Página Inicial Odontologia Dispositivos transparentes removíveis em Odontologia
Odontologia

Dispositivos transparentes removíveis em Odontologia

Passo a passo de moldagem ortodôntica

Dispositivos transparentes removíveis

Vamos falar, de uma maneira geral, sobre três dispositivos: Alinhadores removíveis, placa interoclusal e moldeira para clareamento.

É muito comum, em buscas online, utilizar-se da imagem de um desses dispositivos, com intuito de falar do outro. A dúvida vem pela similaridade de suas características visuais: transparentes, removíveis e com finalidade terapêutica sobre os arcos dentários.

Embora visualmente sejam parecidos, suas aplicações são totalmente distintas. Entenda:

Placa Interoclusal

Placa Interoclusal

A placa interoclusal é um dispositivo aplicado como uma das terapias para disfunções temporomandibulares. Essa placa é rígida e confeccionada de resina acrílica. Um lado possui o formato das superfícies oclusais, para encaixe nos dentes e o outro lado a sua superfície é plana. Ela se insere em apenas 2 a 3mm da distância inciso ou ocluso-cervical.

A forma de aplicação é na inserção em apenas um dos arcos dentários (superior ou inferior) visando trazer um contato do arco oposto com a superfície lisa. A terapia é realizada através de consultas programadas para ajuste dessa placa.

Pode ou não ser associada a outras terapias (medicamentosa, fisioterapêutica, entre outras), dependendo do caso. O tempo de tratamento pode variar. Contribui para o relaxamento muscular e proteção dos dentes em pacientes com hábitos parafuncionais.

Moldeira para clareamento

Moldeira para Clareamento

A moldeira para clareamento é uma placa de silicone, com espessura fina de 1 a 1,5mm e com intuito apenas de servir como retenção para o gel clareador. Maleável, ela se insere em toda extensão dentária e vai além da região cervical em uns 2 a 3mm. Normalmente é aplicada em ambos os arcos.  Com indicação para ser utilizada apenas durante a terapia clareadora. Seu uso médio varia de 4 a 8 semanas.

Alinhadores Removíveis

Alinhadores Removíveis

Os alinhadores removíveis são dispositivos que atuam como uma alternativa discreta para tratamentos ortodônticos. Essas placas são feitas por um tipo especial de acetato, possuem certa firmeza e apresentam características de adaptação justaposta sobre as superfícies dentárias para ter o desempenho de movimentá-los e normalmente aplica-se em ambos os arcos.

Cada sistema possui o seu protocolo e características individuais. Em linhas gerais, o tratamento ortodôntico vai acontecendo através da troca sequencial desses alinhadores, previamente planejados pelo ortodontista. Os movimentos dentários são programados de acordo com cada fase ou alinhador.

No sistema Invisalign a troca é feita a cada 15 dias em média, e seu uso é preconizado 22 horas/dia.

Embora em fotografias sejam muito parecidas, percebemos então que a aplicação é totalmente distinta. O intuito dessa publicação foi apresentar sucintamente as características particulares de cada dispositivo e assim contribuir para o reconhecimento visual de suas aplicações.

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....