Página Inicial Especialidades Dentística e Estética Clareamento dental após a remoção do aparelho ortodôntico fixo
Dentística e EstéticaOrtodontia

Clareamento dental após a remoção do aparelho ortodôntico fixo

Remoção de aparelho fixo e clareamento dental

Autor : Dr. Fábio Luiz Andretti

Relato estudo de caso clínico de clareamento:

Paciente de 29 anos de idade procura fazer clareamento dental após a remoção do aparelho ortodôntico fixo. Ela se queixava dos dentes amarelados e relatava sensibilidade dental apenas na região do primeiro molar superior esquerdo (26).

Aspecto inicial dos dentes logo após a remoção do aparelho ortodôntico e dos ‘restos’ do material utilizado para fixar os bráquetes.

Note o excelente estado de saúde gengival.

Após o diagnóstico e exame inicial, todas as causas de sensibilidade devem ser eliminadas ou controladas. A causa da sensibilidade do dente 26 foi constatada após profilaxia e exame clínico cuidadoso: uma provável lesão de abfração.

Após profilaxia e isolamento relativo adequado, um verniz à base de ionômero de vidro fotopolimerizável foi aplicado e polimerizado. Após as recomendações usuais de higiene e controle de hábitos alimentares, a paciente foi considerada preparada para receber o tratamento de clareamento dental.

encontrar opções de fotopolimerizadores ideais para o seu consultório odontológico na dental speed

Considerando que a paciente era extremamente colaboradora, que sua higiene era ótima e que o risco de sensibilidade dental era mínimo, foi proposta a utilização de peróxido de carbamida a 37% na moldeira, por apenas 20 minutos por dia, por apenas 2 semanas. Isto só é possível porque o peróxido de carbamida é extremamente seguro.

Essa técnica só pode ser utilizada em casos selecionados e nunca com peróxido de hidrogênio.


Note o resultado do clareamento após duas semanas de uso do gel. Após este período, a paciente utilizou uma seringa de gel a 16% (Power Bleaching 16%) por uma semana para assegurar um resultado mais longevo, melhor estabilidade e menor retorno de cor.

Além da satisfação com o resultado, a ausência de sensibilidade é uma das melhores experiências que os pacientes que procuram clareamento dental podem experimentar.

Aspecto dos dentes antes (esquerda) e depois (direita) do clareamento de duas semanas (apenas 20 minutos por dia).

A segurança dos géis clareadores à base de peróxido de carbamida (Power Bleaching, BM4) associada ao correto diagnóstico e seleção da melhor técnica garante um resultado seguro, previsível e confortável, tanto para o profissional como para o paciente.

Autor : Dr. Fábio Luiz Andretti

REFERÊNCIAS
Bernardon JK, Sartori N, Ballarin A, Perdigão J, Lopes GC, Baratieri LN (2010) Clinical Performance of Vital Bleaching Techniques. Operative Dentistry: Jan 2010, Vol. 35, No. 1, pp. 3-10.
Bernardon JK, Ferrari P, Baratieri LN, Rauber GB (2015) Comparison of treatment time versus patient satisfaction in at-home and in-office tooth bleaching therapy J Prosthet Dent: Dez 2015, Vol. 114, No. 12, pp. 826-830.

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Dentística e Estética

Soluções odontológicas 3M: Tire suas dúvidas sobre cimentos, adesivos e resinas

Reunimos neste artigo as dúvidas mais recorrentes em relação a resinas, cimentos...

Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição....

Ortodontia

Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária

A oclusão dental é a relação funcional estabelecida entre os dentes superiores...