É nossa obrigação, como Profissionais da Saúde, além de conhecer e dominar técnicas reabilitadoras, informar a população sobre Saúde, não somente Saúde Bucal, já que o tratamento dos que nos procuram deve ser de forma integral e multidisciplinar.

De acordo com a OMS, define-se SAÚDE como “um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades” e, pelo nosso Código de Ética Odontológico, “cabe aos profissionais de Odontologia, como integrantes da equipe de saúde, dirigir ações que visem satisfazer as necessidades da saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais que garantem a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade de assistência á saúde, preservação da autonomia dos indivíduos, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde”. Também, de acordo com o CEO, é obrigação dos profissionais de Odontologia “promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado”.

A Internet foi muito importante na complementação das nossas ações de saúde, uma vez que permite difundir conhecimento, orientar pacientes e desmistificar assuntos através de estudos científicos, contribuindo com a sociedade. Ou seja: ficou mais fácil para nós promover saúde, de forma rápida e com amplo alcance.

Percebe-se hoje, que o maior problema da Odontologia não é o desenvolvimento de técnicas que reabilitem, de forma conservadora, os pacientes, muito menos o desenvolvimento de materiais que se assemelhem à estrutura dental e confiram resistência e estética aos trabalhos. Vê-se que a grande falha é a Educação em Saúde, a pouca disseminação da importância da Saúde Bucal e meios de prevenir as doenças bucais, que é a forma mais barata de tratamento que existe.

O Brasil era pra ser referência em Saúde Bucal, já que somos a maior população de Dentistas do mundo, correspondendo a 19%.

Alguns dados do IBGE mostram a necessidade de Educação em Saúde Bucal no Brasil:

  • 11% da população é de desdentados, cerca de 16 milhões de pessoas;
  • Das pessoas com mais de 60 anos, 41,5% já perderam todos os dentes;
  • Cerca de 23% das pessoas sem instrução ou ensino fundamental concluído são desdentadas;
  • 33% dos brasileiros usam algum tipo de prótese;
  • Maior parte dos atendimentos é feito em consultório particular;
  • 19,6% dos atendimentos acontecem no SUS;
  • Mais da metade da população não procura atendimento odontológico;
  • 53% da população escova os dentes pelo menos 2x ao dia e fazem uso de fio dental;

Isso mesmo! A Odontologia moderna, dos laminados e da jovialidade, está se esquecendo de atuar na base de todos os problemas. Infelizmente pouco se vê de ações integradas para promover Saúde e comprometimento da Classe com esse tipo de serviço.

No consultório, no nosso dia a dia, o momento mais importante do tratamento é tempo empregado na orientação e nos esclarecimentos do paciente em relação aos problemas que resultaram em determinada necessidade de reabilitação. Doença cárie, saúde da gengiva, técnicas de escovação, importância do flúor e etc. são conhecimentos de extrema relevância que devem ser levados aos pacientes para que, depois de reabilitados, eles entendam a dinâmica do surgimento dos problemas e como agir para preveni-los.

Folders, imagens ilustrativas, animações gráficas e textos complementam nossa fala e motivam o paciente! Por esta razão, mais uma vez, a Internet se torna aliada do nosso compromisso em educar: blogs, Facebook, YouTube e outras redes possuem informações atrativas e interativas que servirão, de forma moderna, para nos ajudar a disseminar conhecimento, agregando valor à Odontologia.

Além do que, utilizar-se dos meios digitais e de impressos de qualidade reflete positivamente na consolidação da sua marca e maior visibilidade da sua empresa, no que diz respeito a Marketing!

Pense nisso e faça sua parte! Informe e transforme sorrisos!

*Juliana Lemes é graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental. Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando – das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis!

Artigos Relacionados

Sobre Estética Além Dos Dentes

Sobre Estética Além Dos Dentes

Dentista de Sucesso
Como dito no texto anterior, os Dentistas são capacitados para atuar em procedimentos estéticos faciais, por meio de produtos injetáveis, como toxina botulínica, preenchedores faciais e outros.
Harmonização Orofacial

Harmonização Orofacial

Dentista de Sucesso
O conceito de Harmonização Orofacial diz respeito ao conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.