TCC de Odontologia: 7 dicas para se sair bem

Universitários

O TCC ou trabalho de conclusão de curso, é etapa obrigatória para a conclusão da faculdade de Odontologia.

Contudo, essa tarefa costuma ser um desafio para o acadêmico, afinal além de precisar ser feito no final do curso, junto com todas as demais atividades e disciplinas do semestre, é preciso utilizar normas técnicas para produção do trabalho.

Do mesmo modo, é importante também ter um bom relacionamento com tutores e orientadores, pois são eles que direcionarão o universitário para o melhor caminho a ser seguido.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas que vão te auxiliar na hora de escrever o seu TCC.

Vamos lá?

1)Tenha afinidade com o tema escolhido para o TCC de Odontologia

É importante optar por um tema no qual você goste e tenha afinidade. Como você dedicará boa parte do seu tempo ao seu trabalho de conclusão de curso, é importante optar por um tema ao qual você tenha prazer de estudar, pois isso tornará o processo mais leve.

2)Delimite bem o seu tema e seja específico   

A delimitação do seu tema é uma etapa importante, pois áreas muito abrangentes podem te deixar perdido e desconexo com o objetivo principal do trabalho. Por isso, comece por um tema geral, e torne-o específico. Isso irá favorecer também a criação de objetivos e perguntas a serem respondidas.  

3)Escolha bem seu orientador  

Sem dúvidas, ter um bom orientador é crucial para o bom desenvolvimento do trabalho. Você será o principal responsável pelo trabalho, sua condução e sua escrita, e caberá ao orientador te guiar e supervisionar suas atividades.

Logo, para acertar na escolha de quem irá te orientar, se informe sobre a linha de pesquisa do seu orientador, sua disponibilidade de tempo, afinidade e experiências prévias.  

4)Tenha um bom referencial teórico  

 Antes de definir a temática do seu TCC, faça um levantamento bibliográfico em algumas bases de dados (ex: PubMed, Google Acadêmico). É essencial saber o que está sendo falado a respeito do tema em questão. Isso ajudará no delineamento da pesquisa, assim como na sua contextualização.

É necessário entender quais perguntas já foram respondidas pelas pesquisas publicadas na literatura e quais ainda precisam ser estudadas a fundo. Dessa forma, você conseguirá perceber quais são os temas mais relevantes.  

5)Organize seu tempo  

 Em acordo com seu orientador, escolha um tipo de pesquisa que seja possível de ser executada dentro do tempo estimado para desenvolvimento do seu TCC. 

embaixadores Dental Speed 

6)Se atente às regras de formatação  

 É importante estar atento às regras de formatação exigidas pela sua universidade e qual é o padrão escolhido. Além das regras de formação, o conhecimento gramatical é essencial durante a escrita.  

7)Sua pesquisa terá custos? Faça um orçamento!  

Realizar uma estimativa de custo da pesquisa é fundamental para evitar contratempos futuros. Uma dica é conversar com pesquisadores mais experientes, caso haja dificuldade em avaliar os custos da pesquisa. 

 

Espero que tenha ajudado! Até a próxima.