Página Inicial Especialidades Ortodontia Dicas para uma colagem ortodôntica perfeita
Ortodontia

Dicas para uma colagem ortodôntica perfeita

0311 capa blog
0311 capa blog

Algumas das principais etapas de um tratamento ortodôntico de sucesso é a montagem e a instalação dos acessórios fixados aos dentes, por outro lado uma colagem ortodôntica ineficaz também pode trazer alguns prejuízos ao ortodontista e ao paciente.

Para que imprevistos não aconteçam com você, vou compartilhar as principais dicas de uma colagem ortodôntica perfeita. Vamos lá?

Avaliar a estrutura dentária

Antes de preparar as superfícies dos dentes para receber os bráquetes ou acessórios ortodônticos é fundamental conhecer o tipo de estrutura dentária para utilizar o ataque ácido ideal, pois além do esmalte o dente também pode ter outros compostos como restaurações de resina, ou cerâmica.

Preparação do dente

A profilaxia deve anteceder o condicionamento ácido e para uma boa aderência da peça ao dente é necessário que a superfície dentária esteja integra, limpa, seca e livre de biofilme. Sendo assim, é recomendado fazer uma profilaxia com pedra pomes minutos antes do ataque ácido.

Condicionamento ácido

A efetiva retenção da resina sobre a superfície dentária depende diretamente do condicionamento do mesmo e a escolha do condicionador ácido pode variar de acordo com a superfície predominante do dente.

O tempo médio de exposição é de 15 a 30 segundos, após esse tempo as áreas condicionadas devem ser lavadas intensamente e vale ressaltar a importância em relação a secagem, sendo que neste momento o esmalte deve apresentar um aspecto esbranquiçado evidenciando o condicionamento ácido.

Para assegurar o isolamento do campo de trabalho utilizam-se afastadores de bochechas e roletes de algodão, o sugador deve estar em alta potência para evitar contaminação da superfície dentária com a saliva.

Colagem ortodôntica direta

A manipulação de cada peça é feita com uma pinça apropriada, exigindo os devidos cuidados para não ter contaminação com áreas molhadas ou oleosas. Com o objetivo de aumentar a força de adesão do bráquete é ideal aplicar uma fina camada de primer na base de cada peça com a ajuda de um micro brush antes do adesivo ortodôntico.

É necessário o uso de adesivo ortodôntico apropriado, pois resinas para restauração são mais densas e dificultam a retenção. Cada fabricante disponibiliza um manual de colagem e para garantir o sucesso da instalação do aparelho fixo é indispensável seguir rigorosamente cada recomendação.

Durante o assentamento do bráquete deve ser feita uma pressão sobre os dentes, certificando que não há excessos no posicionamento da peça.

Fotopolimerização

O tempo de polimerização pode variar de acordo com a potência e intensidade do seu dispositivo. É importante a fotoativação dos quatro lados do bráquete para assegurar que o mesmo foi polimerizado por completo.

Alguns Fotopolimerizadores mais modernos possuem funções próprias para polimerização de bráquetes, é o caso do LEDX-T 2400 da Orhometric que com sua função Fast Ortho proporciona uma redução significativa no tempo clínico.

Evitando a descolagem indesejada

É fundamental respeitar todas as etapas da instalação de um aparelho a fim de evitar problemas relacionados à falhas de colagem. A recorrência da soltura de peça do aparelho fixo gera insatisfação do paciente e prejuízos na imagem do profissional. Além disso, podemos citar o desperdício de tempo com o retrabalho e gastos adicionais para o reparo ou substituição.

Logo, trabalhar com produtos de qualidade respeitando todas as orientações do fabricante é uma das principais dicas para uma colagem perfeita e duradoura. E por fim explicar ao paciente sobre todos os cuidados com o aparelho ortodôntico. Orientando-o sobre como evitar a sua quebra com impacto da mastigação ou até mesmo com hábitos de morder objetos.

Dra. Laís Andreoti

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição....

Ortodontia

Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária

A oclusão dental é a relação funcional estabelecida entre os dentes superiores...

Ortodontia

Mitos e verdades da Ortodontia

Conheça os maiores mitos envolvendo a Ortodontia e como você, cirurgião-dentista, pode...

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso
Ortodontia

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso

Confira tudo que você precisa saber sobre fios ortodônticos para fazer a...