Algumas das principais etapas de um tratamento ortodôntico de sucesso é a montagem e a instalação dos acessórios fixados aos dentes, por outro lado uma colagem ortodôntica ineficaz também pode trazer alguns prejuízos ao ortodontista e ao paciente.
Para que imprevistos não aconteçam com você, vou compartilhar as principais dicas de uma colagem ortodôntica perfeita. Vamos lá?
Avaliar a estrutura dentária
Antes de preparar as superfícies dos dentes para receber os bráquetes ou acessórios ortodônticos é fundamental conhecer o tipo de estrutura dentária para utilizar o ataque ácido ideal, pois além do esmalte o dente também pode ter outros compostos como restaurações de resina, ou cerâmica.
Preparação do dente
A profilaxia deve anteceder o condicionamento ácido e para uma boa aderência da peça ao dente é necessário que a superfície dentária esteja integra, limpa, seca e livre de biofilme. Sendo assim, é recomendado fazer uma profilaxia com pedra pomes minutos antes do ataque ácido.
Condicionamento ácido
A efetiva retenção da resina sobre a superfície dentária depende diretamente do condicionamento do mesmo e a escolha do condicionador ácido pode variar de acordo com a superfície predominante do dente.
O tempo médio de exposição é de 15 a 30 segundos, após esse tempo as áreas condicionadas devem ser lavadas intensamente e vale ressaltar a importância em relação a secagem, sendo que neste momento o esmalte deve apresentar um aspecto esbranquiçado evidenciando o condicionamento ácido.
Para assegurar o isolamento do campo de trabalho utilizam-se afastadores de bochechas e roletes de algodão, o sugador deve estar em alta potência para evitar contaminação da superfície dentária com a saliva.
Colagem ortodôntica direta
A manipulação de cada peça é feita com uma pinça apropriada, exigindo os devidos cuidados para não ter contaminação com áreas molhadas ou oleosas. Com o objetivo de aumentar a força de adesão do bráquete é ideal aplicar uma fina camada de primer na base de cada peça com a ajuda de um micro brush antes do adesivo ortodôntico.
É necessário o uso de adesivo ortodôntico apropriado, pois resinas para restauração são mais densas e dificultam a retenção. Cada fabricante disponibiliza um manual de colagem e para garantir o sucesso da instalação do aparelho fixo é indispensável seguir rigorosamente cada recomendação.
Durante o assentamento do bráquete deve ser feita uma pressão sobre os dentes, certificando que não há excessos no posicionamento da peça.
Fotopolimerização
O tempo de polimerização pode variar de acordo com a potência e intensidade do seu dispositivo. É importante a fotoativação dos quatro lados do bráquete para assegurar que o mesmo foi polimerizado por completo.
Alguns Fotopolimerizadores mais modernos possuem funções próprias para polimerização de bráquetes, é o caso do LEDX-T 2400 da Orhometric que com sua função Fast Ortho proporciona uma redução significativa no tempo clínico.
Evitando a descolagem indesejada
É fundamental respeitar todas as etapas da instalação de um aparelho a fim de evitar problemas relacionados à falhas de colagem. A recorrência da soltura de peça do aparelho fixo gera insatisfação do paciente e prejuízos na imagem do profissional. Além disso, podemos citar o desperdício de tempo com o retrabalho e gastos adicionais para o reparo ou substituição.
Logo, trabalhar com produtos de qualidade respeitando todas as orientações do fabricante é uma das principais dicas para uma colagem perfeita e duradoura. E por fim explicar ao paciente sobre todos os cuidados com o aparelho ortodôntico. Orientando-o sobre como evitar a sua quebra com impacto da mastigação ou até mesmo com hábitos de morder objetos.
Dra. Laís Andreoti
Deixe um comentário