Página Inicial Especialidades Radiografia Odontológica: guia completo
Especialidades

Radiografia Odontológica: guia completo

Radiografia-Odontológica

Apesar de ser uma região pequena, a cavidade bucal esconde diversos problemas que trazem muito incômodo e desconforto ao paciente. Muitos deles só poderão ser visualizados por meio de um exame imprescindível, completo e preciso: a radiografia odontológica.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tema. Entenda a importância de realizar exames de raio-x nos seus pacientes, quais são os tipos e indicações de cada um deles e quando utilizá-los no diagnóstico odontológico.

Radiografia odontológica: por que é importante? 

A radiografia odontológica é muito importante para o tratamento completo e eficaz do paciente, já que não é possível detectar todos os problemas bucais apenas com o exame clínico e a anamnese, ou quando, por exemplo, o problema não se apresenta de forma externa. 

Cáries, fraturas e outros danos dentários, muitas vezes, só são perceptíveis após uma avaliação mais profunda e detalhada da arcada dentária. Sendo assim, os exames radiológicos conseguem garantir essa precisão ao cirurgião-dentista. 

Dessa maneira, a partir do que o dentista detectar no exame radiológico, será possível definir um diagnóstico e sugerir o tratamento mais adequado à situação clínica de cada paciente. 

Quando solicitar uma radiografia odontológica ao paciente?

Apesar de todas as vantagens da radiografia odontológica, sabemos que os exames emitem raios que podem ser prejudiciais ao ser humano.

No entanto, novas tecnologias têm permitido a redução desses malefícios, evitando a exposição desnecessária de pacientes e profissionais à radiação ionizante.

De qualquer forma, é importante solicitar exames de raio-x apenas quando identificar a real necessidade do procedimento.

As principais indicações da radiografia odontológica incluem:

  • Perda óssea da arcada dentária, como na periodontia; 
  • Dentes fraturados; 
  • Suspeita de cáries profundas ou não visíveis em exame clínico; 
  • Necessidade de realização de cirurgias bucais; 
  • Presença de dentes supranumerários ou dentes inclusos;
  •  Tratamentos ortodônticos e confecção de moldes de gesso; 
  • Avaliação da condição óssea da região em caso de planejamento para implantes dentários. 

Tipos de radiografia odontológica 

Existem dois tipos de radiografias odontológicas: intraoral e extraoral.

Cada uma delas possui ramificações com finalidades específicas no diagnóstico e planejamento clínico.

1. Radiografia odontológica intraoral 

Esse é o exame mais realizado por cirurgiões-dentistas e oferece a visualização da parte interna da boca de uma maneira bastante completa. Com ele, será possível identificar cáries, fraturas, lesões e outras anomalias.

Confira todos os tipos de radiografia intraoral:

Radiografia Interproximal (Bite wing)

A Radiografia Interproximal permite avaliar o alinhamento dos dentes inferiores e superiores e verificar a presença de cáries entre os dentes.

Também possibilita a descoberta de perda óssea em caso de alguma doença local. 

Radiografia Periapical

A Radiografia Periapical oferece visualização completa de todos os dentes e suas estruturas, como a coroa, a raiz e os ossos.

Esse exame é indicado principalmente para tratar tumores ou abscessos que se localizam por baixo da gengiva. 

Radiografia Oclusal

A Radiografia Oclusal foca nas partes superior e inferior da boca, investigando problemas na região do maxilar e avaliando o desenvolvimento dos dentes.

Permite encontrar, por exemplo, dentes em excesso ou que ainda não se desenvolveram, sendo realizada principalmente em crianças.

Radiografia Digital

A radiografia digital é um exame moderno que possibilita o envio das imagens capturadas diretamente para o computador do dentista.

Além de prática, é mais rápida e segura do que a radiografia tradicional, contribuindo para a agilidade no diagnóstico e planejamento do caso.

2. Radiografia odontológica extraoral 

Como o próprio nome já diz, esse tipo de exame faz uma avaliação a partir do exterior da boca e identifica a relação do maxilar com o crânio do paciente.

Ou seja, deve ser realizada quando há a necessidade de analisar a situação das articulações temporomandibulares.

Possui as seguintes variações:

Radiografia panorâmica odontológica

A radiografia odontológica panorâmica oferece uma visão mais ampla da região que compreende o nariz e as articulações temporomandibulares.

Apesar de não identificar cáries, pode detectar algumas anormalidades, presença de tumores, fraturas, dentes inclusos e outras imperfeições. 

Esse tipo de radiografia odontológica também é indicada para o paciente que precisa de tratamento ortodôntico

Tomograma

O Tomograma é um exame voltado prioritariamente para um determinado aspecto ou ponto da boca, como a articulação temporomandibular.

