Página Inicial Artigos mais lidos Principais danos que o uso do carvão no clareamento dental pode causar
Artigos mais lidosDentística e Estética

Principais danos que o uso do carvão no clareamento dental pode causar

capa blog
capa blog

Uso de carvão ativado no clareamento dental

É muito comum vermos propagandas de cremes dentais de carvão ativado como uma forma de fazer clareamento dental.

As redes sociais estão cheias de anúncios de produtos desse tipo, que prometem ser a 8° maravilha do mundo por um custo super baixo.

Isso é o pesadelo dos Cirurgiões-Dentistas, pois muitas pessoas realmente buscam esse tipo de clareamento alternativo. Contudo, é fato que o carvão não funciona como agente clareador. Confira nesse post mais informações sobre esse tema.

equipamentos para seu consultório odontológico

O mito do carvão como agente clareador

É comum pessoas acharem que substâncias mais abrasivas agem de maneira eficiente na mudança da tonalidade do esmalte do dente,  e com o carvão não é diferente.

Os produtos com carvão ativado tem uma ação de limpeza maior devido às partículas presentes e, além disso, dão a sensação de dentes mais claros quando em contato com os tecidos moles, tornando-os mais escuros.

No entanto, é uma questão de contraste, do mesmo jeito que temos a sensação de dentes brancos ao usarmos batons vermelhos ou quando analisamos os dentes de pacientes negros.

Quais os danos que o carvão ativado causa nos dentes?

Não há pesquisa sobre a eficácia do método de carvão ativado para clareamento e sua utilização pode causar desgastes no esmalte, o que torna os dentes sensíveis, bem como pigmentação de materiais restauradores existentes.

Ele ainda pode causar alergias e até mesmo lesões gengivais devido ao poder abrasivo da pasta associado à dureza das cerdas da escova de dente.

Em contrapartida, estudos provam que o que clareia dente é a ação de peróxidos na camada dentinária, onde a reação química do principio ativo produz moléculas de oxigênio que, ao sair de dentro da estrutura, carregam consigo as moléculas do pigmento.

Sendo assim, descarta-se qualquer tipo de procedimento no qual o produto age de fora pra dentro (na superfície do esmalte), como o caso de pastas à base de carvão ativado e outras substâncias, como a cúrcuma, casca de banana, etc.

clareamento dental antes e depois dental speed

Clareamento dental seguro tem seu custo

Quando o assunto é clareamento ainda há pessoas que preferem os meios mais baratos para tentar, de alguma forma, alterar a coloração dos dentes. Por isso, é importante orientar os pacientes que não se deve fazer nenhum procedimento deste tipo sem orientação de um Dentista.

Salientar que para realizar um Clareamento Dental, existem diversos fatores que precisam ser analisados.  Como uma avaliação criteriosa para identificação de lesões cervicais pré-existentes, materiais restauradores nos elementos que compõe o sorriso estético (todos os que aparecem quando o paciente sorri).

Além disso, é analisado qualquer tipo de alteração tecidual em mucosa e relatos de alergias dos pacientes a qualquer componente utilizado durante o tratamento. Outro ponto é em relação à quantidade de produto utilizado e a forma correta de aplicá-lo nos dentes, evitando queimaduras e deglutição, o que pode ocasionar irritações gástricas, bem como a sensibilidade.

Assista ao vídeo e entenda como funciona o clareamento dental com protocolos clínicos.

Conteúdos sobre clareamento

Com isso, como esse é um assunto muito procurado pela população em geral, torna-se uma oportunidade de criar conteúdo. Sendo cirurgião-dentista, você pode abordar esse tema em suas redes sociais.  Falar sobre os benefícios de realizar um clareamento com orientação de um profissional, seja caseiro ou em consultório odontológico.

Outra opção é também divulgar o procedimento em sua clínica odontológica. Na Dental Speed, você encontrar diversas opções de folders informativos, dentre eles os de Clareamento Dental.  Os materiais trazem informações importantes sobre esse procedimento, bem como, orientações e principais dúvidas sobre esse procedimento.

 Clareadores dental Dental Speed
Publicado por
Dra. Juliana Lemes

Graduada pela UNESP-SJC e atua em clínica geral e estética dental.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Dentística e Estética

Soluções odontológicas 3M: Tire suas dúvidas sobre cimentos, adesivos e resinas

Reunimos neste artigo as dúvidas mais recorrentes em relação a resinas, cimentos...

Artigos mais lidosEndodontia

Conheça as Principais Técnicas de Obturação Endodôntica

A busca pelo sucesso endodôntico inicia-se com um correto diagnóstico e planejamento...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...