Página Inicial Gestão e Marketing Atendimento recorrente em seu consultório
Gestão e MarketingOdontologia

Atendimento recorrente em seu consultório

2508 capa blog
2508 capa blog

Desperte a mentalidade de recorrência em seu consultório

Eu sei como é ter o financeiro bagunçado.  Já quebrei uma empresa e demorei algum tempo para entender que a minha busca não se resumia em dezenas de pacientes entrando pela minha porta em um dia, mas quantos voltariam em 6 meses, 1 ano ou, no melhor dos casos, seriam tão fiéis que eu poderia até mudar de cidade, mas eles encontrariam um jeito de ser atendidos por mim. 

Durante esse processo comecei a pensar a médio e longo prazo. Não, isso não aconteceu do dia para noite. Foi depois de muita troca de experiência, aulas, livros e horas de atendimento e gestão da minha própria clínica, que virei uma chave na minha cabeça.

Estou falando de recorrência, e como isso realmente nos ajuda a chegar onde queremos, seja lá qual for o seu objetivo ou sonho. De quebra, ainda é um grande incentivo para você olhar para o financeiro da sua clínica com outros olhos.

Vem comigo?

5 razões para pensar em recorrência

A recorrência ganhou bastante destaque nos últimos anos porque é o modelo de cobrança utilizado por empresas muito conhecidas, por exemplo, a Netflix.

Essas empresas cobram um valor mensal para você usar os seus serviços e, muitas vezes, usufruir de benefícios exclusivos por isso. Resumindo de um jeito mais direto, recorrência nada mais é do que vender uma vez e receber mais pagamentos do mesmo cliente.

Isso é bem comum em negócios de todos os tipos: convênios médicos, clubes de assinatura (livros, cervejas, vinhos, maquiagens), times de futebol, entre outros.


No caso das clínicas odontológicas, a recorrência é um divisor de águas.  Ele vai ter possibilitar:

  1. Prever melhor quanto receberá nos próximos meses;
  2. Fazer menos esforço para vender tratamentos;
  3. Ativar a mentalidade que precisa para ganhar mais;
  4. Se educar para controlar a inadimplência; 
  5. Dividir a responsabilidade com a equipe.

E sabe o que é ainda melhor? Com a estratégia certa, qualquer um consegue alcançar os resultados aqui de cima. 

O primeiro passo para para isso acontecer é você criar Pacotes de Prevenção, e vou explicar aqui embaixo como fazer isso. A segundo passo é registrar e ter visibilidade, o que passa por uma organização bem básica. 

Pacotes de prevenção: o pé na porta da recorrência

Faça uma lista com os tratamentos que você oferece e são mais desejados pelos pacientes. Depois, crie umas 3 opções de pacotes de tratamento e pense em um desconto atraente para sua oferta ficar ainda mais irresistível. 

Faça uma apresentação que explique os benefícios de manter a saúde bucal como uma prioridade, reforçando o valor do que você está oferecendo. Você precisa lembrar o quanto isso faz diferença no bem-estar dele (a). 

Ofereça esses pacotes para todos os pacientes que estão concluindo, ou já concluíram, tratamentos com você. 

Importante: não esqueça de destacar suas condições de pagamento, se possível demonstrando até o valor em um parcelamento. 

Se esforce um pouco para vender esses pacotes. Quando você começa a ver os pagamentos gerando receita mensal, é quase impossível não sentir vontade de vender ainda mais tratamentos dessa forma. E se a pessoa disser o ‘sim’, sua secretária entra em ação. É dela a missão de alinhar o agendamento, observando as datas previstas no pacote. Isso é bem importante!

Faça o time abraçar a estratégia

Para que a venda de Pacotes de Prevenção funcione, é bem importante convencer a sua secretária de que o papel desempenhado por ela é determinante nessa ação. 

Separei algumas sugestões para facilitar o treinamento na sua clínica.

  • Quando sua secretária ligar para agendar as consultas, é necessário observar feriados e datas comemorativas. A obrigação de saber é de vocês;
  • Além disso, estimule ela a perguntar sobre aniversários na data ou próximos. Além de gerar uma conexão mais pessoal, ela pode anotar isso na ficha do paciente para você comentar nas próximas consultas;
  • Se você ainda não possui um sistema com confirmação de consultas automáticas, lembre-se dela anotar todos os retornos que foram combinados;
  • Peça para ela registrar qualquer situação ou comentário que ajude a vender mais tratamentos para os pacientes.  Ex.: viagens, formaturas, eventos, etc.

As informações que seu time conseguirá devem ser usadas para melhorar ainda mais os pacotes e a ofertas deles.

Acompanhe os resultados 

Finalmente, uma das coisas que você mais vai ouvir sobre recorrência é que ela oferece mais previsibilidade para a sua clínica. Isso é verdade, mas é preciso acompanhar esses resultados para saber se isso está ajudando de verdade. 

Pensa comigo: você sabe onde investirá esse caixa extra que chegará com a recorrência? 

Pense nos sonhos que você quer alcançar, descubra quanto precisa para isso, descubra quanto ganha e gasta e invista nesse pensamento a médio e longo prazo.  Começar pelos pacotes de prevenção é um excelente estímulo para criar essa mentalidade. Assim, você terá um destino e um mapa em suas mãos.

Se você não tem um software de gestão, como o Simples Dental, registre essas informações onde for melhor para você. Num papel, numa planilha ou até no bloco de notas do seu celular.

O financeiro é o velocímetro da sua clínicaAssim com em um carro, ele mostrará a velocidade que você está e, dessa forma, decidir se precisa aumentar ou diminuir o ritmo que os recursos entram e saem.  Se você quer as informações financeiras da sua clínica atualizadas, com indicadores (fluxo de caixa, ticket médio, pacientes inadimplentes) atualizados e filtráveis pelo período que você quiser, sugiro que dê uma olhada no Simples Dental. 

Meu objetivo aqui não é vender o Simples Dental, mas é que eu coloco a minha mão no fogo pelo que eu faço e sei que o controle financeiro que milhares de clínicas no Brasil precisam é simples, sem complicações e complexidades. 

Negócios que estão a um passo de serem ainda mais incríveis, basta um olhar diferente sobre gestão e a coragem de acompanhar dois números por mês: quanto ganham e quanto gastam.

 Que esse conteúdo seja o começo da sua caminhada. Conte comigo!

Publicado por
Dr. Ramon Maciel

Cirurgião-dentista, administrador de clínica e co-founder do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina. Viu que contas histórias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

Gestão e MarketingInstitucional

O que considerar na hora de escolher uma dental?

É essencial escolher uma dental parceira que ofereça qualidade, entrega eficiente e...

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...