Em suma, com essa radiografia é possível perceber aspectos que um exame simples de raio-x seria incapaz de evidenciar. 

Tomografia computadorizada

Esse tipo de radiografia odontológica é realizada em hospitais para a identificação de fraturas ou tumores na região da cabeça e da face.

O paciente deve estar deitado em uma cama específica enquanto a máquina de raio-x –  posicionada sob ele – capta as imagens. 

Como funciona uma radiografia odontológica? 

O raio-x é um exame de imagem e o resultado é derivado de um feixe de luz que incide sobre a região estudada.

Desse modo, o aparelho detector capta esse feixe de luz e transforma o que foi registrado em uma imagem bidimensional.

Para realizar a radiografia odontológica, você precisa ter em seu consultório uma câmara de raio-x. Dessa forma, você mesmo pode oferecer exames mais simples — como os intraorais.

Contudo, quando os exames exigem maior complexidade, você pode encaminhar o paciente para um centro especializado em radiologia odontológica. 

Nas radiografias odontológicas intraorais, por exemplo, o dentista insere um filme entre os dentes do paciente enquanto o gerador emite o feixe de luz responsável por gerar as imagens da região.

Já na radiografia panorâmica, o equipamento capta as imagens de forma mais ampla, pela região exterior da cabeça do paciente, mas com foco na região bucal. Assim, o filme fica dentro da própria máquina.

Em todos esses procedimentos, basta que o paciente fique sentado ou deitado — se assim preferir — e permaneça imóvel até o fim do exame. 

Cuidados necessários durante a radiografia odontológica 

Para a realização do exame, é necessário adotar alguns cuidados:

  • O paciente deve retirar joias e outros adereços metalizados e seguir as orientações do profissional que irá realizar o procedimento.
  • É fundamental o uso de aventais de chumbo para proteger o profissional e o paciente da radiação emitida.
  • Também pode ser necessário que o paciente use um bloqueador de mordida para que a região bucal fique mais exposta aos feixes de luz. 
  • Gestantes só podem realizar o exame com permissão do dentista e do médico que a acompanha.

Como avaliar a radiografia odontológica?

O primeiro passo para avaliar corretamente uma radiografia odontológica é conhecer bem a arcada dentária e toda a sua composição.

Além disso, você precisa ter conhecimento aprofundado sobre as patologias odontológicas mais recorrentes. 

Depois, o dentista precisa se atentar aos detalhes, por menores que sejam. Ou seja, é necessário fazer uma avaliação não só da região em estudo, mas de toda a área que se relaciona com ela, para ampliar a busca pela solução do problema.

Para que tudo isso aconteça, a própria radiografia deve ser bem produzida e a visualização das imagens deve ser feita em ambiente iluminado, de preferência com o auxílio de um negatoscópio.

Como escolher um aparelho de raio x?

A escolha do aparelho de raio x é muito importante, afinal, a qualidade do equipamento está diretamente relacionada a nitidez das imagens obtidas.

É preciso escolher um equipamento que supra as necessidades do seu consultório. Dentre as opções disponíveis no mercado, podemos destacar:

  • Aparelho de Raio X de parede: compacto, prático e de fácil higienização, é o modelo ideal para quem tem pouco espaço disponível na clínica ou consultório.
  • Aparelho de raio X coluna móvel: exige um pouco mais de espaço, contudo possibilita o uso em mais de uma sala clínica. Sua coluna móvel permite mudá-lo de posição, quando necessário.
  • Aparelho de raio X digital: costuma ser mais rápido e seguro do que os equipamentos convencionais, além de oferecer benefícios como armazenamento das imagens de forma digital.

Nesta matéria vimos que a radiografia odontológica é um exame de imagem que complementa e facilita o diagnóstico do paciente possibilitando ao dentista a indicação do tratamento mais seguro e eficaz.

Agora, se você deseja adquirir um aparelho de radiografia odontológica de marcas reconhecidas no mercado odontológico, como Dabi Atlante, Saevo e D700, confira a seleção disponível da Dental Speed.

Aproveite nossas ofertas e parcelamento facilitado para investir no equipamento ideal para seus exames radiográficos. E não deixei de conferir nossa linha completa de acessórios para radiografia!

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, é especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Especialidades

Mulheres na Odontologia: obstáculos, conquistas e presença na área científica

Entenda sobre a importância da carreira científica na Odontologia, e os desafios...

Especialidades

Saiba como realizar atendimento odontológico em pacientes HIV positivo

Saiba como realizar atendimento odontológico em pacientes HIV+ e conheça as manifestais...

Especialidades

Saiba como seguir carreira acadêmica na Odontologia

A carreira acadêmica na Odontologia oferece um caminho repleto de oportunidades para...