Página Inicial Especialidades Implantodontia Seleção de casos em próteses totais implanto-suportadas
Implantodontia

Seleção de casos em próteses totais implanto-suportadas

2808 capa blog
2808 capa blog

Casos em próteses totais implanto-suportadas

As próteses do tipo protocolo são hoje uma excelente opção para reabilitação de pacientes edêntulos totais. Contudo, como todo tratamento, elas tem suas indicações, contra indicações e suas limitações.

No dia a dia clínico da Implantodontia é comum observarmos tratamentos desse tipo sendo executados de forma inadequada, podendo gerar perda dos implantes e insucesso no tratamento. Tudo isso pode ser evitado se alguns princípios básicos forem seguidos. O objetivo desse texto é justamente ajudá-los a fazer uma correta seleção de casos de próteses totais implanto-suportadas.

Quando um paciente edêntulo chega ao seu consultório com o desejo de colocar implantes, qual é a primeira coisa que você avalia, após a realização da anamnese?

Se você respondeu disponibilidade óssea, esse texto é para você!

Primeira avaliação em próteses totais implanto-suportadas

Primeiramente, antes de pedir uma tomografia computadorizada para avaliar a disponibilidade óssea desse paciente, devemos avaliar sua linha de sorriso. Sem as próteses, devemos pedir pra que ele dê um “sorriso forçado” e avaliar qual a relação entre o rebordo e os lábios do paciente.

E por que isso?

Pois se o paciente tiver um sorriso gengival, talvez a prótese do tipo protocolo não seja o tratamento de escolha nesse caso. Tendo isso em mente, e expondo para o paciente a possibilidade deste não ser o tratamento ideal para o seu caso, aí sim pedimos os exames complementares.

Produtos de implantodontia

Definindo o tipo de prótese

Com a tomografia em mãos avaliamos a disponibilidade óssea para os implantes, e em caso positivo, avaliamos a altura óssea x exposição do rebordo.

Caso haja osso suficiente para você realizar uma osteotomia de todo o rebordo que “estiver sobrando” e ainda assim inserir os implantes, esse paciente pode receber uma prótese do tipo protocolo. Caso não tenha tanta disponibilidade óssea, o que é muito comum, você deve pensar em realizar uma prótese do tipo overdenture.

Contudo, o que não pode acontecer é a confecção de uma prótese protocolo com um sobrecontorno, ou mesmo com um flanco como é comum observamos. Pois, dessa forma, não há como o paciente realizar uma correta higiene e esses implantes muito provavelmente falharão.

Próteses como essa devem ser totalmente arredondadas e polidas na parte interna, informação essa que precisamos cobrar dos nossos laboratórios. E a partir de então educar nossos pacientes para realizar uma correta higienização.

Se a linha de transição precisa ficar exposta, a prótese protocolo não é a solução!

Uma prótese do tipo overdenture permite que o paciente remova e realize a correta higiene e se mostra um ótimo tratamento quando bem selecionado e executado.

Para obtermos sucesso em implantodontia é primordial realizarmos uma correta seleção dos casos, nos possibilitando, assim, uma correta execução e dando condições ao paciente de manter esse trabalho de forma adequada e com saúde.

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Implantes Allprime Select
Publicado por
Dra. Carla Lohn

Cirurgiã-dentista pela UFSC, especialista em Implantodontia, especialista em Saúde da família. Proprietária da Odontocure.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Artigos mais lidosImplantodontia

Tipos de componentes para implantes

Os avanços na odontologia moderna têm proporcionado soluções cada vez mais eficazes...

extracao artigo dra carla
Implantodontia

Retratamento endodôntico ou exodontia e implante?

Definir se realiza um retratamento endodôntico ou uma exodontia e implante é...