Quando indicar aparelho autoligado para os pacientes?

Ortodontia

Indicar o aparelho autoligado

Caso o paciente procure seu consultório em busca de um tratamento com aparelho ortodôntico fixo mais rápido e com um maior espaço entre as consultas, o aparelho autoligado é uma excelente alternativa, além de estar disponível nas versões metálica e estética

A manutenção ortodôntica pode ser feita em prazos maiores que 30 dias, o que gera economia de tempo aos pacientes. 

O modelo autoligado apresenta clipes no braquete, não havendo a necessidade do uso de elástico para prender o fio no aparelho. Foi descrito pela primeira vez em 1935, por Russel. Essa característica permite que a manutenção ortodôntica seja mais rápida, reduzindo o tempo de atendimento.  

Além disso, a troca dos arcos é realizada em um maior espaço de tempo e com uma sequência reduzida de fios em relação ao aparelho ortodôntico fixo convencional. 

encontrar opções de fotopolimerizadores ideais para o seu consultório odontológico na dental speed

Sobre o tratamento ortodôntico

O sucesso do tratamento ortodôntico com o aparelho fixo autoligado depende dos seguintes fatores: 

  • um bom diagnóstico; 
  • planejamento biomecânico; 
  • manejo dos torques; 
  • conhecimento da relação bráquete x arcos 

O bráquete autoligado pode ser ativo ou passivo. A diferença está na forma como o fio é preso ao aparelho.  

Conheça as diferenças de bráquete

  • bráquete autoligado ativo: o clipe que adentra no slot, diminuindo sua luz e assim pressionando o arco espesso no fundo da canaleta;  
  • bráquete autoligado passivo: mantêm a integridade do slot, permitindo maior liberdade do arco no interior do mesmo. 

Quer saber mais sobre a diferença entre eles? Assista ao vídeo!


Qual a diferença do aparelho ortodôntico autoligado e do aparelho ortodôntico convencional? 

O aparelho autoligado oferece o mesmo resultado final (oclusão e estética) que o aparelho ortodôntico convencional, mas apresenta características específicas que oferece vantagens em relação ao tratamento convencional.

O bráquete autoligado pode ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico — policarbonato.  As principais características são: 

  • sem necessidade de ligadura elástica para prender o fio ao bráquete
  • bráquete de tamanho reduzido;  sem necessidade de ligadura elástica para prender o fio ao bráquete
  • fio teromativado: permite um maior intervalo entre as consultas; 
  • tempo de tratamento reduzido.

Quais as vantagens do aparelho autoligado?

O aparelho autoligado estético e o aparelho autoligado metálico apresentam as mesmas vantagens em relação à higiene e mecânica ortodôntica. 
 
aparelho ortodôntico autoligado apresenta  bráquetes com tamanho menor e clipes que permitem que o fio passe direto dentro das canaletas, ficando preso pela tampa do bráquete. Desta forma, dispensa o uso de elásticos, diminuindo o acúmulo de biofilme bacteriano. 
 
Como existe um atrito menor entre as estruturas do aparelho e um controle maior da forca aplicada, os danos à gengiva, osso e ligamento periodontal são menores, resultando em um maior conforto para o paciente. 
 
O tempo de atendimento clínico e do tratamento ortodôntico também é otimizado, devido às características do bráquete ortodôntico autoligado, que permite um baixo atrito entre bráquete e fio, permitindo um maior deslizamento e facilitando a movimentação dentária. 

As principais vantagens do aparelho ortodôntico autoligáveis são:

Higiene 

Como o tamanho do bráquete é menor e também dispensa o uso de ligaduras elástica, há um menor acúmulo de biofilme. Além disso, o volume reduzido do aparelho facilita a escovação, diminuindo os riscos de doenças periodontais 

Conforto ao paciente 

Como não há necessidade de elásticos para prender o fio, há uma diminuição das forças aplicadas no dente e tecido periodontal, reduzindo a sensibilidade dolorosa entre as consultas. 

Outra vantagem do tamanho reduzido e ausência de elásticos é a redução de feridas no lábio do paciente. 

Menor tempo de tratamento 

O tempo de atendimento clinico é menor, pois o fio é preso direto no aparelho. 

Como o bráquete permite um maior deslizamento do fio, ocorre uma maior velocidade da movimentação dentária, reduzindo o tempo do tratamento ortodôntico

Devido à características do aparelho, há um maior controle da movimentação dentária, reduzindo o tempo de tratamento 

Redução da necessidade de extração dentária 

Devido à possibilidade maior de expansão da arcada dentária, o aparelho autoligado reduz a  necessidade de realizar de extrações, porque promove uma área maior para a movimentação dentária. 

Logo, é  importante frisar que a necessidade ou não de extração envolve diversos fatores, e não somente o tipo de aparelho. 

estética 

Por ter uma dimensão menor e não precisar de ligaduras elásticas para prender o fio, o aparelho apresenta um resultado estético mais discreto, mesmo que o paciente opte pela versão metálica. 

Relação Custo x Benefício 

O custo do aparelho autoligado está relacionado ao material do bráquete, além do modelo do bráquete em relação ao convencional. 

Nesse sentido, costumam ter um preço maior que o aparelho ortodôntico fixo comum, mas a redução do tempo de atendimento clínico e todas as demais vantagens citadas, tornam o aparelho autoligável bem atraente aos olhos do paciente. 

Separamos as principais perguntas que os pacientes tem durante o tratamento odontológico:

Conclusão

O bráquete autoligado é visto como um diferencial para o Ortodontista que procura oferecer um tratamento com resultados efetivos, no menor tempo possível, com um número reduzido de consultas e oferecendo um tratamento com um menor incômodo/dor que o parelho ortodôntico convencional.

O aparelho autoligado, associado à fios termoativados, permite uma força leve, contínua e de baixo atrito, resultando em excelentes resultados ortodônticos em um menor período de tratamento.

Aqui na Dental Speed temos uma grande variedade de bráquetes autorizados e uma linha completa de produtos para Ortodontia. Confira!

Você tem alguma dúvida sobre aparelho autoligado? Escreva para nós nos comentários!

Orthometric Ortodôntia com bráquetes

Cirurgiã-dentista em Blog Dental Speed
Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.
Dra. Fernanda Skupien
Últimos posts por Dra. Fernanda Skupien (exibir todos)

Artigos relacionados

Education Template