Indicar o aparelho autoligado
Caso o paciente procure seu consultório em busca de um tratamento com aparelho ortodôntico fixo mais rápido e com um maior espaço entre as consultas, o aparelho autoligado é uma excelente alternativa, além de estar disponível nas versões metálica e estética.
A manutenção ortodôntica pode ser feita em prazos maiores que 30 dias, o que gera economia de tempo aos pacientes.
O modelo autoligado apresenta clipes no braquete, não havendo a necessidade do uso de elástico para prender o fio no aparelho. Foi descrito pela primeira vez em 1935, por Russel. Essa característica permite que a manutenção ortodôntica seja mais rápida, reduzindo o tempo de atendimento.
Além disso, a troca dos arcos é realizada em um maior espaço de tempo e com uma sequência reduzida de fios em relação ao aparelho ortodôntico fixo convencional.
Sobre o tratamento ortodôntico
O sucesso do tratamento ortodôntico com o aparelho fixo autoligado depende dos seguintes fatores:
- um bom diagnóstico;
- planejamento biomecânico;
- manejo dos torques;
- conhecimento da relação bráquete x arcos
O bráquete autoligado pode ser ativo ou passivo. A diferença está na forma como o fio é preso ao aparelho.
Conheça as diferenças de bráquete
- Bráquete autoligado ativo: o clipe que adentra no slot, diminuindo sua luz e assim pressionando o arco espesso no fundo da canaleta;
- Bráquete autoligado passivo: mantêm a integridade do slot, permitindo maior liberdade do arco no interior do mesmo.
Quer saber mais sobre a diferença entre eles? Assista ao vídeo!
Qual a diferença do aparelho ortodôntico autoligado e do aparelho ortodôntico convencional?
O aparelho autoligado oferece o mesmo resultado final (oclusão e estética) que o aparelho ortodôntico convencional, mas apresenta características específicas que oferece vantagens em relação ao tratamento convencional.
O bráquete autoligado pode ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico — policarbonato. As principais características são:
- sem necessidade de ligadura elástica para prender o fio ao bráquete;
- bráquete de tamanho reduzido; sem necessidade de ligadura elástica para prender o fio ao bráquete;
- fio teromativado: permite um maior intervalo entre as consultas;
- tempo de tratamento reduzido.
Quais as vantagens do aparelho autoligado?
O aparelho autoligado estético e o aparelho autoligado metálico apresentam as mesmas vantagens em relação à higiene e mecânica ortodôntica.
O aparelho ortodôntico autoligado apresenta bráquetes com tamanho menor e clipes que permitem que o fio passe direto dentro das canaletas, ficando preso pela tampa do bráquete. Desta forma, dispensa o uso de elásticos, diminuindo o acúmulo de biofilme bacteriano.
Como existe um atrito menor entre as estruturas do aparelho e um controle maior da forca aplicada, os danos à gengiva, osso e ligamento periodontal são menores, resultando em um maior conforto para o paciente.
O tempo de atendimento clínico e do tratamento ortodôntico também é otimizado, devido às características do bráquete ortodôntico autoligado, que permite um baixo atrito entre bráquete e fio, permitindo um maior deslizamento e facilitando a movimentação dentária.
As principais vantagens do aparelho ortodôntico autoligáveis são:
Higiene
Como o tamanho do bráquete é menor e também dispensa o uso de ligaduras elástica, há um menor acúmulo de biofilme. Além disso, o volume reduzido do aparelho facilita a escovação, diminuindo os riscos de doenças periodontais
Conforto ao paciente
Como não há necessidade de elásticos para prender o fio, há uma diminuição das forças aplicadas no dente e tecido periodontal, reduzindo a sensibilidade dolorosa entre as consultas.
Outra vantagem do tamanho reduzido e ausência de elásticos é a redução de feridas no lábio do paciente.
Menor tempo de tratamento
O tempo de atendimento clinico é menor, pois o fio é preso direto no aparelho.
Como o bráquete permite um maior deslizamento do fio, ocorre uma maior velocidade da movimentação dentária, reduzindo o tempo do tratamento ortodôntico.
Devido à características do aparelho, há um maior controle da movimentação dentária, reduzindo o tempo de tratamento
Redução da necessidade de extração dentária
Devido à possibilidade maior de expansão da arcada dentária, o aparelho autoligado reduz a necessidade de realizar de extrações, porque promove uma área maior para a movimentação dentária.
Logo, é importante frisar que a necessidade ou não de extração envolve diversos fatores, e não somente o tipo de aparelho.
Estética
Por ter uma dimensão menor e não precisar de ligaduras elásticas para prender o fio, o aparelho apresenta um resultado estético mais discreto, mesmo que o paciente opte pela versão metálica.
Relação Custo x Benefício
O custo do aparelho autoligado está relacionado ao material do bráquete, além do modelo do bráquete em relação ao convencional.
Nesse sentido, costumam ter um preço maior que o aparelho ortodôntico fixo comum, mas a redução do tempo de atendimento clínico e todas as demais vantagens citadas, tornam o aparelho autoligável bem atraente aos olhos do paciente.
Separamos as principais perguntas que os pacientes tem durante o tratamento odontológico:
Conclusão
O bráquete autoligado é visto como um diferencial para o Ortodontista que procura oferecer um tratamento com resultados efetivos, no menor tempo possível, com um número reduzido de consultas e oferecendo um tratamento com um menor incômodo/dor que o parelho ortodôntico convencional.
O aparelho autoligado, associado à fios termoativados, permite uma força leve, contínua e de baixo atrito, resultando em excelentes resultados ortodônticos em um menor período de tratamento.
Aqui na Dental Speed temos uma grande variedade de bráquetes autorizados e uma linha completa de produtos para Ortodontia. Confira!
Você tem alguma dúvida sobre aparelho autoligado? Escreva para nós nos comentários!
- Saiba mais sobre o protocolo de paramentação odontológica e o uso adequado de EPIs - 28 de junho de 2023
- Saiba mais sobre segurança do trabalho na Odontologia - 27 de abril de 2023
- Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária - 19 de abril de 2023