina e felipressina.

Os anestésicos locais mais utilizados na Odontologia são:

  1. Lidocaína
  • Concentração: 2% e 3%
  • Dose máxima: 7,0 mg/Kg em adultos, não ultrapassar 500 mg ou 13 tubetes anestésicos.
  1. Mepivacaína
  • Concentração: 2% e 3%
  • Dose máxima: 6,6 mg/Kg, não excedendo 400 mg ou 11 tubetes anestésicos.
  1. Prilocaína
  • Concentração: 4%
  • Dose máxima: 6,0 mg/kg, não excedendo 400mg ou 7 tubetes anestésicos.
  1. Articaína
  • Concentração: 4% com 1:100.000 de epinefrina
  • Dose máxima: 6,6mg/kg, não ultrapassando 500mg ou 6 tubetes.
  1. Bupivacaína (Neocaína)
  • Concentração: 0,5%,
  • Dose máxima: 1,3mg/ kg, não devendo ultrapassar 90mg ou 10 tubetes.

Como calcular a dosagem anestésica em procedimentos odontológicos

Após realizar a anamnese, avaliar as condições sistêmicas e alergias do paciente, é o momento do dentista escolher o anestésico adequado para executar o caso clínico e calcular da dose máxima do anestésico que pode ser tolerada por aquele indivíduo, de acordo com o peso e condições de saúde do paciente.

Para não ocorrer a superdosagem de anestésicos locais na odontologia, o dentista deverá calcular a dosagem anestésica adequada, seguindo as seguintes etapas:

  • 1º Etapa – Calcular quantos mg de anestésico estão presentes no tubete;
  • 2º Etapa – Calcular a dose máxima de anestésico que o paciente pode receber (em mg), de acordo com seu peso;
  • 3º Etapa – Determinar o número máximo de tubetes que podem ser aplicados no paciente, de acordo com seu peso.  

Na tabela abaixo (dados estabelecidos pela literatura), é possível consultar os valores de dose máxima por kg de peso corporal e dose máxima absoluta tolerada:

O dentista deve verificar também a bula do anestésico a ser utilizado e as orientações do fabricante.

Qual anestésico local devemos usar em pacientes com comprometimento sistêmico?

Para realizar um procedimento em pacientes com comprometimento sistêmico é fundamental o dentista realizar uma anamnese detalhada, para avaliar a idade, peso, uso de medicações e se há alguma condição e ou alteração de saúde temporária ou permanente.


Estas informações são essenciais para a escolha do sal anestésico e o calculo da dosagem de segurança.


Para auxiliar o dentista na escolha do anestésico odontológico, vamos descrever, segundo recomendação da literatura, quais os anestésicos indicados para gestantes, pacientes cardiopatas, pacientes hipertensos e pacientes asmáticos.

3.Anestésico para gestantes em odontologia

Quanto se trata de atendimento a pacientes gestantes, muitos cirurgiões-dentistas ainda demostram insegurança pois sabe-se que os fármacos de uso odontológico, como anestésicos locais, passam da mãe para o feto por difusão passiva, por serem moléculas de baixa massa molecular e lipossolúveis.

Os fatores que interferem na quantidade e na velocidade de transferência dos anestésicos via placenta são:

  • Tamanho da molécula – devido ao seu tamanho a prilocaína atravessa mais rapidamente do que os demais anestésicos, podendo causar em doses excessivas um quadro de metemoglobinemia.
  • Grau de ligação do anestésico às proteínas plasmáticas – parte do anestésico absorvido se liga as proteínas plasmáticas restringindo sua passagem para a placenta. Logo, quanto maior a ligação, menor a passagem via placenta. A lidocaína apresenta uma ligação proteica de 64% enquanto a prilocaína apresenta uma ligação de 55%.

O metabolismo dos anestésicos também influencia na sua toxicidade, quando mais rápido for a sua metabolização, melhor. Diante desses aspectos a lidocaína com vasoconstritor (epinefrina) – Lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 ou 1:200.000 – é considerada o anestésico preferencial para ser utilizado nas pacientes gestantes, considerando sempre o bom senso em relação à quantidade máxima (Tabela 1).


A articaína também é um anestésico local que apresenta baixa lipossolubilidade, alta taxa de ligação proteica e rápida metabolização e eliminação renal, características consideradas ideias para uma paciente gestante, no entanto, ainda faltam evidências clínicas que comprovem isso.

Itens cirúrgicos na dental speed
  1. Anestésicos para cardiopatas em odontologia

O número de pessoas portadoras de doenças cardiovasculares tem aumentado cada dia mais, acarretando também no aumento destes pacientes no consultório odontológico.


Muitas vezes por não saber o que fazer ou até mesmo para se resguardar, o cirurgião-dentista opta por solicitar uma “liberação médica” para realização do tratamento odontológico. E na grande maioria das vezes recebe do médico a seguinte recomendação: “não utilizar anestésico com vasoconstritor”.


A epinefrina em altas doses, principalmente quando administrada intravascular, pode acarretar elevação brusca da PA, frequência cardíaca, força de contração ventricular e débito cardíaco.


