Saúde Bucal na prevenção de doenças

Saúde Bucal é algo fundamental para uma vida saudável, não apenas por estar atrelada a questões estéticas, afinal, dentes saudáveis contribuem para uma boa aparência, nas também porque está diretamente relacionada a saúde do corpo inteiro. 

Segundo a OMS, cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo têm sido afetadas por doenças bucais e, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017, a cárie dentária em dentes permanentes é um dos distúrbios mais frequentes. Logo, é fundamental que os Cirurgiões-Dentistas sempre busquem orientar e instruir seus pacientes sobre a importância da saúde bucal para um tratamento eficiente e principalmente para a prevenção de doenças. 

De fato, os principais distúrbios causados pela má higiene bucal são cáries, gengivites, periodontites, aftas, halitose e a placa bacteriana. Contudo, além da má higiene bucal contribuir para o desenvolvimento de patologias da boca.  A falta de higiene bucal também pode ter relação com o desenvolvimento de outras doenças que afetam nosso organismo. Como doenças cardiovasculares, diabetes, HIV ou AIDS, câncer de boca, osteoporose, entre outras. 

produtos para manter seu consultórios seguro biosseguranca-dental-speed

Educação do paciente como forma de prevenção 

A educação do paciente é fundamental na prevenção de doenças, por isso, o uso correto da escova de dentes, uso de fio dental diariamente e uso de antissépticos, devem fazer parte da rotina de higiene bucal. 

No entanto, é comum que muitos pacientes não realizem todos esses cuidados ou muitas vezes, por falta de orientação, façam isso de maneira incorreta. Logo, não deixe de ensinar o paciente nas consultas, lembrá-lo de que o fio dental precisa ser passado diariamente, que as escovações precisam ser realizadas 3 vezes ao dia e que também é importante utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais de qualidade. 

Por outro lado, um ponto importante que deve ser levado em conta, são as características do paciente. Sabemos que a abordagem em pacientes adultos é diferente da abordagem feita na Odontopediatria, por exemplo.

Em crianças, uma excelente forma de ensinar os cuidados com a higiene bucal, é utilizando produtos lúdicos, como arcadas de pelúcia e brinquedos didáticos.  Bem como presenteá-las com pequenos brindes incentivando-as a cuidar dos dentes. Já se tratando de pacientes idosos, outros pontos precisam ser considerados, como as dificuldades motoras, o uso de medicamentos e doenças sistêmicas das quais eles podem ser portadores. 

Outra maneira de educar os seus pacientes é fornecendo materiais que tragam orientações sobre uma higiene bucal correta. Na Dental Speed, por exemplo, é possível adquirir folders informativos que abordam tema de forma didática, trazendo dicas de escovação, informações sobre doenças causadas pela má higiene bucal, orientações sobre cuidados pós-cirúrgicosetc. 

Desse modo, também é valido presentear seus pacientes com Kits de Saúde Bucal. Os kits já vêm com todos os itens de higiene necessários e são uma ótima forma de fidelizar os pacientes. 

Produtos para a Saúde bucal 

A escolha dos produtos certos também é essencial para uma higiene oral. Existem diversas opções de produtos no mercado e muitas vezes os pacientes podem ficar em dúvida sobre quais produtos utilizar. Portanto, é relevante que o Cirurgião-Dentista oriente o paciente sobre quais tipos de produtos são ideais de acordo com as necessidades do caso. 

Escova de dentes ideal para a higiene bucal 

O mais importante, ao indicar o uso de uma escova dental, é que ela se adapte bem ao tamanho da boca do paciente e que ela consiga alcançar todos os dentes da bocaAs escovas mais indicadas são as de cerdas macias, que auxiliam na remoção dos resíduos e da placa bacteriana; e com cabeça pequena que, no caso, ajudam na limpeza de todos os dentes.   

Uma das escovas mais indicadas e que atende a todos estes requisitos é a Slim Soft Black da Colgate, a escova é uma das mais vendidas e costuma ser muito bem aceita pelos pacientes. Contudo, para quem deseja um maior custo-benefício, a escova Pro Cuidado da Colgate é perfeita, pois além de atender aos requisitos também é mais acessível no quesito preço. 

Logo, é preciso lembrar os seus pacientes de que a escova deve ser trocada com frequência. De preferência, a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas. Consequentemente, uma ótima dica de Marketing de Relacionamento, é oferecer escovas personalizadas de brinde em seu consultório. Uma vez que é possível personalizá-las com os seus dados de contato, o paciente utilizará a escova diariamente e você será sempre lembrado, sendo mais favorável que ele retorne para uma nova consulta quando necessário. 

 

Produtos especiais auxiliam na saúde bucal 

A Colgate, uma das marcas líderes no mercado de produtos de higiene bucal, vem diversificando seus produtos e criando soluções para as diferentes necessidades dos pacientes. 

A Linha Orthogard, por exemplo, foi criada especialmente para pacientes em tratamento ortodôntico Dentre os produtos estão, a Escova Dental Orthogard, que dispõe de cerdas multiníveis, perfeitas para dentes com aparelho dental e para a limpeza entre os bráquetesO Creme Dental Orthogard, que contém 3 vezes mais flúor do que um creme dental regularauxiliando na remoção de manchas brancas. E Solução Bucal Orthogard que alcança as áreas da boca onde a escova e o fio dental não chegam, proporcionando a limpeza completa. 

Já a Linha Periogard é perfeita para os pacientes que possuem sangramento gengival, pois atua na prevenção da gengivite e da periodontite. As cerdas da Escova Periogard promovem uma limpeza suave e profunda, sem machucar a gengiva do paciente. O Creme Dental Periogard, conforme estudos realizados, é capaz de reduzir o sangramento gengival em até 68,2% Já o Enxaguante Bucal Periogard possui Clorexidina em sua fórmulaeliminando os germes que causam a gengivite, bem como a progressão das doenças periodontais.  

Saúde bucal durante a pandemia 

Finalmente, é fundamental que durante a pandemia de COVID-19, os cuidados com a saúde sejam intensificados e principalmente os cuidados com a saúde bucal, pois trato respiratório superior é a porta de entrada do vírus SARS-CoV. 

Desta forma, é indispensável que os Cirurgiões-Dentistas orientem os seus pacientes, para que as medidas corretas de higiene sejam seguidas. Confira: 

  • Manter a higiene bucal em dia, utilizando a escova, creme e fio dental, e antisséptico bucal; 
  • Sempre lavar as mãos antes de iniciar a higiene bucal;
  • Não compartilhar e nem deixar as escovas de dentes próximas, caso a pessoa esteja infetada pelo vírus. 
  • Após se recuperar de doenças, como a Covid-19 ou até mesmo resfriados, realizar a troca da escova de dentes por uma nova; 
  • Realizar o autoexame na boca e sempre ficar atento a mudanças na mucosa e sangramentos ao realizar a higiene bucal; 
  • Procurar atendimento odontológico em casos de urgência
Fontes:
https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/oral-health

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53813-saude-bucal-aprenda-a-se-prevenir-de-doencas-que-acometem-a-boca

https://www.youtube.com/watch?v=vyzvpmtmS9w
https://www.sorrisologia.com.br/noticia/descubra-as-doencas-que-podem-ter-relacao-com-sua-saude-bucal_a3325/1
https://www.colgate.com.br/oral-health/basics/selecting-dental-products/choosing-the-right-toothbrush
https://www.colgateprofissional.com.br/products/products-list/creme-dental-colgate-periogard
https://sorridents.com.br/blog/conheca-as-principais-doencas-bucais-e-saiba-como-trata-las/

Conteúdo relacionado