Página Inicial Gestão e Marketing Como fazer boas anamneses e construir um relacionamento com seus pacientes?
Gestão e Marketing

Como fazer boas anamneses e construir um relacionamento com seus pacientes?

A realização da anamnese detalhada, o estabelecimento de um relacionamento sólido com os pacientes e a organização meticulosa das fichas clínicas são etapas fundamentais para o funcionamento de clínicas e consultórios odontológicos.


Estes elementos não apenas desempenham papéis cruciais de forma individual, mas também estão interligados, pois um acaba dependendo do outro para contribuir com o sucesso da clínica.

Nesse artigo, vamos falar sobre como você pode criar excelentes fichas de anamnese, quais os principais pontos precisam de atenção e como utilizá-la ao seu favor. Boa leitura!

Uma boa anamnese começa com um bom atendimento

Uma boa anamnese começa com um atendimento eficaz e acolhedor. Para estabelecer uma relação positiva com os pacientes, é essencial adotar uma abordagem cuidadosa e atenciosa.

Aqui estão algumas dicas para garantir que o atendimento seja feito de forma leve e eficaz:

Criar um diálogo aberto e ser claro

Cumprimente o paciente com um sorriso e uma saudação amigável para criar uma atmosfera acolhedora desde o início.

Evite o uso excessivo de terminologia odontológica complicada, fale de maneira clara e simples para que o paciente possa entender todas as informações.

Estar disposto a ouvir

Demonstre interesse genuíno pelo bem-estar do paciente, ouvindo atentamente suas preocupações e demonstrando compreensão, pois isso vai criar uma conexão emocional.

Mostrar interesse além do tratamento

Explique o processo da consulta e garanta ao paciente que suas informações serão mantidas em sigilo. Isso vai agregar confiança, o que é fundamental para o desenvolvimento de todo o tratamento.

Além disso, ao perceber que o dentista tem interesse naquilo que o paciente sente, ele ficará mais confortável para dividir dados preciosos durante o preenchimento da anamnese.

O passo a passo para fazer uma boa anamnese

O principal objetivo da ficha de anamnese é alcançar uma boa relação entre dentista e paciente, além de fornecer dados essenciais para o profissional da odontologia desenvolver o melhor tratamento.

Assim, uma anamnese bem-feita deve permitir:

Anamnese de qualidade

Para entender melhor sobre esse processo, vamos falar sobre os principais passos que o preenchimento da anamnese deve conter no atendimento:

Passo 1 da Anamnese: Perguntar histórico odontológico

Entender o histórico odontológico do paciente durante o preenchimento é imprescindível, e isso ajudará o dentista a encontrar o melhor tratamento para o paciente.

Para isso, é importante deixar claro o motivo dessas perguntas, ser empático e dizer que esse é um ambiente seguro no qual o paciente pode contar tudo sem julgamentos.

Passo 2 da Anamnese: Entender os hábitos de higiene bucal

Outro ponto importante é saber quantas vezes por dia o paciente escova os dentes, se ele faz o uso de fio dental corretamente, entre outras informações sobre seus hábitos de higiene bucal.

Isso porque, muito do que é feito hoje ou que está sendo feito pode refletir na saúde e bem-estar da boca do paciente, então é importante que o dentista tome ciência.

Passo 3 da Anamnese: Saber como o problema começou

Dores que o paciente vai contar durante a anamnese podem ter começado há muito tempo e terem sido desencadeadas por diversos fatores.

Por isso, é importante investigar quando e como as dores começaram, se houve algum tipo de acidente físico ou não, etc.

Passo 4 da Anamnese: Questionar sobre o histórico geral de saúde do paciente e da família

O histórico geral de saúde do paciente e o fator genético de casos em sua família também precisam estar dentro do processo de anamnese, como tabagismo, casos de câncer, entre outros.

Além de, claro, entender se a família tem histórico de problemas odontológicos e, se sim, quais são.

Passo 5 da Anamnese: Compreender se o paciente possui vícios ou faz alguma atividade

Questões sobre os hábitos, atividades e vícios também devem estar dentro do escopo da ficha de anamnese, pois entender a rotina do paciente também vai contribuir com a receita de seus tratamentos.

Questões como consumo de álcool, prática ou não de exercícios físicos, entre outras, são essenciais para compreender se o quadro do paciente pode ter sido agravado devido a sua rotina.

Passo 6 da Anamnese: Pedir para o paciente assinar

Após ter todas as perguntas e campos respondidos, é importante que o paciente leia, compreenda e assine a ficha de anamnese, porque é isso que garante que ele está de acordo com todas as informações contidas ali.

Passo 7 da Anamnese: Realizar a atualização da Anamnese regularmente

O quadro desenhado na primeira ficha de anamnese pode mudar (e isso normalmente acontece) conforme o tempo passa, por isso, é preciso sempre estar atento à possibilidade de realizar novas fichas.
Assim, o histórico e os hábitos do paciente ficam sempre atualizados quando for necessário consultá-los.

Papel ou digital: qual a melhor opção para guardar a ficha do paciente?

Você, dentista, costuma organizar as fichas de anamnese de seus pacientes de forma digital ou analógica (em papel)?

O digital vem ganhando cada vez mais espaço em consultórios e clínicas odontológicas, principalmente porque as fichas em papel agregam alguns problemas como:

Ao optar por armazenar as fichas de anamnese de forma digital, você consegue eliminar todos esses problemas e ainda contar com a facilidade de atualizá-la de forma prática sempre que for necessário.

Nós temos uma dica infalível para você, que precisa guardar as suas fichas de anamnese no digital e retirar sua clínica do papel de uma vez por todas. Confira:

Venha conhecer a Anamnese Digital: novo material disponível no Simples Dental

Para criar uma ficha de anamnese perfeita e estabelecer conexão com seu paciente, o Simples Dental lançou recentemente uma Ficha de Anamnese Digital.

Nesse material completo, você, dentista, tem todas as perguntas mais importantes nas palmas de sua mão para não esquecer de nenhum detalhe sobre a vida e a saúde de seu paciente, além de contar com algumas questões exclusivas para vendas.

Elas foram pensadas com muito cuidado pela Dra. Flávia Benali, uma das embaixadoras do Simples Dental. E dentre as perguntas, existem algumas voltadas a te ajudar a vender mais para pacientes particulares.

Quebre objeções e crie relacionamentos duradouros com seus pacientes por meio da Anamnese Digital do Simples Dental.

Anamnese Digital do Simples Dental

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...