No entanto, a epinefrina em pequenas quantidades praticamente não resulta em nenhuma alteração na pressão arterial. Além disso, sabe-se que diante de uma situação de dor ou de estresse o organismo aumenta a secreção de catecolaminas (epinefrina e norepinefrina) em até 40 vezes.


Vale lembrar que o vasoconstritor promove maior duração do efeito anestésico e contribui para redução do sangramento, consequentemente favorecendo um tratamento mais seguro e confortável para o paciente.


Mas qual seria a dose máxima de epinefrina, contida na solução anestésica, que poderia ser utilizada com segurança em um paciente com doença cardiovascular controlada?


A dose máxima é 0,04mg por sessão de atendimento, ou seja, se o anestésico for de concentração 1:100.000 ele possui 0,018mg de epinefrina, podendo ser utilizado 2 tubetes. Se for na concentração de 1:200.000 possui 0,009mg de epinefrina, podendo ser utilizado até 4 tubetes. A concentração de 1:50.000 contém 0,036mg e deve ser evitada.

Sendo assim, em pacientes com alterações cardiovasculares como insuficiência cardíaca congestiva, angina, infarto do miocárdio, podem ser utilizados os anestésicos:

  • Lidocaína 2% + epinefrina 1:100.000 (máximo 2 tubetes);
  • Lidocaína 2% + epinefrina 1:200.000 (máximo 4 tubetes);
  • Articaína 4% + epinefrina 1:100.000 (máximo 2 tubetes);
  • Articaína 4% + + epinefrina 1:200.000 (máximo 4 tubetes);
  • Prilocaína 3% + Felipressina 0,03UI/mL (máximo 3 tubetes)

Importante: Em pacientes com arritmia cardíaca, a epinefrina é contraindicada, devendo ser utilizada a prilocaína 3% com felipressina. E dependendo do procedimento odontológico, mepivacaína 3% sem vasoconstritor (Tabela 1).

5.Anestésico para hipertensos em odontologia

A pressão arterial é consequência da força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo sistema. Quando o coração se contrai (sístole) para expulsar o sangue de seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo: é a pressão máxima ou sistólica.


Quando sua musculatura relaxa (diástole) para permitir que o sangue volte para encher suas cavidades, a pressão cai para valores mínimos: é a pressão mínima ou diastólica.


Logo, quando os valores obtidos estiverem elevados, a pressão deverá ser medida 1 a 2 minutos mais tarde. Se permanecerem elevados, o ideal é medi-la novamente em ambiente doméstico. Desse modo, é preciso muita cautela antes de rotular uma pessoa como hipertensa.

Hipertensos no estágio I

  • Lidocaína 2% + epinefrina 1:100.000 (máximo 2 tubetes)
  • Lidocaína 2% + epinefrina 1:200.000 (máximo 4 tubetes)
  • Articaína 4% + epinefrina 1:100.000 (máximo 2 tubetes)
  • Articaína 4% + + epinefrina 1:200.000 (máximo 4 tubetes)
  • Prilocaína 3% + Felipressina 0,03UI/mL (máximo 3 tubetes)

Hipertensos no estágio II

  • Prilocaína 3% + Felipressina 0,03UI/mL (máximo 2-3 tubetes)

Obs: Procedimentos eletivos devem ser evitados. Os procedimentos de urgência e emergência devem ser realizados de forma rápida, máximo de 30 min e sob sedação por via oral ou por óxido nitroso para evitar a elevação da PA. Hipertensos no estágio III ou acima só devem ser atendidos em casos de urgência e em ambiente hospitalar.

  1. Anestésico asmáticos em odontologia

A asma é uma doença obstrutiva crônica que apresenta como principais sinais e sintomas, falta de ar, sibilos (chiados), dor no peito, tosse seca ou produtiva. De acordo com as suas características e frequência os quadros são classificados como asma leve, moderada e severa.


Nestes casos, é importante investigar durante a anamnese a ocorrência de alergias a materiais odontológicos, medicamentos ou substâncias que possam vir a desencadear uma crise durante o atendimento.


As sedações por meio de óxido nitroso e oxigênio podem ser utilizadas para os casos classificados como asma leve e moderada. Mas deve ser evitada nos casos de asma severa, pois o risco de hipóxia é maior.


O uso de anestésicos (lidocaína, mepivacaína ou articaína) com epinefrina não é contraindicado, no entanto, deve-se ter cuidado com os pacientes que fazem uso de corticosteroides e são alérgicos aos sulfitos. Nesses casos, é indicado utilizar prilocaína 3% com felipressina 0,003UI/ml (Tabela 1).

  1. Conclusão:

As informações citadas neste artigo são baseadas nas literatura, sendo fundamental a avaliação do dentista para a escolha do anestésico de acordo com a particularidade de cada paciente, principalmente em pacientes com comprometimento sistêmico.

Aqui na Dental Speed você encontra produtos para todas as especialidades clínicas.
Clique aqui para visitar o site e conhecer todos os produtos!

Publicado por
Profª Dra. Natália Galvão Garcia

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Mestre, Doutora e Pós-Doutora pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Professora Dra. do curso de Odontologia do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS – MG). Atua no consultório nas áreas de Diagnóstico Oral, Cirurgia Oral Menor, Pacientes Especiais e Laserterapia. CROMG: 56425

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....